Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rede Equipamentos MacOS


Posts Recomendados

Prezados,

Boa noite. Tenho uma rede de computadores com Mac OSx com a seguinte topologia: Um deles é o "servidor de arquivos" e os outros acessam os arquivos desse "servidor". Todos são "estações", mas um deles centraliza os arquivos.

Estou achando que a performance está muito ruim, pois trabalho com arquivos grandes, de edição de videos: cada projeto tem entre 250 e 500GB. A máquina que compartilha os arquivos fica lenta, pois está compartilhando. As demais máquinas ficam lentas, pois acessar os arquivos grandes através da rede local...

Pensei em Instalar um servidor LINUX como Servidor de Arquivos. Dessa forma, não terei uma estação ativa, mas uma máquina compartilhando arquivos. Não sei que distribuição ou como fazer para compartilhar os arquivos. Quando uso meu Macbook em rede Windows, usar o SAMBA é muito lento. Que tipo de compartilhamento uso?

Que outra solução posso utilizar para compartilhar tais arquivos?

Agradeço todas as forma de ajuda!

 

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Em 10/05/2018 at 21:15, msoaresp disse:

Prezados,

Boa noite. Tenho uma rede de computadores com Mac OSx com a seguinte topologia: Um deles é o "servidor de arquivos" e os outros acessam os arquivos desse "servidor". Todos são "estações", mas um deles centraliza os arquivos.

Estou achando que a performance está muito ruim, pois trabalho com arquivos grandes, de edição de videos: cada projeto tem entre 250 e 500GB. A máquina que compartilha os arquivos fica lenta, pois está compartilhando. As demais máquinas ficam lentas, pois acessar os arquivos grandes através da rede local...

Pensei em Instalar um servidor LINUX como Servidor de Arquivos. Dessa forma, não terei uma estação ativa, mas uma máquina compartilhando arquivos. Não sei que distribuição ou como fazer para compartilhar os arquivos. Quando uso meu Macbook em rede Windows, usar o SAMBA é muito lento. Que tipo de compartilhamento uso?

Que outra solução posso utilizar para compartilhar tais arquivos?

Agradeço todas as forma de ajuda!

 

Marcelo

Boa tarde Marcelo,

Primeiramente sobre sua rede, o bom seria fazer uns testes de gargalos, as vezes pode ser interferências no cabeamento, firewall bloqueando também.

Outra coisa, quem sabe pensar em mudar sua categoria da rede, como você usa muito tráfego, mudar a categoria para Cat6 (ou seja Gigabit), claro que vai ter que ver se os seus equipamentos já suportam rede 1000mbps.

Sobre servidor de armazenamento, atualmente as ferramentas NAS rodam linux por trás, e existe também uma ferramenta muito boa chamada FreeNAS, porém precisa de bastante memória mas te da a liberdade de ampliação de discos, segurança, acesso, enfim.

E sobre o servidor Linux, você vai rodar o serviço Samba, bem tranquilo para configurar, porém ele não gerencia velocidade nem velocidade, se for sua rede lenta, não vai mudar a velocidade.

Outra pergunta, você usa switch gerenciável ou de camada normal? Pode ser o switch também.

Vamos conversando e achar uma solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...