Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema VIOLENTO SSD Macbook Retina


grandebonera

Posts Recomendados

Fala pessoal, como estão?

Quero relatar aqui um problema chato que passei com o meu Macbook Retina 2013 (15 polegadas).

Essa semana eu tentei fazer a instalação do Windows e durante o processo de criação da partição no Bootcamp o app me reportou um erro. Até aí, beleza.

O engraçado é que até esse momento o sistema ainda não tinha feito nenhuma partição e estava todo o espaço que eu tinha alocado para o Windows livre lá para ser usado no sistema do OS X.

No sábado eu abri o computador e a tela estava inteira preta. Apertei o botão de desligar, forcei e liguei ele novamente. Começou a aparecer uma pasta com a ?.

Pesquisando na NET encontrei em sites gringos que quando isso rola o Mac não encontra o sistema e não tem como iniciar.

O engraçado é que aquela partição FAT-32 que o Boot Camp teria tentado fazer para instalar o windows e não havia conseguido estava lá, ou seja ele chegou a participar o disco.

Depois de muito bater a cabeça e conversar até com a Apple dos Estados Unidos pelo 0800 encontrei como solução instalar uma versão antiga do Mac OS (na partição funcional e do windows - obviamente depois de formatar ela para o Mac OS Expand) para tentar recuperar os meus arquivos importantes da partição que estava em RAW.

Resultado é que eu não consegui. Tive que instalar o OS X dessa vez em um HD externo e depois disso tive que executar alguns comandos no terminal para forçar a formatação inteira do disco disk0 (SSD Mac) e só depois então fazer a instalação do zero nesse SSD.

 

Já rodei vários programas e fui até a Apple, o problema não foi o SSD. Por alguma razão o Boot Camp deixou o meu SSD meio maluco e eu queria passar essa história para vocês só para lembrar de sempre, sempre mesmo: FAÇAM BACKUP das informações. 

 

Me ferrei de uma maneira que não podia com alguns arquivos ;(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apple tem uma ferramenta incrível que se chama time machine. Muitos não usam pelo investimento do disco externo ou por não conhecer mesmo.

Porém eu uso e já cometi um erro grande devido a segurança dos dados por estar em HD externo. Incripitando o disco externo e não lembrando onde estava a senha. Nenhum software de mercado foi capaz de desincripitar o disco externo.

Minha sorte depois de muito tempo achar a senha. Mas TIME MACHINE é a solução perfeita de backup para o Mac OS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das coisas mais importantes antes de vc fazer qualquer alteração no seu sistema ou no HDD ou SSD, é ter duas coisas em mente: backup atualizado e uma mídia de reinstalação.

Vc se ferrou com alguns arquivos pq vc não tinha um backup atualizado. 
Vc teve dificuldades em voltar o sistema pq não tinha uma outra mídia de instalação.

Já tive alguns problemas fazendo bootcamp, seja em HDD ou SSD. 

Na próxima vez que vc fizer, faça um pendrive bootável de instalação do OSX, seguindo as instruções da Apple:
https://support.apple.com/pt-br/HT201372

Atualize o seu backup e faça o bootcamp. 

Máquina virtual é uma boa também, mas dependendo do que vc for usar, pode não te atender. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...