Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eu gosto de Mac, e eu gosto do Snow Leopard, mas...


filiper

Posts Recomendados

Olá fãs e entendidos de Mac.

Vou tentar contar a história inteira para ver quem pode me ajudar.

Primeiramente, vou explicar: eu gosto do MAC. Mas quem foi que disse que ele nunca gera dificuldades? E serei justo. Não gerou nenhuma dificuldade até agora. Zero. Tudo impecável.

O primeiro MAC que comprei foi um Macbook Branco (4,1) em 2008, ele tinha um giga de ram, e 128 gigas de HD. 

Antes eu havia trabalhado um tempo num Imac, lá por 2002 e 2003. Era aquele Imac colorido, com tela de tubo embutida. Era bacaninha, mas rivalizava com os Pcs. Depois que sai deste trabalho, continuei com os Pcs tranquilamente até 2008, que resolvi voltar para a Apple. Disseram que estava muito melhor.

Esse Macbook era bom? Era. Sem dúvidas. Ficou melhor depois que eu ampliei a memória para 4 gigas e 500 de HD. Ele veio com o Leopard que eu realmente gostei, muito melhor que aquele OS 9. 

Meu uso dele era no escritório, com uma tela externa, mouse externo e um teclado. Tinha um kit desses lá e outro em casa. Ou seja, praticamente está novo, apesar de ter quase 10 anos o brinquedo.

Aí eu inventei de fazer um curta metragem, e isso é outra história, mas comprei um Imac (iMac10,1). para editar o filme. Como não havia espaço para meus arquivos de trabalho no IMAC junto com todos os gigas do curta metragem, este ficou só para o filme, que durou bastante tempo para produzí-lo. Depois de finalizado o IMAC ficou em casa, ecostado, sem uso. E detalhe, usei o Final Cut 6, antigão, mas resolveu meu problema. Quando eu produzia, já havia o FC 10, mas sou meio avesso a ficar correndo atrás de softwares novos.

Isso é para vocês entenderem que nunca me preocupei com desempenho, nada, enquanto supre minha necessidade.

No Macbook, durante o UPDATE de memória e HD, instalei o Snow Leopard, que veio no imac, e fiquei com dois computadores semelhantes. O Macbook mais lentinho, mas funcional. Até porque esse macbook não tem placa de vídeo.

Acho que o Macbook é de 2008 e o Imac de 2009 ou 10. Eles suprem minhas necessidades profissionais. Tenho o Pacote Adobe CS4, que é onde trabalho, e alguns outros softwares eventuais. E faço backup dos arquivos todos, para garantir, em uma HD externa, além de atualizar de um computador para outro.

Tudo excelente, tranquilo. Gosto dos Macs porque são os computadores não enchem o saco, funcionam corretamente, não ficam jogando janelinhas de avisos na nossa cara o dia inteiro, entre outras encheções de saco. 

Isso até recentemente. O primeiro sinal foi que eu não poderia mais atualizar o Snow Leopard. Porque o suporte acabou. Eu gostava de receber as atualizações de segurança. Mas até aí, tudo bem, os outros softwares do dia a dia, principalmente os de comunicações, continuavam atualizando, como os Browsers e Skype. 

O primeiro browser a parar de atualizar foi o Firefox, mudei para o Chrome, de boa. No skype, as ligações e compartilhamentos de tela continuavam funcionando, que eram as principais coisas dele.

Logo depois, recentemente o Chrome parou de atualizar. Sempre que abro o Gmail lá vem o recado do Google: atualize. Mas agora só para sistemas mais novos, já eram as atualizações constantes dele.

Mas continuei usando, de boa. Um pouco incomodado apenas de não atualizar os browsers, por questões de segurança. Facebook, Gmail, etc, tudo funcionando.

Até que o Netflix para de funcionar no meu Chrome. É hora de atualizar tudo, pensei. Como faz? Começo a pesquisar antes.

No Macbook branco não vai rolar. Está barrado e parado no Snow Leopard. Parece que até aceitaria o Lion, disseram, mas esses browsers, de qualquer forma, pararam para o Lion junto.

Claro que fico um pouco puto com essa obsolescência programada. O Macbook tá novinho, de boa. Nesses anos todos só precisei trocar a bateria e foi tranquilo.

Pesquiso sobre o Imac. Sim, dá. Boa notícia. É possível instalar esse Sierra. Imagino que com o Sierra devo ficar mais alguns anos sem me preocupar.

As pesquisas concluem: AppStore é o caminho. Acho que tinha aberto esse software uma vez, por curiosidade, e nunca visto algo que me interessava. Clico lá e pressiono "atualização". Está lá o Sierra, grátis, além de tudo.

Vem a mensagem: só para para instalar o Sierra a partir do 10,7, pelo menos: o Lion, ou Moutain Lion, não sei.

Vou na busca: "lion", digito. Vem um manual, um guide alguma coisa, menos o software. Prossigo googlando para achar.

Olha que sacanagem: em alguns sites eles tem link para todas as versões diretamente dentro da tal Appstore, mas pelas buscas na própria App Store a gente não acha. O que pensou o cara que bolou isso? Só pelos foruns acho o link. 

As coisas pareciam estar indo bem e me pedem um cadastro que começo a fazer. Eu realmente não gosto, como todo mundo, acho, de preencher cadastros, mas prossigo, agora, "oficializando" meu nome na Apple, porque lá terei os sofwares necessários.

Vai para a página 2: cartão de crédito. Já falei que sou um "outsider", né? Não tenho cartão Visa, Mastercard ou American Express. Apenas o cartão ELO. Sim, esse mesmo, do Banco do Brasil - detalhe, a grana fica no Brasil, não pagamos Royalties com esse cartão - volto ao Google e começo a pesquisar em como fazer o cadastro sem cartão. Tem até vídeo no Youtube explicando. Mas no meu cadastro não tem a opção "sem cartão" que explicam lá.

Dizem que o cadastro é diferente pelo Itunes, software que usei pouco e com muitas restrições, sempre me perguntei: como pode um tocador de MP3 ser tão pesado, grande e complexo? Usava apenas as rádios online dele, que, por algum motivo, atualização talvez, pararam de funcionar. Ou por força da lei, áreas geográficas, etc. Mas, de qualquer forma, nunca entendi onde iriam parar os arquivos MP3. (assumo, adorava o Winamp no windows no meio dos anos 90, ele tocava os arquivos nas minhas pastas sem abarrotar o computador).

Tento o cadastro por lá, pelo Itunes. De novo, igual. Não tem a opção de não ter como ser sem cartão. Inclusive no site da própria Apple eles dizem que tem como fazer, mas não existe a opção para mim.

Será que esses dirigentes da Apple acham que todos se encaixam no padrão deles de ter um Visa, Master ou American? Se for, é meio burrice, estão limitando o mercado.

Bem, concluindo. Estou travado. Nada atualiza. 

Leio em algum lugar que tem que pagar 20 Trumps para instalar o Lion para depois ganhar as atualizações para o Sierra gratuitamente, até dá para entender.

Alô, senhores, quem pode dar dicas? Já fico, de antemão, agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

A Apple disponibiliza o El Capitan para quem ainda está no Snow Leopard (10.6.8), a partir daqui o usuário escolhe se quer atualizar para o Sierra ou não.

É possível entrar com uma conta na App Store sem cartão sem problemas, basta entrar com o seu ID Apple. Posta uma screenshot da tela onde deveria ter a opção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...