Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

macOS High Sierra – Problemas no Armazenamento


rafaelalvesgb

Posts Recomendados

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Aqui esta em ordem, macos ocupando 34,24GB

Estranho o volume do Bootcamp dizendo que possui 251GB sendo que só tem 50GB e que possui 0kb livre, quando tem aprox 8GB livre.

Bootcamp funcionando normal, e conseguindo até acessar os arquivos do windows pelo mac

Captura de Tela 2017-09-26 às 00.22.47.png

Captura de Tela 2017-09-26 às 00.20.01.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, FGuandelini disse:

Aqui esta em ordem, macos ocupando 34,24GB

Estranho o volume do Bootcamp dizendo que possui 251GB sendo que só tem 50GB e que possui 0kb livre, quando tem aprox 8GB livre.

Bootcamp funcionando normal, e conseguindo até acessar os arquivos do windows pelo mac

Captura de Tela 2017-09-26 às 00.22.47.png

Captura de Tela 2017-09-26 às 00.20.01.png

Amigo, você está usando o AFS no seu Macintosh HD?

Minha dúvida é se eu vou poder usar o Bootcamp se eu atualizar o macOS High Sierra com o meu SSD convertido em AFS. Ou seja, se eu atualizar o macOS Sierra para o macOS High Sierra, e na atualização o sistema de arquivos do meu SSD for convertido para AFS, eu vou poder usar o meu Windows 10 com Boot Camp normalmente?

OBS:  tenho um SSD com o macOS Sierra instalado e usando o Windows 10 via Bootcamp, e um segundo HD (um HDD) usado só pra armazenamento de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Asterix disse:

Amigo, você está usando o AFS no seu Macintosh HD?

Minha dúvida é se eu vou poder usar o Bootcamp se eu atualizar o macOS High Sierra com o meu SSD convertido em AFS. Ou seja, se eu atualizar o macOS Sierra para o macOS High Sierra, e na atualização o sistema de arquivos do meu SSD for convertido para AFS, eu vou poder usar o meu Windows 10 com Boot Camp normalmente?

OBS:  tenho um SSD com o macOS Sierra instalado e usando o Windows 10 via Bootcamp, e um segundo HD (um HDD) usado só pra armazenamento de dados.

No meu caso, está funcionando normalmente o Bootcamp, e sim, o disco foi convertido para o APFS.

 

Captura de Tela 2017-09-26 às 22.48.24.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 9/25/2017 at 20:07, Ricardo Martani Stancatti disse:

deve ser o backup do time machine não?

Não sei. É uma possibilidade. Mas acredito que não seja porque meu backup do TimeMachine está em dia. Vide:

Screen Shot 2017-09-28 at 11.22.14.png

Antigamente, no próprio "About This Mac" ("Sobre Este Mac"), existia um campo específico para o TimeMachine. No momento ele não está aparecendo para mim (talvez porque realmente esteja com problema, como você mencionou, ou talvez porque o backup tenha sido feito hoje e esteja em dia).

 

Caso fosse, teria alguma solução a propor?

 

 

Em 9/26/2017 at 17:29, Asterix disse:

Amigo, você está usando o AFS no seu Macintosh HD?

Minha dúvida é se eu vou poder usar o Bootcamp se eu atualizar o macOS High Sierra com o meu SSD convertido em AFS. Ou seja, se eu atualizar o macOS Sierra para o macOS High Sierra, e na atualização o sistema de arquivos do meu SSD for convertido para AFS, eu vou poder usar o meu Windows 10 com Boot Camp normalmente?

OBS:  tenho um SSD com o macOS Sierra instalado e usando o Windows 10 via Bootcamp, e um segundo HD (um HDD) usado só pra armazenamento de dados.

Não uso Boot Camp  nem qualquer outro OS no sistema. Aparentemente o macOS High Sierra já converteu todo o sistema para AFS:

Screen Shot 2017-09-28 at 11.25.19.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2017 at 17:29, Asterix disse:

Amigo, você está usando o AFS no seu Macintosh HD?

Minha dúvida é se eu vou poder usar o Bootcamp se eu atualizar o macOS High Sierra com o meu SSD convertido em AFS. Ou seja, se eu atualizar o macOS Sierra para o macOS High Sierra, e na atualização o sistema de arquivos do meu SSD for convertido para AFS, eu vou poder usar o meu Windows 10 com Boot Camp normalmente?

OBS:  tenho um SSD com o macOS Sierra instalado e usando o Windows 10 via Bootcamp, e um segundo HD (um HDD) usado só pra armazenamento de dados.

Vai poder usar sim, afinal o APFS vai ser usado apenas na partição do macOS, a partição do Bootcamp deverá permanecer utilizando NTFS. 

Note que APFS é o sistema de arquivos e não tem nada a ver com a tabela de partições, essa sim poderia causar alguma incompatibilidade. O Windows vai continuar não suportando o sistema de arquivos do macOS, como já acontecia com o HFS+.

18 minutos atrás, rafaelavesgb disse:

Não sei. É uma possibilidade. Mas acredito que não seja porque meu backup do TimeMachine está em dia. Vide:

Pouquíssimo provável que tenha algo a ver com o TimeMachine, os backups locais do TimeMachine aparecem separados nessa barra.

Para solucionar seu problema, tenho duas sugestões.

1. Instalação limpa. Crie um pendrive de instalação do macOS, formate seu SSD e instale do zero. Recupere seu backup manualmente depois.

2. Utilize um software para analisar seu SSD e descobrir onde, de fato, está esse consumo exagerado de armazenamento. Você pode utilizar o Disk Inventory X que é gratuito, ou o Daisy Disk que é pago, ambos funcionam muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Vai poder usar sim, afinal o APFS vai ser usado apenas na partição do macOS, a partição do Bootcamp deverá permanecer utilizando NTFS. 

Note que APFS é o sistema de arquivos e não tem nada a ver com a tabela de partições, essa sim poderia causar alguma incompatibilidade. O Windows vai continuar não suportando o sistema de arquivos do macOS, como já acontecia com o HFS+.

Pouquíssimo provável que tenha algo a ver com o TimeMachine, os backups locais do TimeMachine aparecem separados nessa barra.

Para solucionar seu problema, tenho duas sugestões.

1. Instalação limpa. Crie um pendrive de instalação do macOS, formate seu SSD e instale do zero. Recupere seu backup manualmente depois.

2. Utilize um software para analisar seu SSD e descobrir onde, de fato, está esse consumo exagerado de armazenamento. Você pode utilizar o Disk Inventory X que é gratuito, ou o Daisy Disk que é pago, ambos funcionam muito bem.

Esses softwares, o que fazem, especificamente? O próprio Mac não tem uma solução nativa para resolver esse tipo de problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, rafaelavesgb disse:

Esses softwares, o que fazem, especificamente? O próprio Mac não tem uma solução nativa para resolver esse tipo de problema?

Eu desconheço uma solução nativa. 

Esses softwares vão escanear o seu SSD e dizer quanto cada pasta/arquivo está usando de armazenamento. Ao final vai te mostrar um gráfico com essas informações. Muito útil mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Eu desconheço uma solução nativa. 

Esses softwares vão escanear o seu SSD e dizer quanto cada pasta/arquivo está usando de armazenamento. Ao final vai te mostrar um gráfico com essas informações. Muito útil mesmo. 

Entendi. A solução free parece-me que não é compatível com o High Sierra. Tenho o TechTool, mas, em tese, não foi encontrado problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rafaelalvesgb disse:

Entendi. A solução free parece-me que não é compatível com o High Sierra. Tenho o TechTool, mas, em tese, não foi encontrado problema.

O Tech Tool vai procurar por problemas, armazenamento cheio não é um problema técnico identificável pelo software... No seu caso, é preciso descobrir onde está de fato o uso desse armazenamento para definir o que aconteceu e determinar o "problema" e verificar se é possível resolver.

Eu acabei de fazer uma analise do meu SSD utilizando o Disk Inventory X no High Sierra. 

Captura de Tela 2017-09-29 às 10.09.36.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Depois de entrar em contato com a Apple, descobri que são dois os problemas:

1º: como a Apple mudou o sistema do HFS para o AFS, o High Sierra faz a conversão dos arquivos e deveria deletá-los posteriormente. Mas isso não aconteceu.

2º: desde quando comprei meu primeiro MacBook (White, Late 2009), minha pasta pessoal se encontra na raiz, isto é: /HD/Rafael. O sistema, então, entende que essa pasta faz parte do sistema.

 

Com relação ao primeiro problema a correção foi "óbvia", porém traumática: reformatar o computador e instalar novamente o S.O.

 

Quanto ao segundo problema, não existe solução. Para o S.O. indexar corretamente os arquivos é necessário deslocar minha pasta para a pasta de Usuários, algo que, pra mim, ao menos no momento, é um pouco inviável. Sou advogado e uso nomes relativamente grandes para arquivos das peças e processos judiciais. Colocar meus arquivos na pasta do usuário impede ter nomes maiores pela limitação do tamanho do nome, já que também considera os caracteres para o caminho do diretório.

 

Então, por ora, meu sistema vai continuar parecendo que possui vários GB de sistema.

 

Espero ter ajudado aos que têm problemas semelhantes e, se alguém porventura souber da solução, estou à postos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, rafaelalvesgb disse:

Depois de entrar em contato com a Apple, descobri que são dois os problemas:

1º: como a Apple mudou o sistema do HFS para o AFS, o High Sierra faz a conversão dos arquivos e deveria deletá-los posteriormente. Mas isso não aconteceu.

2º: desde quando comprei meu primeiro MacBook (White, Late 2009), minha pasta pessoal se encontra na raiz, isto é: /HD/Rafael. O sistema, então, entende que essa pasta faz parte do sistema.

 

Com relação ao primeiro problema a correção foi "óbvia", porém traumática: reformatar o computador e instalar novamente o S.O.

 

Quanto ao segundo problema, não existe solução. Para o S.O. indexar corretamente os arquivos é necessário deslocar minha pasta para a pasta de Usuários, algo que, pra mim, ao menos no momento, é um pouco inviável. Sou advogado e uso nomes relativamente grandes para arquivos das peças e processos judiciais. Colocar meus arquivos na pasta do usuário impede ter nomes maiores pela limitação do tamanho do nome, já que também considera os caracteres para o caminho do diretório.

 

Então, por ora, meu sistema vai continuar parecendo que possui vários GB de sistema.

 

Espero ter ajudado aos que têm problemas semelhantes e, se alguém porventura souber da solução, estou à postos.

Esse segundo problema é bem estranho. A limitação de nome de arquivo é de 255 caracteres, e para o caminho do arquivo não deveria haver limites, mas aparentemente o Finder encontra problemas quando o caminho tem mais de 1024 caracteres. No seu caso, existe a possibilidade de estourar esse limite? Leve em conta que se levar seus arquivos para a pasta padrão do macOS, vai mudar de /HD/Rafael para /Users/Rafael, apenas 3 caracteres a mais.

Sobre essa migração do HFS para o APFS, eu já esperava que haveria problemas para muitos usuários. Eu mesmo nem vi o problema por ter feito direto a instalação limpa, que pra mim é relativamente simples, já que não guardo nada de importante na minha máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...