Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

GPU PANIC ( MACBOOK PRO mid 2010 )


CARDINA

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

 

Tenho Macbook Pro mid 2010 e estou com problema na placa de vídeo ( GPU PANIC ). Ao ligar o laptop e acessar o Safari, por exemplo, o mesmo reinicia e o relatório acusa GPU panic. Vi que é um problema recorrente com este modelo. Alguém tem solução? Acabo de ligar para APPLE e a mesma disse para levar a uma autorizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Em 08/05/2020 at 21:03, Wallison disse:

Olá amigo, tudo bem ?
Você solucionou seu problema ?

opa, beleza?

Cara, a solução desta encrenca, se sua GPU ainda não morreu por conta disso, é a troca de um capacitor específico, que regula a tensão da dGPU quando ela alterna entre estados de energização, onde a tensão precisa ser específica. Quando ela entra no lugar da iGPU nem tanto, mas quando ela alterna pra estados de maior energia que o problema acontece mesmo, pois que o capacitor de tântalo não é a peça adequada para tal, e com o tempo perde capacidade de bem fazer a função, causando os KPs.

Em trocando este capacitor, se a GPU ainda resiste, tudo deve voltar ao normal.

Eu acompanhei pouco do tema aqui no MacMagazine, mas acompanhei muito do tópico do MacRumors. Uma pena eu ter descoberto o real problema quando já era tarde para a minha GPU, que morreu junto com o capacitor, e a troca deste último não surtiu efeito.

Hé também uma solução paliativa do Dosdude1 (Other Software/MBP dGPU Disabler e menu Resources) sobre desativar ela completamente por código na nvram, mas você perde algumas funções com esta modificação, como regular brilho da tela (que fica no máximo), adormecer o Mac ao fechar a tela e utilização de monitores externos.

Espero que ainda consiga salvar sua máquina, pois ainda é um monstro se atualizado com mais memória e SSD.

Abraço.

RS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 11/05/2020 at 01:03, Rafael Scheid disse:

Rafael!

tudo bem?

 

cara, se rodar esse comando no terminal aí do nvram. É possível desfazer caso dê algum problema?

 

 

obrigado desde já!

 

opa, beleza?

Cara, a solução desta encrenca, se sua GPU ainda não morreu por conta disso, é a troca de um capacitor específico, que regula a tensão da dGPU quando ela alterna entre estados de energização, onde a tensão precisa ser específica. Quando ela entra no lugar da iGPU nem tanto, mas quando ela alterna pra estados de maior energia que o problema acontece mesmo, pois que o capacitor de tântalo não é a peça adequada para tal, e com o tempo perde capacidade de bem fazer a função, causando os KPs.

Em trocando este capacitor, se a GPU ainda resiste, tudo deve voltar ao normal.

Eu acompanhei pouco do tema aqui no MacMagazine, mas acompanhei muito do tópico do MacRumors. Uma pena eu ter descoberto o real problema quando já era tarde para a minha GPU, que morreu junto com o capacitor, e a troca deste último não surtiu efeito.

Hé também uma solução paliativa do Dosdude1 (Other Software/MBP dGPU Disabler e menu Resources) sobre desativar ela completamente por código na nvram, mas você perde algumas funções com esta modificação, como regular brilho da tela (que fica no máximo), adormecer o Mac ao fechar a tela e utilização de monitores externos.

Espero que ainda consiga salvar sua máquina, pois ainda é um monstro se atualizado com mais memória e SSD.

Abraço.

RS

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, rafap disse:

 

Opa, dá sim, basta fazer o reset da NVRAM com Command+Option+P+R https://support.apple.com/pt-br/HT204063 que o código morre, mas aí voltam os Kernel Panics caso não faça o reparo do capacitor ou se algo mais já ocorreu com a GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...