Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema Partiçao Mac ( outro ocupado maior parte do Hd )


infernoBR

Posts Recomendados

Citar

Olá pessoal sou novo no fórum então desculpa algo erro de postagem ou algo do tipo.

Bom estou com problema que já faz dias que venho pesquisando na net uma forma de conseguir resolver mais na estou achando tal ajuda, nessa pesquisa cheguei até esse fórum que até então não conhecia e aqui estou fazendo minha primeira pergunta pra vcs: 

Outro dia fui fazer um teste pra coloca o Linux e o El Capitan no meu mac ( sendo que o El Capitan ja existia nele ) bom instalei o  refit nele pra quando reiniciar usando a tecla Alt eu entra no dualBoot, ante fui no Utilitario de Disco e criei uma particao com 30 gigas de espaço ( minha HD tem 300G no total, sendo que está sendo usanda com o sistema El Capitan 120G e tinha livre 180G entao crie tal partição com 30G e fico ainda livre pra Sistema 150G) quando renicie o sistam com pendrive do Linux consegui chamar o Refit e iniciar a instalacao do sistema Linux, quando cheguei na parte de partição do Linux ( ai veia a cagada! eu apaguei a partição de 30G e volto para os 180G no processo de particionar o Linux tinha uma opcao ( USAR ESPACO LIVRE DO HD ) então o burro aqui clicou nela e ai o sistama instalo o linux nessa 180G deixando o sistema El Capital sem espaço livre sendo que deveria ficar com 120G se eu tive deixando como havia pensando antes,  o sistema Linux com 30G. Quando vi que havia festo tal titica resolvi volta no sistema de partição do Linux e apagar tudo, foi ai que o problema começou! ( achei que seria igual o windows, se eu apaga se a partição com 180G ele voltaria pra sistema El Capitan novamenta os 180G livres ) e não foi isso que aconteceu, entrei novamente no El Captian  (Osx) e fui no utilitário de Disco e me deparei com uma parte com espaço livre de 1G ( pertencente ao sistema El Capitan ) pq havia apagar alguns programas que estava instalado no El Capitan e vi que uma parte grande de 180G esta em amarelo com outro, sendo que tenho certeza que nao tem nada la. Agora estou com o HD lotado e não posso nem apagar essa partição com Outros e nem instalar mais nada no Mac ( El Capitan ) pq so tenho livre 1G :(.  

Agora vem a pergunta:

Como resolver isso sem ter que apagar tudo a Hd e instalar o Sistema novamente? ( sendo que pelo utilitário de disco não tem como )

Preciso juntar novamente a HD como estava, ela usando 120 de espaço e ainda tendo 180G de espaço livre pra eu instala meus programas e deixa meus arquivos, musica e videos?

 

Imagens HD:

pt16t.png

 

m95co7.jpg

25rl6yh.png

Por favor alguém me ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Po se você instalou o linux suponho que voce sabia usar o terminal , não me envergonhe minha queria família Unix , da uma olhada no comando diskutil ,que vai resolver todos os seus problemas. 

 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Clandestine muito obrigado pela dica do diskutil, uso linux mais ainda não sou um user avançado no mesmo.

Aqui deixo os comandos usando para ajudar amigos que possivelmente passe por tal problema ou dificuldade, primeiro juntei os espaços que tinha particionado e não sabe como voltar:

Primeiro mandei o diskutil list no qual retornou essa resultado. ( lista as hd e partições )

/dev/disk0 (internal, physical):
   #:                       TYPE NAME                    SIZE       IDENTIFIER
   0:      GUID_partition_scheme                        *320.1 GB   disk0
   1:                        EFI EFI                     209.7 MB   disk0s1
   2:                  Apple_HFS macbook                 182.0 GB   disk0s2
   3:                  Linux LVM                         137.9 GB   disk0s3

Sendo que o disk0s3 seria o espaço que havia perdido no hd ( outro ou vazio ) e o disk0s2 a partição onde tem meu sistema El Capitan, então mandei um comando pra junta ambas partições e assim ter meu espaco de 147 gigas novamente.

Sendo assim mandei essa comando pra juntar novamente ambos:

diskutil mergePartitions JHFS+ NewName disk0s2 disk0s3

Entao a resposta que obtive positiva foi essa:

Started partitioning on disk0
Merging partitions
Waiting for the disks to reappear
Growing disk
Finished partitioning on disk0
/dev/disk0 (internal, physical):
   #:                       TYPE NAME                    SIZE       IDENTIFIER
   0:      GUID_partition_scheme                        *320.1 GB   disk0
   1:                        EFI EFI                     209.7 MB   disk0s1
   2:                  Apple_HFS macbook                 319.7 GB   disk0s2

20uy5up.png

E problema resolvido.

Agora vou particionar no tamanha que quero e instalar o linux... depois posto se tudo saiu corretamente ok. 

 

Editado por infernoBR
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa noite Pessoal, também sou novo aqui e estou com um problema semelhante. Usando o utilitário do Bootcamp tirei uma instalação do windows que usava para necessidades do trabalho. Pelo jeito deu um pau no processo. A Partição sumiu. O utilitário de disco vê que tem 100gb livres, mas o espaço nao tem nome e não consigo fazer nada com ele. Alguém pode me dar uma orientação? No diskutil list aparece isso:

/dev/disk0 (internal, physical):

   #:                       TYPE NAME                    SIZE       IDENTIFIER

   0:      GUID_partition_scheme                        *500.1 GB   disk0

   1:                        EFI EFI                     209.7 MB   disk0s1

   2:          Apple_CoreStorage Macintosh HD            399.2 GB   disk0s2

   3:                 Apple_Boot Recovery HD             650.0 MB   disk0s3

 

/dev/disk1 (internal, virtual):

   #:                       TYPE NAME                    SIZE       IDENTIFIER

   0:                  Apple_HFS HD                     +398.9 GB   disk1

                                 Logical Volume on disk0s2

                                 5A57F17B-BB7C-4DD7-AB0B-25B7462B984A

                                 Unencrypted

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...