Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(macOS Mojave) Instalação limpa - dúvidas


Thiago Oliveira

Posts Recomendados

Pessoal, depois do processo de instalação limpa do iOS 12, agora já estou me preparando para fazer a instalação limpa do macOS Mojave. Mas, querendo já me precaver, surgiram algumas dúvidas que espero que vocês, usuários mais experientes, possam me ajudar:

1) Ao apagar a partição no meu SSD, devo escolher a opção APFS ou deve ser mantido o padrão Mac OS Expandido (Registro Cronológico)? O esquema de partição deve ser o GUID?

2) Considerando que tenho um SSD da Samsung (que eu instalei), há necessidade de reabilitar o TRIM após a instalação limpa?

3) Sou assinante do Apple Music, mas tenho uma grande biblioteca de músicas compradas e ripadas que estão no meu Mac e, também, disponíveis na biblioteca do iCloud. Se eu fizer a transferência de bibliotecas, conforme ensinado aqui https://support.apple.com/pt-br/HT204318, corro o risco do iTunes reconhecer como músicas diferentes das que estão no iCloud e duplicar tudo na nuvem? Imagine a bagunça. Alguém já teve essa experiência anteriormente?

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 19
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Pessoal, depois do processo de instalação limpa do iOS 12, agora já estou me preparando para fazer a instalação limpa do macOS Mojave. Mas, querendo já me precaver, surgiram algumas dúvidas que espero que vocês, usuários mais experientes, possam me ajudar:
1) Ao apagar a partição no meu SSD, devo escolher a opção APFS ou deve ser mantido o padrão Mac OS Expandido (Registro Cronológico)? O esquema de partição deve ser o GUID?
2) Considerando que tenho um SSD da Samsung (que eu instalei), há necessidade de reabilitar o TRIM após a instalação limpa?
3) Sou assinante do Apple Music, mas tenho uma grande biblioteca de músicas compradas e ripadas que estão no meu Mac e, também, disponíveis na biblioteca do iCloud. Se eu fizer a transferência de bibliotecas, conforme ensinado aqui https://support.apple.com/pt-br/HT204318, corro o risco do iTunes reconhecer como músicas diferentes das que estão no iCloud e duplicar tudo na nuvem? Imagine a bagunça. Alguém já teve essa experiência anteriormente?
Um grande abraço a todos.


1. Sim, sempre APFS
2. É sempre bom checar se está habilitado, para SSDs que não são da Apple, temos que sempre habilitar, a não ser que já mudaram isso é eu não sei, pode acontecer.
3. Tenho minha biblioteca de musicas no iTunes/iCloud também, porém, eu não baixo no Mac, não saberia te dizer.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, theygoran disse:

 


1. Sim, sempre APFS
2. É sempre bom checar se está habilitado, para SSDs que não são da Apple, temos que sempre habilitar, a não ser que já mudaram isso é eu não sei, pode acontecer.
3. Tenho minha biblioteca de musicas no iTunes/iCloud também, porém, eu não baixo no Mac, não saberia te dizer.


Sent from my iPhone using Tapatalk

 

Então você deixa suas músicas (compradas, baixadas ou ripadas) apenas na biblioteca do iCloud?

Eu pensei nessa possibilidade. Antes, eu gostava de manter minhas músicas guardadas localmente para utilizar em dispositivos off-line, como meu antigo iPod Classic. Mas hoje, com o streaming e a aposentadoria de tais dispositivos, não vejo mais tanta utilidade. Pensei, então, em apenas fazer uma cópia da pasta de músicas como backup e, após a instalação limpa do Mojave, ir baixando direto do iCloud apenas e se eu quiser ter algo disponível offline, como faço no iPhone  

Meu receio é que o iTunes não é um software confiável. Se eu transferir a biblioteca para o novo sistema, talvez ele duplique as músicas na biblioteca, ficando uma zona. E eu prezo muito pela organização. Será que existe o risco?

Editado por Thiago Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2018 at 09:40, Thiago Oliveira disse:

Então você deixa suas músicas (compradas, baixadas ou ripadas) apenas na biblioteca do iCloud?

Eu pensei nessa possibilidade. Antes, eu gostava de manter minhas músicas guardadas localmente para utilizar em dispositivos off-line, como meu antigo iPod Classic. Mas hoje, com o streaming e a aposentadoria de tais dispositivos, não vejo mais tanta utilidade. Pensei, então, em apenas fazer uma cópia da pasta de músicas como backup e, após a instalação limpa do Mojave, ir baixando direto do iCloud apenas e se eu quiser ter algo disponível offline, como faço no iPhone  

Meu receio é que o iTunes não é um software confiável. Se eu transferir a biblioteca para o novo sistema, talvez ele duplique as músicas na biblioteca, ficando uma zona. E eu prezo muito pela organização. Será que existe o risco?

Sim, deixo tudo lá. Fica mais prático, já que uso o Apple Music, eu consigo colocar minhas músicas com as músicas do acervo da Apple. 

Então, referente ao iTunes, como eu nunca deixei ele "cuidar" da minha biblioteca musical, eu não tive nenhum problema com isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2018 at 08:45, theygoran disse:

 


1. Sim, sempre APFS
2. É sempre bom checar se está habilitado, para SSDs que não são da Apple, temos que sempre habilitar, a não ser que já mudaram isso é eu não sei, pode acontecer.
3. Tenho minha biblioteca de musicas no iTunes/iCloud também, porém, eu não baixo no Mac, não saberia te dizer.


Sent from my iPhone using Tapatalk

 

como faz para habilitar o TRIm, ou melhor, verificar se esta habilitado

porque recentemente eu instalei um SSD da Sandisk no iMac 2011 e nao sabia deste detalhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, FabianoAguilar disse:

como faz para habilitar o TRIm, ou melhor, verificar se esta habilitado

porque recentemente eu instalei um SSD da Sandisk no iMac 2011 e nao sabia deste detalhe.

Vai no finder, seleciona o disco com o botão direito e clica em obter informações. Algo assim, pq não estou com meu Mac agora. Vai aparecer uma opção se o Trim está habilitado ou não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Thiago Oliveira disse:

Vai no finder, seleciona o disco com o botão direito e clica em obter informações. Algo assim, pq não estou com meu Mac agora. Vai aparecer uma opção se o Trim está habilitado ou não. 

eu achei em relatório do sistema e la ta escrito 

Suporte do TRIM: Não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando: após intalacao limpa, o TRIM precisou ser habilitado. 

Além disso, não sei se por questão de segurança, a Apple pediu para reiniciar a sessão do iCloud em todos os meus dispositivos para habilitar o chaves no iCloud. Além disso, ela pediu para confirmar a senha do Mac no meu iPad e iPhone. Nunca tinha visto algo assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ângelo Marques disse:

Estou há mais de 6 horas tentando descarregar e ainda não chegou na metade. Minha internet não é o problema, tenho certeza. O que pode ser isso?

servidor sobrecarregado. Mundo inteiro baixando ao mesmo tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2018 at 22:54, Thiago Oliveira disse:

Atualizando: após intalacao limpa, o TRIM precisou ser habilitado

Normal, em SSD de terceiros nunca é habilitado. Fiz instalação limpa do Mojave e tive que habilitar o Trim via terminal para o SSD Samsung 850evo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2018 at 09:40, Thiago Oliveira disse:

Meu receio é que o iTunes não é um software confiável. Se eu transferir a biblioteca para o novo sistema, talvez ele duplique as músicas na biblioteca, ficando uma zona. E eu prezo muito pela organização. Será que existe o risco?

Eu tenho uma vasta discoteca de músicas... a maioria era MP3, algumas WMA e mais algumas AAC... 

Todos os arquivos eram renomeados de acordo com as IDTags, com capas dos álbuns (só possuía alguns inteiros... nada de músicas soltas, demos, etc)... Sou muito sistemático com essa organização.

Aí, assinei o iTunes Match (em seu lançamento), acreditando que resolveria minha situação de espaço (cerca de 300GB em músicas), mas o iTunes substituiu muitas faixas que eu tinha por versões EP, versões de alguns diferente (separou meus álbuns e músicas ficaram espalhadas por diversos albuns e alguns acabaram ficando incompletos)... fora que algumas músicas saíram do catálogo e não consegui mais baixar...

Virou literalmente uma ZONA

Isso me deixou muito descontente com o serviço.

Sou totalmente contra serviços de assinatura. Quero POSSUIR a mídia e ter acesso instantâneo na hora que eu quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, FabianoAguilar disse:

desabilitei o trim, tinha habilitado num sandisk e imac 2011 mas a inicializacao ficou bem lenta

disabilitei novamente

Habilitei o trim, reiniciei a maquina e continua com a mesma agilidade durante o boot. Não estou tendo nenhum bug durante a utilização do sistema. Já vi rumores dizendo que o trim ativado em algumas marcas de  SSD fica lento durante o processo de boot.

Pode ser esse o seu caso. O meu SSD é Samsung 850 Evo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/09/2018 at 14:09, rafarmoreira disse:

Habilitei o trim, reiniciei a maquina e continua com a mesma agilidade durante o boot. Não estou tendo nenhum bug durante a utilização do sistema. Já vi rumores dizendo que o trim ativado em algumas marcas de  SSD fica lento durante o processo de boot.

Pode ser esse o seu caso. O meu SSD é Samsung 850 Evo.

Algumas marcas de SSD utilizam uma solução própria em suas unidades, em substituição ao TRIM e inclusive recomendam a não utilização do TRIM para evitar qualquer tipo de conflito e pelo fato de, ao menos nessas unidades, o TRIM não trazer nenhum benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma duvida.. não achei um topico de discussão em geral sobre o Mojave, então irei perguntar aqui..

Fiz instalação limpa pra instalar o Mojave.. nas outras versões eu costumava deixar salvo para todo print ser salvo diretamente na pasta de downloads. Usava o comando: defaults write com.apple.screencapture location ~/Downloads

Acontece que agora, no Mojave, não funciona isso.. independente da pasta que coloco pra salvar, ele não muda, vai sempre pra Mesa... Desconfio que tem algo a ver com a nova função de edição igual no iOS... enfim, alguém tem alguma solução?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 28/09/2018 at 15:35, matheusconst disse:

Pessoal, uma duvida.. não achei um topico de discussão em geral sobre o Mojave, então irei perguntar aqui..

Fiz instalação limpa pra instalar o Mojave.. nas outras versões eu costumava deixar salvo para todo print ser salvo diretamente na pasta de downloads. Usava o comando: defaults write com.apple.screencapture location ~/Downloads

Acontece que agora, no Mojave, não funciona isso.. independente da pasta que coloco pra salvar, ele não muda, vai sempre pra Mesa... Desconfio que tem algo a ver com a nova função de edição igual no iOS... enfim, alguém tem alguma solução?

 

Obrigado

Quando vc dá o print agora aparece essa nova função e nela você já escolhe onde salvar e deixar lá como padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...