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Comunidade de suporte Apple vs outras


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Como cliente antigo da Apple, me acostumei a entrar em comunidades em inglês, com o dicionário à mão. O da Apple, obviamente, fazia parte. Depois inventaram o Google tradutor - que upgrade! Então a Apple me jogou dentro da comunidade brasileira (primeiro à força, depois até me liberaram o conteúdo que ficou lá em inglês, mas isso é outra história). Isso já faz algum tempo, então pergunto aos prezados amigos desse forum o que acham da comunidade, em comparação com outras em português ou em inglês (com o Google tradutor na outra janela), sendo que esse "acho" tem um peso técnico porque precisamos cada vez mais de suporte.

Para mim tem funcionado pior que a comunidade Microsoft, se é que é possível. Para entrar é uma lenda, com confirmação pelo celular, várias janelas de confirma aqui e ali. Meus post ficam muitas vezes mofando lá, ou vem uma resposta inútil, ou ainda é deletado porque eu fiz um comentário sobre a Apple. Aprendi na faculdade que críticas à organização são boas, demonstram interesse, mas a Apple Brasil não pensa assim. Eu ainda me mantenho em duas comunidades em inglês: o MacRumors e o askdifferent (outra comunidade difícil, mas nem tanto).

E vocês, fora essa boa comunidade do MacMagazine (não se preocupem que não puxo saco de ninguém, a comunidade está legal), quais outras comunidades buscam ajuda? Que acham da comunidade da Apple Brasil?

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    • Por nandase
      Olá,
      Adquiri há menos de um mês um Macbook Air 2020 e, por conta da faculdade, comprei um suporte para deixar ele mais alto (Ps.: Ajuda DEMAIS para quem passa o dia todo no computador, que diferença). Este suporte é gamer, logo possui cooler. Vejo que, quando deixo ele ligado, meu MBA trabalha friozinho (e sem o cooler, esquentaria um pouco). 
      Essa atitude aumenta a vida útil? 
    • Por nandase
      É uma pergunta meio ridícula, mas com a pandemia - e o fechamento das faculdades -, estou passando mais tempo do que o de costume na frente de um computador. Diante disso, estava procurando sobre acessórios que possam aumentar minha eficiência. No suporte de mesa (Não queria investir para perder depois), é viável digitar ao mesmo tempo que usa? Ou seria necessário investir em um teclado também? 
    • Por dseben
      Prezados colegas de fórum, boa noite.
      Alguém saberia informar sobre cursos para Profissionais de TI, para prestar suporte aos usuários do MacOS? Escolas de Treinamento, cursos on-line...
      Sou de Porto Alegre, mas pode ser em qualquer local do Brasil.  
       
      Agradeço se tiverem alguma indicação.
       
      Obrigado pela atenção,
      Daniel Seben 
    • Por Felipe Santos Perfeito
      Estou procurando a suporte para colocar o mac, porém não acho em lugar nenhum esse suporte igual consta na imagem. Alguém sabe ou pode indicar alguém que venda esse tipo de suporte? 

    • Por jpac
      Enviei meu aparelho confiando na empresa e fui surpreendido com a substituição de componentes que estavam em pleno funcionamento. Não foi justificado o porquê dessas substituições e nem me foi questionado quanto a elas.   O iPhone modelo 7 Plus acusou que a saúde da bateria estava ruim e comprometendo a performance do aparelho e me sugeriu a substituição desse componente. Durante a solicitação do suporte me foi informado que esse serviço custaria cerca de R$ 150 e que seria feito um caução para a substituição de outros componentes danificados ou até do aparelho por completo. No entanto, sem nenhuma justificativa, substituíram dois componentes (extremamente caros) que estavam em pleno funcionamento. Agora tenho uma cobrança na fatura de quase R$ 1600,00      Estou chateado e decepcionado com forma como minha solicitação de suporte foi deturpada. Como se não fosse o bastante, o caução de mais de 2 mil reais ainda não foi estornado.    Todo mundo da assistência diz que os termos do serviço eram assim e que eles não tem condições de ficar questionando um a um pra fazer a manutenção necessária nas "centenas de aparelhos que eles recebem todos os dias". Além disso, se recusaram a explicar ou justificar, disseram que o técnico "deve" ter achado necessário substituir isso e aquilo.   O que eu sei é que não sou obrigado a pagar por serviços desnecessários já que conheço muito bem o meu aparelho pra saber que a tela e a câmera foram entregues em perfeito estado. O suporte americano da Apple sugeriu que eu aguardasse o recebimento do iPhone pra voltar a falar com eles. Já vi que vou ter que processar a empresa, tudo isso é um absurdo, coisa de golpistas!
    • Por DavidSiqueira
      Há mais de três meses entrei em contato com o suporte da Apple pois meu iPad Pro apresenta um problema na touchscreen, após algum uso o toque começa a falhar, mas a Apple Pencil continua funcionando normalmente pois a comunicação com o iPad é por Bluetooth, não é capacitava, como o toque do dedo.
      Então, o problema é que a cada semana tenho uma nova interação com o suporte que me pede para fazer algo diferente, primeiro foi restaurar, depois foi levar à uma assistência (2 vezes) que disse que não conseguiu reproduzir o problema e por isso não tinha autorização para fazer algo (mesmo tendo visto o problema), depois me pediram pra gravar um vídeo, depois me passaram pra outro suporte, tive que restaurar novamente o iPad, enviar outro vídeo, gerar logs de erro, fazer novos vídeos... enfim, hoje me falaram que os engenheiros acreditam que seja software pois a Apple pencils funciona (?!?) e porque  o último video que eu enviei foi em um app da Adobe, me pediram hoje mais vídeos com o problema em apps da Apple.
      ja enviei para eles uma publicação nos fóruns da Apple onde muitas pessoas têm o mesmo problema e eles ignoram. Alguém aqui do fórum também já identificou esses problemas no iPad Pro?
      A cada semana fico com mais arrependimento de continuar comprando produtos da Apple, eles já foram excelentes, agora parece que a qualidade está caindo cada vez mais.
    • Por Renato Nobre
      Com o lançamento do iPhone X em breve nos Estados Unidos, levanta-se o questionamento, será possível compra-lo lá e trazer para o Brasil? O site da apple americano, ao selecionar modelos e preços mostra operadoras em que você pode selecionar. Estas são AT&T, Verizon, Sprint e T-Mobile. No entanto, é possível comprar sem nenhum vinculo com as operadoras, somente com a tecnologia utilizada por elas.
    • Por Demaicons
      Bom pessoal, eu estava estudando para a UNESP pelo meu MacBook , quando do nada a tela começou a ficar com as cores negativas e meio que chuviscar a tela, primeiro achei que era a Samara ainda do vídeo no YouTube, mas depois vi que se tratava de um robles mesmo XD, da para ver os Arquivos e tudo roda normalmente , mas a imagem... vou mandar um vídeo , alguém ajuda plz, pq todo mundo sabe que a apple senta a faca.
      52466974318__A2E56278-B86C-4B54-91CD-AE8D00FA9C40.MOV
    • Por Romulo Pretti
      Boa tarde gente....
      Estou começando a mexer com o Mac OS Server, gostaria de saber se tem alguém que também mexe com o OS server, se tem experiência ou gostaria de trocar conhecimentos e efetuar testes para extrair o máximo do serviço. 
      Fico a disposição para qualquer um que queria montar um grupo para fazer laboratórios de testes.
      Obrigado.
      Romulo Pretti.
      e-mail - [email protected]
    • Por Fabio Porto
      Olá pessoal, 
 Como um usuário assíduo da Apple, desde seu iPhone 3, hoje conto com dois iPhones 6, um Apple Watch e um iPad mini e um Pro 12", este último motivo principal da minha exposição aqui. (Óbvio, não citei na lista o MacBook). 
 Após a quebra da tela do iPad Pro 12" por motivo acidental, fui em busca da substituição da mesma e me deparei com algumas questões relevantes sobre o suporte da Apple no Brasil. Primeiramente iniciei um suporte por chat com os especialistas da Apple que me indicaram uma tabela muito amigável e de fácil acesso no site oficial da empresa no Brasil, onde constam valores tabelados para troca da tela e baterias. Muito interessante, não é? Abaixo vou deixar os links para vocês. Pois bem, aproveitei e verifiquei os custos de troca de bateria dos meus iphones e smartwatch, show, também existe tabelas oficiais e preço tabelado. Animado, fui até uma autorizada da empresa aqui no Rio de Janeiro, a princípio o Village Mall, loja oficial é praticamente impossível agendar um horário, fui em uma mais perto do meu trabalho, Center Point, no centro da capital. Para total surpresa, eles informam que eles não trocam tal tela e que somente substituição por um novo a um custo de 5 mil reais, legal né? Informei do preço tabelado do site oficial e tudo mais, e insistiram informando que não fazem tal serviço e o mesmo serve para Apple Watch. Show (ironia), quer dizer que a minha bateria que durou 1 ano, no carrega e descarrega diário do relógio, não pode ser substituída, somente trocando por um novo? Maneiro. 
 Ao sair da loja insatisfeito, óbvio, agendei uma chamada com o suporte da empresa mais uma vez, para me certificar e reclamar de tal atendimento no país. Fui informado que realmente este tipo de reparo não ocorre por aqui, devido à complexidade dos produtos que não podem ser abertos. Motivo de gargalhada total, pergunto a todos, para que diabos serve a tal tabela oficial com preços definidos dos reparos e contendo todos serviços necessários para resolver meu problema? Propaganda enganosa? É hora de acionar um advogado para tratar o caso? 
 Tudo isso desnecessário, pois graças a Deus, quem irá pagar tal prejuízo é meu seguro. Mas gostaria muito de compartilhar essa sensação com vocês e dizer que cada vez mais, espero uma outra empresa com a filosofia do caro Jobs para a qual eu irei migrar. 
 Conforme prometido, seguem os links: iPad https://support.apple.com/pt-br/ipad/repair/service/pricing

 iPhone https://support.apple.com/pt-br/iphone/repair/service/pricing

 Watch https://support.apple.com/pt-br/watch/repair/service/pricing

 
 Se por algum acaso eu tiver alguma atualização sobre o assunto, mando para vocês aqui.  
 Infelizmente, por agora, tenho que conviver com esse problema. 
 Abraço a todos.
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