Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(Macbook 12' 2017) Bootcamp ou Parallels?


Posts Recomendados

Olá meus amigos!

Estou com uma necessidade de utilização do windows de forma frequente no meu dia a dia (fora o macOs que é imprescindível já que trabalho com edição de áudio). Estou em dúvida de qual das alternativas possíveis usar (bootcamp ou máquina virtual). Apenas para entenderem até onde vai a necessidade, construo aplicações em Visual Basic, e também muitas planilhas com macros no Excel, e como sabemos, apesar da versão recente do office ser compatível, ela ainda é muito limitada. Os pontos chaves pra decidir qual das alternativas usar, são:

- Performance, em qual das duas obtenho um resultado satisfatório, levando em conta que a utilização do windows não é extrema;

- Uso de espaço em disco, quantos espaço preciso para um bootcamp, e quanto espaço preciso para uma máquina virtual, ou se os dois são similares;

- O uso do Parallels me deixou bastante curioso, vide a facilidade de não precisar reiniciar a máquina, a facilidade de poder deixar meus arquivos armazenados dentro do macOS, mas a performance me preocupa.

- A minha maquina é um macbook 12' 2017, Core i5, 8GB ram, 512GB armazenamento.

- A questão de custo nem levo em conta, já que vou ter que adquirir uma licença de windows de qualquer forma, e o Parallels não é assim tão caro.

 

Aguardo a ajuda de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

meu uso de windows tbm é relacionado a planilhas, vba/macros etc.. além do publisher algumas vezes (q não tem na versão do office p/ mac)

as 2 grandes desvantagens do parallels p/ mim é q tdo ano vc tem q pagar lá uns usd50 p/ atualizar (se quiser as melhores novidades p/ a ultima versão do macos disponível) e a famosa queda de desempenho por ser virtualização (em alguns cenários nem é tão sentida, mas vc percebe um pouco menos de fluidez). No seu caso ainda, tem q levar em conta q o macbook não é um "suprassumo de poder", embora eu nunca tenha testado em um propriamente dito. Já a grande mágica do parallels é vc abrir o excel de windows como se fosse um app de mac... é bem legal

eu cheguei a testar brevemente além do parallels, o wmware pq ele permitia a instalação em mais de 1 mac com 1 licença só, mas não gostei devido a um problema com a minha configuração em particular. 

no fim, fiquei no velho bootcamp mesmo... achei mais confortável, é mais fluido e eu não preciso do excel do windows e do publisher toda hora... e a questão de acessar arquivos, uso o onedrive (tenho 1 tb por causa do office 365, então nem tenho muitos inconvenientes qto a isso, embora obviamente a solução de virtualização é melhor nesse aspecto)

p/ vc ver qual te atende melhor, instale os trials do parallels ou do wmware. Vc pode testar gratuitamente por 30 dias senão me engano.

qto ao espaço em disco necessário, eu nunca reparei p/ falar a verdade, mas imagino q sejam equivalentes (afinal, mesmo no parallels, vc instala o windows e demais preogramas no ssd do mac)... 

 

update: link p/ o trial do parallels (são 14 dias): https://www.parallels.com/br/products/desktop/trial/

link p/ o wmware (fusion): https://www.vmware.com/br/products/fusion.html

 

Editado por sirisy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o colega falou inicialmente o ideal e baixar o parrallels para testar. Porem tem alguns pontos que podem lhe ajudar a decidir.

Vai usar muito o Windows e principalmente alternar entre os 2? 

Se for o parrallels sera a melhor escolha para não ter que ficar reiniciando a maquina toda hora para alternar de SO. Se não for usar tanto não vejo problema em reinicar para trocar de SO.

Está disposto a pagar anualmente pela nova versão?

A questão ai e que não e so comprar um vez e ser feliz, quando sair uma nova versão do MacOS se você quiser usar tera que pagar pelo update do parrallels, ou seja terá um gasto "eterno".

Tem que levar em consideração também que a virtualização por melhor que seja nunca vai ter a mesma performance do bootcamp, talvez pelo seu uso não seja tão sentido, por isso o ideal e baixar o trial e testar antes de tomar uma decisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, jpoliver disse:

Como o colega falou inicialmente o ideal e baixar o parrallels para testar. Porem tem alguns pontos que podem lhe ajudar a decidir.

Vai usar muito o Windows e principalmente alternar entre os 2? 

Se for o parrallels sera a melhor escolha para não ter que ficar reiniciando a maquina toda hora para alternar de SO. Se não for usar tanto não vejo problema em reinicar para trocar de SO.

Está disposto a pagar anualmente pela nova versão?

A questão ai e que não e so comprar um vez e ser feliz, quando sair uma nova versão do MacOS se você quiser usar tera que pagar pelo update do parrallels, ou seja terá um gasto "eterno".

Tem que levar em consideração também que a virtualização por melhor que seja nunca vai ter a mesma performance do bootcamp, talvez pelo seu uso não seja tão sentido, por isso o ideal e baixar o trial e testar antes de tomar uma decisão.

 

4 horas atrás, sirisy disse:

meu uso de windows tbm é relacionado a planilhas, vba/macros etc.. além do publisher algumas vezes (q não tem na versão do office p/ mac)

as 2 grandes desvantagens do parallels p/ mim é q tdo ano vc tem q pagar lá uns usd50 p/ atualizar (se quiser as melhores novidades p/ a ultima versão do macos disponível) e a famosa queda de desempenho por ser virtualização (em alguns cenários nem é tão sentida, mas vc percebe um pouco menos de fluidez). No seu caso ainda, tem q levar em conta q o macbook não é um "suprassumo de poder", embora eu nunca tenha testado em um propriamente dito. Já a grande mágica do parallels é vc abrir o excel de windows como se fosse um app de mac... é bem legal

eu cheguei a testar brevemente além do parallels, o wmware pq ele permitia a instalação em mais de 1 mac com 1 licença só, mas não gostei devido a um problema com a minha configuração em particular. 

no fim, fiquei no velho bootcamp mesmo... achei mais confortável, é mais fluido e eu não preciso do excel do windows e do publisher toda hora... e a questão de acessar arquivos, uso o onedrive (tenho 1 tb por causa do office 365, então nem tenho muitos inconvenientes qto a isso, embora obviamente a solução de virtualização é melhor nesse aspecto)

p/ vc ver qual te atende melhor, instale os trials do parallels ou do wmware. Vc pode testar gratuitamente por 30 dias senão me engano.

qto ao espaço em disco necessário, eu nunca reparei p/ falar a verdade, mas imagino q sejam equivalentes (afinal, mesmo no parallels, vc instala o windows e demais preogramas no ssd do mac)... 

 

update: link p/ o trial do parallels (são 14 dias): https://www.parallels.com/br/products/desktop/trial/

link p/ o wmware (fusion): https://www.vmware.com/br/products/fusion.html

 

Vou baixar a licença trial dos dois e fazer um teste... Mas realmente 50 USD por ano é de pensar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma alternativa é o Crossover, tem 14 dias para testar. Talvez tenha que se acostumar com a forma que ele trabalha com pastas, mas tem uma vantagem que é não precisar instalar o Windows. Não é compatível com todo e qualquer aplicativo do Windows, mas os mais conhecidos (ex. Office) é tranquilo. 

https://www.codeweavers.com/products/crossover-mac

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Você não precisa pagar o parallels anualmente. Ele tem licença perpétua também.

Se vc alterna muito entre um e outro o ideal é o parallels, mas eu acho 8GB de Ram pouco.

Além disso mesmo usando bootcamp o parallels ajuda pois você pode levantar o Windows do bootcamp dentro dele sem a necessidade de reiniciar a maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...