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Reparo de SSD em autorizada (corra para as colinas)!


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Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que poderia ter me custado MUITO caro em uma assistência técnica em Campinas.

Tenho um Macbook Pro Late 2013 com tela de retina. Num dia de trabalho normal, o Mac travou na tela de login e eu forcei o desligamento do note. Quando reiniciei o Mac fui recebido com o insólito "flashing folder of death".

Procurei em diversos fóruns, e páginas de suporte. Fiz todos os procedimentos de boot, reset de NVRAM, reset de SMC, e nada... Parecia que de uma hora para a outra meu SSD tinha partido desse mundo para o paraíso do silício com todos os meus dados, fotos, músicas, etc... É nessa hora em que você lembra que usou o HD com os backups para fazer um teste e não configurou o Time Machine novamente.

Peguei um HD Externo (o mesmo que deveria ter o meu backup), e utilizei o modo de recuperação do Mac para reinstalar o macOS, na esperança que conseguiria fazer algum reparo de permissões no SSD de dentro do OS. Nada. O SSD parecia não existir dentro do Macbook, e o único disco que o OS conseguia enxergar era o próprio HD externo.

Desisti. Levei o Macbook na iPrimeira assistência técnica listada no site da Apple para Campinas. Pediram 48hs para fazer "testes" e "diagnosticar" o problema. Eis que recebo o orçamento abaixo:

image.png

SEIS MIL E QUINHENTOS REAIS pela troca de um SSD! OITO MIL caso eu quisesse ficar com o SSD original (para recordação, com esperança de que no futuro fosse possível recuperar os dados ali contidos).

Rejeitei o serviço, peguei o notebook e comecei a pesquisar quanto custaria para eu mesmo efetuar a troca do SSD em casa. Um Macbook Pro usado igual ao meu não vale essa grana toda, não fazia o menor sentido pagar isso para a autorizada consertar meu mac.

Pesquisando na internet, encontrei o site da OWC (Other World Computing) que vende upgrades de SSD para Macbooks. Os SSDs de Macbooks Pro e Air são do tipo PCIe, com um conector proprietário, nada parecidos com os SSDs de mercado, ou que o pessoal usa para turbinar Macs mais antigos.

A OWC tem um kit em que você recebe o SSD, as ferramentas (maldita chave pentalobe), e um "enclosure" para montar o SSD original e utilizar como se fosse um disco portátil (em alumínio, combina com o Mac)  ( https://eshop.macsales.com/shop/ssd/owc/macbook-pro-retina-display/2013-2014-2015Captura de Tela 2018-09-08 às 16.37.05.png

Por sorte, um amigo estava nos EUA e conseguiu trazer o kit para mim. O kit custou ~350 doláres. Dolorido, mas ainda assim, cerca de 4 a 5 vezes menor que o valor do reparo na autorizada.

Com o kit em mãos, tutorial aberto no celular, mãos à obra para trocar o SSD. (https://pt.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Retina+Display+Late+2013+SSD+Replacement/26811). Ao abrir a carcaça do Macbook, a primeira coisa que notei foi a quantidade de poeira acumulada dentro do computador. No momento em que removi o SSD original do conector, um pequeno "tufo" de poeira saiu junto. Troca do SSD realizada, macOS reinstalado, trabalho feito.

Resolvi montar o SSD original na enclosure da OWC que veio junto com o Kit. Apenas por desencargo de consciência. Eis que para minha surpresa, o disco original foi reconhecido pelo macbook como um disco externo! Todos os meus dados estavam lá. Corri para fazer o backup dos principais dados. Rodei um diagnóstico pelo Disk Utility, e nenhum erro foi encontrado.

Reinstalei o SSD original no Macbook novamente, e tudo está funcionando 100%.

Resumo da ópera: É provável que a sujeira acumulada dentro do Macbook tenha causado a "perda" de contato entre o SSD e a placa-mãe. Eu não precisava ter comprado um SSD de reposição. Tudo que era necessário era a chave "pentalobe" para abrir a carcaça, e aquela assoprada para tirar a poeira dos conectores (saudades Nintendo 64).

Deixando a questão do valor de lado. Minha expectativa era de que no diagnóstico da "autorizada" fosse isolado o problema, se era realmente uma falha no SSD, se era na placa-mãe, ou se era apenas poeira. Para isso esperava que o técnico removesse o SSD, e colocasse em outro Macbook ou algum dispositivo diferenciado que só as "autorizadas" tivessem para ter certeza do problema.

Eu tentei solucionar meu problema por conta, e deu certo. Outros poderiam não ter a mesma sorte. Mas é revoltante receber um orçamento no valor de um carro popular usado, para um problema mal diagnosticado e que poderia ser resolvido com uma chave de 12 dólares. 

Ah! E se alguém precisar de um SSD de 480gb para Macbook Pro ou Air, pode entrar em contato comigo!

Abraço a todos!

 

 

 

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Deu até um gelo na barriga aqui.

Passei pela mesma situação com o meu Macbook Air. Só que levei direto à Apple do Village Mall.

Um ssd novo (128gb) com o serviço de troca ficou em 1.200,00 reais. Ok, precisava no aparelho com certa urgência.

 

MAS, não peguei o meu ssd "defeituoso" de volta. Será que dei mole nessa? =/

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4 horas atrás, Brunno disse:

Deu até um gelo na barriga aqui.

Passei pela mesma situação com o meu Macbook Air. Só que levei direto à Apple do Village Mall.

Um ssd novo (128gb) com o serviço de troca ficou em 1.200,00 reais. Ok, precisava no aparelho com certa urgência.

 

MAS, não peguei o meu ssd "defeituoso" de volta. Será que dei mole nessa? =/

Posso estar enganado, mas até onde eu sei a Apple não devolve a peças defeituosas. Pelo menos quando eu troquei a placa mãe de um MacBook Pro 2012 13" e um MacBook Pro 2011 15" as placas defeituosa ficaram com a Apple e a informação que eu tive é que não teria como eu ficar com as peças com defeito.

Para ser sincero nunca ouvi alguém falar que ficou. Só deixar claro estou me referindo a Apple mesmo, não autorizada.

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13 minutos atrás, thiagodelisboa disse:

Olá, você poderia informar o nome da loja em Campinas? Minha opinião é que eles não foram muito honestos no orçamento ou no mínimo não verificaram direito, é bom saber que loja devo evitar.

Pelo que vi ali em negrito o nome é iPrime

Editado por webg3brasil
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Quando se desconfia de falha no HD/SSD, a primeira coisa a se fazer é retirar a peça e testar em outra máquina com um case externo, isso é o básico de manutenção. No caso de uma autorizada, acho bem difícil que não tenham cases apropriados para esse tipos de SSD.

Sinceramente, achei um amadorismo tão bizarro que estou desconfiado. 

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37 minutos atrás, Maddo Garan disse:

Quando se desconfia de falha no HD/SSD, a primeira coisa a se fazer é retirar a peça e testar em outra máquina com um case externo, isso é o básico de manutenção. No caso de uma autorizada, acho bem difícil que não tenham cases apropriados para esse tipos de SSD.

Sinceramente, achei um amadorismo tão bizarro que estou desconfiado. 

É verdade, difícil mesmo que não tenham esses cases na autorizada. Até eu tenho um para SSD de MacBook Pro Late 2012 hahaha.

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7 horas atrás, iDesign disse:

É verdade, difícil mesmo que não tenham esses cases na autorizada. Até eu tenho um para SSD de MacBook Pro Late 2012 hahaha.

Desconfio que o trabalho dos caras se resumiu a realizar um diagnostico ligando o Mac com o “CMD+D”. Quando abri o Mac estava evidente a quantidade de poeira no interior, e o selo da bateria estava intacto.

Enfim, eu fiquei chocado com o valor que pediram para realizar a troca do SSD. Resolvi compartilhar no fórum para alertar outros que corram o risco de sofrer a mesma “passada de mão” que tentaram me dar.

abs a todos!

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Quando saiu o teardown do novo MacBook que foi constatado que era IMPOSSÍVEL sequer acessar os dados do SSD em caso de falha, pois ele é agora integrado na Placa Lógica e não tem mais a porta para serviço, MUITOS defenderam cegamente a Apple, com os mais possíveis "argumentos".  Dai imagina quem pegou um novo MacBook Pro, com SSD de 4TB se um ano e meio depois de comprado ele falhar, quanto será a troca dele, com o brinde de ter que trocar a Placa Lógica toda junto.
Mas sobre o seu caso, que bom que vc resolveu pagando pouco. E realmente o amadorismo da Assistência foi demais. 

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Em 12/09/2018 at 23:08, jailsonrs disse:

Quando saiu o teardown do novo MacBook que foi constatado que era IMPOSSÍVEL sequer acessar os dados do SSD em caso de falha, pois ele é agora integrado na Placa Lógica e não tem mais a porta para serviço, MUITOS defenderam cegamente a Apple, com os mais possíveis "argumentos".  Dai imagina quem pegou um novo MacBook Pro, com SSD de 4TB se um ano e meio depois de comprado ele falhar, quanto será a troca dele, com o brinde de ter que trocar a Placa Lógica toda junto.
Mas sobre o seu caso, que bom que vc resolveu pagando pouco. E realmente o amadorismo da Assistência foi demais. 

Eu tenho o MacBook Pro 13" 2017 mais completo e troquei a placa lógica com 16GB RAM e 1TB de SSD, não paguei nada pois estava em garantia e tenho Apple Care, mas a nota indica valor de R$1.779,00 e mão de obra de R$159,00 (na verdade eu troquei mais coisas, mas não vem ao caso). Sempre que puder procure as Apple Store o atendimento é sempre melhor, não vá em autorizadas, eles quase sempre arrumam problema ou cobram mais caro, já tive problemas com isso.

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Completando, 

pra você ter uma idéia, na última vez eu troquei 

- Top case with battery, ANSI, Space Gray R$1.629,00

- Display Assembly, Space Gray R$1.679,00

- Hardware repair labor R$159,00

- Logic Board, 3.5GB, 16GB, 1TB, FCC, UVS R$1.779,00

total R$5.246,00

Nisso eu troquei praticamente o computador todo, só faltou os conectores e a carcaça, o teclado é junto com o top case.

Obs. Provavelmente meu problema seja de software.

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7 horas atrás, marcelo.juliani disse:

Eu tenho o MacBook Pro 13" 2017 mais completo e troquei a placa lógica com 16GB RAM e 1TB de SSD, não paguei nada pois estava em garantia e tenho Apple Care, mas a nota indica valor de R$1.779,00 e mão de obra de R$159,00 (na verdade eu troquei mais coisas, mas não vem ao caso). Sempre que puder procure as Apple Store o atendimento é sempre melhor, não vá em autorizadas, eles quase sempre arrumam problema ou cobram mais caro, já tive problemas com isso.

O valor de peça enviada para reparo é totalmente diferente do valor que seria cobrado caso vc fosse pagar. Peça um orçamento dessa Placa Lógica pra vc ver o valor que vai ser... 

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3 horas atrás, jailsonrs disse:

O valor de peça enviada para reparo é totalmente diferente do valor que seria cobrado caso vc fosse pagar. Peça um orçamento dessa Placa Lógica pra vc ver o valor que vai ser... 

Eu perguntei isso e me disseram que o valor era esse.

Editado por marcelo.juliani
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13 horas atrás, marcelo.juliani disse:

Eu perguntei isso e me disseram que o valor era esse.

Não é.
Trabalhei em uma AT entre 2009 até 2012 e os valores são Bem menores.
A natureza da operação é remessa para conserto em garantia ou algo assim. Quando o cliente paga pelo reparo a natureza da operação é venda de mercadoria adquirida de terceiros. Até "fiscalmente" falando são operações totalmente diferentes. 
O valor da peça quando o cliente faz o reparo pelo qu eu via, sempre é BEM maior. 

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  • 11 mês depois...
Em 08/09/2018 at 17:36, Felipe Soares disse:

Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que poderia ter me custado MUITO caro em uma assistência técnica em Campinas.

Tenho um Macbook Pro Late 2013 com tela de retina. Num dia de trabalho normal, o Mac travou na tela de login e eu forcei o desligamento do note. Quando reiniciei o Mac fui recebido com o insólito "flashing folder of death".

Procurei em diversos fóruns, e páginas de suporte. Fiz todos os procedimentos de boot, reset de NVRAM, reset de SMC, e nada... Parecia que de uma hora para a outra meu SSD tinha partido desse mundo para o paraíso do silício com todos os meus dados, fotos, músicas, etc... É nessa hora em que você lembra que usou o HD com os backups para fazer um teste e não configurou o Time Machine novamente.

Peguei um HD Externo (o mesmo que deveria ter o meu backup), e utilizei o modo de recuperação do Mac para reinstalar o macOS, na esperança que conseguiria fazer algum reparo de permissões no SSD de dentro do OS. Nada. O SSD parecia não existir dentro do Macbook, e o único disco que o OS conseguia enxergar era o próprio HD externo.

Desisti. Levei o Macbook na iPrimeira assistência técnica listada no site da Apple para Campinas. Pediram 48hs para fazer "testes" e "diagnosticar" o problema. Eis que recebo o orçamento abaixo:

image.png

SEIS MIL E QUINHENTOS REAIS pela troca de um SSD! OITO MIL caso eu quisesse ficar com o SSD original (para recordação, com esperança de que no futuro fosse possível recuperar os dados ali contidos).

Rejeitei o serviço, peguei o notebook e comecei a pesquisar quanto custaria para eu mesmo efetuar a troca do SSD em casa. Um Macbook Pro usado igual ao meu não vale essa grana toda, não fazia o menor sentido pagar isso para a autorizada consertar meu mac.

Pesquisando na internet, encontrei o site da OWC (Other World Computing) que vende upgrades de SSD para Macbooks. Os SSDs de Macbooks Pro e Air são do tipo PCIe, com um conector proprietário, nada parecidos com os SSDs de mercado, ou que o pessoal usa para turbinar Macs mais antigos.

A OWC tem um kit em que você recebe o SSD, as ferramentas (maldita chave pentalobe), e um "enclosure" para montar o SSD original e utilizar como se fosse um disco portátil (em alumínio, combina com o Mac)  ( https://eshop.macsales.com/shop/ssd/owc/macbook-pro-retina-display/2013-2014-2015Captura de Tela 2018-09-08 às 16.37.05.png

Por sorte, um amigo estava nos EUA e conseguiu trazer o kit para mim. O kit custou ~350 doláres. Dolorido, mas ainda assim, cerca de 4 a 5 vezes menor que o valor do reparo na autorizada.

Com o kit em mãos, tutorial aberto no celular, mãos à obra para trocar o SSD. (https://pt.ifixit.com/Guide/MacBook+Pro+13-Inch+Retina+Display+Late+2013+SSD+Replacement/26811). Ao abrir a carcaça do Macbook, a primeira coisa que notei foi a quantidade de poeira acumulada dentro do computador. No momento em que removi o SSD original do conector, um pequeno "tufo" de poeira saiu junto. Troca do SSD realizada, macOS reinstalado, trabalho feito.

Resolvi montar o SSD original na enclosure da OWC que veio junto com o Kit. Apenas por desencargo de consciência. Eis que para minha surpresa, o disco original foi reconhecido pelo macbook como um disco externo! Todos os meus dados estavam lá. Corri para fazer o backup dos principais dados. Rodei um diagnóstico pelo Disk Utility, e nenhum erro foi encontrado.

Reinstalei o SSD original no Macbook novamente, e tudo está funcionando 100%.

Resumo da ópera: É provável que a sujeira acumulada dentro do Macbook tenha causado a "perda" de contato entre o SSD e a placa-mãe. Eu não precisava ter comprado um SSD de reposição. Tudo que era necessário era a chave "pentalobe" para abrir a carcaça, e aquela assoprada para tirar a poeira dos conectores (saudades Nintendo 64).

Deixando a questão do valor de lado. Minha expectativa era de que no diagnóstico da "autorizada" fosse isolado o problema, se era realmente uma falha no SSD, se era na placa-mãe, ou se era apenas poeira. Para isso esperava que o técnico removesse o SSD, e colocasse em outro Macbook ou algum dispositivo diferenciado que só as "autorizadas" tivessem para ter certeza do problema.

Eu tentei solucionar meu problema por conta, e deu certo. Outros poderiam não ter a mesma sorte. Mas é revoltante receber um orçamento no valor de um carro popular usado, para um problema mal diagnosticado e que poderia ser resolvido com uma chave de 12 dólares. 

Ah! E se alguém precisar de um SSD de 480gb para Macbook Pro ou Air, pode entrar em contato comigo!

Abraço a todos!

Olá Felipe!

Relato super útil!!!

estou aqui na mesma e tenho muito interesse no seu SSD.

ainda disponível, por gentileza!

grata! Joanna

 

 

 

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  • 2 semanas depois...

Boa noite pessoal, quem tiver interesse tenho dois SSD's originais Apple de 256 gigas  para MacBook Air e Pro de 2014 em diante.
Quem tiver interesse pode me chamar.
Abraço.
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult - Assistência Técnica e Revenda Apple
Tel: 11-98021-3666 (whatsapp)
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Instagram: @apple.consult

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      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
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