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APPLE RECUSA CUMPRIR GARANTIA DE MACBOOK PRO


bernardo.dias

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Adquiri o novo MacBook Pro 15'' no final de abril/2018 e o equipamento veio com o trackpad manchado. 
 
Enviei uma foto da mancha (anexo) via chat online do suporte da Apple. O atendente solicitou que eu levasse o notebook a uma loja autorizada. Assim o fiz, na loja iONE localizada no Taguatinga Shopping de Brasília/DF. Fui bem atendido pela técnica da iONE, de nome Karol, que reconheceu o problema, informando se tratar de uma provável falha na pintura/polimento. A mancha tem aproximadamente 10cm. Foi me pedido um prazo para análise. Após esse prazo (com 4 dias de atraso), recebi retorno por telefone da Central de Suporte da Apple Care, por meio do Sr. Eric, via telefone 001 408 556-4000  (San Jose, CA, USA), no qual fui informado que DEFEITO ESTÉTICO NÃO É COBERTO PELA GARANTIA.
 
Trata-se de um produto novo. Obviamente, portanto, um erro de fabricação DEVE ser coberto pela garantia. Inclusive, para esse caso específico, há previsão no Termo de Garantia de 1 Ano da Apple: "(...) Esta Garantia não se aplica: (...) a danos estéticos, (...), a menos que a falha ocorra devido a um defeito de material ou fabricação". A Apple descumpriu o próprio contrato e se mostra uma empresa que age de má fé. A garantia é enganosa e a conduta fere a Lei Consumerista, art. 18.
 
Essa foi minha última aquisição na Apple. Me arrependo de ter influenciado irmãos, pais e alguns colegas de trabalho a comprarem Apple. Eu acreditava ser uma empresa honesta. 
 
Na oportunidade, informo que a bateria desse novo Mac teve autonomia de apenas 4h a 5h. Só utilizei 9 ciclos até o momento. Testarei mais. Foi uso padrão - navegação na internet via Safari e Wifi, sem dispositivos conectados nas portas Usb. Tenho um Mac antigo, de 2013, cuja bateria até hoje dura aprox 9 a 10h. O novo Mac é uma vergonha. Além dessa decepção, na mesma compra adquiri um iPhone X, cujo FaceID pifou na primeira semana.
 
 
 

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Complicado mesmo...se fosse na loja e qdo tivesse aberto visto isso...seria diferente...mais comprou e recebeu pelo correio..transportadora e tal...mesmo lacrado...depois pra resolver e sempre complicado. Entendo que voce  esteja chateado entretanto entendo a Apple tmb. Se fosse voce  eu insistiria enviando o Mac para a propria Apple em SP.  Se voce  abrir um chamado com eles pelo 0800 eles provavelmente vão te instruir a fazer isso....enfim...boa sorte ai fera. 

 

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Olá Gustavo,  Boa tarde!

A idéia é boa, mas acredito que não adiantaria, pois a recusa foi dada pelo Suporte Central da Apple, e não pela loja iONE. A Karol da iONE informou que trocaria a peça em 1 dia se houver estoque, ou no máximo 5 dias se não houver estoque, mas que precisava da autorização da Apple central (chamada de Apple Care). A negação veio por telefone a partir do número 001 408 556-4000 (San Jose, CA, USA). A princípio devo proceder por ação judicial mesmo. Mas obrigado!

 

 

 

 

 

 

Olá Macrulez / FRED!

Então, eu comprei presencialmente, porém no exterior durante a viagem com família. Como eu fiquei poucos dias em cada cidade, não houve tempo para deixar o notebook na loja, nem mesmo para retornar lá. Não imaginei que a Apple do Brasil tivesse essa postura. Eu trouxe o note na autorizada tão logo retornei da viagem.

Existem jurisprudências (desde 1990) em que multinacionais com filial no Brasil devem responder à garantia nos termos da Lei brasileira (90 dias) mesmo que o produto seja comprado no exterior. Esse modelo de Macbook Pro é exatamente o mesmo vendido no Brasil. Ou seja, a garantia é dada por Lei. A questão é que Apple se recusa a cumprir a lei. Além disso, eles violam cláusula contratual, pois esse caso específico (dano estético proveniente de fabricação) está coberto no próprio termo de "Garantia Limitada de Um (1) Ano" da Apple.

Esqueci de comentar: A mancha possui uma característica curiosa: Se o trackpad estiver limpo, a mancha fica imperceptível. Contudo, ao passo que se utiliza o notebook, a gordura natural dos dedos torna a mancha cada vez mais brilhante. Essa característica pode ser reproduzida a qualquer momento. É como se fosse um vício na pintura. Ao abrir a caixa, não se percebe facilmente a mancha. Porém, com uns 2 dias de uso, percebe-se que a mancha existe e é persistente. Limpa-se, mas ela volta.

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Saquei Fera...situação chata pra caramba mesmo. De qq maneira antes de tentar a Justiça ainda tentaria ligar para o 0800 da Apple (como se nada tivesse acontecido) e explicar o fato...enfim...o não voce  ja tem ne? Boa sorte ai...vou ficar torcendo pra tudo dar certo e voce  conseguir resolver da melhor forma! Abs

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cara mete um adesivo skin palmguard ai e já era, esse meu da assinatura tá todo riscado, mas com o adesivo, ficou como novo, além de conservar mais o produto, também uso a proteção de silicone no teclado, e já faz 8 anos esse macbook, o teclado está como novo, zerado porque sempre usei com a proteção.

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Adquiri o novo MacBook Pro 15'' no final de abril/2018 e o equipamento veio com o trackpad manchado.    Enviei uma foto da mancha (anexo) via chat online do suporte da Apple. O atendente solicitou que eu levasse o notebook a uma loja autorizada. Assim o fiz, na loja iONE localizada no Taguatinga Shopping de Brasília/DF. Fui bem atendido pela técnica da iONE, de nome Karol, que reconheceu o problema, informando se tratar de uma provável falha na pintura/polimento. A mancha tem aproximadamente 10cm. Foi me pedido um prazo para análise. Após esse prazo (com 4 dias de atraso), recebi retorno por telefone da Central de Suporte da Apple Care, por meio do Sr. Eric, via telefone 001 408 556-4000  (San Jose, CA, USA), no qual fui informado que DEFEITO ESTÉTICO NÃO É COBERTO PELA GARANTIA.   Trata-se de um produto novo. Obviamente, portanto, um erro de fabricação DEVE ser coberto pela garantia. Inclusive, para esse caso específico, há previsão no Termo de Garantia de 1 Ano da Apple: "(...) Esta Garantia não se aplica: (...) a danos estéticos, (...), a menos que a falha ocorra devido a um defeito de material ou fabricação". A Apple descumpriu o próprio contrato e se mostra uma empresa que age de má fé. A garantia é enganosa e a conduta fere a Lei Consumerista, art. 18.   Essa foi minha última aquisição na Apple. Me arrependo de ter influenciado irmãos, pais e alguns colegas de trabalho a comprarem Apple. Eu acreditava ser uma empresa honesta.    Na oportunidade, informo que a bateria desse novo Mac teve autonomia de apenas 4h a 5h. Só utilizei 9 ciclos até o momento. Testarei mais. Foi uso padrão - navegação na internet via Safari e Wifi, sem dispositivos conectados nas portas Usb. Tenho um Mac antigo, de 2013, cuja bateria até hoje dura aprox 9 a 10h. O novo Mac é uma vergonha. Além dessa decepção, na mesma compra adquiri um iPhone X, cujo FaceID pifou na primeira semana.      unnamed.jpg.31d1e1300bb839dbd4f60aa9f843a7f2.jpg

Olha, esquece essa mancha. Melhor pro seu bem estar. Bota uma skin DBrand no touchpad.


Envoyé de mon iPhone en utilisant Tapatalk
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  • 2 semanas depois...
Em 10/06/2018 at 14:49, Tiago808 disse:


Olha, esquece essa mancha. Melhor pro seu bem estar. Bota uma skin DBrand no touchpad.


Envoyé de mon iPhone en utilisant Tapatalk

Discordo em “esquecer” a mancha! Você investe uma pequena fortuna em um computador que vem com defeito de fábrica!! Provavelmente, tal defeito deprecie o valor em uma possível revenda ou até mesmo possa, futuramente, causar problema no Trackpad Force touch.

Como falado acima: ligue, novamente e pacientemente, no 0800 peça para falar no suporte avançado e explique a situação. Creio que não adianta levar em outra loja, pois pelo número de série do equipamento vão saber que a substituição já foi negada anteriormente e na loja não poderão fazer nada.

Caso neguem a substituição do topcase entra na Justiça. Não esmorece e corre atrás do seu direito afinal você investiu mais de 10 mil reais.

Boa sorte e vai dando notícias do caso.

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  • 3 semanas depois...
Em 30/05/2018 at 01:07, bernardo.dias disse:

Obrigado!

Acho que vou tentar mais uma vez mesmo, em outra loja também.  Quem sabe dá certo neh...

Esse seu caso acredito que vá ser BEM complicado de ser resolvido. Problemas estéticos é praticamente uma loteria com a Apple. Tente com o suporte sênior, mas acho difícil eles aprovarem a troca... ?

Boa sorte!

Abraços

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Como o @glauber.biof disse ali em cima, você pagou por um produto novo! Não foi R$10 ou R$100 reais não, algo superior a casa dos R$8.000,00. E mesmo se tivesse sido, você tem o direito de exigir. É por isso que muitos americanos processam a Apple por coisas assim, e vira até caso de notícia.

Se você seguiu as recomendações de tentar novamente com o suporte, e nada foi resolvido. Vai em frente, e segue com uma causa judicial. Coisas estéticas e simples assim, a Apple costuma se negar a resolver. Como o caso do acabamento da 6ª Geração de iPhones, que ficavam todos oxidados.

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      Pessoal,
      Compartilho aqui uma experiência que tive com o iPad Air 4, devidamente devolvido para Apple.
      Comprei o iPad no início de janeiro/2021. Após 20 dias de espera eis que é chegada a hora de receber o dito cujo e aproveitar tudo que o mesmo poderia me oferecer.
      Pausa aqui para dizer que fui early adopter do 1º iPad lançado ainda por Steve Jobs. Posteriormente tive o Air de 1ª geração e o Pro 12" 2019.
      Assim que liguei percebi de cara algo que jamais observara num iPad. 
      O canto esquerdo da tela apresentava laminação irregular, destacando uma leve "sombra". Como havia acabado de receber, telefonei para o pós-venda e prontamente fui informado de que haveria substituição por nova unidade.
      Durante as semanas de espera por um novo, fui pesquisar para saber se era só comigo e tive a surpresa de encontrar poucos relatos, mas não por se tratar de poucas unidades com defeito e sim porque poucos usuários estão percebendo. Por isso, tive a ideia de compartilhar aqui com vocês, pois recebi a segunda unidade com o mesmo defeito e resolvi pedir o reembolso da Apple.
      Seguem as imagens das duas unidades e print de fórum da gringa com o mesmo problema.
      Sinto ter me alongado, mas queria deixar o relato detalhado.
      Se o mesmo acontece com vocês, compartilhem aqui, por favor.
      Até!
      Lado esquerdo (com defeito):



       
      Lado direito, como esperado (sem defeito):


       
      Relato que encontrei em outro fórum e review de vídeo no YouTube:



       
    • Por Marcelo Juliao
      Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!
      Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!
      Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).
      Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!
      Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!
      Alguém com um problema semelhante?
    • Por Guilherme Zapparoli
      Tenho um Macbook Pro Late 2013 (eu sei, eu sei, tá bem velhinho, mas ainda tá dando pro gasto, rs).
      Nessa semana eu reparei que ele estava esquentando bastante, e pra força-lo a baixar a temperatura eu joguei um ventilador na "cara" dele. Hoje me dei conta de que a ventoinha não estava funcionando (pelo tempo de uso, até achei que ela tivesse pifado). Mas antes de decretar a falência da mesma, resolvi testar o Mac Fans Control e para minha surpresa a danada tá funcionando sim. O problema é que ela não está sendo acionada automaticamente pelo sistema. Quando eu a forço a trabalhar ela chega no máximo RPM e baixa a temperatura rapidinho.
      Eu resetei o SMC mas mesmo assim ela só funciona quando o Mac Fans está aberto.
      Alguém tem ideia do que seja? Como ela pode voltar a funcionar pelo sistema (sem ser por um app de 3º)?
       
      P.S.: Eu não entendo muito, mas vi que se forçá-la demais, pode acabar danificando o macbook todo. Por isso deixei o ventilador na cara dela, por enquanto, pra ele controlar a temperatura sem ter que forçar nada.
      P.S.2: Caso não consiga resolver, fazendo-a atuar pelo sistema, tem alguém que entenda bem do Mac Fans Control? qual configuração ideal para ele trabalhar sem forçar nada e sem levá-la a um defeito sem necessidade?
    • Por Raul Duelis
      Fala galera! Blz?
      Pessoal, tenho um MacBook Pro 13 retina do final de 2012 que comprei de um amigo meu. Recentemente, descobri que o notebook está com uma senha de firmware, o que me impede de fazer qualquer atualização no notebook, seja de hardware ou de software. Duas coisas que eu gostaria de fazer nesse Mac, é instalar um SSD de 512Gb e instalar o MacOS Big Sur de forma não oficial, já que este modelo de Mac já não o suporta de maneira oficial. Meu amigo não se recorda da senha e me passou uma série de possíveis combinações (que tenho medo de ficar tentando e gerar um bloqueio, pois já fiz umas 5 tentativas) e já não possui mais a nota fiscal e, sem ela, acredito ser quase impossível que eu consiga que a Apple realize o desbloqueio para mim, mesmo que o Mac esteja funcionando normalmente e o iCloud dele em meu nome, certo?
      Alguém tem alguma ideia do que eu possa fazer para remover ou recuperar a senha? Ou sabe de alguma assistência na região de Campinas capaz de fazer isso?
      Agradeço já a qualquer ajuda.
      Abraços!
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