Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Olá amigos.

Faz mais ou menos um mês atrás instalei o sistema High Sierra num SSD externo e estava utilizando-o pra inicializar o sistema, isto me facilitou a vida por tornar bem mais rápido as tarefas. No entanto, sábado passado houve uma queda de energia brusca e não iniciou mais o sistema pelo SSD, mas somente pelo HD interno. Na verdade o SSD não é mais reconhecido sequer pelo utilitário de disco.

A princípio, achei que pode ter queimado o SSD, então resolvi espetar ele no PC windows  e foi reconhecido normalmente. Pra fazer um teste eu formatei o SSD no Windows em sistema FAT32, afinal tenho outro HD externo assim e o MAC lê e grava nele normalmente.

Resumindo, pelo windows o SSD está funcional, sendo que criei pastas com arquivos nele pra teste e tudo certo, mas no mac ele sequer é reconhecido como disco externo. É como se não tivesse colocado nada na porta USB.

Gostaria muito de poder utilizar o SSD no mac pra instalar o sistema operacional nele, como eu estava utilizando anteriormente. Não sei mais o que fazer.

Alguém, por bondade, teria alguma solução pra este problema em que o mac não reconhece o SSD pela porta USB?

Agradeço desde já.

 

print ssd no windows.jpg

SSD no MAC.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

  • 2 semanas depois...

Vamos lá, vou atualizar o que vem ocorrendo. Com relação ao mac reconhecer o SSD externo eu consegui resolver resetando o NVRAM na inicialização (Command + option + p + r ). A partir daí o SSD passou a ser reconhecido pelo sistema, tanto pelo Finder quanto pelo Utilitários de Disco. Fiz a formatação dele normalmente e botei pra fazer a instalação limpa do OS HIGH SIERRA nele. Correu tudo bem, e ele chegou a reiniciar para concluir a instalação e abrir aquela janela da configuração da conta Icloud etc... No entanto, ao iniciar, deu uma mensagem de erro. Reiniciei o mac pelo HD interno e constatei que o SSD não era mais reconhecido pelo sistema novamente. Então com muita paciência resetei novamente a NVRAM com aqueles comandos Command + option + p + r, ele voltou a aparecer.

Então fui formatar ele novamente pra refazer a instalação, mas agora ele não formata mais. O disco reconhece, coloco pra formatar, ele dá o erro e some de novo do Finder e do Utilitários de Disco. Virou um mistério pra mim, mas no entanto, ao espetar ele no PC Windows o SSD é reconhecido normalmente, formato, salvo pastas, arquivos... Normalmente como se não tivesse amanhã.

SSD corrompido? Acredito que se estivesse corrompido nem Windows lidaria com ele. Acredito que haja alguma trava do High Sierra que o inutilizou. Não tem explicação, estou com um SSD parado sem utilização pois escolhi o mac pra gerir meus trabalhos com Photoshop, é decepcionante.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, vou atualizar o que vem ocorrendo. Com relação ao mac reconhecer o SSD externo eu consegui resolver resetando o NVRAM na inicialização (Command + option + p + r ). A partir daí o SSD passou a ser reconhecido pelo sistema, tanto pelo Finder quanto pelo Utilitários de Disco. Fiz a formatação dele normalmente e botei pra fazer a instalação limpa do OS HIGH SIERRA nele. Correu tudo bem, e ele chegou a reiniciar para concluir a instalação e abrir aquela janela da configuração da conta Icloud etc... No entanto, ao iniciar, deu uma mensagem de erro. Reiniciei o mac pelo HD interno e constatei que o SSD não era mais reconhecido pelo sistema novamente. Então com muita paciência resetei novamente a NVRAM com aqueles comandos Command + option + p + r, ele voltou a aparecer.
Então fui formatar ele novamente pra refazer a instalação, mas agora ele não formata mais. O disco reconhece, coloco pra formatar, ele dá o erro e some de novo do Finder e do Utilitários de Disco. Virou um mistério pra mim, mas no entanto, ao espetar ele no PC Windows o SSD é reconhecido normalmente, formato, salvo pastas, arquivos... Normalmente como se não tivesse amanhã.
SSD corrompido? Acredito que se estivesse corrompido nem Windows lidaria com ele. Acredito que haja alguma trava do High Sierra que o inutilizou. Não tem explicação, estou com um SSD parado sem utilização pois escolhi o mac pra gerir meus trabalhos com Photoshop, é decepcionante.
 
 


Já viu isto:

https://discussions.apple.com/thread/7564318



Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caros amigos, obrigado pelas dicas.

 

Eu consegui resolver o problema desplugando os periféricos e reiniciando o sistema pelo modo de segurança. Pelo modo de segurança ele conseguiu formatar o SSD normalmente, sem problema algum. Ao retornar para o sistema realizei um clone do Macintosh HD para o SSD externo e estou inicializando novamente o sistema. Até agora ele tá funcionando como antes.

 

Grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Galera, estou com o mesmo problema. Eu acho que não reconhece porque falta Amperagem nas portas USB. Notei que os HDs externos usam metade (entre 0,75A e 0.85A) da amperagem que os SSD (1,5A), apesar da voltagem de 5V ser a mesma. Eu não tenho certeza que é este o problema, mas estou bem desconfiado. Para matar a charada, vou abrir o mac e instalar o SSD direto para ver se o problema é o SSD com defeito (que eu acho improvável), ou tentar em um case que forneça energia separado do cabo de dados.... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...