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Não é possível criar volume pré inicialização para a instalação do APFS


Pablo Albino

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Pessoal, fui fazer uma instalação limpa no air 2015 e agora tentando reinstalar via utilitário do macOS, ao final de 1 h aparece a mensagem "Não é possível criar volume pré inicialização para a instalação do apfs".

Em um fórum gringo dizem pra formatar em macOS expandido (journaling). Consegui abrir esta opção, que não aparecia, após deletar o volume e reiniciar. Porém, ao tentar formatar em macOS expandido(journaling)/GUID, aparece a msg de que "não é possível abrir o dispositivo".

Alguma solução?

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  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Pessoal,

Resolvi de outra forma depois de ver as dicas no youtube.

1-Você desliga o Mec,

2-Pressiona: Option + command + R e a tecla para ligar, segura até aparecer as opções. Ele vai baixar a versão mais atual e realizar a instalação.

Obs: Precisa  está conectado ao  wi-fi...é claro.

Boa sorte!

 

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  • 1 ano depois...
  • Ramon alterou o título para Não é possível criar volume pré inicialização para a instalação do APFS
  • 1 mês depois...

O meu caso ocorreu tentando instalar o macOS High Sierra em um Mac Mini bastante velho, de 2012.

Com o Command + R ele só inicia a recuperaçao e para mim deu  o mesmo problema relatado pelos colegas.

 

Porém com o Command + ALT + R, ele inicia a recuperação ONLINE, baixando novamente o recovery da internet. Este comando exige que você esteja conectado no Wifi pra funcionar.

Aqui a segunda opção, baixando da internet, funcionou 🙏🙏🙏.

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  • 1 mês depois...

Olá amigos! Comigo aconteceu a mesmíssima coisa (depois de uma, até então, fracassada tentativa de "zerar" o Mac (Air 13,3', mid 2011, High Sierra) para venda.

Pior: ao tentar apagar o HD (seguindo o que 99% das sugestões informam), aparece a mensagem "o processo de apagamento falhou". Ao tentar apagar/ desmontar o volume que parece ser o responsável pelo imbroglio, aparece a mensagem "o volume não pode ser desmontado porque esta sendo usado pelo processo 0 (kernel)".

Alguém consegue vislumbrar uma ajuda?

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  • 3 meses depois...
Em 30/03/2020 at 01:23, goncalvesmendes disse:

Olá amigos! Comigo aconteceu a mesmíssima coisa (depois de uma, até então, fracassada tentativa de "zerar" o Mac (Air 13,3', mid 2011, High Sierra) para venda.

Pior: ao tentar apagar o HD (seguindo o que 99% das sugestões informam), aparece a mensagem "o processo de apagamento falhou". Ao tentar apagar/ desmontar o volume que parece ser o responsável pelo imbroglio, aparece a mensagem "o volume não pode ser desmontado porque esta sendo usado pelo processo 0 (kernel)".

Alguém consegue vislumbrar uma ajuda?

Exatamente a mesma coisa aqui. Como você conseguiu resolver?

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55 minutos atrás, Caldeira Silva_15844 disse:

Exatamente a mesma coisa aqui. Como você conseguiu resolver?

Qual foi seu procedimento para zerar o HD?

Ideal é utilizar uma imagem de instalação da última versão suportada pelo seu Mac (https://support.apple.com/kb/DL2048?locale=pt_BR ou https://support.apple.com/pt_BR/downloads/combo), criar o pendrive bootavel com ela usando o procedimento "createinstallmedia" https://support.apple.com/pt-br/HT201372 e dar boot neste pendrive.
Feito isso, limpar completamente o HD, apagar partições e criar novamente https://support.apple.com/pt-br/HT208496
Após isso segue a instalação zerada.

Este é o processo mais básico e o melhor que há para o procedimento. O Command R necessita que a partição de recuperação no HD do Mac esteja OK, o que várias vezes é um problema. O Command Option R é demorado, meio chato, perde conexão, não é legal.

Pode tentar fazer o processo também utilizando um HD externo, no lugar de selecionar o seu disco interno pra instalar, pode usar o externo, conseguindo testar se tudo está de acordo, copiar arquivos do disco interno se precisar, e fazer a formatação completa dele e o início da nova instalação através do próprio macOS rodando no disco externo.
Inclusive, se tudo ocorrer bem na instalação no disco externo, sabe que a máquina está OK e também terá uma segunda opção pra iniciá-la.

Outra dica: se é um Mac mais antigo, ou se está tentando instalar um OS mais antigo, tipo El Capitan, ao entrar no ambiente de recuperação pelo pendrive, altere a data da máquina pelo Terminal para uma data anterior ao lançamento do OS, tipo, El Capitan de fim de 2015, coloca data do começo de 2015.
Para alterar a data no Terminal abra ele no ambiente de instalação, digite   date    e Return, digite a data no formato DDMMHHMMYYYY (dia, mês, hora, minuto, ano)

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