Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

psyai

Posts Recomendados

MINHA EXPERIÊNCIA FAZENDO UPGRADE NO MEU MAC MINI LATE 2012

    Mais memória RAM e SSD pra ganhar desempenho no velho Mac. Este é apenas um relato de um quase leigo sem nenhuma pretensão. Se ajudar alguém, será ótimo. Mas não há base técnica aqui. Se serviu pra mim, não necessariamente servirá pra outra pessoa, portanto, não me responsabilizo sobre qualquer efeito que possa causar a terceiros.

PORQUE ATUALIZAR?

    Meu Mac Mini saiu de fábrica assim:

Modelo MD388BZ/A
Processador Intel quad core i7 2,3GHz
RAM 4GB DDR3
HDD 1TB 5400 rpm

    Mas apesar de ser o top dos Mini pré fabricados de sua época (perdendo apenas para o Mac Mini Server que já vinha com dois HDD de 2TB), desde algumas versões atrás de Mac OS X que eu já vinha notando uma certa lentidão pra rodar a maioria dos aplicativos, com um destaque especial para o Adobe Photoshop Lightroom (mexo muito com fotografias pesadas em formato RAW). Aliás, pura generosidade minha. Na verdade tudo estava completamente “carroçal”, principalmente depois de algumas horas ligado trabalhando.
    Mas a gota d'água foi há uns dias atrás quando tentei, pela primeira vez, conectar uma TV através da Thunderbolt e não consegui. Ele reconheceu a TV, inclusive com seus dados de resolução e modelo, mas não passou sinal de vídeo. Fui, enfim, a uma assistência autorizada aqui de Maceió-AL onde foram constatadas duas coisas:

1- A porta Thunderbolt, que eu nunca havia usado, estava mesmo com defeito. Eu ainda tinha esperança de ser o adaptador para hdmi mas não teve jeito. Coincidentemente ou não, faz um tempo que tem uma atualização 1.2 de firmware thunderbolt que está em loop na minha App Store. Eu atualizo, dá um erro no fim e ela aparece disponível lá pra eu atualizar novamente. Enfim, ainda não estou totalmente convencido de que trata-se de um problema físico.

2- Ao contrário do que eu pensava, meu Mac Mini é um late 2012 e não 2014. Lembro bem que fiz a pesquisa no site da Apple e me dirigi a uma loja iPlace para comprar o modelo que eu tinha visto lá. Assustei-me então, três anos depois, que eles estivessem vendendo Macs desatualizados e, que pela ansiedade de tê-lo em meus braços, não tive o bom senso de verificar esse importante detalhe no ato da compra. Mas não, estava tudo certo. O Mac mini late 2014, com suas malditas memórias soldadas na placa, ainda não tinha sido lançado. Ufa!

    Ainda cheguei a questionar uma outra coisa sobre a chegada do High Sierra: bastou eu instala-lo que começaram a aparecer, diariamente, “telas de kernel panic da morte”. Estivesse o meu Mac ocioso ou trabalhando, acontecia o problema.

0ad8ff01bccf996ea218cd2acb912c90-320-80.jpg

Mas pouco se discutiu sobre isso, pois eu imaginei que com um futuro upgrade de hardware ou com alguma atualização de sistema isso seria (ou será) corrigido.

    Então, enquanto estava sendo atendido, perguntei à técnica se eles tinham peças para uma melhoria de desempenho. Me foram ofertados:

2 RAM SODIMM DDR3 4GB PC3L-12800 CL11
1 Sandisk SSD PLUS 480GB

     Como a intervenção para consertar a Thunderbolt exigiria a troca da placa lógica e isso custaria o mesmo preço do upgrade, acabei decidindo-me pela segunda opção, afinal, no meu caso, ligar dois monitores ao mesmo tempo faz menos falta que R$ 1.500,00 a menos no bolso. O desempenho do computador estava me enchendo mais a paciência.
    Organizei algumas coisas no HDD, rodei o Time Machine e entreguei o Mini lá 7 dias depois para o serviço e, após rápida pesquisa, ja cheguei com a informação de que não bastaria apenas o SSD. Ele deveria estar acompanhado de um cabo flat específico e umas presilhas. Eles também obtiveram essa informação, como era de se esperar. Em suma, eu não teria os dois armazenamentos imediatamente instalados. Teria de esperar pela chegada do cabo.
    Uma observação: Eu poderia ter comprado as peças e as ferramentas e feito eu mesmo o upgrade (no iFixit não parecia ser nada de outro mundo) mas estou traumatizado com serviços mal prestados por mim mesmo anos atrás aos meus saudosos MacBook White late 2007 e iPad 2. Já me bastava ter o trabalho de reinstalar o sistema e adaptar as minhas coisas a um armazenamento ceifado pela metade. Mal sabia eu quanto trabalho o High Sierra me daria.

ENFIM, COM AS NOVAS PEÇAS

    Quando recebi o MAC (ponto pra assistência pois foi no mesmo dia em que o deixei) já com o SSD e as memórias, resolvi instalar o sistema nele. Na primeira tentativa, optei de cara pelo INTERNET RECOVERY. Planetinha rodando e barra de progresso andando a passos de tartaruga (como a própria tela preveniu-me):

RecoveryInternet.jpg

    Mas quando chegava na interface gráfica, não havia maneira de enxergar o SSD e, consequentemente, de escolhe-lo como destino da instalação. O utilitário de disco simplesmente nem o mostrava, semelhante à tela abaixo.
OBS: Aconteceu uma coisa parecida quando fui atualizar do Sierra pro High Sierra, ainda com as peças originais, e posso falar disso em outra oportunidade.

cópia de Captura de Tela 2017-10-25 às 15.03.40.png

    E a cada nova tentativa no INTERNET RECOVERY, parecia que algo estava sendo gravado no disco pra iniciar a instalação (apareceu até uma misteriosa partição de 2GB da qual eu não me lembro o nome agora). Mas eu sempre terminava não ultrapassando esse ponto.


RECORRENDO AO PODER DO TERMINAL

Depois de muitas tentativas frustradas resolvi tentar, pelo terminal do Utilitário do MacOS, utilizando o comando diskutil list , enxergar o dispositivo e, como suspeitei, o computador reconhecia que havia o SSD conectado mas não mostrava ele montado. DISK0 é a representação do dito cujo:

/dev/disk0 (internal, physical):
   #:                       TYPE NAME                    SIZE       IDENTIFIER
   0:                                                           *480.1 GB      disk0
   1:        {por aqui deveria ter mais informações sobre a partição, mas ela não existia}
   2:

    Ao fazer o comando diskutil eraseDisk JHFS+ MACSSD /dev/disk0 consegui formatar o disco e montá-lo com o nome de MACSSD e agora o Utilitário do MacOS já conseguia enxerga-lo. Assim consegui direcionar a instalação do sistema para ele.

Problema resolvido? Nem perto disso.


VOLTANDO À INSTALAÇÃO

    Ao tentar instalar no SSD, agora devidamente reconhecido, o sistema chegava a gravar nele uns 5GB que parecia ser a estrutura de instalação. Esta chegava a rodar mas, ao final, quando reiniciava a máquina, dava um erro e não instalava. Mostrando novamente a tela abaixo após um pouco de maçã e barra de progresso:

0ad8ff01bccf996ea218cd2acb912c90-320-80.jpg

    Cheguei a tentar instalar algumas outras vezes via INTERNET RECOVERY e outras tantas via PENDRIVE DE INSTALAÇÃO (a essa altura já tinha providenciado um num outro Mac para tentar agilizar nas tentativas) mas o SSD nunca chegava a ser reconhecido de fato, voltando sempre à tela acima. Às vezes dando até problema ainda na tela de Internet Recovery.

FZ42B0l.jpg

    O interessante é que, com o auxílio de um case usb, quando iniciava o sistema pelo antigo HDD que fora retirado, eu conseguia ter total acesso ao SSD, podendo gravar arquivos nele normalmente, mexer neles e apaga-los. Dava até pra ver a incrível diferença de velocidade do sistema só por causa do upgrade na RAM. Mesmo rodando o sistema através da USB, ele já estava muito mais redondo que antes do upgrade.

    Nesse meio tempo, já estava entristecido por algumas matérias na internet que davam a entender que eu deveria ter comprado algum modelo específico de SSD para que ele pudesse ser reconhecido pelo meu Mac Mini. Conseguiria eu convencer a loja a aceitar de volta o SSD, que inclusive fora sugerido por eles mesmos? Eles são assistência autorizada Apple. Teoricamente sabem mais que eu a respeito. Tentar de novo ou desistir? Que dilema!


DOWNGRADE “ACIDENTAL” DE SISTEMA

    Eis que, após formatar o SSD, apagando qualquer vestígio do High Sierra que tenha ficado nele depois tantas tentativas mal sucedidas, entra em ação novamente o desacreditado INTERNET RECOVERY que, para a minha surpresa, colocou em ação uma instalação do OS X Mavericks, que era o sistema operacional em vigor quando comprei o Mini. Bem que eu estava achando estranha aquela estética da tela gráfica do instalador. Depois, pesquisando mais a fundo sobre o Internet Recovery, me pareceu que essa é uma prática adotada quando não é detectado qualquer vestígio de sistema no Mac.
    Deixei rodando a instalação e, após voltar de um compromisso fora de casa, lá estava o OS 10.9 instalado e rodando perfeitamente no SSD.

FINALMENTE, O HIGH SIERRA

    Com um medo gigantesco, após o peso de vinte horas ininterruptas de tentativas mal sucedidas, ainda na tela gráfica do Mavericks, dei dois cliques no instalador do High Sierra do pendrive. 

    Barra de progresso…

    ...

    O computador reinicia…

    Escolho o SSD como destino…

    Uma hora e quarenta minutos de tensão, expectativa e barra de progresso…

    ...

    O computador reinicia de novo…

    Vem a maçã com mais barra de progresso…

    Digite o seu Apple ID… aí eu acreditei, levantei da cadeira e dei um soco no ar.

    A partir daí foi tudo normal, como recuperar arquivos através do Assistente de Migração, ativar o Trim e baixar alguns aplicativos. Pelo ótimo desempenho que o meu Mac Mini late 2012 está apresentando, após cerca de 5 anos de lançamento e um upgrade de memória e armazenamento, acho que demorarei mais alguns anos sem tirar um escorpião gigante do bolso dentro de uma loja da maçã.

    Enquanto escrevia esse relato, houve mais um kernel panic. Aparentemente estão mais escassos.
    Ainda pretendo contactar a Apple pra ver se me ajudam com o caso não resolvido do Thunderbolt.
    No fim disso tudo fiquei com um assunto mal resolvido com o High Sierra: ele tem algum bug na instalação que o faz às vezes não detectar o disco interno ou estaria ele programado para só aceitar ser instalado do zero em certos modelos? Isso eu não saberia responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia.  

Que história, incrível.  Tenho um igual ao seu comprado em dez/2012 e em dez/2013 passei para 16Gb e SSD 256, o HD  Original está em um case externo fixado na parte de cima e ligado vai USB 3.0, a maquina está voando com monitor de 34 Wide ligado via MiniDisplay Port. Tudo roda muito bem. já com 5 anos de trabalho.

Sempre instalei as atualizações ele veio com o LION e todas funcionaram bem. 

Abrs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, psyai disse:

MINHA EXPERIÊNCIA FAZENDO UPGRADE NO MEU MAC MINI LATE 2012

    Mais memória RAM e SSD pra ganhar desempenho no velho Mac. Este é apenas um relato de um quase leigo sem nenhuma pretensão. Se ajudar alguém, será ótimo. Mas não há base técnica aqui. Se serviu pra mim, não necessariamente servirá pra outra pessoa, portanto, não me responsabilizo sobre qualquer efeito que possa causar a terceiros.

PORQUE ATUALIZAR?

    Meu Mac Mini saiu de fábrica assim:

Modelo MD388BZ/A
Processador Intel quad core i7 2,3GHz
RAM 4GB DDR3
HDD 1TB 5400 rpm

    Mas apesar de ser o top dos Mini pré fabricados de sua época (perdendo apenas para o Mac Mini Server que já vinha com dois HDD de 2TB), desde algumas versões atrás de Mac OS X que eu já vinha notando uma certa lentidão pra rodar a maioria dos aplicativos, com um destaque especial para o Adobe Photoshop Lightroom (mexo muito com fotografias pesadas em formato RAW). Aliás, pura generosidade minha. Na verdade tudo estava completamente “carroçal”, principalmente depois de algumas horas ligado trabalhando.
    Mas a gota d'água foi há uns dias atrás quando tentei, pela primeira vez, conectar uma TV através da Thunderbolt e não consegui. Ele reconheceu a TV, inclusive com seus dados de resolução e modelo, mas não passou sinal de vídeo. Fui, enfim, a uma assistência autorizada aqui de Maceió-AL onde foram constatadas duas coisas:

1- A porta Thunderbolt, que eu nunca havia usado, estava mesmo com defeito. Eu ainda tinha esperança de ser o adaptador para hdmi mas não teve jeito. Coincidentemente ou não, faz um tempo que tem uma atualização 1.2 de firmware thunderbolt que está em loop na minha App Store. Eu atualizo, dá um erro no fim e ela aparece disponível lá pra eu atualizar novamente. Enfim, ainda não estou totalmente convencido de que trata-se de um problema físico.

2- Ao contrário do que eu pensava, meu Mac Mini é um late 2012 e não 2014. Lembro bem que fiz a pesquisa no site da Apple e me dirigi a uma loja iPlace para comprar o modelo que eu tinha visto lá. Assustei-me então, três anos depois, que eles estivessem vendendo Macs desatualizados e, que pela ansiedade de tê-lo em meus braços, não tive o bom senso de verificar esse importante detalhe no ato da compra. Mas não, estava tudo certo. O Mac mini late 2014, com suas malditas memórias soldadas na placa, ainda não tinha sido lançado. Ufa!

    Ainda cheguei a questionar uma outra coisa sobre a chegada do High Sierra: bastou eu instala-lo que começaram a aparecer, diariamente, “telas de kernel panic da morte”. Estivesse o meu Mac ocioso ou trabalhando, acontecia o problema.

0ad8ff01bccf996ea218cd2acb912c90-320-80.jpg

Mas pouco se discutiu sobre isso, pois eu imaginei que com um futuro upgrade de hardware ou com alguma atualização de sistema isso seria (ou será) corrigido.

    Então, enquanto estava sendo atendido, perguntei à técnica se eles tinham peças para uma melhoria de desempenho. Me foram ofertados:

2 RAM SODIMM DDR3 4GB PC3L-12800 CL11
1 Sandisk SSD PLUS 480GB

     Como a intervenção para consertar a Thunderbolt exigiria a troca da placa lógica e isso custaria o mesmo preço do upgrade, acabei decidindo-me pela segunda opção, afinal, no meu caso, ligar dois monitores ao mesmo tempo faz menos falta que R$ 1.500,00 a menos no bolso. O desempenho do computador estava me enchendo mais a paciência.
    Organizei algumas coisas no HDD, rodei o Time Machine e entreguei o Mini lá 7 dias depois para o serviço e, após rápida pesquisa, ja cheguei com a informação de que não bastaria apenas o SSD. Ele deveria estar acompanhado de um cabo flat específico e umas presilhas. Eles também obtiveram essa informação, como era de se esperar. Em suma, eu não teria os dois armazenamentos imediatamente instalados. Teria de esperar pela chegada do cabo.
    Uma observação: Eu poderia ter comprado as peças e as ferramentas e feito eu mesmo o upgrade (no iFixit não parecia ser nada de outro mundo) mas estou traumatizado com serviços mal prestados por mim mesmo anos atrás aos meus saudosos MacBook White late 2007 e iPad 2. Já me bastava ter o trabalho de reinstalar o sistema e adaptar as minhas coisas a um armazenamento ceifado pela metade. Mal sabia eu quanto trabalho o High Sierra me daria.

ENFIM, COM AS NOVAS PEÇAS

    Quando recebi o MAC (ponto pra assistência pois foi no mesmo dia em que o deixei) já com o SSD e as memórias, resolvi instalar o sistema nele. Na primeira tentativa, optei de cara pelo INTERNET RECOVERY. Planetinha rodando e barra de progresso andando a passos de tartaruga (como a própria tela preveniu-me):

RecoveryInternet.jpg

    Mas quando chegava na interface gráfica, não havia maneira de enxergar o SSD e, consequentemente, de escolhe-lo como destino da instalação. O utilitário de disco simplesmente nem o mostrava, semelhante à tela abaixo.
OBS: Aconteceu uma coisa parecida quando fui atualizar do Sierra pro High Sierra, ainda com as peças originais, e posso falar disso em outra oportunidade.

cópia de Captura de Tela 2017-10-25 às 15.03.40.png

    E a cada nova tentativa no INTERNET RECOVERY, parecia que algo estava sendo gravado no disco pra iniciar a instalação (apareceu até uma misteriosa partição de 2GB da qual eu não me lembro o nome agora). Mas eu sempre terminava não ultrapassando esse ponto.


RECORRENDO AO PODER DO TERMINAL

Depois de muitas tentativas frustradas resolvi tentar, pelo terminal do Utilitário do MacOS, utilizando o comando diskutil list , enxergar o dispositivo e, como suspeitei, o computador reconhecia que havia o SSD conectado mas não mostrava ele montado. DISK0 é a representação do dito cujo:

/dev/disk0 (internal, physical):
   #:                       TYPE NAME                    SIZE       IDENTIFIER
   0:                                                           *480.1 GB      disk0
   1:        {por aqui deveria ter mais informações sobre a partição, mas ela não existia}
   2:

    Ao fazer o comando diskutil eraseDisk JHFS+ MACSSD /dev/disk0 consegui formatar o disco e montá-lo com o nome de MACSSD e agora o Utilitário do MacOS já conseguia enxerga-lo. Assim consegui direcionar a instalação do sistema para ele.

Problema resolvido? Nem perto disso.


VOLTANDO À INSTALAÇÃO

    Ao tentar instalar no SSD, agora devidamente reconhecido, o sistema chegava a gravar nele uns 5GB que parecia ser a estrutura de instalação. Esta chegava a rodar mas, ao final, quando reiniciava a máquina, dava um erro e não instalava. Mostrando novamente a tela abaixo após um pouco de maçã e barra de progresso:

0ad8ff01bccf996ea218cd2acb912c90-320-80.jpg

    Cheguei a tentar instalar algumas outras vezes via INTERNET RECOVERY e outras tantas via PENDRIVE DE INSTALAÇÃO (a essa altura já tinha providenciado um num outro Mac para tentar agilizar nas tentativas) mas o SSD nunca chegava a ser reconhecido de fato, voltando sempre à tela acima. Às vezes dando até problema ainda na tela de Internet Recovery.

FZ42B0l.jpg

    O interessante é que, com o auxílio de um case usb, quando iniciava o sistema pelo antigo HDD que fora retirado, eu conseguia ter total acesso ao SSD, podendo gravar arquivos nele normalmente, mexer neles e apaga-los. Dava até pra ver a incrível diferença de velocidade do sistema só por causa do upgrade na RAM. Mesmo rodando o sistema através da USB, ele já estava muito mais redondo que antes do upgrade.

    Nesse meio tempo, já estava entristecido por algumas matérias na internet que davam a entender que eu deveria ter comprado algum modelo específico de SSD para que ele pudesse ser reconhecido pelo meu Mac Mini. Conseguiria eu convencer a loja a aceitar de volta o SSD, que inclusive fora sugerido por eles mesmos? Eles são assistência autorizada Apple. Teoricamente sabem mais que eu a respeito. Tentar de novo ou desistir? Que dilema!


DOWNGRADE “ACIDENTAL” DE SISTEMA

    Eis que, após formatar o SSD, apagando qualquer vestígio do High Sierra que tenha ficado nele depois tantas tentativas mal sucedidas, entra em ação novamente o desacreditado INTERNET RECOVERY que, para a minha surpresa, colocou em ação uma instalação do OS X Mavericks, que era o sistema operacional em vigor quando comprei o Mini. Bem que eu estava achando estranha aquela estética da tela gráfica do instalador. Depois, pesquisando mais a fundo sobre o Internet Recovery, me pareceu que essa é uma prática adotada quando não é detectado qualquer vestígio de sistema no Mac.
    Deixei rodando a instalação e, após voltar de um compromisso fora de casa, lá estava o OS 10.9 instalado e rodando perfeitamente no SSD.

FINALMENTE, O HIGH SIERRA

    Com um medo gigantesco, após o peso de vinte horas ininterruptas de tentativas mal sucedidas, ainda na tela gráfica do Mavericks, dei dois cliques no instalador do High Sierra do pendrive. 

    Barra de progresso…

    ...

    O computador reinicia…

    Escolho o SSD como destino…

    Uma hora e quarenta minutos de tensão, expectativa e barra de progresso…

    ...

    O computador reinicia de novo…

    Vem a maçã com mais barra de progresso…

    Digite o seu Apple ID… aí eu acreditei, levantei da cadeira e dei um soco no ar.

    A partir daí foi tudo normal, como recuperar arquivos através do Assistente de Migração, ativar o Trim e baixar alguns aplicativos. Pelo ótimo desempenho que o meu Mac Mini late 2012 está apresentando, após cerca de 5 anos de lançamento e um upgrade de memória e armazenamento, acho que demorarei mais alguns anos sem tirar um escorpião gigante do bolso dentro de uma loja da maçã.

    Enquanto escrevia esse relato, houve mais um kernel panic. Aparentemente estão mais escassos.
    Ainda pretendo contactar a Apple pra ver se me ajudam com o caso não resolvido do Thunderbolt.
    No fim disso tudo fiquei com um assunto mal resolvido com o High Sierra: ele tem algum bug na instalação que o faz às vezes não detectar o disco interno ou estaria ele programado para só aceitar ser instalado do zero em certos modelos? Isso eu não saberia responder.

Uma aventura e tanta! 

Fico aqui abismado, como que uma AT não prepara nem o Mac para receber um SSD e o sistema. Instala, não checa e já entrega. Que tipo de AT é essa que faz isso? Nem instalar o High Sierra serviram. Não deram assistencia como deveriam, mas ok... ao menos instalaram seus componentes.

 

O High Sierra não tem bug de reconhecimento de SSD não, isso é a formatação do drive. Talvez o Mavericks, conseguiu formatar o SSD muito bem, que o High Sierra conseguiu detecta-lo. Já aconteceu comigo, quando instalei um SSD da Kingston que também não foi reconhecido, foi só formatar que apareceu.

Bom proveito com o seu novo Mac. O SSD e as memórias darão uma boooooooa sobrevida a ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, macrulez disse:

Eu acredito, que os KPs que você está enfrentando, tem ligação com o problema da sua Thunderbolt/LogicBoard. Já tentou fazer novamente o update? Se não funcionou, já ligou para a Apple te ajudar nessa instalação?

Já fiz esse update umas 20 vezes, mas ele sempre da erro e aparece lá disponível na App Store pra eu fazer de novo. Ainda ligarei na Apple pra ver o que me dizem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, macrulez disse:

Uma aventura e tanta! 

Fico aqui abismado, como que uma AT não prepara nem o Mac para receber um SSD e o sistema. Instala, não checa e já entrega. Que tipo de AT é essa que faz isso? Nem instalar o High Sierra serviram. Não deram assistencia como deveriam, mas ok... ao menos instalaram seus componentes.

 

O High Sierra não tem bug de reconhecimento de SSD não, isso é a formatação do drive. Talvez o Mavericks, conseguiu formatar o SSD muito bem, que o High Sierra conseguiu detecta-lo. Já aconteceu comigo, quando instalei um SSD da Kingston que também não foi reconhecido, foi só formatar que apareceu.

Bom proveito com o seu novo Mac. O SSD e as memórias darão uma boooooooa sobrevida a ele.

Quando eu deixei o equipamento lá na AT, já fui avisado sobre as taxas de serviços, visto que já está fora da garantia. Preferi pagar apenas pela intervenção física. Eu mesmo optei por encarar a intervenção lógica pra economizar.

Eu achei esquisito que o instalador do High Sierra só tenha detectado o SSD após intervenção, na marra, através do terminal. Se dependesse da GUI, estaria até agora sem enxergar o dispositivo.

valeu

5 minutos atrás, macrulez disse:

 


Tenta baixar diretamente do site da Apple.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Já o fiz. Mas através desse pkg ele exige que eu tenha um dispositivo Thunderbolt, como um monitor, conectado. Quando detecta que não tem, simplesmente não instala nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, psyai disse:

Quando eu deixei o equipamento lá na AT, já fui avisado sobre as taxas de serviços, visto que já está fora da garantia. Preferi pagar apenas pela intervenção física. Eu mesmo optei por encarar a intervenção lógica pra economizar.

Eu achei esquisito que o instalador do High Sierra só tenha detectado o SSD após intervenção, na marra, através do terminal. Se dependesse da GUI, estaria até agora sem enxergar o dispositivo.

valeu

Já o fiz. Mas através desse pkg ele exige que eu tenha um dispositivo Thunderbolt, como um monitor, conectado. Quando detecta que não tem, simplesmente não instala nada.

Mesmo que vc tenha acertado só a preparação do SSD e da memória, é dever da AT ao menos verificar se esta tudo realmente preparado para você fazer a instalação.

Acontece, que o SSD veio com a formatação padrão do Windows, por isso não aparece. Mas é só fazer o que você fez e fica tudo de boa, redondo e pronto para instalar.

 

E ai, tá gostando da combinação SSD e memoria? hehe

Editado por macrulez
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho um mini nessa configuração mas desde o começo (2012) já coloquei 16GB é um SSD Samsung de 500GB, o HD original virou o secundário com um kit da OWC. Nunca tive problemas, sempre fiz os upgrades (mas ainda não coloquei o High Sierra, ainda não).
Na verdade meu único problema era/é que se for instalar um OS novo o SSD/HD é reconhecido como um Fusion Drive e “perco” o HD...resolvi isso desconectando o HD (secundário) pra instalar no SSD.
De resto é uma máquina excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2017 at 12:06, macrulez disse:

Mesmo que vc tenha acertado só a preparação do SSD e da memória, é dever da AT ao menos verificar se esta tudo realmente preparado para você fazer a instalação.

Acontece, que o SSD veio com a formatação padrão do Windows, por isso não aparece. Mas é só fazer o que você fez e fica tudo de boa, redondo e pronto para instalar.

 

E ai, tá gostando da combinação SSD e memoria? hehe

Outro computador. Muito rápido nas operações.

Em 28/10/2017 at 20:39, valterh disse:

Também tenho um mini nessa configuração mas desde o começo (2012) já coloquei 16GB é um SSD Samsung de 500GB, o HD original virou o secundário com um kit da OWC. Nunca tive problemas, sempre fiz os upgrades (mas ainda não coloquei o High Sierra, ainda não).
Na verdade meu único problema era/é que se for instalar um OS novo o SSD/HD é reconhecido como um Fusion Drive e “perco” o HD...resolvi isso desconectando o HD (secundário) pra instalar no SSD.
De resto é uma máquina excelente.

Legal! Também estou esperando um kit pra colocar o antigo HDD. Mas não sei se farei fusion. Estou na dúvida.

Em 27/10/2017 at 12:06, macrulez disse:

Mesmo que vc tenha acertado só a preparação do SSD e da memória, é dever da AT ao menos verificar se esta tudo realmente preparado para você fazer a instalação.

Acontece, que o SSD veio com a formatação padrão do Windows, por isso não aparece. Mas é só fazer o que você fez e fica tudo de boa, redondo e pronto para instalar.

 

E ai, tá gostando da combinação SSD e memoria? hehe

Suspeito que tenha sido isso mesmo.

O esquisito foi eu ter resolvido o problema da formatacao e mesmo assim o High Sierra não ter instalado. Só fui salvo pelo Mavericks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 mês depois...

Olá todos!

Tenho um Mac mini (Late 2012) e fiz a troca do HD original por um SSD.

Todos os dias tenho a tela de restart.

Após a instalação do SSD eu fiz uma instalação nova do sistema. Atualmente estou na versão 10.13.3.

Já pesquisei aqui no forum e pela internet e gostaria de saber se tem algo mais que eu possa fazer antes de levar na AT.

 

Att.

Screen Restart.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, nestes casos todos recomento fazer inicialmente só a instalação do SSD, deixar o HDD para depois que a maquina estiver funcionando com o SSD. Já vi casos assim que funcionou muito bem. Desconecte o HDD no cabo feche a maquina e proceda a instalação do sistema no SSD, depois de terminada teste a maquina use bastante. Configure o TRIM via terminal e continue a usar a maquina, coloque os aplicativos e seja feliz.

Agora luque o cabo do HDD secundário e pronto tudo vai funcionar zerado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esse tipo de informação que aparece depois que reinicia dá pra tirar algum diagnóstico?

Anonymous UUID:       CB12F115-BCC0-4A63-8775-9912499088F0

Mon Feb 26 18:01:20 2018

*** Panic Report ***
panic(cpu 4 caller 0xffffff800d29d6a7): "a freed zone element has been modified in zone kalloc.16: expected 0xc0ffeefd7de28a5a but found 0xc0ffeefd7de29a5a, bits changed 0x1000, at offset 0 of 16 in element 0xffffff803ca09850, cookies 0x3f00117d414205aa 0x53521fd5082817f"@/BuildRoot/Library/Caches/com.apple.xbs/Sources/xnu/xnu-4570.41.2/osfmk/kern/zalloc.c:1120
Backtrace (CPU 4), Frame : Return Address
0xffffff81f6adb360 : 0xffffff800d24f606 
0xffffff81f6adb3b0 : 0xffffff800d37c654 
0xffffff81f6adb3f0 : 0xffffff800d36e149 
0xffffff81f6adb470 : 0xffffff800d201120 
0xffffff81f6adb490 : 0xffffff800d24f03c 
0xffffff81f6adb5c0 : 0xffffff800d24edbc 
0xffffff81f6adb620 : 0xffffff800d29d6a7 
0xffffff81f6adb680 : 0xffffff800d29d481 
0xffffff81f6adb6d0 : 0xffffff800d29ba03 
0xffffff81f6adb800 : 0xffffff800d25b214 
0xffffff81f6adb840 : 0xffffff800d8557d7 
0xffffff81f6adb870 : 0xffffff7f8e5e4eb3 
0xffffff81f6adb890 : 0xffffff7f8e624eae 
0xffffff81f6adb8b0 : 0xffffff7f8e698774 
0xffffff81f6adb8d0 : 0xffffff7f8e612720 
0xffffff81f6adb8f0 : 0xffffff7f8e625520 
0xffffff81f6adb990 : 0xffffff7f8e5f9b88 
0xffffff81f6adba20 : 0xffffff7f8e600e03 
0xffffff81f6adba90 : 0xffffff7f8e602097 
0xffffff81f6adbad0 : 0xffffff800d8b85d8 
0xffffff81f6adbb20 : 0xffffff7f8e60220e 
0xffffff81f6adbb70 : 0xffffff800d8c1437 
0xffffff81f6adbcb0 : 0xffffff800d328894 
0xffffff81f6adbdc0 : 0xffffff800d254c40 
0xffffff81f6adbe10 : 0xffffff800d231cbd 
0xffffff81f6adbe60 : 0xffffff800d244b7b 
0xffffff81f6adbef0 : 0xffffff800d35857d 
0xffffff81f6adbfa0 : 0xffffff800d201926 
      Kernel Extensions in backtrace:
         com.apple.iokit.IOAcceleratorFamily2(376.6)[5F8F39B4-41AB-3263-9867-D0FAF9BBD2AE]@0xffffff7f8e5e4000->0xffffff7f8e679fff
            dependency: com.apple.driver.AppleMobileFileIntegrity(1.0.5)[498548AE-30A0-36C6-92F7-1714D01C0A98]@0xffffff7f8e1fb000
            dependency: com.apple.iokit.IOSurface(209.2.2)[AE58720D-7079-388F-AD95-FD2366F98F8D]@0xffffff7f8e5c8000
            dependency: com.apple.iokit.IOPCIFamily(2.9)[8E6C654E-4A8F-3C6B-BBFE-BA8A68C9C146]@0xffffff7f8da94000
            dependency: com.apple.iokit.IOGraphicsFamily(517.22)[2AEA02BF-2A38-3674-A187-E5F610FD65B7]@0xffffff7f8e235000
         com.apple.driver.AppleIntelHD4000Graphics(10.3)[198656EA-D53A-3FAA-A280-5F5F035CC36C]@0xffffff7f8e68a000->0xffffff7f8e6f7fff
            dependency: com.apple.iokit.IOSurface(209.2.2)[AE58720D-7079-388F-AD95-FD2366F98F8D]@0xffffff7f8e5c8000
            dependency: com.apple.iokit.IOPCIFamily(2.9)[8E6C654E-4A8F-3C6B-BBFE-BA8A68C9C146]@0xffffff7f8da94000
            dependency: com.apple.iokit.IOGraphicsFamily(517.22)[2AEA02BF-2A38-3674-A187-E5F610FD65B7]@0xffffff7f8e235000
            dependency: com.apple.iokit.IOAcceleratorFamily2(376.6)[5F8F39B4-41AB-3263-9867-D0FAF9BBD2AE]@0xffffff7f8e5e4000

BSD process name corresponding to current thread: com.apple.WebKit

Mac OS version:
17D102

Kernel version:
Darwin Kernel Version 17.4.0: Sun Dec 17 09:19:54 PST 2017; root:xnu-4570.41.2~1/RELEASE_X86_64
Kernel UUID: 18D901F1-4A03-3FF1-AE34-C26B2732F13C
Kernel slide:     0x000000000ce00000
Kernel text base: 0xffffff800d000000
__HIB  text base: 0xffffff800cf00000
System model name: Macmini6,2 (Mac-F65AE981FFA204ED)

System uptime in nanoseconds: 808225038484
last loaded kext at 773208653434: com.apple.iokit.IOBluetoothUSBDFU	6.0.2f2 (addr 0xffffff7f90459000, size 12288)
last unloaded kext at 307497658959: com.apple.filesystems.msdosfs	1.10 (addr 0xffffff7f90452000, size 61440)
loaded kexts:
com.apple.iokit.IOBluetoothUSBDFU	6.0.2f2
com.apple.driver.AudioAUUC	1.70
com.apple.driver.AGPM	110.23.30
com.apple.driver.ApplePlatformEnabler	2.7.0d0
com.apple.driver.X86PlatformShim	1.0.0
com.apple.filesystems.autofs	3.0
com.apple.driver.AppleMikeyHIDDriver	131
com.apple.driver.AppleGraphicsDevicePolicy	3.16.21
com.apple.driver.AppleUpstreamUserClient	3.6.4
com.apple.driver.AppleMCCSControl	1.5.3
com.apple.driver.AppleHDA	280.12
com.apple.AGDCPluginDisplayMetrics	3.16.2
com.apple.driver.AppleHV	1
com.apple.iokit.IOUserEthernet	1.0.1
com.apple.iokit.IOBluetoothSerialManager	6.0.2f2
com.apple.driver.pmtelemetry	1
com.apple.driver.AppleIntelHD4000Graphics	10.3.0
com.apple.driver.AppleMikeyDriver	280.12
com.apple.Dont_Steal_Mac_OS_X	7.0.0
com.apple.driver.eficheck	1
com.apple.driver.AppleSMCPDRC	1.0.0
com.apple.driver.AppleThunderboltIP	3.1.1
com.apple.driver.AppleLPC	3.1
com.apple.driver.AppleOSXWatchdog	1
com.apple.driver.AppleIntelSlowAdaptiveClocking	4.0.0
com.apple.driver.AppleIntelFramebufferCapri	10.3.0
com.apple.driver.AppleIRController	352
com.apple.filesystems.apfs	748.41.3
com.apple.filesystems.hfs.kext	407.30.1
com.apple.AppleFSCompression.AppleFSCompressionTypeDataless	1.0.0d1
com.apple.BootCache	40
com.apple.AppleFSCompression.AppleFSCompressionTypeZlib	1.0.0
com.apple.iokit.AppleBCM5701Ethernet	10.3.1
com.apple.driver.AppleSDXC	1.7.6
com.apple.driver.AppleFWOHCI	5.5.8
com.apple.driver.AirPort.Brcm4360	1220.18.1a2
com.apple.driver.AppleAHCIPort	329
com.apple.driver.AppleACPIButtons	6.1
com.apple.driver.AppleRTC	2.0
com.apple.driver.AppleHPET	1.8
com.apple.driver.AppleSMBIOS	2.1
com.apple.driver.AppleACPIEC	6.1
com.apple.driver.AppleAPIC	1.7
com.apple.driver.AppleIntelCPUPowerManagementClient	220.0.0
com.apple.nke.applicationfirewall	183
com.apple.security.TMSafetyNet	8
com.apple.security.quarantine	3
com.apple.IOBufferCopyEngineTest	1
com.apple.driver.AppleIntelCPUPowerManagement	220.0.0
com.apple.driver.usb.cdc	5.0.0
com.apple.driver.AppleBluetoothHIDKeyboard	203
com.apple.driver.IOBluetoothHIDDriver	6.0.2f2
com.apple.driver.AppleHIDKeyboard	203
com.apple.kext.triggers	1.0
com.apple.driver.DspFuncLib	280.12
com.apple.kext.OSvKernDSPLib	526
com.apple.driver.AppleSSE	1.0
com.apple.iokit.IOSerialFamily	11
com.apple.AppleGPUWrangler	3.16.2
com.apple.driver.AppleHDAController	280.12
com.apple.iokit.IOHDAFamily	280.12
com.apple.iokit.IOAudioFamily	206.5
com.apple.vecLib.kext	1.2.0
com.apple.driver.AppleSMBusController	1.0.18d1
com.apple.iokit.IONDRVSupport	517.22
com.apple.iokit.IOFireWireIP	2.2.8
com.apple.driver.AppleSMBusPCI	1.0.14d1
com.apple.driver.AppleGraphicsControl	3.16.21
com.apple.driver.X86PlatformPlugin	1.0.0
com.apple.driver.IOPlatformPluginFamily	6.0.0d8
com.apple.iokit.IOSlowAdaptiveClockingFamily	1.0.0
com.apple.iokit.IOAcceleratorFamily2	376.6
com.apple.iokit.IOSurface	209.2.2
com.apple.AppleGraphicsDeviceControl	3.16.21
com.apple.iokit.IOGraphicsFamily	517.22
com.apple.iokit.BroadcomBluetoothHostControllerUSBTransport	6.0.2f2
com.apple.iokit.IOBluetoothHostControllerUSBTransport	6.0.2f2
com.apple.iokit.IOBluetoothHostControllerTransport	6.0.2f2
com.apple.iokit.IOBluetoothFamily	6.0.2f2
com.apple.driver.usb.IOUSBHostHIDDevice	1.2
com.apple.driver.usb.networking	5.0.0
com.apple.driver.usb.AppleUSBHostCompositeDevice	1.2
com.apple.driver.usb.AppleUSBHub	1.2
com.apple.filesystems.hfs.encodings.kext	1
com.apple.driver.AppleThunderboltDPInAdapter	5.0.2
com.apple.driver.AppleThunderboltDPAdapterFamily	5.0.2
com.apple.driver.AppleThunderboltPCIDownAdapter	2.1.3
com.apple.iokit.IOAHCIBlockStorage	301.40.2
com.apple.driver.AppleThunderboltNHI	4.5.6
com.apple.iokit.IOThunderboltFamily	6.6.3
com.apple.iokit.IOEthernetAVBController	1.1.0
com.apple.iokit.IOFireWireFamily	4.6.8
com.apple.iokit.IO80211Family	1200.12.2
com.apple.driver.mDNSOffloadUserClient	1.0.1b8
com.apple.driver.corecapture	1.0.4
com.apple.iokit.IOAHCIFamily	288
com.apple.driver.usb.AppleUSBEHCIPCI	1.2
com.apple.driver.usb.AppleUSBEHCI	1.2
com.apple.driver.usb.AppleUSBXHCIPCI	1.2
com.apple.driver.usb.AppleUSBXHCI	1.2
com.apple.driver.usb.AppleUSBHostPacketFilter	1.0
com.apple.iokit.IOUSBFamily	900.4.1
com.apple.driver.AppleUSBHostMergeProperties	1.2
com.apple.driver.AppleEFINVRAM	2.1
com.apple.iokit.IOHIDFamily	2.0.0
com.apple.driver.AppleEFIRuntime	2.1
com.apple.iokit.IOSMBusFamily	1.1
com.apple.security.sandbox	300.0
com.apple.kext.AppleMatch	1.0.0d1
com.apple.iokit.IOBufferCopyEngineFamily	1
com.apple.driver.DiskImages	480.30.2
com.apple.driver.AppleFDEKeyStore	28.30
com.apple.driver.AppleEffaceableStorage	1.0
com.apple.driver.AppleKeyStore	2
com.apple.driver.AppleUSBTDM	439.30.4
com.apple.driver.AppleMobileFileIntegrity	1.0.5
com.apple.iokit.IOUSBMassStorageDriver	140.30.1
com.apple.iokit.IOSCSIBlockCommandsDevice	404.30.2
com.apple.iokit.IOSCSIArchitectureModelFamily	404.30.2
com.apple.iokit.IOStorageFamily	2.1
com.apple.driver.AppleCredentialManager	1.0
com.apple.driver.KernelRelayHost	1
com.apple.iokit.IOUSBHostFamily	1.2
com.apple.driver.usb.AppleUSBCommon	1.0
com.apple.driver.AppleBusPowerController	1.0
com.apple.driver.AppleSEPManager	1.0.1
com.apple.driver.IOSlaveProcessor	1
com.apple.iokit.IOReportFamily	31
com.apple.iokit.IOTimeSyncFamily	650.5
com.apple.iokit.IONetworkingFamily	3.4
com.apple.driver.AppleACPIPlatform	6.1
com.apple.driver.AppleSMCRTC	1.0
com.apple.driver.AppleSMC	3.1.9
com.apple.iokit.IOPCIFamily	2.9
com.apple.iokit.IOACPIFamily	1.4
com.apple.kec.pthread	1
com.apple.kec.Libm	1
com.apple.kec.corecrypto	1.0

EOF
Model: Macmini6,2, BootROM MM61.010B.B00, 4 processors, Intel Core i7, 2,3 GHz, 16 GB, SMC 2.8f1
Graphics: Intel HD Graphics 4000, Intel HD Graphics 4000, Built-In
Memory Module: BANK 0/DIMM0, 8 GB, DDR3, 1600 MHz, 0x029E, 0x434D535831364758334D3242313630304339
Memory Module: BANK 1/DIMM0, 8 GB, DDR3, 1600 MHz, 0x029E, 0x434D535831364758334D3242313630304339
AirPort: spairport_wireless_card_type_airport_extreme (0x14E4, 0x10E), Broadcom BCM43xx 1.0 (7.21.190.16.1a2)
Bluetooth: Version 6.0.2f2, 3 services, 27 devices, 1 incoming serial ports
Network Service: Wi-Fi, AirPort, en1
Serial ATA Device: Samsung SSD 850 EVO 500GB, 500,11 GB
USB Device: USB 2.0 Bus
USB Device: Hub
USB Device: USB 2.0 Bus
USB Device: Hub
USB Device: Hub
USB Device: IR Receiver
USB Device: BRCM20702 Hub
USB Device: Bluetooth USB Host Controller
USB Device: USB 3.0 Bus
USB Device: World of Warcraft: Cataclysm MMO Gaming Mouse
Thunderbolt Bus: Mac mini, Apple Inc., 23.4

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite galera, tudo bem?

Possuo um Macmini Late 2012, creio que a mesma especificação sua (i7, 1Tb HD e 4Gb de memória - de fábrica) e to justamente me batendo por conta da lentidão. Sou fotógrafo tb e mesmo com HD com 350 Gb livres (não tá sobrecarregado pra acarretar mais lentidão ainda - creio que isso ajude pra lentidão tá com HD entupido) ele continua lento.....Nunca formatei e sempre atualizei o OS (já passou por uns 4). Então não sei se é por isso que tá lento vários sistemas e tal....sou meio leigo nisso. 

Achei no site da Kingston memória pra ele no modelo (na verdade ele diz código do produto, mas creio que seja o modelo "Código do Produto: KCP316SD8/8")  https://www.kingston.com/br/memory/search?DeviceType=&Mfr=APP&Line=Mac mini&Model=80279

E pesquisando cheguei no Kabum em uma memória com a seguinte descrição KVR16LS11/8 | algum sabe a diferença entre o KCP316SD8/8 do site da Kingston e o KVR16LS11/8 do Kabum? Qualquer um dos dois servem no macmini sem dá problema de compatibilidade?

Eu quero/queria comprar Corsair mas não to achando o modelo certo tb...

Resumindo tudo.....estou perdido, querendo dar esse upgrade na memória, e em breve (quando terminar de pagar ela, ajeitarei um SSD pra ele).

me deem uma ajuda, to perdido demais T_____T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o SSD primeiro vai ajudar mais na questão de lentidão.

Eu troquei as memórias já tem um tempo, mas foi com o SSD que deu pra ver a verdadeira diferença. (Tirando esse incomodo que volta e meia o mac reinicia) ... mas pelo fato de ligar em menos de 10 segundos eu nem ligo.

O código da memória que comprei é CMSX16GX3M2B1600C9. Acredito que tenham opções mais recentes acima de 1600MhZ.

Captura de Tela 2018-03-13 às 20.53.30.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OuVerRos disse:

Acho que o SSD primeiro vai ajudar mais na questão de lentidão.

Eu troquei as memórias já tem um tempo, mas foi com o SSD que deu pra ver a verdadeira diferença. (Tirando esse incomodo que volta e meia o mac reinicia) ... mas pelo fato de ligar em menos de 10 segundos eu nem ligo.

O código da memória que comprei é CMSX16GX3M2B1600C9. Acredito que tenham opções mais recentes acima de 1600MhZ.

Captura de Tela 2018-03-13 às 20.53.30.png

É....falei com um técnico que lida com Macs, ele falou que realmente vc atualizar OS em cima de OS fica coisa antiga do outro em oculto e acaba que prejudicando o funcionamento (deixando mais lento). Eu vou acabar comprando essa igual a sua cara....

Espero que os correios não demorem, preciso pra anteontem. Vou acabar formatando ele logo.Instalar o El Captain, como não tenho SSD, vai rodar mais suave que o High Sierra.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.




  • Conteúdo Similar

    • Por augustorosasco
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2011278952-macbook-pro-13-128gb-8gb-27ghz-early-2015-a1502-_JM
      Apple Macbook Pro Retina 13 I5 2.7ghz 8gb 128gb.
      Acompanha dois carregadores, dentre eles o original. 
      Atualizado na última versão do sistema operacional (MacOS Big Sur).
      Em ótimo estado de funcionamento.
      Marcas de uso (um risco na traseira, marquinha leve na borda inferior e dois pés de apoio trocados, vide fotos)  
      Tela em perfeito estado. 
      Som um pouco estourado (Problema comum com MacBooks desse modelo, porém nunca atrapalhou pois sempre usei com fones)
      Bateria com 794 Ciclos 
      Não aceito trocas.
      Despacho para todo Brasil, entrega em mãos na região da Av Paulista.
    • Por Carlos_Alberto
      Oi pessoal, de novo aqui para bater papo e trocar ideias com vocês.
      Tenho o Mac Pro acima (late 2013), do qual sou fã.
      Já fiz uma série de upgrades nele, de memória para 64 gb, de ssd colocando um AuraPro de 1tb e, o mais recente de processador: coloquei um Intel Xeon E5 12-Core de 2,7 Ghz.
      Confesso que vi tantas advertências de que era difícil trocar o processador e deveria procurar um especialista que fiquei com receio, mas achei bem simples.

      Agora, estou com um "problema" adquiri um monitor Monitor Gamer Curvo Samsung Odyssey 49" DQHD, 240Hz, 1mshz, e minhas placas de vídeo do Mac Pro não suportaram a resolução do monitor (5.120 x 1.440), mas a resolução máxima que consegui chegar  3840x1080 por cabo HDMI, proporcionou um tamanho de tela muito agradável para minha visão.
      Via cabo Display Port, que achei seria melhor, a resolução fica bem pior. 
      Jamais me passou pela cabeça quando adquiri o monitor, que o Mac Pro poderia não suportar a sua resolução.
      Mas, desde que coloquei esse monitor, tenho ouvido quando ligo o Mac Pro a ventoinha trabalhar (antes só em videoconferências pesadas). Agora vira e mexe, ela dá uma ligadinha e pára.
      Pois bem, gostaria de atualizar as placas de vídeo.
      Mas, o que vi em pesquisas da internet são proibitivos, pois caso adquirisse placas de vídeo (no Mac Pro são duas) da sua versão topo de linha dele, já fora de linha, sairia tão caro que acredito daria para comprar um Mac Pro atual. Isso comprando placas usadas, novas nem se encontra.
      Alguém que tenha o Mac Pro, encontrou solução para isso? Alguma placa atual serve nele para upgrade?
      Não é uma necessidade premente, pois funciona muito bem, mas nós maníacos por informática, sabemos a incomoda sensação de não poder usufruir o máximo do monitor e ouvir a ventoinha ligar de tempos em tempos, por conta da nova exigência extra do meu ótimo Mac Pro.
      Vi até caixas externas para placa de vídeo da Razer, mas pelo que li, minhas portas Thunderbolt não correspondem as exigências e correria o risco de gastar muito e não resolver nada. 
      Quem puder sugerir soluções, agradeço.
    • Por Fernando Braz
      Praticamente nova, configuração de ponta pra rodar tudo, perfeita para edição e criação de conteúdo. Resolução 4k que dispensa comentários.
      NÃO ACOMPANHA TECLADO E MOUSE.
      iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017)
      Processador: 3 GHz Intel Core i5 Quad-Core
      Memória: 16 GB 2400 MHz DDR4
      SSD 480GB Kingston
      GPU Radeon Pro 555 2 GB
      R$8.900
      Somente retirada em mãos e pagamento via pix.
      Não aceito trocas nem propostas absurdas.

    • Por Desirée Oliveira
      No início do ano, a tela do meu computador MacBook Pro deu um problema e apareceram glitches incontroláveis. O aparelho é o modelo MacBook Pro 15” i7/ 2.6 Ghz/ 512 GB ssd/ 16 gb/ Touch Bar / Cinza Espacial e então decidi procurar uma Assistência Autorizada da marca no Brasil/SP. Fui até a empresa STI Tecnologia, deixei para orçamento e eles me instruíram a realizar a troca do display inteiro. O valor desse serviço era de R$ 5.475,00. O que se espera de um investimento desses é o máximo de qualidade e eficiência. Na época, entenderam que o problema existia a partir de negligência de uso - modus operandi da assistência. Acreditando no que me disseram, aceitei a proposta e seguimos com a troca do display.
      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 
       
      Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 
       

    • Por jonascandal
      Boa galera, blz?
      Então, eu sou produtor musical e áudiovisual e estou começando a desenvolver projetos que requerem configurações boas, atualmente tenho um Win i3 6gb 500gb porém o mesmo já está sofrendo muito para rodar meus projetos.
      Estou pesquisando trocar de computador, porém os preços dos Apple ainda estão bem altos, ainda mais na atual situação,
      Minha dúvida é o seguinte, pesquisando iMacs usados, em torno de 5k, acha alguns i5 com 8gb ou mais até, porém fica aquela dúvida, será se um iMac de 2011 ou anterior vai "aguentar" os processos pesados e programas de música / vídeo ? 
      Com o mesmo valor investido, consigo pegar um Win com config melhor, as vezes até zero, porém vejo muita gente dizendo que os Macs tem uma vantagem enorme para trabalho em relação aos Win.
      Compensa um iMac usado mesmo com configs "antigas"? 
      Pensei na possibilidade de um iMac pela facilidade do "tudo-em-um", já que os Macbooks mesmo usados ainda passam o limite, e os MacMini precisam de todos os "periféricos" conectados.
      Queria saber opiniões, Macbook? iMac? MacMini? Lembrando que até um 5k seria o ideal, já que a musica ainda não paga 100% minhas contas kk mas a ideia é um Comp que aguente mais uns anos até conseguir investir em um melhor.
      ps: estava pesquisando e boa parte vem com placa de vídeo "fraca", as vezes bate aquela vontade jogar, seria interessante um que rodasse mesmo no min uns joguinhos kk
       
      Valeeeeu!!
    • Por Camila Ramos
      Olá !
       
      Estou pensando em vender meu Macbook Air/19.
      é meu primeiro notebook da Apple e não sei como avaliar ele.
       
      Infos: Acabei de checar e ele está com 309 ciclos. Foi comprado em agosto de 2019.
      8GB
       
      Está em em perfeitas condições.
      Quanto mais ou menos eu poderia pedir por ele?
       
       
    • Por misael
      Pessoal,

      é possível instalar um SSD M2 (https://www.kabum.com.br/produto/115794/ssd-crucial-p2-500gb-m-2-nvme-leituras-2300mb-s-e-gravacoes-940mb-s-ct500p2ssd8?gclid=CjwKCAjwy42FBhB2EiwAJY0yQvqWRHzDDtNMoR8qi1nkrSZduko9EHL1gyDGO8xKkfQz7rz6IW5T3hoCA3AQAvD_BwE) no Macbook Pro 13' mid 2012? Se possível, o desempenho dele seria melhor do que de um SSD normal?
       
    • Por brunoffc
      Fala, galera 
      Estou necessitado de fazer um upgrade no meu mac pq ele tá extremamente lento e com a bateria já no limite e também pq não tenho 10k pra dar em um novo, mas estou em dúvidas em alguns pontos... 
       
      Qual a melhor marca de bateria disponível para ele? bbbaterias é um bom lugar de se comprar? 
       
      Tem alguma outra memória ram boa para o meu modelo de mac que não seja corsair ou crucial? os preços estão bem salgados... 
       
      SSD eu estou pendendo para o crucial, mas aceito dicas
       
      Deus os abençoe. 
    • Por lpz12
      Oi, pessoal! beleza?
      Tenho um mac mini late 2012 (comprado em 2014). em 2015 coloquei RAM da kingston, 2 slots de 8gb, totalizando 16gb, DDR3 1600.
      A questão é que eu trabalho com softwares de edição e exijo muito da memória, recentemente coloquei um SSD de 500gb da crucial que deu um novo fôlego, mas os 16gb de ram tão sempre ali no limite quando abro os softwares e acompanho pelo cleanmymac x.
      Queria saber se uma memória ram mais nova, da crucial ou corsair por exemplo, pode dar uma diferença de desempenho nele, ou se não vai fazer a menor diferença.
      Ah, eu fiz downgrade e uso o mojave!
       
      Valeuuuu
       
    • Por FredFerrari
      Fala galera. Uma dúvida pertinente para quem, momentaneamente, não consegue fazer um upgrade de máquina, para uma mais atual. Ainda mais tendo como fator proibitivo os preços que essas máquinas custam aqui no BR.
      Tenho um iMac Mid 2011 - 21,5" - praticamente todo original. Só dei upgrade nas memórias. Ainda não consegui deixar com 32 GB, mas está com 26 GB.
      Vi muitos posts aqui do fórum e notei que muita gente manja bastante do que fazer para melhorar a máquina.
      Sou designer gráfico (ou seja, não vai ser só para usar programas básicos) e como o dinheiro tá curto pra trocar de máquina, pensei em fazer um bom upgrade nessa minha, pra tentar ficar com ela por mais uns anos.
      Sendo assim, vai a pergunta. Até onde essa máquina suporta um upgrade? O que é indicado fazer, para que ela aguente de boa sem arregar? Até onde posso ir?
       
      Sei que para esses casos, obviamente o ideal é ir atrás de um bom técnico que faça. Mas é bom eu já ter informações pertinentes para já ir direto ao ponto quando for procurar o profissional.
       
      Me deem uma luz, por favor.
      Muitíssimo obrigado pela ajuda. Abraço a todos.
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      52,9k
    • Total de Posts
      442,8k
×
×
  • Criar Novo...