Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Algum radiologista aqui? [+Osirix] [+primeiro MB]


Posts Recomendados

Boa tarde.

Meu primeiro post aqui, venho tirar uma dúvida.

Estou em formação como médico radiologista, e alguns colegas disseram que um dos melhores programas para realizar laudos é o programa Osirix, que tem para IOS.

Eu tenho um Dell no momento, e estou querendo adquirir um Macbook, o que seria meu primeiro. Tenho um bom conhecimento sobre tecnologia e informática, então tenho certeza que me adaptarei fácil com o tempo.

Minha dúvida é a seguinte:

Esse Macbook de entrada, por exemplo um MB Air 13, 4gb ram, 128gb SSD, estaria de bom tamanho para rodar um programa onde é necessário o download de várias imagens ( Tomografias, ressonâncias, etc). 

O restante do uso seria coisas normais, assistir video aulas, netflix, youtube, word...

Eu achei o tópico de um rapaz dizendo que mexia com isso também, que era radiologista, porém não achei mais o tópico.

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei onde eu pudesse editar o post. 

Queria deixar uma observação:

O tópico ficou parecendo exclusivo para quem usa o programa Osirix, mas é porque eu não sei qual outro programa que seria equivalente a ele, então por isso me referi apenas a ele e a quem usa ele.

Mas se outras pessoas souberem, e usarem programas tão pesado quanto, e puderem responder a minha dúvida, é de grande ajuda.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já chegou a ver o requerimento minimo para rodar o app?

Esses são os requerimentos:

  • OsiriX can only be installed on an Apple Mac
  • OsiriX can only run on Apple’s Operating Systems (from OS X 10.9 to macOS 10.13)
  • OsiriX requires at least 6GB of RAM

Eu indicaria pegar um Mac com no mínimo 16GB e 256GB SSD, até pq imagens 3D consomem bastante memoria e processamento. 

Editado por macrulez
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o macrulez comentou, acho que memória RAM seria primordial para você, visto que imagens no formato DICOM são extremamente pesadas. Trabalho com desenvolvimento de software para a área de saúde e meu produto consegue importar imagens DICOM, mas para visualizar o médico precisa de outro software instalado na máquina. Quando fui fazer a "integração" do meu software com o programa visualizador, pude perceber o quão pesados são essas imagens médicas, por conta da resolução quase sempre altíssima e muitas animações também em resoluções muito altas. Se não tiver muita memória para isso, engasgos e lentidão ocorrem. Geralmente quando o médico me pede recomendação de máquina (PC mesmo), indico i7 com pelo menos 16 GB RAM e, se der para colocar um SSD melhor ainda!

 

Ps.: Não sei se conhece o formato DICOM para imagens médicas. Maiores informações podem ser obtidas aqui - https://pt.wikipedia.org/wiki/DICOM

Editado por Dellas_Capua
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Além da RAM e SSD como já falaram, acho que é fundamental uma tela Retina. Pode ser que você tenha um prejuízo na imagem com o Air...

Não sou radiologista, mas sou da área de saúde tb e sei como é importante a resolução nestes casos!

Abs,

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Tiago!

Sim, existem os monitores específicos, mas pensando que ele irá utilizar o note, acho pouco provável que irá usar um monitor externo. 

Pensando friamente agora, se for usar um monitor externo e se for comprar um MacBook novo, tem que comprar o adaptador tb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou médico também. R3 em Radiologia. 

Ideal mesmo para exames de imagem, seria usar os monitores especificos para esse fim. Mas além de caros, a portabilidade desses é bastante limitada perto de um notebook.

Creio que das opções de notebook "comuns", os Macbook são os que oferecem melhor qualidade de imagem. Tanto que a imensa maioria dos radiologistas que usam notebook para analise de exames são Macbook. 

Posso passar um pouco da minha experiencia. Tive um Macbook Air, e hoje estou com um Macbook Pro Mid-2009 (não retina). Amigo meu, residente também tem um Macbook Pro Late 2013 já com tela Retina. 

Entre o Air e o Pro normal, o Pro tem uma imagem melhor. Creio que a tela Glossy ajuda em um contraste melhor. Comparando com o Retina 2013, a imagem é um pouco melhor sim, mas não achei a diferença tão significativa. 

Em termos de Macbook, se o dinheiro não for problema, o ideal mesmo para essa funcionalidade seria um Macbook Pro de 15 polegadas, do modelo novo com Touchbar. Não pela touchbar, mas sim pela tela que oferece muito mais brilho e contraste que os Retina anteriores. Meu irmão comprou um recentemente, e a diferença é signficativa. E brilho e principalmente contraste são muito importantes para analise de exames, pois a diferença de contraste ajuda muito em verificar diferenças de densidade das estruturas, áreas suspeitas, etc. 

O problema é que o preço. Um Macbook Pro 15 Touchbar hoje, não se acha por menos de 10 mil reais. E os seminovos a maioria a pedida é praticamente o preço de um novo. 

 Eu como não estava em condições de pagar 10 mil reais ou mais em um notebook, e o meu Air tinha estragado, acabei optando por pegar um Pro usado, não retina, e fazer upgrades nele. É uma opção mais barata, caso o orçamento esteja apertado. Gastei incluindo o macbook usado e os upgrades pouco mais de 2 mil reais.

Unica coisa que eu peguei o de 13 polegadas. Se fosse hoje, pegaria o de 15 polegadas. 

Espero ter ajudado. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o programa demanda 6gb como citado, uma boa solução é comprar um MBP mid 2012 15 (sem retina). Já vi anúncios na faixa de 4mil reais com 16gb de ram e SSD de 240gb instalado.  Se pegar o modelo menor de 13 polegadas e investir no upgrade com as mesmas configurações que falei, vai chegar no mesmo valor de um Mac de 15 já turbinado.

Sobre a tela não ser retina, caso você trabalhe em um local fixo (escritório), e realmente precise visualizar imagens em alta resolução, compra um Dell Ultrasharp 24 deixa instalado e seja feliz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Não sei se esse tópico ainda está ativo mas trabalho na área de sistemas Pacs e recomendo 16gb ram e disco de pelo menos 500gb pois os exames são pesados e vc vai querer guardar muitos exames para estudo de caso, aulas, etc. Existe um outro software bom tb que é o Horos. Muitos sistemas tb são Windows ainda q acaba exigindo virtualização. Vejo a maioria dos radiologistas laudando RM, CT, RX em monitores full hd que acha em qq lugar. Apenas mamografia que acaba exigindo monitor de 5mp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguns softwares precisa ser rodado em um ambiente Windows, com certeza 16gb será muito bem vindo. Armazenamento é outro fator importante. Se optar por um ssd de 500gb lógico que será mais negócio. Caso opte por um menor espaço devido ao preço final do produto, tem que pegar um com ssd no minimo 256gb. Lembrando que o uso de um hd externo será constante se o Mac for modelo de 2013 em diante a qual não possa fazer upgrades. Conforme o amigo acima citou, os exames são tudo pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Fala pessoal. Acabei esquecendo deste tópico visto que não adquiri um MB.

Acabei pegando um asus mesmo intermediário.  (i5 + 8gb ram + gforce 930x)

Para auxílio comprei um monitor DELL P2419H, que tendo duas telas facilita muito a nossa vida.

Por enquanto tem dado tudo certo, quem sabe mais pra frente eu adquira um MB.

Grande abraço a todos que responderam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 23/01/2019 at 00:54, Marcelo Augusto Agne Neuwald disse:

Fala pessoal. Acabei esquecendo deste tópico visto que não adquiri um MB.

Acabei pegando um asus mesmo intermediário.  (i5 + 8gb ram + gforce 930x)

Para auxílio comprei um monitor DELL P2419H, que tendo duas telas facilita muito a nossa vida.

Por enquanto tem dado tudo certo, quem sabe mais pra frente eu adquira um MB.

Grande abraço a todos que responderam.

Pelo menos aumenta a ram dele, se esse aplicativo pede 6GB mínimo, então com certeza teu sistema vive fazendo swap e não rendendo o que deveria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Maddo Garan disse:

Pelo menos aumenta a ram dele, se esse aplicativo pede 6GB mínimo, então com certeza teu sistema vive fazendo swap e não rendendo o que deveria. 

Então, como eu não peguei o MB, tenho usado um outro aplicativo, que não necessita de configurações tão altas, mesmo sendo imagens DICOM.

Tem dado certo.

Grande abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 01/02/2019 at 07:08, kotty disse:

Eu estava usando o osirix no ipad de 12.9......

Mas creio que no MacBook ele fique bem melhor

Olá, sou radiologista e recentemente adquiri um iPad Pro 12,9’, vc  consegue laudar com o osirix nesse ipad? Como o aplicativo é um pouco mais caro, queria recomendações, prós e contras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...
Em 01/02/2019 at 13:12, Marcelo Augusto Agne Neuwald disse:

Então, como eu não peguei o MB, tenho usado um outro aplicativo, que não necessita de configurações tão altas, mesmo sendo imagens DICOM.

Tem dado certo.

Grande abraço 

Qual o programa de imagens DICOM que vc utilizou ou ainda utiliza? Instalado no Windows? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...