Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Utilidade Pública - O melhor conversor de unidades já vem instalado no seu iPhone, iPad, e Mac

Posts Recomendados

Olá, membros do fórum! Há alguns anos passo essa dica para meus amigos que usam iCoisas, e todos eles se surpreendem por um recurso tão útil assim não ser divulgado mais pela Apple. Então, decidi escrever um post aqui que, espero, ajude ainda mais pessoas do que as próximas a mim. ?

Nos primórdios do iOS, quando MVittiS tinha um iPod Touch 2G, eu era fã do ConvertBot. Um aplicativo com uma interface polida e funcional, altamente elogiado pelo MM, e com várias unidades para escolher. O tempo passou, porém, e não só a Tapbots não atualizou o aplicativo quando as telas Retina chegaram, mas ele foi esquecido no limbo 32-bit deixado pelo iOS 11, tornando-o inacessível hoje. Há várias alternativas em forma de apps, mas há algum tempo descobri uma alternativa muito mais prática, e nativa ao próprio sistemaSpotlight.

A barra de pesquisas encontrada no iOS e macOS possui algumas propriedades mágicas além da simples busca de arquivos e aplicativos, e uma delas é a de conversão de unidades. Você pode digitar praticamente qualquer unidade (até moedas) e, contanto que se respeite a mesma medida (volume para volume, massa para massa, moeda para moeda), o Spotlight fará a conversão para você. Melhor ainda; você pode digitar tanto unidades por extenso quanto em abreviações/símbolos; ambos funcionam! Vamos a alguns exemplos, então.

? Moedas ?

Por padrão, o sistema vai converter a moeda que você digitar (seja por extenso ou o código de 3 letras ISO, usado por casas de câmbio e bancos) para a moeda do país em que você se encontra - no meu caso, o Brasil. Se quiser converter para outra moeda, digite "in/to <outra moeda>" (em inglês) ou "em/para <outra moeda>" (em português)

IMG_4649.jpgIMG_4650.jpgIMG_4651.jpgIMG_4670.jpg

Tempo 

Suponha que você queira saber quantos minutos há em um dia, quantos dias levam 4 mil minutos, ou até que fração de um ano dá 1 segundo. O Spotlight te ajuda.

IMG_4656.jpgIMG_4657.jpgIMG_4658.jpg

? Volumes e massas ?

Eu gosto de cozinhar, e não é raro pegar uma receita do exterior que vem em unidades imperiais como "libras" (pounds), "onças" (ounces), "onças fluidas" (fluid ounces), e a temida "colher de chá" (tablespoon, não teaspoon!). De novo, o Spotlight te ajuda a acertar na medida.

IMG_4660.jpgIMG_4662.jpgIMG_4663.jpgIMG_4673.jpgIMG_4677.jpgIMG_4683.jpgIMG_4684.jpg

? Comprimento e distância ?

Para nós que estamos acostumados com o sistema métrico, é fácil se confundir com distâncias no sistema imperial - milhas, polegadas, pés, e jardas. Felizmente, seja você um engenheiro, fotógrafo, ou turistando pelos Estados Unidos, o Spotlight cobre todos os casos.

IMG_4666.jpgIMG_4667.jpgIMG_4668.jpgIMG_4669.jpg

? Área ?

Assim como comprimento, área também causa uma certa confusão, e não só no sistema imperial - casas nos Estados Unidos são medidas em pés quadrados, mas lotes no Brasil são em acres; vai entender. Enquanto o sistema métrico não obsoleta tudo isso, podemos pedir ajuda ao Spotlight.

IMG_4681.jpg

? Autonomia ?

É comum sites em inglês reportarem a autonomia de um determinado carro em MPG, ou Milhas Por Galão. O Spotlight incrivelmente cobre esse caso, também! Por padrão, ele converte MPG para L/100km (litros por 100 km rodados), uma unidade comum de autonomia na Europa. Para nós tupiniquins, é só pedir para converter para km/L e voilà!

IMG_4674.jpgIMG_4675.jpg

?️ Temperaturas ?️

O Spotlight cobre não só a manjada conversão de Celsius para Fahrenheit, mas também Kelvin,  para a alegria dos físicos, químicos, e astrônomos de plantão!

IMG_4685.jpgIMG_4686.jpg

? Dados ?

Mais surpreendente ainda, o Spotlight também converte dados entre as escalas decimais (fabricantes de HDDs/SSDs) e binárias (fabricantes de RAM)! Use "xb" para decimal, e "xib" para binário, onde 'x' é a sua unidade (k, m, g, t, e por aí vai).

IMG_4671.jpgIMG_4672.jpg

?? Beleza, mas e o Português? ??

Ah, caro leitor, o Spotlight também funciona na sua língua! Com algumas modificações, porém: alguns acrônimos precisam ser alterados, ou escritos por extenso ("tbsp", por exemplo, precisa ser escrito como "colher de chá"; "in", de polegadas, como "pol"; e por aí vai).

IMG_4693.jpgIMG_4694.jpgIMG_4696.jpgIMG_4698.jpgIMG_4700.jpg

Por último, vale ressaltar duas coisas:

1 - A conversão usando Spotlight funciona offline, se você fez alguma antes! Até moedas funcionam, usando as taxas de conversão que o sistema baixou da última vez que estava online. ?

2 - Funciona igualmente bem em versões mais antigas de ambos iOS e macOS - testei todos os exemplos acima no meu iPad 3, rodando iOS 9.3.5, e funcionaram igualmente.

Então, aqui fecho meu tutorial sobre esse recurso muito útil, mas pouco conhecido dos sistemas da Apple. Essas são as conversões que descobri ao longo dos anos (a dos dados descobri hoje!), mas aposto que ainda há outras a serem descobertas; se vocês souberem de mais alguma, comentem abaixo! Aproveitem, e bom feriado para vocês. ?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Posts Populares

Olá, membros do fórum! Há alguns anos passo essa dica para meus amigos que usam iCoisas, e todos eles se surpreendem por um recurso tão útil assim não ser divulgado mais pela Apple. Então, decidi escr

Imagens Postadas

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por Chrystiano de Castro
      Galera,
      Estou vendendo meu iPhone 12 Pro, NACIONAL, com 128GB, na cor Azul-Pacífico, ZERADO (apenas 2 semanas de uso)!
      Acompanha nota fiscal, caixa com todos os acessórios originais + película gel e capinha de couro.
      Valor: R$8.499,00
      Motivo: simplesmente não gostei dessa cor e peguei outro na cor branca 😄
      Especificações técnicas: https://www.apple.com/br/iphone-12-pro/specs/
      Link do meu anúncio no Mercado Livre, com frete grátis: https://bit.ly/iPhone12ProML

• Por Fabrício Santana
      Ipad new 6 geração 32gb space gray A1893

O produto sempre foi usado na "capa com Teclado para Ipad 9,7, Slim Folio, Preta, Logitech".

Nunca caiu e não tem nenhuma marca de uso.

Acompanha a apple pencil 1º geração, capa descrita acima e os acessórios padrão (caixa, carregador e cabo) todos originais e bem conversados.

Pode ser retirado em mãos - Taguatinga Sul - DF - Aceito PIX e Cartão de crédito via link
      ML link
      Valor: 3.400

• Por gmanoel
      ****SOMENTE VENDA 
      Vendo iPhone XS Max 64gb  -  Cinza Espacial
      Em ótimo estado conservação. Sem nenhum risco. Usado com capa e película de vidro desde que saiu da loja.
      Saúde da Bateria em 93%
      ****SOMENTE VENDA 
      Acessórios:
      - 02 (dois) cabos um para deixar em casa, e outro para deixar no carro ou no trabalho.
      -01 (um) carregador veicular.
      -Nota fiscal
      -01 (um) fone de ouvido
      -Película de vidro nova.
      - Caixa original com manual e clip para sacar o chip.
      ****SOMENTE VENDA 
      Estou em Niterói - RJ.
      Valor R$ 3.400,00

• Por Chrystiano de Castro
      Galera,
      Estou vendendo meu iPhone 11 Pro com 256GB, cinza-espacial, em ótimo estado!
      Acompanha caixa com todos os acessórios originais (Earpods nunca usados) + película gel e capinha transparente.
      Valor: R$6.399,00
      Motivo: comprei um iPhone 12 Pro 😄
      Especificações técnicas: https://www.gsmarena.com/apple_iphone_11_pro-9847.php
      Link do meu anúncio no Mercado Livre, com frete grátis: https://bit.ly/iPhone11ProML

• Por rafarangel
      MacBook Pró praticamente novo!
      - Bateria com apenas 31 ciclos.
      - MacBook Pro (13-inch, 2017, Two Thunderbolt 3 ports)
      - Processador: 2,3 GHz Intel Core i5 Dual-Core
      - Memória: 8 GB 2133 MHz LPDDR3
      - Gráficos: Intel Iris Plus Graphics 640 1536 MB Acompanha caixa, carregador Tudo 100%.
      * Tem um pequeno amassado na tampa parte superior, não interfere em absolutamente NADA a usabilidade, somente uma pequena marca na tampa (parte inferior). Estou trocando por outro modelo maior
      Valor = R$ 7.800,00
      Se quiser + fotos pode me adicionar no WhatsApp (47) 9 9997-1882 

• Por filipesfbr
      Opa! 
      Estou vendendo meu MacBook Air 2017 que tem um SSD de 256Gb, 8bg de Ram, i5 e apenas 67 ciclos de bateria. Mac OS Big Sur. Teclado padrão UK.
      Consta apenas um detalhe na carcaça, bem pequena, consta foto.
      Peço R$ 5500,00 na máquina.
      Segue fotos
      Sou de Rolante RS

• Por jnts
      Cor Branco
      Modelo Anatel
      Valor R$ 4200,00.
    • Por Julio Cesar Freitas
      Lojapontoapple?

iPad pro 11’’ 2020 1TB + Celular. aparelho lacradooo novo com garantia de um ano  pela apple e nota fiscal em meu nome.
      Valor 10.000,00
      com garantia pela apple.

Atenção.  aceito mercado pago e pague seguro com taxas por conta do cliente. Aceito smartphones e Produto apple como parte do pagamento também.
      Interessados entrar em contato comigo por esse numero 11987011828 ou 11972787972 ou no chat e Instagram @lojapontoapple. Entrego no shopping tatuape ou Shopping Analia Franco.

• Por gmanoel
      Vendo iPhone XS Max 64gb  -  Cinza Espacial
      Em ótimo estado conservação. Sem nenhum risco. Usado com capa e película de vidro desde que saiu da loja.
      Saúde da Bateria em 93%
      Acessórios:
      - 02 (dois) cabos um para deixar em casa, e outro para deixar no carro ou no trabalho.
      -01 (um) carregador veicular.
      -Nota fiscal
      -01 (um) fone de ouvido
      -Película de vidro nova.
      - Caixa original com manual e clip para sacar o chip.

Estou em Niterói - RJ.
      R$ 3.800,00

• Por Rodolfo
      Pessoal, 
      Estou vendendo meu CPLAY2air, o melhor adaptador sem fio para centrais que já possuam CarPlay
      Com ele basta conectar o dongle na porta USB da sua central com CarPlay, o processo de configuração de conexão WiFi com iPhone iniciará automaticamente, feito a primeira vez é só esquecer, sempre que entrar no carro já conecta no wifi sem a necessidade de fios.
      O Rafael fez um video a um tempo atrás no canal. Vale a pena assistir para esclarecer as duvidas.

Estou vendendo pois troquei de carro e meu novo carro já possui conexão sem fio de fabrica
      Valor: R$ 1.000,00 + entrega por conta do comprador ou entrega em mãos em SP (dia a combinar)

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      51.242
    • Total de Posts
      430.196
  • Criar Novo...