Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém já conseguiu RAID 0 com SSD usando APFS?


LiveSorcerer

Posts Recomendados

Em 18/09/2018 at 11:47, webg3brasil disse:

Bom pessoal o High Sierra não é compatível com Fusion Drive em APFS, porém o Mojave é compatível, acredito que vocês irão conseguir utilizar o Raid0 em APFS, precisam testar, eu não tenho dois HDs para isso, mas se puderem façam teste, o Mojave tá redondo, melhor até que o High Sierra, não sei porque a Apple sacaneou os macs abaixo do 2012, está perfeito aqui, tirando o problema de transparência no modo claro por conta da GPU não-metal  (precisa diminuir a transparência em Preferências de Sistema para resolver o problema), no modo escuro é possível deixar algumas transparência e tem menos glitches.

Vamos esperar pelo lançamento, já que não tenho acesso ao dev.

E torcer para funcionar em Raid 0 de SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cheguei a instalar o HighSierra em Raid0 JHFS+ mas deu problema para ativar o Suporte Trim dos SSDs ai instalei o High Sierra sem o RAID em APFS e comecei a usar depois vi que o HighSierra é muito ruim no quesito uso de CPU, o sistema ficou um lixo em apenas uma semana, voltei para o Sierra em RAID0 estou feliz com a volta para o Sierra, como o Mojave não tem suporte para meu MacBook Pro 17 Early 2011, com 16GB de RAM DDR3 1600Mhz e 2 SSDS Samsung 850 Pro 1.05TB cada em Raid0 então nem vou tentar instalar nele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cheguei a instalar o HighSierra em Raid0 JHFS+ mas deu problema para ativar o Suporte Trim dos SSDs ai instalei o High Sierra sem o RAID em APFS e comecei a usar depois vi que o HighSierra é muito ruim no quesito uso de CPU, o sistema ficou um lixo em apenas uma semana, voltei para o Sierra em RAID0 estou feliz com a volta para o Sierra, como o Mojave não tem suporte para meu MacBook Pro 17 Early 2011, com 16GB de RAM DDR3 1600Mhz e 2 SSDS Samsung 850 Pro 1.05TB cada em Raid0 então nem vou tentar instalar nele!

Tem configuração parecida com a minha a diferença que no meu caso São 2 de 500GB SSD da Samsung Evo 840 e 850.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do Mojave eu não acho viável instalar pela falta do suporte nativo, poderia até arriscar a fazer o Raid0 em APFS no Mojave, seguindo o tutorial do Taruga, criando as partições GPT manualmente, mas de qualquer forma acredito que o suporte TRIM não vai estar nativo como foi o caso do HighSierra então, não sei se vale a pena este trabalho todo. Retornei para o Sierra com Raid0 porque o HighSierra se comportou muito mal na minha maquina, uso excessivo de processamento péssimo gerenciamento de memória, a maquina ficou muito ruim... Como está o comportamento do Mojave na maquina ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Clodinei Luiz de Souza disse:

No caso do Mojave eu não acho viável instalar pela falta do suporte nativo, poderia até arriscar a fazer o Raid0 em APFS no Mojave, seguindo o tutorial do Taruga, criando as partições GPT manualmente, mas de qualquer forma acredito que o suporte TRIM não vai estar nativo como foi o caso do HighSierra então, não sei se vale a pena este trabalho todo. Retornei para o Sierra com Raid0 porque o HighSierra se comportou muito mal na minha maquina, uso excessivo de processamento péssimo gerenciamento de memória, a maquina ficou muito ruim... Como está o comportamento do Mojave na maquina ?

 

Então ainda não instalei, justamente por causa do suporte ao RAID 0 , ou faço a instalação sem conversão do APFS ou deixo como esta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, cada vez mais desanimado com as novas versões do MacOS,  até o momento sem nenhum posicionamento da Apple em relação ao APFS em RAID 0, simplesmente esquecerem de nos. 

Ficar estagnado  no MacOS Sierra, mesmo sabendo que minha maquina tem poder de fogo para o Mojave.

E desfazer o Raid 0 não quero que seja a ultima opção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 08/10/2018 at 15:42, LiveSorcerer disse:

É pessoal, cada vez mais desanimado com as novas versões do MacOS,  até o momento sem nenhum posicionamento da Apple em relação ao APFS em RAID 0, simplesmente esquecerem de nos. 

Ficar estagnado  no MacOS Sierra, mesmo sabendo que minha maquina tem poder de fogo para o Mojave.

E desfazer o Raid 0 não quero que seja a ultima opção. 

Estamos no mesmo barco amigo, tenho um Macbook Pro 13  Mid 2012 em Raid 0  (2x SSD 500GB 850EVO) no MacOS Sierra. Gostaria muito de poder fazer upgrade para o Mojave em APFS, até consegui fazer funcionar o RAID 0 no Mojave em HFS+ , mas acabei voltando para o Sierra. Estou pensando em vender meus 2 SSDs de 500GB e comprar um SSD de 1TB e desistir da perfomance do RAID 0 :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, José Eduardo Ricciardi Peres disse:

Estamos no mesmo barco amigo, tenho um Macbook Pro 13  Mid 2012 em Raid 0  (2x SSD 500GB 850EVO) no MacOS Sierra. Gostaria muito de poder fazer upgrade para o Mojave em APFS, até consegui fazer funcionar o RAID 0 no Mojave em HFS+ , mas acabei voltando para o Sierra. Estou pensando em vender meus 2 SSDs de 500GB e comprar um SSD de 1TB e desistir da perfomance do RAID 0 :(

Eu não quero chegar nesse ponto, e pena que nosso MBP 13 2012 nao PCI-E para ter uma performance boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou pensando em deixar o Mojave para macs-não suportados e permanecer no High Sierra com Raid 0, porém estou com dúvida sobre os comandos no terminal que o Taruga menciona (visto que utilizou 2 SSDs de 240 GBs), no meu caso, como seria os valores nos comandos para os 2 SSDs de 250GBs da assinatura?  Obrigado.

Comandos 2 SSDs 240GBs:

$ diskutil appleRaid create stripe raid0 JHFS+ disk1 disk2
$ diskutil unmountDisk disk3
$ sudo gpt create disk3
$ sudo gpt -r show disk3
$ sudo gpt add -b 40 -s 409600 -i 1 -t C12A7328-F81F-11D2-BA4B-00A0C93EC93B disk3
$ sudo gpt add -b 409640 -s 934701328 -i 2 -t 48465300-0000-11AA-AA11-00306543ECAC disk3
$ sudo gpt add -b 935110968 -s 1269536 -i 3 -t 426F6F74-0000-11AA-AA11-00306543ECAC disk3
$ diskutil unmountDisk disk3
$ sudo newfs_hfs -v raid0 disk3s2
$ diskutil mountDisk disk3
Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, webg3brasil disse:

Estou pensando em deixar do Mojave para macs-não suportados e permanecer no High Sierra com Raid 0, porém estou com dúvida sobre os comandos no terminal que o Taruga menciona (visto que utilizou 2 SSDs de 240 GBs), no meu caso, como seria os valores nos comandos para os 2 SSDs de 250GBs da assinatura?  Obrigado.

 

Aconselho-te a ficar com o Raid 0 HFS no High Sierra, eu proprio embora tenha o Mojave em Raid 0 com APFS a funcionar, não me sinto seguro para o usar como sistema principal. 
Não é possivel usar o bless para um raid 0 apfs e isso por vezes causa problemas e confusão com o arranque do sistema e pior ainda para quem nao sabe muito bem como resolver os problemas que possa vir a encontrar.

Em relação aos comandos, no lugar daquela confusão pelo meio de:
 

$ sudo gpt add -b 40 -s 409600 -i 1 -t C12A7328-F81F-11D2-BA4B-00A0C93EC93B disk3
$ sudo gpt add -b 409640 -s 934701328 -i 2 -t 48465300-0000-11AA-AA11-00306543ECAC disk3
$ sudo gpt add -b 935110968 -s 1269536 -i 3 -t 426F6F74-0000-11AA-AA11-00306543ECAC disk3

Pode-se usar algo mais simples como isto:

$ gpt add -t hfs disk3

e assim não ha problemas com aqueles valores.

Esses comandos criam um Raid 0 HFS com GUID_partition_scheme e apos instalação do Mojave ele ira converter isto para APFS.
 

Editado por Luis Galhardo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luis Galhardo disse:

Aconselho-te a ficar com o Raid 0 HFS no High Sierra, eu proprio embora tenha o Mojave em Raid 0 com APFS a funcionar, não me sinto seguro para o usar como sistema principal. 
Não é possivel usar o bless para um raid 0 apfs e isso por vezes causa problemas e confusão com o arranque do sistema e pior ainda para quem nao sabe muito bem como resolver os problemas que possa vir a encontrar.

Em relação aos comandos, no lugar daquela confusão pelo meio de:
 


$ sudo gpt add -b 40 -s 409600 -i 1 -t C12A7328-F81F-11D2-BA4B-00A0C93EC93B disk3
$ sudo gpt add -b 409640 -s 934701328 -i 2 -t 48465300-0000-11AA-AA11-00306543ECAC disk3
$ sudo gpt add -b 935110968 -s 1269536 -i 3 -t 426F6F74-0000-11AA-AA11-00306543ECAC disk3

Pode-se usar algo mais simples como isto:


$ gpt add -t hfs disk3

e assim não ha problemas com aqueles valores.

Esses comandos criam um Raid 0 HFS com GUID_partition_scheme e apos instalação do Mojave ele ira converter isto para APFS.
 

Muito obrigado, irei tentar isso na próxima semana, preciso fazer alguns backups antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2018 at 07:41, Luis Galhardo disse:

Pode-se usar algo mais simples como isto:


$ gpt add -t hfs disk3

e assim não ha problemas com aqueles valores.

Esses comandos criam um Raid 0 HFS com GUID_partition_scheme e apos instalação do Mojave ele ira converter isto para APFS.
 

Muito obrigado, o Mojave só não converteu para APFS no final, porém dei o comando depois pelo Terminal do Instalador e converteu, aqui meu hardware é um pouco antigo, então SSD rodava a 200MB e agora dobrou com RAID0, está em APFS.

Rodando Mojave em um mac não-suportado e RAID0 (dizia que meu sistema também não era compatível com RAID), agora vou fazer o último up nesse hardware (trocar a memória de 8GB para 16GB) e assim terminar o ciclo de atualizações e melhora de desempenho.

Não fui eu que criei o tópico, mas me serviu bem hahhaha

PS: Fiz alguma coisa errada, pois não consegui desfazer mais do RAID (antes de instalar) e também ficou com duas instâncias mas só uma funcional.

 

Obrigado a todos. '-)

 

 

Captura de Tela 2018-11-05 às 18.14.01.png

Captura de Tela 2018-11-05 às 18.14.12.png

Captura de Tela 2018-11-05 às 18.14.49.png

Captura de Tela 2018-11-05 às 18.07.23.png

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, LiveSorcerer disse:

Eu que criei o tópico dessa Saga.emoji28.pngemoji23.png
Então me perdi nos comandos.
Qual seria o procedimento correto?
Assim facilitaria para outras pessoas.
Pretendo testar isso daqui 2 semanas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

diskutil appleRaid create stripe raid0 JHFS+ disk1 disk2
$ diskutil unmountDisk disk3
$ sudo gpt create disk3
gpt add -t hfs disk3

 

raid0 (é o nome que dei pra partição, mas pode ser outro a seu critério), só segui o tutorial do Luis Galhardo

depois de instalar o Mojave e estiver funcionando OK, você entra no Recovery ou pendrive de boot, dá um comando:

diskutil list e identifica onde está a partição do macOS

daí dê o comando:

diskutil apfs convert disk(x)s(y) 

 

X e Y é de acordo com sua partição.

 

Depois reinicia, vai estar funcionando '-)

 

essa semana ainda troco as memórias aqui rsrs

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diskutil appleRaid create stripe raid0 JHFS+ disk1 disk2$ diskutil unmountDisk disk3$ sudo gpt create disk3

gpt add -t hfs disk3

 
raid0 (é o nome que dei pra partição, mas pode ser outro a seu critério), só segui o tutorial do Luis Galhardo
depois de instalar o Mojave e estiver funcionando OK, você entra no Recovery ou pendrive de boot, dá um comando:
diskutil list e identifica onde está a partição do macOS
daí dê o comando:
diskutil apfs convert disk(x)s(y) 
 
X e Y é de acordo com sua partição.
 
Depois reinicia, vai estar funcionando '-)
 
essa semana ainda troco as memórias aqui rsrs


Valeu, irei fazer isso, pois ainda estou no Sierra.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...