Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Interruptor Koogeek (Home Kit)


Posts Recomendados

Olá pessoal!

Decidi comprar um item no Aliexpress de automação residencial que funcione com o Home Kit, comprei um Smart Switch da Koogeek com 1 interruptor! Porem não consigo fazer a instalação, nas configurações do equipamento pede a conexão de 3 fios, Load/Live e Neutral, tenho em casa Fase, Neutro e consigo colocar o Terra facilmente!

Alguém usa ou sabe como instalar nas configurações residencias brasileiras?

Em anexo segue fotos das instruções de instalação!

Obrigado, 

foto1.jpg

foto2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei este mesmo interruptor, mas o meu ainda não chegou!

Teoricamente:

Load = Carga (fio que vai para a lâmpada)

Live = Fase

Neutral = Neutro

Não é necessário uso do terra.

 

Inverter Carga com Fase não é um problema, só não vai funcionar... Aí é só testar e trocar se não tiver certeza.

Só não pode inverter o Neutro com algum destes.

No interruptor convencional, o que chega no interruptor é a fase, e o que sai seria a carga. Problema é que muitas vezes o neutro vai direto pra lâmpada, sem passar pela caixinha do interruptor. Aí tem que dar um jeito nisso pro Smart Switch funcionar.

Outra coisa: Não se pode instalar o interruptor inteligente em lâmpadas com "3 way" - que podem ser ligadas ou desligadas em mais de um interruptor.

Editado por Guedes - Brasília
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Guedes - Brasília disse:

Comprei este mesmo interruptor, mas o meu ainda não chegou!

Teoricamente:

Load = Carga (fio que vai para a lâmpada)

Live = Fase

Neutral = Neutro

Não é necessário uso do terra.

 

Inverter Carga com Fase não é um problema, só não vai funcionar... Aí é só testar e trocar se não tiver certeza.

Só não pode inverter o Neutro com algum destes.

No interruptor convencional, o que chega no interruptor é a fase, e o que sai seria a carga. Problema é que muitas vezes o neutro vai direto pra lâmpada, sem passar pela caixinha do interruptor. Aí tem que dar um jeito nisso pro Smart Switch funcionar.

Outra coisa: Não se pode instalar o interruptor inteligente em lâmpadas com "3 way" - que podem ser ligadas ou desligadas em mais de um interruptor.

Obrigado pela resposta Guedes!

Da uma olhada na instalação da minha casa! Desculpa, mas sou meio leigo em elétrica!

Abraços

 

Foto3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, RodrigoNascimento disse:

Obrigado pela resposta Guedes!

Da uma olhada na instalação da minha casa! Desculpa, mas sou meio leigo em elétrica!

Abraços

 

Foto3.jpg

É exatamente a tal situação em que o neutro vai direto para a lâmpada, sem passar pela caixinha do interruptor. Você tem que dar um jeito de levar energia para ligar o "Smart Switch" - ele precisa da mesma energia que a lâmpada ou qualquer aparelho eletrônico (por isto precisa de 2 fios energizados - o fase e o neutro - para funcionar).

Você tem que "puxar o neutro" a partir da lâmpada, fazendo um fio "neutro" percorrer o mesmo caminho que o fio atual (fase) já faz até a lâmpada. Ou então "puxar" de outro lugar, como uma tomada por exemplo.

É recomendável olhar isso antes de comprar o switch inteligente... dependendo do caso é mais negócio comprar uma lâmpada inteligente ao invés de um interruptor inteligente, porque no bocal da lâmpada já chega a fiação completa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 10/07/2018 at 11:40, Guedes - Brasília disse:

Comprei este mesmo interruptor, mas o meu ainda não chegou!

Teoricamente:

Load = Carga (fio que vai para a lâmpada)

Live = Fase

Neutral = Neutro

Não é necessário uso do terra.

 

Inverter Carga com Fase não é um problema, só não vai funcionar... Aí é só testar e trocar se não tiver certeza.

Só não pode inverter o Neutro com algum destes.

No interruptor convencional, o que chega no interruptor é a fase, e o que sai seria a carga. Problema é que muitas vezes o neutro vai direto pra lâmpada, sem passar pela caixinha do interruptor. Aí tem que dar um jeito nisso pro Smart Switch funcionar.

Outra coisa: Não se pode instalar o interruptor inteligente em lâmpadas com "3 way" - que podem ser ligadas ou desligadas em mais de um interruptor.

Estava pensando em colocar um desse Koogeek no meu quarto mas possuo dois interruptores, um do lado da porta e outro ao lado da cama (onde eu colocaria o Koogeek). Nesse caso seria considerado esse "3 way" que você disse? Onde ambos os interruptores tem acesso na mesma lâmpada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2018 at 12:34, Herb disse:

Estava pensando em colocar um desse Koogeek no meu quarto mas possuo dois interruptores, um do lado da porta e outro ao lado da cama (onde eu colocaria o Koogeek). Nesse caso seria considerado esse "3 way" que você disse? Onde ambos os interruptores tem acesso na mesma lâmpada?

Sim! Nesse caso você tem uma ligação "3-way", e vai ter que prestar atenção e fazer com bastante cuidado a instalação do interruptor Koogeek para funcionar.

Primeira coisa é ver se já passa um neutro e uma fase pela caixinha onde pretende instalar o Koogeek. Como o koogeek precisa de energia para ficar no wi-fi é importante que tenha fase e neutro passando na caixinha onde ele vai ficar. Se não houver fio neutro nessa caixinha, deve-se providenciar um (puxar um neutro da lâmpada para a caixinha por exemplo.

Depois disso, é importante desativar o interruptor que não vai mais ser usado (não tem como usar o koogeek + interruptor tradicional) porque ele vai atrapalhar a leitura do estado da lâmpada pelo koogeek. Pode-se simplesmente juntar os dois fios de retorno do interruptor inutilizado junto à fase e usar uma tampa cega para fechar a caixa de passagem.

A ligação 3-way é assim:

image.png

Observe que normalmente o fio neutro (preto) vai direto para a lâmpada sem passar pela caixinha do interruptor. Para inutilizar um dos 2 interruptores é só interligar todos os 3 fios que passam por ele - fica como se esse interruptor ficasse sempre "ligado" - passando todo o comando para o outro interruptor onde ficará o Koogeek.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...