Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Retina vs More Space - Resolução de tela


OTTO

Posts Recomendados

Boa noite @OTTO blz ??
Dei uma pesquisada sobre a pergunta que você fez e achei esse link:
https://wiredwide.com/2015/09/03/how-to-scale-a-retina-display-for-more-space-and-how-scaling-affects-performance/
Espero que te ajude a tirar essa dúvida.

Abs,
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
Tel: 11-95384-1613.
Skype: macboysp
AppleConsult - Consultoria Especializada Apple
https://www.appleconsult.com.br
https://www.facebook.com/consultorapplesp/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OTTO no meu Mac eu percebo uma leve perda na performance. Quando deixo em 1920x1200, dá uma "lerdeada", quando deixo no padrão 1440x900 ou no intermediário 1680x1050, funciona muito bem.

Mesmo com essa mudança na performance, eu prefiro utilizar na opção de 1920x1200, só uso no padrão quando estou fazendo coisas mais leves, durante o trabalho deixo com o máximo espaço.

Alias, meu Mac é com vídeo Intel, talvez se o seu Mac tiver uma placa gráfica não haja qualquer perda de performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos Macs com gráfico integrado vc vai perceber uma leve queda de performance, pois quanto mais espaço (resolução maior escalada), mais vai exigir da placa gráfica.
Imagino que o primeiro MacBook Pro 13" com tela retina com a Intel HD 4000 deve sofrer com resoluções maiores.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jailsonrs disse:

Nos Macs com gráfico integrado vc vai perceber uma leve queda de performance, pois quanto mais espaço (resolução maior escalada), mais vai exigir da placa gráfica.
Imagino que o primeiro MacBook Pro 13" com tela retina com a Intel HD 4000 deve sofrer com resoluções maiores.
 

Não só esse não, o meu tem Iris Pro e ainda dá umas engasgadas quando uso em 1920x1200. Geralmente é uma engasgadinha leve, raramente dá uma engasgada maior e parece até que o Mac travou...

Há quem diga que com o High Sierra isso deve melhorar, tudo por conta do uso do Metal em toda a interface do Mac, hoje somente aplicações fazem uso disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, OTTO disse:

Estou com um MBP 15" com Touch Bar e mesmo assim dá uma "lardeada" ao deixar com 1920x1200. Migrei de um iMac e sinto falta da telona. Acho que o jeito é partir para monitor externo mesmo.

Valeu!

Caramba cara. Me brochou legal agora...

Tava na intenção de trocar o meu por um novo, mas se mesmo com as GPUs dedicadas ainda está acontecendo isso...

Apesar de que eu acredito que a interface deve rodar sobre a GPU integrada e apenas aplicações mais pesadas vão usar a GPU dedicada, mas ainda assim é desanimador saber que mesmo os modelos mais recentes sofrem com esse tipo de problema.

Sobre essa "lerdeada", seu Mac chega a dar o famoso lag na UI? Quando abre o mission control e afins?

Sobre o tamanho da tela. Eu também tenho esse problema, o duro é pegar um monitor 1080p ou 1440p depois de usar a tela retina. A diferença é gritante, o serrilhado das fontes parece que vai cortar os olhos... Cheguei a testar um monitor 4K, melhora um pouco, mas ainda não se compara, principalmente levando em consideração os modelos disponíveis em terras tupiniquins... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Sobre essa "lerdeada", seu Mac chega a dar o famoso lag na UI? Quando abre o mission control e afins?

Isso não. Roda liso. Só noto um certo lag ao deixar com 1920x1200 mesmo.
Sobre monitores 4K, verdade. Tá ficando 
difícil ter um setup legal aqui em terras tupiniquins. Tudo caro demais.
Para a grande maioria dos Mac users o ideal é não trocar de computador. Basta apenas dobrar a memória e colocar SSD.

Editado por OTTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu notei que além das engasgadas minha bateria dura menos, deixando na resolução máxima.

Como trabalho com ele e gosto de passar o dia sem conectar no carregador (mesa clean), voltei a resolução default. Assim consigo ter entre 8 e 9 horas de bateria. Imagino que o upscalling faça o consumo de processamento aumentar, consequentemente o consumo de bateria também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Não só esse não, o meu tem Iris Pro e ainda dá umas engasgadas quando uso em 1920x1200. Geralmente é uma engasgadinha leve, raramente dá uma engasgada maior e parece até que o Mac travou...

Há quem diga que com o High Sierra isso deve melhorar, tudo por conta do uso do Metal em toda a interface do Mac, hoje somente aplicações fazem uso disso.

Tenho um MBP 13" Retina com a Intel Iris e atualmente uso 1440x900 e dá pra perceber que não é tão rápido como na resolução ideal.
Falaram acima que até os Macs atuais sofrem com esse problema. Engraçado que os MacBooks Air tem o mesmo tamanho de tela e tem resolução de 1440x900 e parecem que são mais "ligeiros", comparando com os MBP 13" com as mesmas GPUs.
Acho que realmente é algo no OSX que não sabe lidar com a resolução escalada e acaba dando esse engasgo.
Vamos orar para que no High SIerra as coisas melhorem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2017 at 20:12, OTTO disse:

Isso não. Roda liso. Só noto um certo lag ao deixar com 1920x1200 mesmo.
Sobre monitores 4K, verdade. Tá ficando 
difícil ter um setup legal aqui em terras tupiniquins. Tudo caro demais.
Para a grande maioria dos Mac users o ideal é não trocar de computador. Basta apenas dobrar a memória e colocar SSD.

Mas quando deixa em 1920x1200 ele dá lag no Mission Control e afins? Ou somente em aplicações com uso mais intenso?

Infelizmente os upgrades ficaram em 2012, hoje o bagulho já sai da loja como vai ser para todo o sempre... :(

6 horas atrás, Elton Fabricio disse:

Eu notei que além das engasgadas minha bateria dura menos, deixando na resolução máxima.

Como trabalho com ele e gosto de passar o dia sem conectar no carregador (mesa clean), voltei a resolução default. Assim consigo ter entre 8 e 9 horas de bateria. Imagino que o upscalling faça o consumo de processamento aumentar, consequentemente o consumo de bateria também.

Faz sentido durar menos, afinal é preciso fazer um certo esforço extra, renderizar mais elementos e tal.

5 horas atrás, jailsonrs disse:

Tenho um MBP 13" Retina com a Intel Iris e atualmente uso 1440x900 e dá pra perceber que não é tão rápido como na resolução ideal.
Falaram acima que até os Macs atuais sofrem com esse problema. Engraçado que os MacBooks Air tem o mesmo tamanho de tela e tem resolução de 1440x900 e parecem que são mais "ligeiros", comparando com os MBP 13" com as mesmas GPUs.
Acho que realmente é algo no OSX que não sabe lidar com a resolução escalada e acaba dando esse engasgo.
Vamos orar para que no High SIerra as coisas melhorem.

O meu com 1440x900 trabalha muito bem. Mas possivelmente é porque os modelos de 15 tem a Iris Pro, enquanto que os modelos de 13 tem a Iris comum...

A questão com os Air é que eles não trabalham com escalonamento de tela e tal.

Eu acho que o problema é a quantidade de pixels mesmo, vamos ver se o High Sierra e o Metal 2 vai ajudar em algo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Mas quando deixa em 1920x1200 ele dá lag no Mission Control e afins? Ou somente em aplicações com uso mais intenso?

Instalei o Beta do High Sierra e parece ter melhorado muito. Testei o Mission Control e etc. e parece estar tudo OK. Só noto um certo delay ao brincar com os menus - mas nada que afete o dia a dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Pessoal, pra não criar um tópico novo, vou ressuscitar esse.

Tenho um Macbook Pro Retina 15" Early 2013. Uso a resolução máxima permitida pela Apple atualmente (1900x1200), porém, em outro Mac que tinha (um Retina Late 2013), eu usava o SwitchResX pra mudar a resolução para uma maior (no caso do 13", eu usava 2048x1200 e era lindo).

Agora no MBP de 15", se eu colocar qualquer resolução intermediária entre o 1900x1200 até a nativa que é 2880x1800, a UI fica meio embaçada. Ninguém usa esse tipo de app no MBP 15"?
O engraçado é que mesmo usando a resolução de 1900x1200 pelo SwitchResX, fica embaçado, funcionando perfeitamente apenas pelo System Preferences. Não sei se fui claro, mas se alguém mais tem esse problema, favor falar aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...