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Certificado digital


Carlos_Alberto

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19 minutos atrás, Adriano Carvalho disse:

Bom dia, Rafael! Olha, posso dizer que não era assim comigo até então. Antes eu colocava minha senha ao acessar o PJe e só precisava colocar de novo depois de muito tempo, talvez coisa de 1 hora como você falou. Mas creio que o problema não seja simplesmente com o PJe.

O problema é ainda pior, por exemplo, se eu vou assinar um arquivo PDF pelo Acrobat Reader. Depois de pouco tempo o certificado "desaparece" e quando vou em "ferramentas" > "certificados" > "assinar digitalmente" > seleciono o campo onde quero assinar, aparece a mensagem "esse campo de assinatura requer uma identidade de assinatura digital. Deseja configurá-la agora?" e então tenho a opção de clicar em "configurar ID digital", como se eu não tivesse já configurado uma assinatura digital. Para resolver esse "sumiço", eu tenho que clicar no símbolo do PJe na barra de cima do Mac, clicar em "configuração de certificado"e inserir meu PIN. Após isso, eu volto ao Acrobat Reader, faço o caminho que citei anteriormente e clico em configurar ID digital. Acontece que às vezes mesmo o meu nome aparecendo (como um ID digital) eu não consigo vincular ao assinador do Adobe. Meu nome aparece mas é como se não houvesse nada dentro... (vide o print que anexei).

Captura de Tela 2021-06-18 às 12.02.00.png

Em resumo, não se trata somente de uma perda de microtempo (inserir a senha novamente em curto espaço de tempo), mas efetivamente estou tendo dificuldade de assinar arquivos PDFs.

Enfim, espero que haja alguma maneira de corrigir isso, e já agradeço pelo seu comentário!

Comigo isso só acontece se eu abrir o Adobe antes de inserir o token e o símbolo do SafeSign ficar vermelho...

Se eu insiro o token antes e, depois, abro o Adobe, funciona normalmente pra mim.

Mas se abrir o Adobe antes de inserir o token, não sei ao certo o porquê, realmente o certificado só fica disponível no Adobe depois de fazer log on no PJe ou no SafeSign.

Editado por rafaelalvesgb
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Em 17/06/2021 at 16:24, Carlos_Alberto disse:

Estou atrasado, nas respostas, desculpe.
Vi agora que já descobriu.
Abração.🥴

Tranquilo, Carlos Alberto! Muito obrigado pela boa vontade, sua dica pode ajudar outros colegas!

Em 18/06/2021 at 12:08, Adriano Carvalho disse:

Bom dia, Rafael! Olha, posso dizer que não era assim comigo até então. Antes eu colocava minha senha ao acessar o PJe e só precisava colocar de novo depois de muito tempo, talvez coisa de 1 hora como você falou. Mas creio que o problema não seja simplesmente com o PJe.

O problema é ainda pior, por exemplo, se eu vou assinar um arquivo PDF pelo Acrobat Reader. Depois de pouco tempo o certificado "desaparece" e quando vou em "ferramentas" > "certificados" > "assinar digitalmente" > seleciono o campo onde quero assinar, aparece a mensagem "esse campo de assinatura requer uma identidade de assinatura digital. Deseja configurá-la agora?" e então tenho a opção de clicar em "configurar ID digital", como se eu não tivesse já configurado uma assinatura digital. Para resolver esse "sumiço", eu tenho que clicar no símbolo do PJe na barra de cima do Mac, clicar em "configuração de certificado"e inserir meu PIN. Após isso, eu volto ao Acrobat Reader, faço o caminho que citei anteriormente e clico em configurar ID digital. Acontece que às vezes mesmo o meu nome aparecendo (como um ID digital) eu não consigo vincular ao assinador do Adobe. Meu nome aparece mas é como se não houvesse nada dentro... (vide o print que anexei).

Captura de Tela 2021-06-18 às 12.02.00.png

Em resumo, não se trata somente de uma perda de microtempo (inserir a senha novamente em curto espaço de tempo), mas efetivamente estou tendo dificuldade de assinar arquivos PDFs.

Enfim, espero que haja alguma maneira de corrigir isso, e já agradeço pelo seu comentário!

Sobre essa perda de microtempo, para quem tem máquina Intel, recomendo o VidaaS, token digital da Valid. Dá para configurar para pedir a senha 1x a cada 7 dias! Para quem tem máquina própria, não compartilha (até por questões de segurança), fica rodando em segundo plano e facilita bastante! Fora que é barato, 49 reais/ano.

Infelizmente, ainda não consegui fazer funcionar no M1...

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Em 18/06/2021 at 12:26, rafaelalvesgb disse:

Comigo isso só acontece se eu abrir o Adobe antes de inserir o token e o símbolo do SafeSign ficar vermelho...

Se eu insiro o token antes e, depois, abro o Adobe, funciona normalmente pra mim.

Mas se abrir o Adobe antes de inserir o token, não sei ao certo o porquê, realmente o certificado só fica disponível no Adobe depois de fazer log on no PJe ou no SafeSign.

Deve ser por segurança, pois o Adobe não pede a senha do Token para assinar (já reparou?) e se não fosse assim, qualquer um inseriria o token de alguém e assinaria um documento.
Acredito que seja isso.

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Em 01/06/2021 at 00:36, Stow disse:

Por aqui só um problema @Kobe não dá pra assinar. Ele entra no pje e tudo, mas não assina. Por aí vcs conseguiram assinar de boa? Tem mais alguma dica?

Não consegui assinar o PJe e no e-SAJ não funciona, nem entra, uma pena. Como acessa o PJe, acabei liberando para minha irmã (estudante) fazer os acessos dela. 


Já no Windows, a realidade é outra e dá para ativar em um determinado período (7 dias no máximo) para assinar sem pedir qualquer senha (ou QrCode) 

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Pessoal, alguém aqui do fórum já fez o processo de renovação do certificado da Certisign de forma online, para o token SafeNet5110? Se sim, deu certo, funciona perfeito, tem dicas para dar, só funciona para certificado A1 ou também dá pra fazer no A3,etc...?

No passado fiz para o GD Burti e só era possível via Windows. No caso funcionou muito bem no primeiro ano, mas depois o token parou de funcionar sem aviso prévio. Meu ex-sócio teve o mesmo problema e vi relatos similares nos fóruns.

Diante disso, todas as demais renovações que fiz foram presenciais, mas como o momento agora pede distanciamento social, estou avaliando a possibilidade de fazer online e gostaria de saber se alguém já fez e pode compartilhar a experiência que teve.

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Em 24/01/2018 at 16:14, Rodrigo Amarante disse:

Também fiz o procedimento, mas na hora de instalar o Shodo, dá erro dizendo: "não é possível acionar o aplicativo". No tutotrial não fala do shodo. Como conseguiu instalar o shodo?

Pessoal, estava com o mesmo problema acima ("não é possível acionar o aplicativo"). 

A solução que encontrei foi baixar o Shodo do TRT13 (https://pje.trt13.jus.br/primeirograu/login.seam). Será baixado o arquivo "shodo.jar" que, como de costume, não será aberto de primeira. Basta clicar com o botão direito e clicar em "Abrir" na sequência. Feito isso será aberta uma página do firefox (importante já estar na máquina). Na aba do firefox que será aberta, clicar em "avançado" e depois em "assumir o risco".

Fiz isso e funcionou tanto no TRT13 quanto no TRT17 (o TRT que eu de fato precisava acessar).

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Em 16/06/2021 at 22:26, Kobe disse:

Muito obrigado, fico te devendo uma!! Realmente, era algum problema de software... Tentei no admin que uso, o erro permaneceu. Criei outro user para testar, o PJeOffice voltou a funcionar, deve ser alguma incompatibilidade com algum outro software instalado. Problema parcialmente resolvido... Nem com reza brava o Valid Digital VidaaS funcionou... coloco o dylib certo, e não acha o token.

Solução encontrada: testei com token SafeNet 5110 da minha esposa e funcionou, vou acabar pegando um desse.

1) Baixei SafeNet Authentication Client 10.2 (tem no tópico, usei esse link: https://www.signasafe.com.br/download/safenet-authentication-client-10-mac-os-11/

2) Caminho PKCS11, no PJeOffice: /Library/Frameworks/eToken.framework/Versions/A/libIDPrimePKCS11.dylib

Consegui acessar o PJe... Ainda não testei outros sistemas, nem a assinatura.

Querido, estou precisando de muita ajuda.

Tentei instalar a versão 1.0.20 do Pje Office e não resolveu, continuo tendo a mesma mensagem de erro.

Meu PJe Office funcionava normalmente no MacBook intel, mas agora que migrei para o M1 não consigo fazer funcionar de jeito nenhum.

Pode me ajudar?

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Continuo sem qualquer solução para o erro ao abrir o PjeOffice no M1. Ninguém mais conseguiu solucionar?

3 minutos atrás, Yago Licarião disse:

Continuo sem qualquer solução para o erro ao abrir o PjeOffice no M1. Ninguém mais conseguiu solucionar?

Uma questão interessante é que não estou conseguindo entrar em um novo usuário no Mac. Faço a criação do novo perfil, estabeleço a senha, mas quando tento fazer o login, fica dando o erro como se a senha estivesse errada. Quando logo no meu perfil de admin e tento redefinir a senha desse outro usuário, dá uma mensagem de falha. Não faço ideia do que está ocorrendo.

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6 minutos atrás, Yago Licarião disse:

Continuo sem qualquer solução para o erro ao abrir o PjeOffice no M1. Ninguém mais conseguiu solucionar?

Uma questão interessante é que não estou conseguindo entrar em um novo usuário no Mac. Faço a criação do novo perfil, estabeleço a senha, mas quando tento fazer o login, fica dando o erro como se a senha estivesse errada. Quando logo no meu perfil de admin e tento redefinir a senha desse outro usuário, dá uma mensagem de falha. Não faço ideia do que está ocorrendo.

Acho que poucas pessoas têm o M1 e, por isso, a ausência de respostas.

Quanto ao segundo aspecto recomendo buscar a própria Apple, especialmente porque o PC ainda deve estar em garantia, já que computadores com esse chip são novos. Pessoalmente não sei qual a vinculação entre o certificado e a criação de usuários, então não tenho como ajudar.

 

Em todo caso, recomendo olhar as postagens anterior e tentar algumas das soluções propostas pelos demais colegas. A maioria aqui não é especialista na área e obteve sucesso na tentativa e erro.

Se não tentar nada, nem expor quais são as mensagens de erro, certificado e token que está utilizando, etc., fica difícil saber o que está acontecendo... Ninguém aqui tem bola de cristal.

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Colegas advogados, acabei de ter uma supresa bem desagradável, e apesar de não ser propriamente o tema do forum, pelo perfil de quem participa dessa discussão é aqui que venho pedir ajuda.

Protocolizei uma execução no TJDF agora. Ocorre que o contrato executado é eletrônico, e foi assinado por mim e pelo executado com certificado digital. 

Acontece que o PJe removeu as assinaturas digitais do arquivo! Na visualização no próprio PJe, aparece em branco. Se baixar o arquivo, as imagens dos selos das assinaturas estão lá (ambas do assinador Serpro), mas o arquivo não é mais reconhecido como assinado... 

Alguém aqui já passou por isso ou já acompanhou um caso semelhante? 

 

 

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12 horas atrás, roberktum disse:

Colegas advogados, acabei de ter uma supresa bem desagradável, e apesar de não ser propriamente o tema do forum, pelo perfil de quem participa dessa discussão é aqui que venho pedir ajuda.

Protocolizei uma execução no TJDF agora. Ocorre que o contrato executado é eletrônico, e foi assinado por mim e pelo executado com certificado digital. 

Acontece que o PJe removeu as assinaturas digitais do arquivo! Na visualização no próprio PJe, aparece em branco. Se baixar o arquivo, as imagens dos selos das assinaturas estão lá (ambas do assinador Serpro), mas o arquivo não é mais reconhecido como assinado... 

Alguém aqui já passou por isso ou já acompanhou um caso semelhante? 

 

 

🙋‍♂️

Até onde entendi pelo que já estudei o assunto, esse é o procedimento correto mesmo, pois quando você baixa novamente o arquivo, já não é mais o mesmo arquivo enviado – trata-se de uma nova versão, gerada através do sistema do processo judicial (inclusive porque você pode adicionar outros documentos e baixar tudo em um único arquivo só).

Então, até por princípio de garantir a fidedignidade do documento, essa assinatura não consta mais como anexada ao arquivo (embora conste o selo das assinaturas realizadas). 

E isso independe de ser Windows/macOS ou do sistema de processo eletrônico. É regra relacionada à assinatura eletrônica.

Mas, ao menos no PJe, baixando o arquivo diretamente (e não pela ID do processo), o arquivo sempre apareceu normal para mim. Na barra lateral do Adobe você pode verificar se a assinatura permanece ou não.

Editado por rafaelalvesgb
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1 minuto atrás, rafaelalvesgb disse:

Mas, ao menos no PJe, baixando o arquivo diretamente, o arquivo sempre apareceu normal para mim.

Mas acho que você está falando de um documento sem assinatura digital, não é?

Tipo, um PDF qualquer, nato ou digitalizado, que você subiu e assinou já dentro do PJe (ou com assinatura offline do próprio PJe, que eu nunca entendi nem fiz).

Mas no meu caso o documento PDF em questão é eletrônico nato e foi assinado pelas duas partes com assinatura digital, ou seja, elas fazem parte do documento. É como se você juntasse no PJe o PDF da procuração digitalizada com a assinatura normal do outorgante, em caneta, e o sistema apagasse a assinatura e mostrasse o espaço em branco quando visualizado no próprio PJE. 

O principal (acho) precedente do STJ sobre validade de docs eletrônicos julgou um caso justamente em que,  num processo físico, o advogado juntou um CD com o contrato, foi determinada a emenda da inicial com o documento, a juíza queria impresso, e o advogado não emendou, explicando que impresso ele não vale nada. O STJ depois confirmou esse posicionamento.

O problema é que agora não dá pra juntar mídia física... 

Vamos ver como será despachada a inicial, até porque obviamente juntei os relatórios do verificador do ITI e a troca de mensagens com o contrato para ser assinado. A grande preocupação é porque é execução, não cobrança. 

 

22 minutos atrás, rafaelalvesgb disse:

pois quando você baixa novamente o arquivo, já não é mais o mesmo arquivo enviado

Isso é verdade. O correto seria que, para o juiz, estivesse disponível o arquivo enviado, íntegro, mas não me parece que seja o caso. 

24 minutos atrás, rafaelalvesgb disse:

E isso independe de ser Windows/macOS ou do sistema de processo eletrônico. É regra relacionada à assinatura eletrônica.

Essa parte não entendi. Como não depende do sistema de processo eletrônico? É ele quem modifica o arquivo. As trocas do arquivo por outros meios, como mensagens e e-mail, mantém íntegras as assinaturas, sem nenhum problema. Inclusive a alteração do nome do arquivo não afeta em nada.

De toda forma, agradeço a resposta, abs.

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18 minutos atrás, roberktum disse:

Mas acho que você está falando de um documento sem assinatura digital, não é?

Não. Fiz referência aos documentos assinados eletronicamente com certificados digitais (via Adobe, Assinador Digital do Serpro, e afins) mesmo.

No PJe, esses documentos PDF podem ser baixados diretamente pelo plugin/visualizador do seu navegador.

No caso do seu plugin ser o Preview (no Safari), passe o mouse no documento até aparecer os ícones abaixo e clique nele:

image.png

No caso do plugin ser o Adobe (no Firefox), por aqui:

image.png

Veja que eu deixei o X em vermelho porque se fizer o download por meio daquele link você baixará a versão certificada do processo, que não conterá a assinatura eletrônica.

18 minutos atrás, roberktum disse:

Isso é verdade. O correto seria que, para o juiz, estivesse disponível o arquivo enviado, íntegro, mas não me parece que seja o caso. 

O juiz tem acesso aos documentos enviados de forma íntegra. Assim como as partes se fizer o download diretamente.

No caso do EPROC vi aqui que o procedimento é o mesmo. Se baixar direto do evento vem o arquivo original. Se for por meio do download do sistema não.

18 minutos atrás, roberktum disse:

Essa parte não entendi. Como não depende do sistema de processo eletrônico? É ele quem modifica o arquivo. As trocas do arquivo por outros meios, como mensagens e e-mail, mantém íntegras as assinaturas, sem nenhum problema. Inclusive a alteração do nome do arquivo não afeta em nada.

O que quis dizer é que ao baixar o arquivo do sistema judicial, ele é uma nova versão. Por isso não contém a assinatura (já pressupõe-se ser um documento modificado). Isso não depende do sistema operacional que você usa, nem do sistema judicial, pois basta que o documento baixado seja modificado, versão, etc., para vir sem a assinatura original.

Editado por rafaelalvesgb
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Em 01/07/2021 at 14:29, rafaelalvesgb disse:

Acho que poucas pessoas têm o M1 e, por isso, a ausência de respostas.

Quanto ao segundo aspecto recomendo buscar a própria Apple, especialmente porque o PC ainda deve estar em garantia, já que computadores com esse chip são novos. Pessoalmente não sei qual a vinculação entre o certificado e a criação de usuários, então não tenho como ajudar.

 

Em todo caso, recomendo olhar as postagens anterior e tentar algumas das soluções propostas pelos demais colegas. A maioria aqui não é especialista na área e obteve sucesso na tentativa e erro.

Se não tentar nada, nem expor quais são as mensagens de erro, certificado e token que está utilizando, etc., fica difícil saber o que está acontecendo... Ninguém aqui tem bola de cristal.

A minha mensagem de erro é a mesma da postagem que citei, por isso não repeti.

Ao abrir o PjeOffice, recebo a mensagem "Erro ao iniciar o PjeOffice, mensagem interna: null". e o aplicativo fecha. Ou seja, não tem relação com o certificado digital, já que eu consigo utilizar meu certificado A1 em outras plataformas, como a Certisign.

O problema está mesmo no app do PjeOffice.

Mencionei a criação de usuários porque a mensagem que citei também falava em criar um novo usuário e tentar usar o app nele, mas não consegui.

Continuo fazendo várias tentativas e estou comentando aqui na esperança de que outra pessoa, com o mesmo problema, já tenha encontrado uma solução.

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58 minutos atrás, Yago Licarião disse:

A minha mensagem de erro é a mesma da postagem que citei, por isso não repeti.

Ao abrir o PjeOffice, recebo a mensagem "Erro ao iniciar o PjeOffice, mensagem interna: null". e o aplicativo fecha. Ou seja, não tem relação com o certificado digital, já que eu consigo utilizar meu certificado A1 em outras plataformas, como a Certisign.

O problema está mesmo no app do PjeOffice.

Mencionei a criação de usuários porque a mensagem que citei também falava em criar um novo usuário e tentar usar o app nele, mas não consegui.

Continuo fazendo várias tentativas e estou comentando aqui na esperança de que outra pessoa, com o mesmo problema, já tenha encontrado uma solução.

Eu nunca tive problemas frequentes com o PJe ou o token 5110, no Catalina ou Bigsur, usando o Firefox. Nunca nem tive que me preocupar com qual versão do navegador usar.  Entretanto, desde coisa de um ou dois meses, tudo mudou, e coincidiu com atualização tanto do PJe Office para a versão 1.0.21 quanto do Firefox para 89.0.2. Desde então, usando as versões atuais ou anteriores no Catalina, meu acesso ficou maluco.

O Firefox dá crash ao iniciar. Sempre. Ou não. Geralmente, ocorre entre 5 e 10 vezes, e vou só cancelando o envio de relatório de erro e tentando novamente até dar. O PJe office, mesma coisa. Sem eu tomar nenhuma outra providência, vou só repetindo o lançamento até dar certo.

Aí, quando os dois estão rodando, quando clico em entrar no PJe, o Pje Office fecha novamente. Novamente, vou tentando de novo e de novo até que dá certo e aparece a caixa de diálogo pra digitar o PIN. 

Na hora de assinar, de novo: mensagem de que não foi possível encontrar o certificado digital, mesmo ele estando funcionando em outros apps, como assinadores de PDF. Tento uma, duas, três, quatro vezes, até que simplesmente funciona.

Assumi isso como o novo normal e vida que segue. Não sei se você já usou essa técnica da repetição irracional e sem sentido, mas que pra mim tem sido a única opção. 

 

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2 horas atrás, Yago Licarião disse:

A minha mensagem de erro é a mesma da postagem que citei, por isso não repeti.

Ao abrir o PjeOffice, recebo a mensagem "Erro ao iniciar o PjeOffice, mensagem interna: null". e o aplicativo fecha. Ou seja, não tem relação com o certificado digital, já que eu consigo utilizar meu certificado A1 em outras plataformas, como a Certisign.

O problema está mesmo no app do PjeOffice.

Mencionei a criação de usuários porque a mensagem que citei também falava em criar um novo usuário e tentar usar o app nele, mas não consegui.

Continuo fazendo várias tentativas e estou comentando aqui na esperança de que outra pessoa, com o mesmo problema, já tenha encontrado uma solução.

Entendi.

Bom, todas as vezes que recebi essa mensagem de erro no PJeOffice o problema foi resolvido com a indicação de driver correto no aplicativo (através do menu PJeOffice > Configurações de Certificado > PKCS11 > Adicionar).

Há vários drivers indicados em mensagens anteriores neste tópico. Como não sei qual seu token, nem se é físico ou em nuvem, sugiro tentar com cada um deles e verificar como fica o funcionamento na sua máquina. Se possível, dê seu feedback, pois pode ajudar outros colegas na mesma situação.

1 hora atrás, roberktum disse:

Eu nunca tive problemas frequentes com o PJe ou o token 5110, no Catalina ou Bigsur, usando o Firefox. Nunca nem tive que me preocupar com qual versão do navegador usar.  Entretanto, desde coisa de um ou dois meses, tudo mudou, e coincidiu com atualização tanto do PJe Office para a versão 1.0.21 quanto do Firefox para 89.0.2. Desde então, usando as versões atuais ou anteriores no Catalina, meu acesso ficou maluco.

 

Curioso seu relato. Comigo sempre aconteceu algo "similar" (maluquice).

No meu caso, sempre tive que fornecer o PIN por 3x. Somente com a atualização mais recente do PJeOffice para a versão 1.0.21 é que agora só me exige o PIN por 2x.

Sem mensagem de erro nem nada. Apenas pede o PIN por 2x.

Mas isso é, realmente, um problema do PJeOffice. Não enfrento esse bug no EPROC ou ESAJ.

Editado por rafaelalvesgb
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Em 06/07/2021 at 11:57, rafaelalvesgb disse:

Entendi.

Bom, todas as vezes que recebi essa mensagem de erro no PJeOffice o problema foi resolvido com a indicação de driver correto no aplicativo (através do menu PJeOffice > Configurações de Certificado > PKCS11 > Adicionar).

Há vários drivers indicados em mensagens anteriores neste tópico. Como não sei qual seu token, nem se é físico ou em nuvem, sugiro tentar com cada um deles e verificar como fica o funcionamento na sua máquina. Se possível, dê seu feedback, pois pode ajudar outros colegas na mesma situação.

Curioso seu relato. Comigo sempre aconteceu algo "similar" (maluquice).

No meu caso, sempre tive que fornecer o PIN por 3x. Somente com a atualização mais recente do PJeOffice para a versão 1.0.21 é que agora só me exige o PIN por 2x.

Sem mensagem de erro nem nada. Apenas pede o PIN por 2x.

Mas isso é, realmente, um problema do PJeOffice. Não enfrento esse bug no EPROC ou ESAJ.

Então, não tenho como indicar driver pois o PJeOffice não chega a abrir, para que eu possa fazer isso. Não há problema de driver do certificado, é um problema no aplicativo, e começou quando migrei pro Mac M1 com a versão 1.0.21 do PJeOffice.

Sobre esse negócio do sistema ficar fechando várias vezes antes de abrir, sim, isso acontecia vez ou outra comigo também e eu ia fechando e abrindo até conseguir, só que nesses casos não tinha mensagem de erro. Já tentei fazer o mesmo agora e continua a mesma mensagem de erro.

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