Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TRIM em SSD de terceiro no High Sierra


AdrianoGH

Posts Recomendados

Pessoal,

Tenho um Macbook Pro 15' Early 2011 e troquei o HD por um SSD (Samsung 840 PRO de 256Gb). Assim que saiu o Yosemite consegui habilitar o TRIM através do MacOS mesmo. Porém depois do upgrade para o High Sierra o TRIM está desabilitado.

Posso habilitar através do comando abaixo no  Terminal?

sudo pmset -a sms 0

Há algum problema em habilitar o TRIM com o novo formato APFS da Apple com SSD de terceiros?

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Busquei essas informações mês passado, até aonde eu sei com a chegada do Mac OS High Sierra ia resolver essa questão de TRIM. O sistema por padrão identifica o SSD de terceiros e habilita o TRIM.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
3 horas atrás, joaofaf disse:

Tenho um samsung evo 850 256gb num macbook pro 13 2011 e habilitei o trim pelo terminal no mac os 10.10 senão me engano. Até hoje o mac os atualiza e o trim continua habilitado sem problemas.

Eu também tenho esse SSD da Samsung que usei durante 2 anos no meu Mac mini rodando o MacOS Mavericks com o TRIM habilitado usando o TRIM Enabler.

E semanas atrás eu resolvi formatar e instalar do zero o macOS High Sierra, e tenho pesquisado na internet informações que pudesse tirar a minha dúvida se é necessário habilitar o suporte do TRIM no sistema de arquivos APFS, já que foi criado própria mente ao SSD.

Mas sempre alguém fala que é melhor habilitar o TRIM, pois desabilitado diminui o tempo de vida útil do SSD mais rápido, e etc. Já outros falam que o próprio APFS foi criado especificamente para ser usado em SSD e então não há necessidade de habilitar o TRIM, e se habilita acaba demorando um pouco mais que o normal para carregar o macOS durante o Boot (e é verdade).

Então fiquei nessa dúvida: É recomendável que habilite o suporte TRIM no APFS ou não?

"Cada unidade de estado sólido implementa o TRIM de uma maneira ligeiramente diferente, e muitos fabricantes de SSD realmente testam a compatibilidade no Windows. A empresa de busca Algoliaencontrou alguns erros de corrupção de dados com certos SSDs da Samsung com o TRIM no Linux e problemas semelhantes podem ocorrer se você ativou TRIM para essas unidades em um Mac. Também houve relatos de algumas unidades Crucial que não funcionam corretamente com o TRIM no Linux." - https://www.howtogeek.com/222077/how-to-enable-trim-for-third-party-ssds-on-mac-os-x/

Editado por Cesar Augustus Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alias, segundo um fórum gringo ainda é necessário habilitar o Trim no High Sierra utilizando discos de terceiros SSD. Porém segundo o artigo ao usar o novo sistema de arquivos, costuma gerar uma demora no processo de boot. Isso caso você venha a ligar o Mac sempre. Se deixar de repouso não sofre com esse atraso.

Segue o artigo..

https://cindori.org/apple-file-system-slow-boot-high-sierra/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a própria empresa que criou o Trim Enabler, diz que "o Trim é uma característica importante para o desempenho e longevidade do SSD", então acredito que é melhor deixar o Trim sempre habilitado, mesmo que não tenha sido habilitado pelo próprio sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 05/02/2018 at 15:49, rafarmoreira disse:

Alias, segundo um fórum gringo ainda é necessário habilitar o Trim no High Sierra utilizando discos de terceiros SSD. Porém segundo o artigo ao usar o novo sistema de arquivos, costuma gerar uma demora no processo de boot. Isso caso você venha a ligar o Mac sempre. Se deixar de repouso não sofre com esse atraso.

Segue o artigo..

https://cindori.org/apple-file-system-slow-boot-high-sierra/

Olá, amigo, eu não entendi bem, é preciso ativar o Trim após atualização para o High Sierra? Eu já havia habilitado o TRIM quando usava o Sierra. Eu tentei habilitar agora no terminal e ele pediu uma chave. Será que está habilitado?

 

Em 05/02/2018 at 16:31, Cesar Augustus Silva disse:

Se a própria empresa que criou o Trim Enabler, diz que "o Trim é uma característica importante para o desempenho e longevidade do SSD", então acredito que é melhor deixar o Trim sempre habilitado, mesmo que não tenha sido habilitado pelo próprio sistema.

Boa noite, amigo, deu certo a ativação do TRIM na nova atualização no seu Mac? Eu atualizei o meu agora e até agora não tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Alberto de Mendonça eu ativei o trim após instala o SSD Samsung e o macOS High Sierra. Ativei via terminal mesmo. Fiz um teste de leitura e escrita antes e depois de ativar a função, não perde desempenho. Algumas pessoas relataram atraso de boot ao reiniciar ou ligar o Mac quando o trim é habilitado. Mais isso só ocorre com algumas marcas de SSD. Comigo não ocorreu esse problema.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, agradeço desde já a resposta e ajuda, @rafarmoreira. Eu instalei esse mesmo SSD da Samsung e ativei o trim na versão do Sierra normal e agora, eu atualizei para o High Sierra. A minha dúvida era se eu preciso ativar novamente ou o se no sistema novo ele continua ativado. Eu tentei olhar pelo terminal, mas não funcionou. Eu não sei como faço para saber se está ativado no Sierra. Ou se é necessário. Eu fiquei com essa dúvida. Porque li que não havia necessidade no High Sierra. Que o sistema reconheceria o SSD de terceiros automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, agradeço desde já a resposta e ajuda, [mention=94558]rafarmoreira[/mention]. Eu instalei esse mesmo SSD da Samsung e ativei o trim na versão do Sierra normal e agora, eu atualizei para o High Sierra. A minha dúvida era se eu preciso ativar novamente ou o se no sistema novo ele continua ativado. Eu tentei olhar pelo terminal, mas não funcionou. Eu não sei como faço para saber se está ativado no Sierra. Ou se é necessário. Eu fiquei com essa dúvida. Porque li que não havia necessidade no High Sierra. Que o sistema reconheceria o SSD de terceiros automaticamente.


Vai em “sobre este mac”, relatório do sistema, SATA, ele irá te mostrar os dados do SSD, procure por suporte do TRIM... Se estiver SIM, está ativado


Diego Palhano

www.facebook.com/pratik.informatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se precisar estamos ai.. Mesmo habilitando o Trim fica super rápido. SSD da Samsung são ótimos, dificilmente da problemas.  Outra marca boa é Corsair, usei a anos no meu desktop. Após vender o desktop comprei um Macbook Pro, e corri atras de outro SSD. Investir logo em um modelo de 500gb, para evitar o uso de HD externo ou coisas do tipo. Inicialmente um de 256gb atenderia perfeitamente. Mais depois que começar a virtualizar maquinas VM, e guardar vários códigos de programação, esses 500gb será bem utilizado kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
2 horas atrás, rafarmoreira disse:

O meu Mac demora uns 10s no máximo. Uso o High Sierra última versão. Dificilmente eu reinício ou desligo ele, então não me prendo a tempo. Só demora mais para iniciar quando é uma atualização.

O meu acho q foi desligado pela última vez tem uns 3 anos atrás kkkkkk... normalmente só reinicializa após as atualizações e nada mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2018 at 11:22, rafarmoreira disse:

O meu Mac demora uns 10s no máximo. Uso o High Sierra última versão. Dificilmente eu reinício ou desligo ele, então não me prendo a tempo. Só demora mais para iniciar quando é uma atualização.

Qual modelo do seu Mac?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...