Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro Early 2011 17", ainda vale a pena (reparo)?


JoseNeto.me

Posts Recomendados

Boa tarde galera,

tenho um Macbook Pro 17" Early 2011 nessas configurações:
https://everymac.com/systems/apple/macbook_pro/specs/macbook-pro-core-i7-2.2-17-early-2011-unibody-thunderbolt-specs.html
(i7 "Sandy Bridge I7-2720QM" 2.2ghz, 8gb ram, AMD RADEON HD 6750M 1gb)

O mesmo está apresentando problema na placa lógica e o reparo está custando R$2100,00 em uma assistência local (garantia de 90 dias).
Caso eu faça o reparo pretendo colocar um SSD 240gb e ampliar a memória para 16gb.

Ainda vale a pena investir nele? Gostaria saber da opinião de vocês.

Obrigado!

Editado por JoseNeto.me
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Cara, eu tenho um:

Macbook Pro 15" Early 2011

Processador: I7

HD: 750 sólido

RAM: 8GB

Deu o mesmo problema, queima do chipset de vídeo, o que provavelmente aconteceu com o seu.

Fui em diversas assistências, inclusive autorizadas da Apple, me informaram que é um problema comum em aparelhos Pro de 2011, por conta da solda que a Apple utilizava em seus hardwares nesta época.

Para reparo levei em três assistências em São Paulo.

Uma cobrou R$ 800,00 para re-solda (90 dias de garantia).

e R$ 1.100,00 para troca do chip completo também com (90 dias de garantia).

Porém, me informaram que é uma caixinha de surpresa a respeito de quanto tempo o equipamento irá durar sem dar um novo defeito.

Disseram até que compensaria vendê-lo e/ou utilizar como parte de pagamento na compra de um novo.

Eu sinceramente fiquei bem chateado, pois é um equipamento e tanto em matéria de configuração, e fiquei também com extrema dúvida se realmente o reparo iria ou não durar e se valeria apena ou não reparar.

Em certo momento chegueI a pensar até que as assistências disseram isso para eu desistir de reparar, usar como forma de pagamento, eles pegarem minha maquina, repararem e colocar a venda.

Por isso não reparei, está em casa, estou juntando uma grana para comprar um Retina de 13" a partir de 2013.

 

Mas gostaria de saber, se durante o diagnóstico a assistência que levou lhe deu este feedback, etc. 

 

Boa Sorte"

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Jandeilson Fiuza disse:

Cara, eu tenho um:

Macbook Pro 15" Early 2011

Processador: I7

HD: 750 sólido

RAM: 8GB

Deu o mesmo problema, queima do chipset de vídeo, o que provavelmente aconteceu com o seu.

Fui em diversas assistências, inclusive autorizadas da Apple, me informaram que é um problema comum em aparelhos Pro de 2011, por conta da solda que a Apple utilizava em seus hardwares nesta época.

Para reparo levei em três assistências em São Paulo.

Uma cobrou R$ 800,00 para re-solda (90 dias de garantia).

e R$ 1.100,00 para troca do chip completo também com (90 dias de garantia).

Porém, me informaram que é uma caixinha de surpresa a respeito de quanto tempo o equipamento irá durar sem dar um novo defeito.

Disseram até que compensaria vendê-lo e/ou utilizar como parte de pagamento na compra de um novo.

Eu sinceramente fiquei bem chateado, pois é um equipamento e tanto em matéria de configuração, e fiquei também com extrema dúvida se realmente o reparo iria ou não durar e se valeria apena ou não reparar.

Em certo momento chegueI a pensar até que as assistências disseram isso para eu desistir de reparar, usar como forma de pagamento, eles pegarem minha maquina, repararem e colocar a venda.

Por isso não reparei, está em casa, estou juntando uma grana para comprar um Retina de 13" a partir de 2013.

 

Mas gostaria de saber, se durante o diagnóstico a assistência que levou lhe deu este feedback, etc. 

 

Boa Sorte"

 

 

Então, o que me disseram é que houve um recall até 2016 desse modelo, por vários usuários estarem se queixando de problemas na placa lógica e na de placa de vídeo que é "integrada" a ela. Passei despercebido e não fiz, o aparelho ainda estava funcionando perfeitamente. Fora isso, falaram que o aparelho voltaria a funcionar normalmente e que a garantia era de 90 dias. Pedi para estender a garantia, por ser um procedimento caro e de risco, mas não quiseram de modo algum.

Também estou na dúvida, acredito que com a adição de um SSD e dobrando a memória, ganharia muito em desempenho, superando até alguns modelos posteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, foi a informação que o Técnico da Autorizada da Apple me informou também, que até Julho de 2016 eles realizaram Recall.

Eu também cogitei essa possibilidade com a assistência, do aumento da garantia ao menos para 6 meses, mas eles recusaram.

Por esse motivo até que me deu mais a certeza de que o procedimento realmente não era 100% eficaz e que não duraria muito tempo. Pois concorda, se realmente durasse muito tempo eles dariam um prazo maior sem problemas?

Quanto a adição do SSD ficaria excelente e com certeza daria pau em muitas configurações atuais.

Antes do meu dar problema eu havia acabado de trocar a Bateria, e iria comprar um SSD de 256gb logo em seguida, mas infelizmente ele morreu. :unsure:

Mas como conselho antes de realizar o procedimento, se certifique de todos os lados, pois o procedimento realmente é bem caro.

Tente levar a outras assistências, conversar bastante com os técnicos, se realmente o procedimento será eterno, se não voltará a dar problema, etc, etc, etc. 

Depois post novidades.

Boa Sorte!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Jandeilson Fiuza disse:

Por esse motivo até que me deu mais a certeza de que o procedimento realmente não era 100% eficaz e que não duraria muito tempo. Pois concorda, se realmente durasse muito tempo eles dariam um prazo maior sem problemas?

Disseram que era a garantia padrão para repara na maioria das autorizadas da Apple. Por ser um procedimento que não é 100% confiável, acho 120 dias justo, 90 não dá nem tempo de se recompor caso aconteça algo. :7_sweat_smile:

 

 

Alguém que já fez reparo em placa lógica de Macbooks poderia falar um pouco mais? Aguardo!
Obrigado

Editado por JoseNeto.me
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olé, tenho um de 15 nas mesmas condições do video, mas funciona perfeito com monitor externo... então uso como um Mac mini.... rs... mas ainda é pau pra toda obra..... a tela do meu fica branca, não acompanhei e perdi esse recall de 2016. e  o flat do trackpad danifiquei sem querer fazendo upgrade da memória...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, somm02 disse:

Olé, tenho um de 15 nas mesmas condições do video, mas funciona perfeito com monitor externo... então uso como um Mac mini.... rs... mas ainda é pau pra toda obra..... a tela do meu fica branca, não acompanhei e perdi esse recall de 2016. e  o flat do trackpad danifiquei sem querer fazendo upgrade da memória...

 

 

fiquei sabendo desse recall semana passada, foi triste ! :(:lol:

funcionaria pra mim, sempre uso o Macbook com monitor externo, teclado e mouse... infelizmente, não é o caso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

autorizei o reparo da placa lógica!
já tinha ido em outras duas assistências, em uma delas teria que importar uma placa nova e na outra não prestava mais suporte pro modelo, acabei autorizando o procedimento. Garantia de 90 e pagarei apenas se o serviço der certo.

 

em breve trago novidades!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu vídeo está começando a apresentar falhas quando sai da hibernação. aparece o display chuviscado ou tela como se fosse um print screen de um momento anterior.

Agora uma pena sobre o Recall. A Apple teria como notificar os donos. Seu Macbook assim como qualquer outro dispositivo fica atrelado a sua conta da Apple.

Era só pesquisar e comunicar os donos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente eu não faria o reparo. É uma excelente máquina até hoje em dia, com um SSD e 16GB vai ter um excelente desempenho, mas é um MacBook com 7 anos de uso já. 
Mas vc vai gastar 2100,00 para fazer um reparo na placa. E é uma placa problemática. Fora que a máquina pode dar outros problemas em outras peças.
Espero que fique bom, mas eu particularmente investiria em um Mac usado mais novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jailsonrs disse:

Particularmente eu não faria o reparo. É uma excelente máquina até hoje em dia, com um SSD e 16GB vai ter um excelente desempenho, mas é um MacBook com 7 anos de uso já. 
Mas vc vai gastar 2100,00 para fazer um reparo na placa. E é uma placa problemática. Fora que a máquina pode dar outros problemas em outras peças.
Espero que fique bom, mas eu particularmente investiria em um Mac usado mais novo.

O problema é que a maioria dos Macs usados são provenientes do mesmo caso citado, deu problema, está dando indícios, ou foi reparado.. Ao menos ele conhece a procedência do MacBook que esta reparando, e mesmo com sete anos, quem sabe o chip novo não aguente mais sete rss 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, augustobob disse:

O problema é que a maioria dos Macs usados são provenientes do mesmo caso citado, deu problema, está dando indícios, ou foi reparado.. Ao menos ele conhece a procedência do MacBook que esta reparando, e mesmo com sete anos, quem sabe o chip novo não aguente mais sete rss 

A manha é pegar Macs sem histórico desses reparos. Ou tentar pegar um outro Mac.
Com 2100 dá para pegar um bom Mac mini que apesar de ter menos "força bruta" que a maquina dele, certeza que vai aguentar mais uns bons anos com suporte a sistema e hardware por parte da Apple. 
Ou junta uma grana a mais e pega um MacBook Pro retina 2013 pra frente que exceto a tela, não tem tanto histórico de problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, jailsonrs disse:

A manha é pegar Macs sem histórico desses reparos. Ou tentar pegar um outro Mac.
Com 2100 dá para pegar um bom Mac mini que apesar de ter menos "força bruta" que a maquina dele, certeza que vai aguentar mais uns bons anos com suporte a sistema e hardware por parte da Apple. 
Ou junta uma grana a mais e pega um MacBook Pro retina 2013 pra frente que exceto a tela, não tem tanto histórico de problemas. 

Isso eu já não manjo, tem como ver histórico de reparo caso tenha sido feito na autorizada?

quando comprei o meu tava pipocando de gente reclamando da tela “stain gate”¿ , e fiquei com medo, mas até hoje tá linda haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, augustobob disse:

Isso eu já não manjo, tem como ver histórico de reparo caso tenha sido feito na autorizada?

quando comprei o meu tava pipocando de gente reclamando da tela “stain gate”¿ , e fiquei com medo, mas até hoje tá linda haha

Não sei se rola ver o histórico de reparo... Mas tem modelos que são mais sucetíveis a apresentarem problemas do que outros.
Se o valor de 2100,00 fosse a troca da placa lógica pela Apple e com os 90 dias de garantia até que eu recomendaria. Mas para uma máquina já "Vintage" eu creio que não rola gastar muita grana nela.
Vi agora e no ML por 1500,00 se encontra Mac mini 2014 que ao menos não tem histórico de problemas críticos. Com uns 350,00 a 400 compra um magic mouse e teclado sem fio. Monitor pode aproveitar um que ele já tenha e pronto, tem um bom Mac para trabalho.

Mas enfim, cada um cada um... Apenas não vejo com bons olhos pagar 2100,00 para fazer um reparo na placa com 90 dias de garantia sendo que cedo ou tarde essa placa pode dar problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, jailsonrs disse:

Não sei se rola ver o histórico de reparo... Mas tem modelos que são mais sucetíveis a apresentarem problemas do que outros.
Se o valor de 2100,00 fosse a troca da placa lógica pela Apple e com os 90 dias de garantia até que eu recomendaria. Mas para uma máquina já "Vintage" eu creio que não rola gastar muita grana nela.
Vi agora e no ML por 1500,00 se encontra Mac mini 2014 que ao menos não tem histórico de problemas críticos. Com uns 350,00 a 400 compra um magic mouse e teclado sem fio. Monitor pode aproveitar um que ele já tenha e pronto, tem um bom Mac para trabalho.

Mas enfim, cada um cada um... Apenas não vejo com bons olhos pagar 2100,00 para fazer um reparo na placa com 90 dias de garantia sendo que cedo ou tarde essa placa pode dar problemas. 

Meu medo de apostar em uma máquina mais antiga é justamente o desempenho, meu MacBook é 2015, tem processador i7 2,5 a 3,7ghz (nao sei o modelo pq a apple nao facilita), 16gb de ram, ssd 512, gpu Radeon m370x , e já não sinto a mesma potência que sentia antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, augustobob disse:

Meu medo de apostar em uma máquina mais antiga é justamente o desempenho, meu MacBook é 2015, tem processador i7 2,5 a 3,7ghz (nao sei o modelo pq a apple nao facilita), 16gb de ram, ssd 512, gpu Radeon m370x , e já não sinto a mesma potência que sentia antes.

Tem razão, tenho um macbook 2011 de 15 com as mesmas condições de video... 2.2 16 gigas de ram e uso com ssd de 240 gigas, comprei um iMac 27 2017 i5, o mais parrudo sem ser o pro e no final cut, photoshop etc, não sinto muita diferença, to tentando vender o macbook, mas acho que vou vender é o iMac. kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um macbookpro 15” de 2011. fiz o recall ano passado e não gastei nada. de boas por 1 ano e há uns 2 meses deu pau no chip, aquele B.O. da solda e tal. paguei 1k500 pra arrumar, numa loja autorizada ali na rua dos pinheiros/sp. TSI Informática.

ainda tá na garantia mas semana passada deu ruim de novo. vou aproveitar e continuar levando até não dar mais hehehhe

eles falaram que fizeram reballing no BGA, e não reflow, mas duvido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, tenho um Macbook Pro Late 2011 (MD322LL/A) comprado no ínicio de 2012 e tive o mesmo problema, duas vezes.

A primeira vez que deu problema, eu tinha ele à 2 anos, paguei R$1500,00 pra uma autorizada Apple. A segunda vez, o orçamento veio maior, R$3200,00, porém eu descobri o recall à tempo e consegui fazer a troca sem pagar nada (e ainda consegui o reembolso dos R$1500,00 pagos à primeira vez). 

No seu caso, eu não recomendaria pagar os R$2100,00, você vai estar gastando um valor alto pra consertar algo que pode voltar dar problema novamente à qualquer momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...