Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Possibilidade do Mojave em Mac's 2011


Marcos Paulo_89522

Posts Recomendados

4 horas atrás, FabianoAguilar disse:

vou ficar no high sierra mesmo, muitos problemas ainda ?

Se quiser implementar no MacBook Pro 8,2 siga esse passo a passo:

http://dosdude1.com/gpudisable/

Tem que desativar a GPU dedicada mesmo, não tem suporte, terá que usar apenas os "gráficos discretos" integrados da Intel.

Ou seja, para rodar algo mais pesado como jogos, somente através de eGPU no Mojave para esse hardware.

É isso

3 horas atrás, Janio Sarmento disse:

É isso mesmo: AMD Radeon HD 6770M 512 MB

Que tristeza! Detesto ficar com SO em versão atrasada.

Dê uma olhada, na página inicial do dosdude1 talvez tenha algo que você possa fazer pra desativar a Radeon ou subsistir a mesma (não sei se é possível).

http://dosdude1.com/mojave/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, webg3brasil disse:

Dê uma olhada, na página inicial do dosdude1 talvez tenha algo que você possa fazer pra desativar a Radeon ou subsistir a mesma (não sei se é possível).

No iMac não tem jeito de desabilitar a Radeon.

Estou pensando em comprar um monitor para usar o Macbook Pro como máquina principal, aí eu vendo o iMac e fico livre da frustração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui corrigir os menus acinzentados dos aplicativos que não possuem modo escuro (somente para os  MacBooks não-suportados, que possuem GPU não-metal apresentava problemas), quem quiser a correção procure meu Post na área de Programação do fórum, o título é "Script para rodar na inicialização do Mojave˜.

 

Captura de Tela 2018-09-28 às 00.16.03.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém reparou num bug de inicialização que o logo da maçã desaparece e aparece depois?

Meu MBP Final de 2013 demorava 12s no Mavericks, subiu pra 45 no Yosemite, baixou pra 25 no El Capitan, variou entre 20-30s no Sierra, foi pra 17s no High Sierra e agora tá em 20s no Mojave. 

Decepção com a Apple

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O macOS nada mais é do que um meio para utilizarmos aplicativos. E simplesmente não vejo vantagem alguma em fazer gambiarras para instalar ele em Macs não suportados para usar os mesmos aplicativos que o High Sierra roda igual ou melhor. 
Não consigo entender a necessidade de chegar ao extremo de desativar a GPU dedicada, perdendo um bom desempenho gráfico apenas para ter o novo sistema. 
Os Macs que não tem suporte oficial, ainda são boas máquinas. Durarão por anos ainda e terão compatibilidade com novos programas. 
O que eu sempre recomendo, para quem faz questão de sempre usar as novidades é nunca ficar com um Mac até ao ponto dele perder o suporte oficial, seja de hardware ou sistema.
Se vc vai comprar um Mac usado, um Mac que já não roda um sistema atual se desvalorizou muito, comparado a outro que é atualmente suportado.  Pra o pessoal que tem Mac de 2010 ou 2011, sem querer ser chato mas já sendo, já deveriam ter vendido o Mac uns 3 anos atrás para alguém que não precisaria na época de um Mac mais recente e ter pego um 2012 em diante. Ou não se importar tanto com a "aposentadoria" do macOS no hardware que tem.
Tudo bem que achei mancada a Apple não suportar oficialmente os Macs 2011, com i5, Intel HD 3000 e com Thunderbolt. Esses Macs poderiam sim rodar o Mojave nativamente. Já abaixo disso, foi decisão acertada. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, jailsonrs disse:

O macOS nada mais é do que um meio para utilizarmos aplicativos. E simplesmente não vejo vantagem alguma em fazer gambiarras para instalar ele em Macs não suportados para usar os mesmos aplicativos que o High Sierra roda igual ou melhor. 
Não consigo entender a necessidade de chegar ao extremo de desativar a GPU dedicada, perdendo um bom desempenho gráfico apenas para ter o novo sistema. 
Os Macs que não tem suporte oficial, ainda são boas máquinas. Durarão por anos ainda e terão compatibilidade com novos programas. 
O que eu sempre recomendo, para quem faz questão de sempre usar as novidades é nunca ficar com um Mac até ao ponto dele perder o suporte oficial, seja de hardware ou sistema.
Se vc vai comprar um Mac usado, um Mac que já não roda um sistema atual se desvalorizou muito, comparado a outro que é atualmente suportado.  Pra o pessoal que tem Mac de 2010 ou 2011, sem querer ser chato mas já sendo, já deveriam ter vendido o Mac uns 3 anos atrás para alguém que não precisaria na época de um Mac mais recente e ter pego um 2012 em diante. Ou não se importar tanto com a "aposentadoria" do macOS no hardware que tem.
Tudo bem que achei mancada a Apple não suportar oficialmente os Macs 2011, com i5, Intel HD 3000 e com Thunderbolt. Esses Macs poderiam sim rodar o Mojave nativamente. Já abaixo disso, foi decisão acertada. 
 

Concordo, o meu macbook pro mid 2009 segue firme e forte no El Capitan, tenho um iPad 2 "meio lento" mas funciona, minha apple tv 3 me atende bem,  o único que recebeu atualização foi meu iPhone 5s e o bichinho vai mais algum tempo, costumo usar minhas máquinas até o fim... quando não der mais compro novo, não fico sofrendo por não ter mais suporte ou atualizações, e sou contra esse tipo de gambiarra que pode até diminuir a vida útil de um aparelho ou funcionar meia boca, meus apples são velhinhos mas funcionam lindamente... 

Editado por Fabianoreis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, jailsonrs disse:

O macOS nada mais é do que um meio para utilizarmos aplicativos. E simplesmente não vejo vantagem alguma em fazer gambiarras para instalar ele em Macs não suportados para usar os mesmos aplicativos que o High Sierra roda igual ou melhor. 
Não consigo entender a necessidade de chegar ao extremo de desativar a GPU dedicada, perdendo um bom desempenho gráfico apenas para ter o novo sistema. 
Os Macs que não tem suporte oficial, ainda são boas máquinas. Durarão por anos ainda e terão compatibilidade com novos programas. 
O que eu sempre recomendo, para quem faz questão de sempre usar as novidades é nunca ficar com um Mac até ao ponto dele perder o suporte oficial, seja de hardware ou sistema.
Se vc vai comprar um Mac usado, um Mac que já não roda um sistema atual se desvalorizou muito, comparado a outro que é atualmente suportado.  Pra o pessoal que tem Mac de 2010 ou 2011, sem querer ser chato mas já sendo, já deveriam ter vendido o Mac uns 3 anos atrás para alguém que não precisaria na época de um Mac mais recente e ter pego um 2012 em diante. Ou não se importar tanto com a "aposentadoria" do macOS no hardware que tem.Tudo bem que achei mancada a Apple não suportar oficialmente os Macs 2011, com i5, Intel HD 3000 e com Thunderbolt. Esses Macs poderiam sim rodar o Mojave nativamente. Já abaixo disso, foi decisão acertada. 
 

concordo plenamente.  eu tenho esse meu MacBook Pro mid 2010 15´  encostado aqui... só uso ele pra internet , coisas básicas, e em viagens ( assim, se me roubarem, roubam o MacBook Pro velho). Mas no MacBook Pro novo e no meu iMac Pro que uso mais a trabalho, nem penso em instalar o OSX  Mojave antes da versão 10.14. 3 ( ou 10.14.4)...

Mas como instalei nesse meu MacBook Pro  mid 2010, fiz uns testes e me surpreendi como ele está rodando até mais rápido que o OSX High Sierra. O Safari e o Mail estão muito rápidos, assim como o iTunes, Photos e  outros apps. 

O FCPX 10.4 também tá rodando bem, mas não instalei nenhum plugin, acredito que perca performance assim que instalar. O que me surpreendeu muito é a velocidade que o Cinema 4D R20 está rodando nele. Muito rápido mesmo, mesmo com toda biblioteca e plugins instalados...claro que os renders demoram, mas isso neste MacBook Pro é normal porque a placa de video é fraca.

Mas tem vários bugs e glitches, mas acho que é porque tá instalado em um computador não suportado. Uma coisa que vi é que no modo claro tem problemas de cores, quando habilita o Reduce transparence resolve em parte , mas o dock fica com o fundo tudo branco. 

Observei outros bugs, não indicaria ainda pra quem usa profissionalmente.  Para usar em casa, beleza.

Eu não sei se instalei a versão final, não tem aquele Apple News  (18A391) 

 

 

Screenshot 2018-09-30 at 11.07.43.png

Editado por Mr.F
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Fabianoreis disse:

Concordo, o meu macbook pro mid 2009 segue firme e forte no El Capitan, tenho um iPad 2 "meio lento" mas funciona, minha apple tv 3 me atende bem,  o único que recebeu atualização foi meu iPhone 5s e o bichinho vai mais algum tempo, costumo usar minhas máquinas até o fim... quando não der mais compro novo, não fico sofrendo por não ter mais suporte ou atualizações, e sou contra esse tipo de gambiarra que pode até diminuir a vida útil de um aparelho ou funcionar meia boca, meus apples são velhinhos mas funcionam lindamente... 

Isso que eu sempre recomendo para quem tem Macs mais fracos. Um tempo atrás peguei um Mac mini 2009 para formatar e mesmo ele podendo rodar High Sierra com um patch relativamente simples, resolvi deixar ele com o El Capitan pois tem compatibilidade com o Office 2016 e o Adobe CC 2017 que era o que a cliente precisava. Tudo rodando liso, de boas e sem preocupação para ter recursos um tanto quanto desnecessários. Claro que já recomendei a venda e posteriormente pegar um outro Mac mais recente, de 2012 em diante.
Exceto os Macs de 2011 com i5 e Thunderbolt, achei bem acertada a decisão da Apple de cortar hardware MUITO antigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2018 at 20:54, JvDaP disse:

 

Aí amigos lá fora já conseguiram instalar o Mojave num iMac 2011, a única questão e que esse iMac teve sua VGA substituída por uma gtx 780m.

 

Além disso, pelo que andei lendo é possível pegar o supportplataform.plist do high sierra e usar no Mojave pra poder instalar em mac's que estão fora da lista pra instalação.

 

Os que conseguiram instalar nos modelos 2011 tiveram que editar as kexts de rede e audio para eles poderem funcionar no Mojave.

 

Vou adicionar mais informações aqui conforme forem surgindo

 

271b19439ac46428cd1025b1408b436c.png

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

JvDaP, o meu iMac é o mesmo da imagem que você postou.  As diferenças ficam por conta de na minha máquina ter um SSD de 240Gb + 1 HD de 1TB e a placa de vídeo é a AMD Radeon HD 6970M 1G.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cavalcanti disse:

JvDaP, o meu iMac é o mesmo da imagem que você postou.  As diferenças ficam por conta de na minha máquina ter um SSD de 240Gb + 1 HD de 1TB e a placa de vídeo é a AMD Radeon HD 6970M 1G.

 

Fala amigo, então, acho que com o patcher tem como colocar pra instalar...mas estou meio por fora sobre a possibilidade dessa AMD ter suporte pra METAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, referente aos que são contra utilizar o macOS Mojave em Macs não suportados oficialmente, no meu ponto de vista, nem precisaria comentar nesse tópico, pois o intuito dele é justamente o oposto: "utilizar o sistema em macs não suportados", tendo em vista que podemos perder alguma performance ou algum elemento visual (no meu caso).

O macOS não é só visual, ele possui aprimoramentos por baixo do capô, um exemplo é o apfs que está redondo nesse novo sistema, lembrando que o apfs foi iniciado no Sierra, mas não era possível utilizar como sistema, no El Capitan ele passou a ser utilizado como sistema de arquivos principal, mas ainda não estava completo, pois pra funcionar, só podia instalar em SSD e não podia instalar em Fusion Drive, ficou em teste até que finalmente foi corrigido e concluído, acredito que ainda há espaço pra melhorias nele, hoje no Mojave podemos utilizar Fusion Drive e até RAID segundo algumas pessoas tem relatado no MacRumors.

 

O Mojave é muito mais estável e rápido que o High Sierra, o modo escuro é o melhor de tudo, sem dúvidas, quando você entende a proposta, você não quer deixar de usar, eu uso durante o dia somente o modo claro, mas quando chega por volta das 19h, começo a utilizar o modo escuro, e depois das 22h utilizo a combinação do modo escuro + night shift (sim, ele funciona nos macs não suportados também, a Apple não implementou porque não quis, era pra estar presente desde o El Capitan).

Se não me engano no Sierra, os MacBooks 2009 foram capados a transparência, mas podemos ativa-la e continua funcionando perfeitamente, não vejo porque não podemos tirar proveito dos benefícios do sistema mais novo.

Esse foi o sistema mais estável lançado nos últimos anos, e até agora, estou muito contente por que está funcionando no meu hardware de 8 anos, se tivesse dinheiro sobrando, sem dúvidas pegava um equipamento mais novo, mas se roda nesse hardware, porque eu deveria investir em um novo equipamento?

 

Acredito que esses problemas no modo claro serão todos resolvidos em breve, existem algumas pessoas trabalhando arduamente para trazer de volta o suporte ao OpenGL, sim, estão utilizando hacks pesados e tem tido resultados, já criaram um modo híbrido que algumas partes do sistema já apresentam as cores normalizadas como o menu mais voltado pro branco sem precisar diminuir a transparência. É tudo válido, desde que você queira utilizar assim.

 

Veja alguns prints, rodando perfeitamente (sem perda de performance ou diminuição da GPU)

 

Captura de Tela 2018-10-01 às 00.04.33.png

Captura de Tela 2018-10-01 às 00.01.15.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, JvDaP disse:

Fala amigo, então, acho que com o patcher tem como colocar pra instalar...mas estou meio por fora sobre a possibilidade dessa AMD ter suporte pra METAL

Que dizer que a NVIDIA GeForce GTX 780M tem suporte pra METAL? Seria trocar e funcionar nativamente? Visto que essa placa de vídeo vem no iMac 27-inch, Late 2013.

Editado por Cavalcanti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Cavalcanti disse:

Que dizer que a NVIDIA GeForce GTX 780M tem suporte pra METAL? Seria trocar e funcionar nativamente? Visto que essa placa de vídeo vem no iMac 27-inch, Late 2013.

Isso amigo, sim ela tem suporte. 

Essa placa o pessoal tira de Alienware 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aqui vai minha experiencia com o Mojave Patcher. A instalação transcorreu tranquila, apliquei os parches do post-instala como ensina no guia, mas ao entrar no desktop ele congelou totalmente. Chegou a mostrar a tela de update do Patcher, mas não sai dali. O mouse funciona, mas nada na tela é clicável. 

Cheguei a conclusão que não vale a pena ir atrás, vou ficar no High Sierra mesmo, que tá rápido e não tem problemas. 

Minha máquina é um MacBook Air mid-2011 (MacbookAir 4,2).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Rafael Thomas disse:

Eu instalei no meu MacBook Pro  Late 2011 , até o momento rodou tudo normal.   Só o efeito de transparência que não está funcionando, aparece apenas cores solidas sem opacidade alguma. Alguém sabe como resolver?Captura de Tela 2018-10-04 às 19.49.12.png

Você selecionou o macOS Post Install pelo Pendrive depois de instalar? 

Selecionou Legacy Vídeo Card Patch, no final deixou ticado Force Cache Rebuild?

Vá em Preferências de Sistema e verifica se a redução de transparência tá habilitado e desabilite,

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, webg3brasil disse:

Você selecionou o macOS Post Install pelo Pendrive depois de instalar? 

Selecionou Legacy Vídeo Card Patch, no final deixou ticado Force Cache Rebuild?

Vá em Preferências de Sistema e verifica se a redução de transparência tá habilitado e desabilite,

Sim, selecionei o Post Install, porém deixei no automático pela versão do MacBook Pro 8.1.

Mexendo aqui tentando resolver, eu desabilitei a ocultação automática do DOCK e habilitei, depois desabilitei a redução de transparência algumas vezes, e agora está normal, com transparência. No fim não sei o que foi que fiz que teve efetiva resolução, mas só mexendo na redução de transparência não havia resolvido. Por fim deu tudo certo. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...