Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor? MacBook Air 2015 i5 8GB x MacBook Pro 2012 16GB (128gb ssd)


Raphael Castro Martin

Posts Recomendados

Boa noite, meu primeiro tópico aqui.

Tenho pesquisado nas últimas semanas sobre isso, encontrei algumas respostas, mas todas muito rasas ou um pouco fora da minha situação então decidi perguntar especificamente. Minha situação é a seguinte:

 

Sou programador web, e estou começando a desenvolver para android e tenho vontade de aprender desenvolvimento para iOs também. Hoje, eu uso um Acer Aspire m481t para trabalhar com 6gb de ram que é o máximo que ele suporta, e ta bem difícil trabalhar. Principalmente depois que apareceu uma mancha preta na minha tela!

Já faz tempo que venho namorando um MacBook, e eu tava decidido a comprar um MacBook Pro 2012, por ser a versão mais recente do Pro que ainda é possível fazer alguma alteração de hardware. Porém, conversando com algumas pessoas que tem Mac's, todos me disseram ser muito arriscado pegar uma máquina de 6 anos, e não to afim de passar algo parecido com o que to passando com meu Acer guerreiro aqui!

Pelo orçamento que eu tenho (por volta de 3000 mil reais) a melhor opção de uma máquina Apple (tem que ser um MacBook, porque carrego todo dia do trabalho pra casa) mais nova seria uma MBA 2015. Então, nessa faixa de preço eu tenho essas duas opções, que encontrei garimpando no Mercado Livre, OLX e afins:

MacBook Pro mid 2012

  • i5 2.5GHz (terceira geração, se não me engano)
  • 500gb HDD
  • 128 SSD
  • 16gb RAM 

 

MacBook Air 2015

  • 1.6GHZ (quinta geração)
  • 128 SSD
  • 8gb RAM

 

Eu acho 8gb de ram muito pouco pra desenvolvimento. Porém hoje trabalho com 6gb! Piorar não vai né, sem contar que terei um upgrade de processador e um sistema que gerencia memória muito bem (apesar de usar linux no trabalho, que também faz esse papel muito bem). Por isso fico receoso em pegar o MBA.

Por outro lado, um amigo aqui da empresa disse que os Macs desvalorizam muito pouco, então eu poderia pegar um Air desse, ficar sei lá, um ano com ele, enquanto eu guardo mais dinheiro e troco por um mais potente.

E aí? Qual a opinião de vocês? O que vêem de prós e contras em cada uma das decisões?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Raphael,

Passei por uma situação similar tempo atrás. Sou desenvolvedor tb e acabei optando pelo MacBook Air.

Comprei o modelo 2017, que não muda mto pro 2015. Vou te falar que a máquina surpreendeu minhas expectativas. Tem um teclado bem legal de trabalhar, o trackpad é ótimo e a tela é suficiente pra um notebook de 13".

8GB de RAM parece pouco, mas a máquina consegue segurar bem, ainda mais no Mojave. Utilizo até virtualização do Windows pra alguns projetos em C#, mas a grande maioria dos projetos que desenvolvo é em Clojure, PHP e Node.

Realmente não tenho o que reclamar da máquina. Claro que se pudesse, investiria num MacBook Pro novo, principalmente esse 2018 que tem chip Intel de 8° geração, mas o Air cumpre mto bem por um orçamento menor e é bom sentir o cheiro de máquina nova, por isso optei em não pegar usado.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@r_zozoh, pô cara, acho que me convenceu viu? 

O meu maior medo é o Android Studio. Ela é uma IDE bem pesada e necessária pro meu trabalho, não tenho como fugir.

Eu consegui uma licença do PHP Storm aqui, que é excelente cara, sem palavras, mas parei de usar justamente pq minha máquina não aguentava ele e o Android Studio juntos. Aí tive que voltar pro VS Code, que é bonzinho, mas nem se compara.

Mesmo assim, acho que vou acabar pegando o Air mesmo, valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphael Castro Martin 
Eu tive Air e Pro, e confesso que para meu dia a dia o Air atendia muito bem, porém quando o assunto era processamento, ai sim temos que falar no Pro.

Sobre a memória, a maioria dos laptop da Apple estão vindo com 8gb, e atendem tranquilamente, pois como por trás roda "linux" ele utiliza a memória swap caso necessite mais memória de seu dispositivo, o que com SSD você nem sente a diferença.

Atualmente tenho um Pro Retina 2015, com 128gb de SSD e 8gb de RAM, e me atende tranquilo para o que uso, inclusive rodo PS, Lightroom nele.

Mas minha dica é, para compilar ele usa somente processador? Pois o que limita a abertura de programas é a RAM, e se você colocar um SSD bom no 2012, ele vai rodar tranquilo, o que o Air provavelmente vai aquecer um pouco, pois ele é compacto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Raphael Castro Martin disse:

@r_zozoh, pô cara, acho que me convenceu viu? 

O meu maior medo é o Android Studio. Ela é uma IDE bem pesada e necessária pro meu trabalho, não tenho como fugir.

Eu consegui uma licença do PHP Storm aqui, que é excelente cara, sem palavras, mas parei de usar justamente pq minha máquina não aguentava ele e o Android Studio juntos. Aí tive que voltar pro VS Code, que é bonzinho, mas nem se compara.

Mesmo assim, acho que vou acabar pegando o Air mesmo, valeu pela ajuda!

Então, aqui eu uso mto os pacotes Jetbrains (paguei uma fortuna por eles heheh) e não tenho me incomodado.

Ontem, por exemplo, estava fazendo uns ajustes usando no frontend o WebStorm e no backend o IntelliJ (que é mais pesado que o Android Studio). Ainda tinha aberto o Sublime, o MySQL Workbench, Numbers (Excel do Mac), Skype, WhatsApp, Chrome, Postman, GitKraken (sempre ficam ali abertos, às vezes nem to usando) e não sofri com nenhum problema de engasgo ou algo do tipo. Só sinto falta de um notebook melhor, quando preciso renderizar algo, principalmente no desenvolvimento de jogos, mas pra isso utilizo um desktop, que por sinal quase nem é ligado, pois prefiro trabalhar no Mac para outros serviços.

Que nem disse antes, se pudesse investiria num Pro, de olhos fechados, mas o Air é bem guerreiro e pra mim já dá conta do recado. Um Pro de 2012 é muito bom sim, principalmente os i7, mas já são máquinas com um certo tempo de trabalho. Eu particularmente prefiro ter uma máquina nova e com a garantia da Apple. 

Só pra ter um ideia, na primeira semana de uso, meu monitor apresentou um defeito onde ele piscava e a proteção metálica estava descolando, precisando ser efetuada a troca. Consertaram em 3 dias e um atendimento bem legal, se mostrando preocupados pq eu preciso da máquina pra trabalhar. 

Outra coisa que esqueci de citar antes é a mobilidade, pois o Air é mto leve. Levo pra onde for e nem me pesa mto. Eu tinha um notebook gamer, que era um monstro de pesado e hoje nem penso em algo tão pesado assim pra carregar. Mesmo tendo uma GTX 1060, 16GB e i7, prefiro meu Air, mto por isso que ele tem a oferecer, que é usabilidade e mobilidade.

Coloque tudo isso na ponta do papel e veja o que é importante pra ti nesse momento.

Abraço!

Editado por r_zozoh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei o Pro pensando na limitação do Air quando o assunto é processamento. A ideia quando comprei o MBP foi para usar para desenvolver softwares. Apesar de não está fazendo nada cavernoso ainda, sobra desempenho. Dei um upgrade de SSD e RAM e não uso mais que 50% disso.  As IDEs que utilizo são leves. Deixei de comprar um Air 2017 a prazo, para pegar um Pro mid 2012 usado avista, depois de receber algumas dicas do pessoal do fórum, e também de um amigo que trabalha com desenvolvimento em iOS. Criei até um tópico aqui no MM dizendo qual seria melhor para programar Pro X Air. 

Conversando com um amigo que desenvolve para iOS, a resposta que obtive do mesmo foi o seguinte: Quando mais memória o Mac tiver melhor. Ele trabalha muito com Xcode, e outras IDEs baseado em front-end e diz que sofria com um Air, precisou de comprar um Pro que permitisse da upgrade, para melhorar a experiencia com desenvolvimento de apps. Isso foi a resposta dele. Mais cada um tem a sua necessidade. Sobre esse lance de o Air usar o SSD como swap quando a memoria de 8gb estiver no limite não sei como funciona, se a experiencia for boa, seria legal pegar um Air com 256gb de SSD então. Não ficando tanto limitado ao 128gb.

O que posso dizer é o seguinte, não me arrependo nem um pouco de comprar o Mac usadão, apesar de não esta usando todo o potencial da maquina, posso expandir a memoria para 16gb futuramente fácil. Se hoje fosse comprar outro Mac, partiria para um mid 2014/2015 retina também usado. Um Air 2017 novo no Mercado Livre é um negócio bom, mais em se tratando de desenvolvimento ficaria com um pé atrás. Nós da área sempre queremos mais e mais do equipamento. Ainda mais se for querer virtualizar maquina virtual. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu optaria pelo MacBook Pro, ainda mais MID 2012 que é meu xodó. Acho ele bem mais máquina que o Air. Você ainda têm a liberdade de fazer upgrade com valor bem mais em conta (me refiro ao SSD).

Enfim, é muito pessoal isso, mas estou dando a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2018 at 19:09, Raphael Castro Martin disse:

Boa noite, meu primeiro tópico aqui.

Tenho pesquisado nas últimas semanas sobre isso, encontrei algumas respostas, mas todas muito rasas ou um pouco fora da minha situação então decidi perguntar especificamente. Minha situação é a seguinte:

 

Sou programador web, e estou começando a desenvolver para android e tenho vontade de aprender desenvolvimento para iOs também. Hoje, eu uso um Acer Aspire m481t para trabalhar com 6gb de ram que é o máximo que ele suporta, e ta bem difícil trabalhar. Principalmente depois que apareceu uma mancha preta na minha tela!

Já faz tempo que venho namorando um MacBook, e eu tava decidido a comprar um MacBook Pro 2012, por ser a versão mais recente do Pro que ainda é possível fazer alguma alteração de hardware. Porém, conversando com algumas pessoas que tem Mac's, todos me disseram ser muito arriscado pegar uma máquina de 6 anos, e não to afim de passar algo parecido com o que to passando com meu Acer guerreiro aqui!

Pelo orçamento que eu tenho (por volta de 3000 mil reais) a melhor opção de uma máquina Apple (tem que ser um MacBook, porque carrego todo dia do trabalho pra casa) mais nova seria uma MBA 2015. Então, nessa faixa de preço eu tenho essas duas opções, que encontrei garimpando no Mercado Livre, OLX e afins:

MacBook Pro mid 2012

  • i5 2.5GHz (terceira geração, se não me engano)
  • 500gb HDD
  • 128 SSD
  • 16gb RAM 

 

MacBook Air 2015

  • 1.6GHZ (quinta geração)
  • 128 SSD
  • 8gb RAM

 

Eu acho 8gb de ram muito pouco pra desenvolvimento. Porém hoje trabalho com 6gb! Piorar não vai né, sem contar que terei um upgrade de processador e um sistema que gerencia memória muito bem (apesar de usar linux no trabalho, que também faz esse papel muito bem). Por isso fico receoso em pegar o MBA.

Por outro lado, um amigo aqui da empresa disse que os Macs desvalorizam muito pouco, então eu poderia pegar um Air desse, ficar sei lá, um ano com ele, enquanto eu guardo mais dinheiro e troco por um mais potente.

E aí? Qual a opinião de vocês? O que vêem de prós e contras em cada uma das decisões?

Valeu!

Se vc tá querendo uma máquina que atenda tua demanda de processamento (isso eu digo CPU, memória, armazenamento etc.), não pense 2x e vá de Pro Mid-2012.

"Ah, mas o MacBook Air é mais leve˜. Sim, e é só isso q ele tem! Não dá pra trocar memória RAM, não dá pra trocar armazenamento (apesar q eu acho que dá mas o preço é altamente proibitivo porque... Apple sendo Apple... tudo é proprietário nessa porcaria), não tem uma porta de rede, tem q sair andando com um monte de dongles pra conectar o q quer q seja e não tem o q fazer dps.

 

E sobre essa de "Ah, mas é uma máquina de 6 anos atrás", quando o assunto é Mac pode ir sem medo nessas máquinas de 2012 pra trás que todas elas continuam sendo excelentes e vão durar mais uns bons anos, tendo o devido carinho. Conheço gente que ainda usa máquinas de 2008/2009 e tão aí, firme e forte! E de fato, desvaloriza menos pois são bem mais duráveis e sempre foram equipamentos top de linha em suas gerações.
Agr., as máquinas Apple de 2013 pra frente é que são todas umas bombas, fuja!

 

Faz como eu e os outros colegas aqui comentaram: pega um Pro Mid-2012 (s/ tela Retina), maximiza a RAM pra 16GB, coloca um SSD bacana dentro dele e terá máquina pra usar por mais uma década, cuidando dele com carinho. hehe - se puder garimpar e tentar achar o modelo 15" num bom preço, vc ganha um Core i7 e GPU dedicada e daí é só sucesso (muito mais máquina pra durar muito mais tempo)!

E não somente nos MercadoLivre e OLX da vida, dá uma olhada nos classificados daqui do fórum; foi onde comprei a minha e sempre tem coisa muito boa circulando ?

Editado por UnderEu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Completando a resposta do amigo acima, vai de MacBook pro mid 2012 por conta do processamento e possibilidade de upgrade. De preferência para anuncio da Olx vendedores da sua região. Foi assim que  comprei o meu, vi pessoalmente no shopping. Verifiquei se tinha senha de firmware e outras coisas. Ao ligar a máquina, você pressiona a tecla option e seleciona o disco de instalação do sistema. Se ele entrar de boa sem pedir senha o primeiro teste foi feito. Verifica depois o ciclo da bateria, fecha e abre a tampa, verifica a carcaça de metal o estado dela. Em último caso compra aqui nos classificados do MM ou Mercado Livre. Mac usado se tiver como ver pessoalmente melhor. Para transportar será uns 2kg nas costas, se você carrega pouca coisa vale apena o esforço. Eu levo na mochila de 30l da Oakley o meu e fica leve. A mochila sendo boa já alivia o peso fácil do Mac.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc tá querendo uma máquina que atenda tua demanda de processamento (isso eu digo CPU, memória, armazenamento etc.), não pense 2x e vá de Pro Mid-2012.
"Ah, mas o MacBook Air é mais leve˜. Sim, e é só isso q ele tem! Não dá pra trocar memória RAM, não dá pra trocar armazenamento (apesar q eu acho que dá mas o preço é altamente proibitivo porque... Apple sendo Apple... tudo é proprietário nessa porcaria), não tem uma porta de rede, tem q sair andando com um monte de dongles pra conectar o q quer q seja e não tem o q fazer dps.
 
E sobre essa de "Ah, mas é uma máquina de 6 anos atrás", quando o assunto é Mac pode ir sem medo nessas máquinas de 2012 pra trás que todas elas continuam sendo excelentes e vão durar mais uns bons anos, tendo o devido carinho. Conheço gente que ainda usa máquinas de 2008/2009 e tão aí, firme e forte! E de fato, desvaloriza menos pois são bem mais duráveis e sempre foram equipamentos top de linha em suas gerações.
Agr., as máquinas Apple de 2013 pra frente é que são todas umas bombas, fuja!
 
Faz como eu e os outros colegas aqui comentaram: pega um Pro Mid-2012 (s/ tela Retina), maximiza a RAM pra 16GB, coloca um SSD bacana dentro dele e terá máquina pra usar por mais uma década, cuidando dele com carinho. hehe - se puder garimpar e tentar achar o modelo 15" num bom preço, vc ganha um Core i7 e GPU dedicada e daí é só sucesso (muito mais máquina pra durar muito mais tempo)!
E não somente nos MercadoLivre e OLX da vida, dá uma olhada nos classificados daqui do fórum; foi onde comprei a minha e sempre tem coisa muito boa circulando

Assino embaixo.
Eu tive a sorte de encontrar um MBP Mid 2012 de 15” muito novo. Por enquanto está com 8Gb RAM, mas em breve vou colocar 16Gb. Coloquei um SSD de 240Gb como principal e o HDD de 750Gb no lugar do drive de DVD, mudei também a tela para uma de alta resolução e uma bateria nova. Cara a máquina é meu xodó! Haha, não penso em trocá-la tão cedo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, iDesign disse:

Assino embaixo.
Eu tive a sorte de encontrar um MBP Mid 2012 de 15” muito novo. Por enquanto está com 8Gb RAM, mas em breve vou colocar 16Gb. Coloquei um SSD de 240Gb como principal e o HDD de 750Gb no lugar do drive de DVD, mudei também a tela para uma de alta resolução e uma bateria nova. Cara a máquina é meu xodó! Haha, não penso em trocá-la tão cedo.

Voce mudou a tela do Mac para uma retina display ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que tinha essa opção de escolher resolução maior de tela no modelo de 15.4. De fato é possível obter uma imagem com qualidade próxima do retina display, se ligar um monitor externo QHD (2560 x 1440) no Mac. Só que o preço é alto, o mais em conta que vi foi um Samsung 27 curva por R$ 1.800. Aproveitando o assunto, voce ja conseguiu enviar audio para um monitor externo através do adaptador mini display port X Hdmi ? Aqui só consigo enviar a imagem, e deixar o audio nos auto falantes interno do Mac. Para o audio sair no monitor só através de um cabo P2. De fato não me incomoda porque o auto falante do Mac da de 10 a 0 nesse audio do monitor hehe. 

Captura de Tela 2018-10-07 às 12.29.18.png

Esse é o adaptador que comprei na Amazon americana, que diz transmitir audio junto com imagem. 

adptador.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, rafarmoreira disse:

Não sabia que tinha essa opção de escolher resolução maior de tela no modelo de 15.4. De fato é possível obter uma imagem com qualidade próxima do retina display, se ligar um monitor externo QHD (2560 x 1440) no Mac. Só que o preço é alto, o mais em conta que vi foi um Samsung 27 curva por R$ 1.800. Aproveitando o assunto, voce ja conseguiu enviar audio para um monitor externo através do adaptador mini display port X Hdmi ? Aqui só consigo enviar a imagem, e deixar o audio nos auto falantes interno do Mac. Para o audio sair no monitor só através de um cabo P2. De fato não me incomoda porque o auto falante do Mac da de 10 a 0 nesse audio do monitor hehe. 

Captura de Tela 2018-10-07 às 12.29.18.png

Esse é o adaptador que comprei na Amazon americana, que diz transmitir audio junto com imagem. 

adptador.JPG

 

Pois é, têm sim. No momento da compra você pode configurar, mas não foi isso que fiz, eu comprei depois e eu mesmo troquei a tela =)

Quanto a passar audio pelo adaptador para um monitor só se ele tive auto falantes, mas para uma TV eu já fiz. Eu tenho dois adaptadores HDMI, um só transmite vídeo e ou outro audio e vídeo perfeitamente. Comprei no Mercado Livre, o link é este:  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-853854487-cabo-adaptador-thunderbolt-x-hdmi-mini-displayport-mac-e-not-_JM

Este adaptador é muito barato e funciona muito bem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera, as dicas ajudaram muito! Devo fazer a compra na metade do mês que vem, ainda não bati o martelo... Não achei nenhum Pro mid-2012 aqui perto de onde moro (São José do Rio Preto), e to com um pouquinho de pé atrás de pegar um pelo Mercado Livre, sem ver a máquina ao vivo antes da compra, mas acho que vou acabar cedendo. Se eu achar um por aqui e gostar do estado dele, vou pegar. Se não, talvez eu pegue um Air.

Quando comprar eu posto aqui qual foi minha decisão e o quais foram minhas impressões e resultados da máquina, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/10/2018 at 22:34, Raphael Castro Martin disse:

Valeu galera, as dicas ajudaram muito! Devo fazer a compra na metade do mês que vem, ainda não bati o martelo... Não achei nenhum Pro mid-2012 aqui perto de onde moro (São José do Rio Preto), e to com um pouquinho de pé atrás de pegar um pelo Mercado Livre, sem ver a máquina ao vivo antes da compra, mas acho que vou acabar cedendo. Se eu achar um por aqui e gostar do estado dele, vou pegar. Se não, talvez eu pegue um Air.

Quando comprar eu posto aqui qual foi minha decisão e o quais foram minhas impressões e resultados da máquina, valeu!

Eu mesmo peguei esse Mid 2012 pelo ML, e não tive problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...