Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para roteador Wi-FI Mesh


Posts Recomendados

Em 18/04/2020 at 10:01, Mauro Cobelli disse:

Comprei um Roteador Intelbras Twibi Wifi Mesh Giga 2,4 E 5 Ghz (vem 2 roteador), e esta funcionando muito bem no meu apartamento (120mts). Coloquei um na sala e outro no quarto, os dois conectados por cabo. Esta funcionando perfeitamente e os dois chegando nos 120mb que tenho contratado. O bom desse intelbras, que pode compra a unidade separadamente e tem um excelente custo beneficio.

Mauro, o Twibi Wi-Fi cria apenas uma rede (que trabalha com as duas frequências) ou uma rede para cada uma delas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, bielperes disse:

Mauro, o Twibi Wi-Fi cria apenas uma rede (que trabalha com as duas frequências) ou uma rede para cada uma delas?

Uma só com as duas frequências.

Tenho o Twibi Giga aqui também, e depois que comprei ele, só alegrias com Wifi :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 29/06/2020 at 20:30, toloko disse:

Uma só com as duas frequências.

Tenho o Twibi Giga aqui também, e depois que comprei ele, só alegrias com Wifi :D

O Twibi está muito mais barato que o Deco M5. Vale a pena mesmo? Estou pensando em expandir aqui em casa para redes mesh.

E pra quem perguntou antes, infelizmente não há como usar várias marcas diferentes para a mesma rede mesh. Inclusive alguns aparelhos dentro da mesma marca não funcionam entre si :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ramon alterou o título para Dicas para roteador Wi-FI Mesh
  • 3 semanas depois...

Uso o DecoM5 no meu apartamento. 
Utilizo há um ano e estou muito satisfeito.
Extremamente fácil de utilizar e configurar, mesmo para quem estava acostumado a utilizar os equipamentos de rede da Apple, que troquei porque não suportavam a velocidade de minha internet.
Não me arrependo da troca, gosto de tranquilidade e a rede está sempre estável e funcionando para todos, além do que são cheios de recursos que quase nem tenho necessidade de utilizar.
Funciona bem com as Alexas que tenho em todos os cômodos e demais dispositivos.
Contudo, liguei os quatro que compõe a rede através de cabo, assim consigo os 300 megabytes que assino em todo o apartamento.
Mas, o sinal não atravessa tantas paredes sem perda de velocidade como consta das propagandas, por isso, tenha em mente que precisará de mais Decos do que o informado.
Meu apartamento tem 220 m2.
Esperava ter de transmitir o sinal sem precisar da conexão com fios, mas essa comodidade leva a perda de eficiência ou necessidade de um número muito maior de Decos.
A rede está sempre rápida e disponível.
Espero ter auxiliado em sua escolha.
 

Editado por Carlos_Alberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, pessoal.

Acabei de comprar um kit com duas unidades do Twibi Giga e tenho um Airport Time Capsule. Gostaria de manter o Airport ativo para continuar usando o disco de backup. A rede daqui é Vivo Fibra de 300 mb e o roteador da Vivo fica com o wifi desligado e é o Airport, em modo bridge, que solta o sinal wifi.

Como vocês sugerem que eu organize os dispositivos para manter o Airport funcionando?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guga80 disse:

Fala, pessoal.

Acabei de comprar um kit com duas unidades do Twibi Giga e tenho um Airport Time Capsule. Gostaria de manter o Airport ativo para continuar usando o disco de backup. A rede daqui é Vivo Fibra de 300 mb e o roteador da Vivo fica com o wifi desligado e é o Airport, em modo bridge, que solta o sinal wifi.

Como vocês sugerem que eu organize os dispositivos para manter o Airport funcionando?

Obrigado.

Se for usar o airport somente pra backup, desativa as wifi dele e configura a rede no twibi giga.

ficando: modem vivo(modo bridge e wifi desligada)>Airport (com sinal wifi desligada)> Twibi liberando sinal wifi, ou Modem vivo>Twibi> airport

 

 

acho que a 2 opção seria mais vantajosa para não ter perca de velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 27/06/2020 at 13:44, vitor.fernandes98 disse:

Pode sim, todos você pode conectar via cabo, aqui dois Decos estão conectados via cabo e apenas 1 não. O processo é feito automaticamente pelo Deco.

Uma dúvida que tenho sobre rede mesh e a forma correta de fazer a interligação dos roteadores via cabo e a seguinte: 

Eu tenho 8 roteadores mesh pela casa. O mw6 da tenda. Tenho possibilidade de alimentar via cabo de rede uma boa quantidade deles por uma estrutura pré-existente. 

O que eu queria saber é se existe um ordem nessa ligação.

Exemplo: roteador 1 onde chega a net via cabo - > cabo para switch - > cabo para roteador roteador 2 --> cabo  switch - >cabo - > roteador 3 - > cabo para switch - > cabo para roteador 4 e assim por diante.

Ou se não faz. Muita diferença. Pq. Pela estura de. Cabos que eu já tenho seria muito mais fácil manda do roteador principal via cabo para os demais já que a estrutura de cabos foi feita para partir toda desse primeiro ponto de Internet. 

 

Eu busquei essa informação por aí e simplesmente não achei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/03/2021 at 09:30, Fred1985 disse:

Uma dúvida que tenho sobre rede mesh e a forma correta de fazer a interligação dos roteadores via cabo e a seguinte: 

Eu tenho 8 roteadores mesh pela casa. O mw6 da tenda. Tenho possibilidade de alimentar via cabo de rede uma boa quantidade deles por uma estrutura pré-existente. 

O que eu queria saber é se existe um ordem nessa ligação.

Exemplo: roteador 1 onde chega a net via cabo - > cabo para switch - > cabo para roteador roteador 2 --> cabo  switch - >cabo - > roteador 3 - > cabo para switch - > cabo para roteador 4 e assim por diante.

Ou se não faz. Muita diferença. Pq. Pela estura de. Cabos que eu já tenho seria muito mais fácil manda do roteador principal via cabo para os demais já que a estrutura de cabos foi feita para partir toda desse primeiro ponto de Internet. 

 

Eu busquei essa informação por aí e simplesmente não achei. 

Fala Fred,

Realmente a documentação da Tenda é uma (...) !

Você pode neste caso usar topologia Estrela, topologia Daisy Chain ou a combinação de ambas. O mais importante é que o switch sempre fique "atrás" do primeiro roteador mesh (não atrás do modem/router da operadora), devido o encaminhamento de pacotes 1905.1 (Eu falo mais disso lá embaixo)

 

Estrela:

                                                  / Roteador 2

Roteador 1 <> Switch <> Roteador 3

                                                  \ Roteador 4...8

                                                 

Daisy Chain (sem switch):

Roteador 1 <> Roteador 2 <> Roteador 3 <> Roteador 4 <> ...8

 

Daisy Chain (com switch):

Roteador 1 <> Switch <> Roteador 2 <> Roteador 3 <> Roteador 4 <> ...8

 

Combinadas (exemplo 1):

                                                  / Roteador 2

Roteador 1 <> Switch <> Roteador 3

                                                 \ Roteador 4 <> Roteador 5 <> Roteador 6 <> ...8

 

Combinadas (exemplo 2):

                                                                                                          /Roteador 4

Roteador 1 <> Roteador 2 <> Roteador 3 <> Switch <> Roteador 5

                                                                                                         \ Roteador 6...8

 

Espero que os diagramas fiquem "legíveis" mas basicamente essas são algumas possibilidades, há topologias mistas/híbridas que envolvem a interconexão com e sem fio, com e sem switch, enfim, há inúmeras possibilidades.

PS: Única pegadinha do malandro, é que alguns fabricantes usam o protocolo IEEE 1905.1 para encaminhar os pacotes de backhaul, portanto, certifique-se que seu switch suporta esse protocolo. Na dúvida, para testar ligue sempre em Daisy Chain (sem switch) que é certeza que irá funcionar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ola boa tarde, vcs q entendem do assunto, poderia me tirar uma dúvida, acho ate q ja sei a resposta, mais quero ter certeza, e o seguinte, ja tenho um roteador dual band gigabit com a opcao de mesh, os outros roteadores que iria espalhar pela casa também tem que ser porta gigabit ou so precisa ser dual band? Obs.: minha Internet e de 300mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Troquei os 4 Wi-Fi da apple que tinha em meu apartamento por cinco Deco M5, há cerca de um ano para conseguir minha banda de 300 mb de internet em todos os locais.
Jamais esperava que pudesse haver equipamento mais simples e intuitivo que os da Apple, mas esses Deco M5 dão um banho na nossa queria Apple.
Não me arrependi, um ano funcionando maravilhosamente bem, tudo simples, intuitivo.
Recomendo.
Só sinto falta do TimeCapsule, mas os ganhos superaram em muito essa perda.

Em 01/06/2021 at 15:10, Rodolfo Alvaro disse:

Ola boa tarde, vcs q entendem do assunto, poderia me tirar uma dúvida, acho ate q ja sei a resposta, mais quero ter certeza, e o seguinte, ja tenho um roteador dual band gigabit com a opcao de mesh, os outros roteadores que iria espalhar pela casa também tem que ser porta gigabit ou so precisa ser dual band? Obs.: minha Internet e de 300mb

Eu acredito que se você misturar marcas, perderá as funções e facilidades de sincronização entre eles e, às vezes, de ter uma rede única que facilita a vida e conectividade.
Eu recomendo muito o DECO M5, pela facilidade de uso, estabilidade.
Nunca mais tive problemas de wi-fi em casa depois que os instalei, o que não tem preço é e tudo configurado por um aplicativo excelente de celular, que até uma criança usa sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Deco M5 logo após o início da pandemia.

Estava com uma Internet de 25Mbps de down e 2,5Mbps no Home Office que travava com o roteador da operadora toda que vez que a Galinha Pintadinha começava.

Além disso, devido a distância e falta de cabeamento, meu notebook sofria em navegar pela Internet mesmo sem outros concorrentes. Os Wi-Fi dos vizinhos tinham potência suficiente para ter sinal mais forte que meu roteador quase no apartamento inteiro.

Esses problemas de sinal e perda de velocidade longe do roteador foram resolvidos com o Deco M5.

Basicamente usava 2 roteadores do kit de 3, ficando um na sala e a fonte no quarto, a uma parede e 5 metros de distância.

Diante da minha experiência, meu irmão resolveu investir num mesh também, colocou um M5 como principal e interligou 2 M4 com cabo via switch gigabit, mais 2 M3 (esquema estrela).

É considerável o ganho desses roteadores ao fazer a interligação (backhaul) via cabo (Ethernet), uma vez que não ocupa a banda do Wi-Fi com isso.

Hoje tenho uma Internet de 300/150Mbps e continuo com o backhaul em Wi-Fi e em um apartamento maior. É nítido como o distanciamento dos roteadores e a falta de cabeamento entre eles impacta no desempenho.

Portanto, se tiver a possibilidade conecte seus roteadores via cabo.

O M5 é excelente para quem já tem vários dispositivos inteligentes na rede, pois possui antivírus no seu sistema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma decepção com o M5. Estranhamente o meu principal entrou em looping, somente com uma luz branca intermitente (já resetei, fiz de tudo), então esse morreu. Ainda tô atrás da Nota fiscal pra acionar a garantia. Os demais continuam ok. Mas perdi um dos três. E são equipamentos nada baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2019 at 15:35, danielcamposdutra@gmail.co disse:

Gostaria de saber se posso conectar mais de um roteador DECO M5 no cabo, pois quero aproveitar também os cabos que coloquei no comodo antes dessa tecnologia, o meu DECO M5 está para chegar, queria configura-lo assim.

Para a rede mesh, pelo menos esses “deco” vc só pode ligar uma das bases por cabo.

Se você ligar os dois ou os três com cabo eles vão funcionar como 2 ou 3 access point independentes. Também funciona muito bem, mas perde a funcionalidade de os equipamentos móveis saltarem automaticamente para o ponto de acesso mais forte. Desta forma o seu ipad ou seu telemóvel só mudam para uma base com mais sinal, quando a anterior perder definitivamente o alcance. Espero ter me feito entender.

No entanto julgo que os Linksys Velop permitem ligar por cabo mais do que uma base e nao perder a rede mesh. Mas pesquisa melhor pois não tenho certeza absoluta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...