Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teste: iMac com boot via SSD externo USB 3.0 x HD interno 5400rpm


kidleo

Posts Recomendados

2 horas atrás, Araujo Felipe disse:

Mano, não é um M2, não. 2.5 "normal"

Modelo Sandisk SSD Plus 250GB. Na embalagem tá que a máxima de leitura é 530MB/s

A gaveta é uma UGreen 3.1. To usando o cabo Type C - USB A, ainda. Mas já comprei o Type C - Type C pelo Aliexpress. Quando chegar, reposto o teste.

Entendi. Acho que mudando a conexão melhora. Só não sei se no dia-a-dia você vai sentir essa melhora, já que os testes que você fez já estão bem mais altos do que seu HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, sigma7 disse:

@Araujo Felipe eu acho que está bom para um SSD Sata de entrada, acredito que sem DRAM e outras features, e sem uso de conexão USB-C para USB-C.

To achando ruim, não. Pelo contrário. Estava super desanimado com o computador (4k 2017). Estava pensando, inclusive, em anunciar pra venda e montar um PC com o valor e colocar pra rodar Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, descobri esse tópico enquanto estava tirando fotos do meu iMac 2013 para vender. 
Comprei ele para substituir meu iMac 2011, o qual fiz upgrade a uns 4 anos atras em uma autorizada! 

Qd recebi o 2013 a primeira coisa que fiz foi procurar a porta das memórias, pois seria o primeiro upgrade, e para minha surpresa, além de não ter acesso sem desmontar, precisaria desmontar TUDO pra acessar a memória, desanimei e o mesmo estava encostado a 4 meses aqui, pois sem chance de usar de tão lento!

Resumindo: meu case chegou ontem (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1235924749-case-externo-para-hd-25-usb-31-tipo-c-gen2-nf-e-garantia-_JM?quantity=1&variation=45341599332) e agora vou escolher o SSD, pensando em comprar de 1 tera WD Green.

Vou usar o case até juntar grana para comprar 16GB de ram e dinheiro da mão-de-obra para abrirem o meu na autorizada já para colocar 16gb de ram + SSD.

E agora poderei vender meu 2011 turbinado!

Inclusive anuncio está na OLX: https://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/computadores-e-acessorios/imac-21-5-2011-16gb-ssd480-hd1tb-impecavel-770597592 

Parabéns e obrigado a todos os envolvidos nesse tópico! Tenho certeza que reativou e ainda vai reativar muito iMac por aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, danielfotografo disse:

Ah, pretendo instalar o Catalina do zero no SSD, alguém mais teve problema de travar qd entra em repouso como foi relatado aqui?

Boa Tarde Amigo! Eu estou rodando o Catalina 10.15.6, e não tive nenhum problema, não sei se nas versões anteriores estava com este problema, mas aqui está normal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala pessoal! Tenho um iMac 21,5" Final de 2013 com aquele sofrível HD "carroça"! Então resolvi comprar um SSD de 480GB da Crucial e uma case que tem até USB-C... instalei o MacOs Catalina nele através de um pendrive de boot. Eis que a máquina ficou absurdamente melhor... mas com um porém: 

Sempre que a máquina entra em repouso, e eu vou acessar a tela fica escura como se não conseguisse encontrar o SSD externo com o sistema... Já mexi em várias configurações, já formatei e reinstalei o sistema no SSD e nada! Alguém poderia me dar uma luz? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
1 hora atrás, Danusa Campos disse:

Boa tarde! 

Alguém faz ou indica quem faça a instalação de SSD externo em um iMac 2015 no Rio de Janeiro?

Obrigada!

Danusa

Boa Tarde Danusa,

não precisa de técnico/instalador para SSD externo, dê uma verificada nas mensagens anteriores deste post que você achará bastante informação de como instalar o Sistema Operacional em um SSD Externo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, iVinícius disse:

Boa Tarde Danusa,

não precisa de técnico/instalador para SSD externo, dê uma verificada nas mensagens anteriores deste post que você achará bastante informação de como instalar o Sistema Operacional em um SSD Externo!

Não tenho a menor condição, Vinicius! Nem conhecimento, nem tempo. Mãe surtada nessa quarentena, entende? Preciso de ajuda especializada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

OI Galera, vocês viram esse SSD externo? Ele funcionaria perfeitamente nessa aplicação sem ter que comprar a case ou o cabo?

 

https://www.amazon.com.br/Extreme-Portable-SanDisk-Armazenamento-Externo/dp/B078SWJ3CF/ref=sr_1_10?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=Sandisk+SSD+Plus+250GB&qid=1610480674&sr=8-10

Agora, Fábio Freire disse:

OI Galera, vocês viram esse SSD externo? Ele funcionaria perfeitamente nessa aplicação sem ter que comprar a case ou o cabo?

 

https://www.amazon.com.br/Extreme-Portable-SanDisk-Armazenamento-Externo/dp/B078SWJ3CF/ref=sr_1_10?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=Sandisk+SSD+Plus+250GB&qid=1610480674&sr=8-10

Pergunto, pq vi que o SSD interno que muitos usaram precisa desses acessórios. E esse parece que ja vem com tudo.  É a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fábio Freire disse:

OI Galera, vocês viram esse SSD externo? Ele funcionaria perfeitamente nessa aplicação sem ter que comprar a case ou o cabo?

 

https://www.amazon.com.br/Extreme-Portable-SanDisk-Armazenamento-Externo/dp/B078SWJ3CF/ref=sr_1_10?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&dchild=1&keywords=Sandisk+SSD+Plus+250GB&qid=1610480674&sr=8-10

Pergunto, pq vi que o SSD interno que muitos usaram precisa desses acessórios. E esse parece que ja vem com tudo.  É a mesma coisa?

Olá Amigo, funciona sim, perfeitamente! Esse já vem completo, não precisa de case! Ele já acompanha cabo! Te aconselho a comprar no AliExpress, esse mesmo está R$477,83 com frete grátis, da loja oficial da SanDisk! 

segue link deles;

https://pt.aliexpress.com/item/4000149206433.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.5aa61f55TQ1rQq&algo_pvid=097b2c2b-936f-4142-8bdb-9bdc134490bf&algo_expid=097b2c2b-936f-4142-8bdb-9bdc134490bf-0&btsid=0bb0623f16104870451241568e1d06&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, iVinícius disse:

Olá Amigo, funciona sim, perfeitamente! Esse já vem completo, não precisa de case! Ele já acompanha cabo! Te aconselho a comprar no AliExpress, esse mesmo está R$477,83 com frete grátis, da loja oficial da SanDisk! 

segue link deles;

https://pt.aliexpress.com/item/4000149206433.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.5aa61f55TQ1rQq&algo_pvid=097b2c2b-936f-4142-8bdb-9bdc134490bf&algo_expid=097b2c2b-936f-4142-8bdb-9bdc134490bf-0&btsid=0bb0623f16104870451241568e1d06&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Oi Vinicius, boa tarde.

Poxa, que bacana, obrigado pela resposta. É uma alternativa mais direta. 🤩

Valeu pela dica da Ali. O único receio é, com a pandemia, ele demorar muito a chegar, né? Tenho visto muitas reclamações do tipo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Fábio Freire disse:

Oi Vinicius, boa tarde.

Poxa, que bacana, obrigado pela resposta. É uma alternativa mais direta. 🤩

Valeu pela dica da Ali. O único receio é, com a pandemia, ele demorar muito a chegar, né? Tenho visto muitas reclamações do tipo. 

Imagina Fábio, disponha!

Com certeza uma alternativa direta, quando comprei o meu não tinha esse, eu acabei comprando o Samsung EVO + Case, mas este é bem mais prático e bonito! E a Sandisk tem uma excelente qualidade! Quanto a entrega, tenho comprado bastante itens da China, não senti nenhum atraso por causa da pandemia, pelo menos p/ mim, aqui no interior de São Paulo, prazo dos itens tem sido de 15 a 25 dias p/ chegar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, iVinícius disse:

Imagina Fábio, disponha!

Com certeza uma alternativa direta, quando comprei o meu não tinha esse, eu acabei comprando o Samsung EVO + Case, mas este é bem mais prático e bonito! E a Sandisk tem uma excelente qualidade! Quanto a entrega, tenho comprado bastante itens da China, não senti nenhum atraso por causa da pandemia, pelo menos p/ mim, aqui no interior de São Paulo, prazo dos itens tem sido de 15 a 25 dias p/ chegar!

Legal, acho que compensa sim então.

Eu estava pesquisando exatamente um Samsung SSD + a Case da Ugreen USB C + USB C e ia ficar em torno de R$ 700,00. Nesse caso, ja está tudo em um único acessório e é menor, né?  E ele já vem com a entrada USB C para USB C, que acaba melhorando o desempenho também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou comprar um desse p/ mim p/ o Nintendo Switch, curti pacas esse SSD! Compensa comprar no Ali sem dúvida! Compre sem medo, não vai atrasar não, melhoraram muito as entregas, inclusive quando passa na alfândega em Curitiba, está liberando muito rápido! Boa Sorte na compra e qualquer dúvida avise! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As compras da China podem costumar passar sem tributação na alfândega, mas é sempre bom estar preparado pra um eventual azar. Esteja preparado pra pagar 60%. Se passar batido, ótimo. Se não, já era esperado mesmo.

@Fábio FreireSó atente pra velocidade do SSD. Esse Sandisk parece chegar nos 400/500 Mb/s e era igual ao meu Samsung T5. Mas troquei por SSD M.2 com case externa. A case da Ugreen consegue chegar na casa dos 800/900, então uma boa saída é comprar um SSD M.2 que chegue nessa velocidade. Acho a opção case + SSD mais vantajosa do que esse SSD portátil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom dia gente!
Agradeço demais quem iniciou esse tópico e quero aqui deixar minhas considerações para auxiliar no tópico.

Tenho um iMac 21.5" late 2013
Rodando Mojave
A configuração dele era a trivial de todos: HDD 1 tera, 8GB de RAM, graficos Nvidia.

Comprei SSD NVMe, mesmo sabendo que não iria conseguir velocidade máxima: preferi comprar um hardware mais moderno para que eu pudesse usar com outra coisa mais pra frente. 
Comprei uma case USB-C de 10Ghz de velocidade. Mas não tive coragem de comprar o adaptador de thunderbolt 3 para thunderbolt 2 (se eu o fizer, preciso de uma case USB-C thunderbolt de 40Ghz, um dia quem sabe, até porque meu NVMe promete 3500 de tráfego.). 

Dessa forma, usando uma case USB-C de 10Ghz com cabo USB-C para USB 3.0, eu não atinjo a velocidade total desse tipo de SSD, pois o USB 3.0 me dá tráfego de 5Ghz.
Mesmo assim estou bem satisfeita.
Abaixo, print do meu Blackmagic usando o SSD NVMe:

Captura de Tela 2021-02-10 às 10.59.29.png

 

Considerações:

  • no início ele travava muito e eu não sabia o porque.
  • então eu desativei o repouso dos discos. Eu deixava a tela desligar mas sem desligar os discos. Mesmo assim ele andou desligando sozinho. Andei chorando e pensando: vou ter que botar mais memória nesse mac.
  • Então resolvi não deixar a tela desligar também. No lugar disso, o mac entra no modo descanso de tela (fica umas imagens aleatórias passando). Dessa forma nunca mais eu tive nenhum problema de travamento ou desligamento inesperado no mac.
  • Depois de desativar o repouso e o desligamento de tela, eu noto que nunca mais tive problemas com pressão de memória: posso abrir quantas abas do chrome eu quiser, posso estar com Excel e Word abertos, posso estar na VPN, Slack aberto do trampo, VSCode, terminal, discord da faculdade, spotify, tudo isso ao mesmo tempo, e tudo funciona liso. Ou seja: 8GB dá e sobra para quem trabalha com desenvolvimento de software em consultoria, como eu.


Então a minha dica é:

  • ir em preferencias, economizador de energia;
  • rolar "Desligar o monitor após" NUNCA;
  • selecionar "impedir repouso automático do computador quando o monitor estiver desligado"



 

Editado por Erica Suguimoto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...