Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Boa Noite pessoal, recentemente adquiri um macbook pro retina mid 2015 de 15" (MJLT2, aquele com placa de vídeo dedicada), estou estranhando ele estar aquecendo quando assisto vídeo no safari ou netflix, imagina quando eu começar a editar os vídeos....
É normal isso? ele ativa até o cooler dele...

OBS: Ele estava no meu colo, por isso me incomodei tanto...

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/29/2016 at 22:28, Raphael Augusto Gumieri disse:

Boa Noite pessoal, recentemente adquiri um macbook pro retina mid 2015 de 15" (MJLT2, aquele com placa de vídeo dedicada), estou estranhando ele estar aquecendo quando assisto vídeo no safari ou netflix, imagina quando eu começar a editar os vídeos....
É normal isso? ele ativa até o cooler dele...

OBS: Ele estava no meu colo, por isso me incomodei tanto...

Obrigado!

Raphael, eu tenho exatamente a mesma máquina e não percebo ela aquecendo além do normal. Digo isso pois uso ela bastante vendo vídeos do Youtube (a tela retina é ótima pra isso) e também brinco um pouco com FCPX, em ambas condições ela se comporta normalmente sem que eu perceba as ventoinhas em plena ação.

A única diferença é que não a utilizo no colo, procuro sempre usá-la sobre uma mesa e sempre com o cuidado de não ter muitos objetos ao lado que possa interferir nas entradas e saídas de ar.

Use algum software para medir a temperatura e velocidade de rotação das ventoinhas, lembrando que estamos em pleno verão e dependendo do que se está fazendo com a máquina sem um ambiente com ar condicionado pode sim esquentar e acionar as ventoinhas o que ainda sim acho normal.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, macrulez disse:

Qualquer atividade que haja VIDEO, o computador vai esquentar mais que o normal. Até pq demanda mais potencia dele e principalmente, a ativação da placa de video dedicada. 

Me desculpe, mas eu discordo.

Meu Macbook não tem placa dedicada e não apresenta esse tipo de "comportamento", principalmente em se tratando da reprodução de vídeos. Acabei de reproduzir um vídeo em 4k no Youtube e meu Mac subiu apenas 3º, de 48º para 51º...

A placa dedicada deveria ser ativada apenas quando há alguma necessidade de processamento gráfico intenso, como jogos e afins, um vídeo do Youtube deveria ser executado na placa integrada e em temperatura razoável.

Em resposta ao assunto do tópico. Várias coisas podem estar causando esse comportamento do seu Mac.

• Temperatura ambiente elevada.
• Fluxo de ar, você disse que estava com ele no colo, pode ser que tenha obstruído alguma das saídas de ar.
• Plugins e extensões de navegador, recomendo desabilitar todas e testar novamente, incluído com outro navegador.
• SMC e NVRAM pedindo um reset, às vezes essas coisas precisam ser resetadas mesmo...
• Algum outro aplicativo pode estar elevando o processamento em segundo plano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, esqueci de um detalhe importante.

Na minha MJLT2 estou usando o Yosemite por questões de compatibilidade com uma placa de captura de vídeo. Estou comentando isso pois há vários tópicos (inclusive na gringa) que relatam aquecimento anormal após upgrade para o MacOS Sierra.

Aparentemente nestes casos antes do upgrade (Yosemite e El Capitan) as máquinas se comportavam normalmente apresentando o problema logo após o upgrade para o Sierra. É possível que seja o mesmo caso.

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, pollaris disse:

Senhores, esqueci de um detalhe importante.

Na minha MJLT2 estou usando o Yosemite por questões de compatibilidade com uma placa de captura de vídeo. Estou comentando isso pois há vários tópicos (inclusive na gringa) que relatam aquecimento anormal após upgrade para o MacOS Sierra.

Aparentemente nestes casos antes do upgrade (Yosemite e El Capitan) as máquinas se comportavam normalmente apresentando o problema logo após o upgrade para o Sierra. É possível que seja o mesmo caso.

Abraço !

Tenho percebido isso e estou inclusive retornando ao El Capitain para tirar a prova.

Chego a imaginar que a Apple faz isso de propósito para preparar a obsolescência programada. Se eu não fizer o downgrade capaz de queimar meu MacBook

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Anderson, são muitos relatos inclusive aqui no Forum achei um tópico tratando justamente desse mesmo comportamento.

Eu não posso afirmar que seja isso pois atualmente não uso o Sierra em nenhum dos meus portáteis, tenho um SSD de testes num Mac Pro e nesta máquina o Sierra roda muito bem, mas é uma partição para testes e homologação apenas então não diz muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Anderson Siqueira disse:

Tenho percebido isso e estou inclusive retornando ao El Capitain para tirar a prova.

Chego a imaginar que a Apple faz isso de propósito para preparar a obsolescência programada. Se eu não fizer o downgrade capaz de queimar meu MacBook

Discordo dessa questão da obsolescência programada. Se fosse esse o caso, meu Mac que é de 2013 deveria estar apresentando o mesmo problema há mais tempo que os seus.

Creio que seja mais uma questão de identificar uma possível causa do problema, recomendo que analisem os pontos que citei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também nao creio em obsolescência programada, aliás essa historia de obsolescência programada pra mim soa mais como teoria conspiratoria hahahahah

Mas nao descarto a possibilidade de algum componente do MacOS Sierra nao estar conversando bem com o SMC de alguns MacBooks. O fato é que há inumeros relatos desse comportamento após o upgrade pro Sierra.

Não fui fundo no assunto mas pode ser que algum aplicativo de terceiro ou o proprio Sierra ainda deva passar por refinamentos e isso ao meu ver é normal, o que observo é que a estabilidade de qualquer SO novo só é plenamente atingida após o 2o. ou 3o. builds de correções.

Seria interessante se o Anderson fizesse uma instalação do zero sem voltar qualquer backup, se a maquina funcionar normalmente ficará claro que o problema não está no Sierra, e se for este o caso ir instalando aplicativos por aplicativos até isolar e encontrar a causa raiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, pollaris disse:

Também nao creio em obsolescência programada, aliás essa historia de obsolescência programada pra mim soa mais como teoria conspiratoria hahahahah

Mas nao descarto a possibilidade de algum componente do MacOS Sierra nao estar conversando bem com o SMC de alguns MacBooks. O fato é que há inumeros relatos desse comportamento após o upgrade pro Sierra.

Não fui fundo no assunto mas pode ser que algum aplicativo de terceiro ou o proprio Sierra ainda deva passar por refinamentos e isso ao meu ver é normal, o que observo é que a estabilidade de qualquer SO novo só é plenamente atingida após o 2o. ou 3o. builds de correções.

Seria interessante se o Anderson fizesse uma instalação do zero sem voltar qualquer backup, se a maquina funcionar normalmente ficará claro que o problema não está no Sierra, e se for este o caso ir instalando aplicativos por aplicativos até isolar e encontrar a causa raiz.

Pois é. Muitos falam de obsolescência programada, mas ninguém observa que até o El Capitan, todos os Macs à partir de 2009 ainda eram atualizados e tal. Ou mesmo os iPhones, o 4s foi atualizado até o iOS9, isso significa que ele foi atualizado por 5 anos após o seu lançamento, enquanto que o ciclo máximo de suporte do Android é de 18 meses e a maioria das fabricantes não chegam a se quer 1 ano.

Sobre o problema em si, antes de formatar a bagaça pode-se subir o sistema de modo de segurança, dessa forma o sistema vai subir limpo, sem qualquer modificação. Já é uma forma mais simples de se descobrir a possível fonte do problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Pois é. Muitos falam de obsolescência programada, mas ninguém observa que até o El Capitan, todos os Macs à partir de 2009 ainda eram atualizados e tal. Ou mesmo os iPhones, o 4s foi atualizado até o iOS9, isso significa que ele foi atualizado por 5 anos após o seu lançamento, enquanto que o ciclo máximo de suporte do Android é de 18 meses e a maioria das fabricantes não chegam a se quer 1 ano.

Sobre o problema em si, antes de formatar a bagaça pode-se subir o sistema de modo de segurança, dessa forma o sistema vai subir limpo, sem qualquer modificação. Já é uma forma mais simples de se descobrir a possível fonte do problema.

Adalberto,

Exatamente por isso brinquei com o negócio de teoria conspiratória, a Apple em média atualiza seus produtos por até 5 anos o que acho excelente. Como a grande maioria aqui, já alternei entre iOS e Android e no Android o negócio é complicado, dificilmente um fabricante atualiza por mais de 2 anos um aparelho Android, exceto o Nexus 5 que tive, esse foi meu melhor Android até hoje, rodava o Android puro e sempre era o primeiro a receber updates e upgrade, pena que ficou obsoleto e tive que vender mas adorava ele.

Em relação ao problema de aquecimento com o Sierra, andei pesquisando melhor nos foruns gringos e parece que o problema está relacionado com um daemon do sistema, o "secd", esse processo está consumindo muito tempo de CPU (mais de 90%) e por isso o aquecimento.

Ao que tudo indica é um bug do Sierra mesmo e está relacionado com o Keychain do iCloud.

Para quem estiver rodando o Sierra e está tendo esse problema, verifique através do Activity Monitor se o processo secd está realmente usando muito a CPU, se estiver ative o Keychain do iCloud da seguinte forma: Vá em Preferences > iCloud > Marque a opção Keychain.

Isso deve resolver o problema, como ainda estou no Yosemite devido a questões particulares de compatibilidade não posso garantir a solução mas o pessoal tem reportado que isto resolve em definitivo o problema.

Pra quem quiser testar fique tranquilo pois não há qualquer risco. ;)

 

Editado por pollaris
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, pollaris disse:

Adalberto,

Exatamente por isso brinquei com o negócio de teoria conspiratória, a Apple em média atualiza seus produtos por até 5 anos o que acho excelente. Como a grande maioria aqui, já alternei entre iOS e Android e no Android o negócio é complicado, dificilmente um fabricante atualiza por mais de 2 anos um aparelho Android, exceto o Nexus 5 que tive, esse foi meu melhor Android até hoje, rodava o Android puro e sempre era o primeiro a receber updates e upgrade, pena que ficou obsoleto e tive que vender mas adorava ele.

Em relação ao problema de aquecimento com o Sierra, andei pesquisando melhor nos foruns gringos e parece que o problema está relacionado com um daemon do sistema, o "secd", esse processo está consumindo muito tempo de CPU (mais de 90%) e por isso o aquecimento.

Ao que tudo indica é um bug do Sierra mesmo e está relacionado com o Keychain do iCloud.

Para quem estiver rodando o Sierra e está tendo esse problema, verifique através do Activity Monitor se o processo secd está realmente usando muito a CPU, se estiver ative o Keychain do iCloud da seguinte forma: Vá em Preferences > iCloud > Marque a opção Keychain.

Isso deve resolver o problema, como ainda estou no Yosemite devido a questões particulares de compatibilidade não posso garantir a solução mas o pessoal tem reportado que isto resolve em definitivo o problema.

Pra quem quiser testar fique tranquilo pois não há qualquer risco. ;)

 

Interessante. Verifiquei aqui e tanto uso de memória quanto cpu estão absolutamente normais, alias, bem longe do topo da lista. Mas seria interessante que a galera que está enfrentando o problema, como o @Anderson Siqueira, fizesse o teste, vi uns casos desse processo estar alocando 13gb de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

1) Não acredito na Obsolescência Programada, tanto que quis dizer que com o ocorrido "chego a imaginar" que talvez possa ser.

2) Voltei para o El Capitain (10.11) e o MacBook voltou ao normal...

3) Isso não significa que o Sierra vá ferrar todos os equipamentos, porém pode ser que cause problemas para alguns sim... nem todas as máquinas são idênticas, no mesmo ano e modelo podem possuir componentes de fabricantes diferentes, mesmo que a configuração seja igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

Vamos lá...

1) Não acredito na Obsolescência Programada, tanto que quis dizer que com o ocorrido "chego a imaginar" que talvez possa ser.

2) Voltei para o El Capitain (10.11) e o MacBook voltou ao normal...

3) Isso não significa que o Sierra vá ferrar todos os equipamentos, porém pode ser que cause problemas para alguns sim... nem todas as máquinas são idênticas, no mesmo ano e modelo podem possuir componentes de fabricantes diferentes, mesmo que a configuração seja igual.

Que pena que fez o downgrade. Seria interessante observar se era esse o seu caso.

Tirando a diferença de componentes ainda tem a questão da configuração do sistema. Às vezes o cara usa um software que ferra o sistema, mas ele precisa do software, e vai fazer o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Anderson Siqueira disse:

Vamos lá...

1) Não acredito na Obsolescência Programada, tanto que quis dizer que com o ocorrido "chego a imaginar" que talvez possa ser.

2) Voltei para o El Capitain (10.11) e o MacBook voltou ao normal...

3) Isso não significa que o Sierra vá ferrar todos os equipamentos, porém pode ser que cause problemas para alguns sim... nem todas as máquinas são idênticas, no mesmo ano e modelo podem possuir componentes de fabricantes diferentes, mesmo que a configuração seja igual.

Fala Anderson,

Trabalheira né meu amigo....rsssss, mas confirmado, problema no Sierra mesmo. Caso queira fazer o upgrade novamente e verificar a questão do secd tá aí a dica do keychain.

Para outros que estejam enfrentando esse problema, confirmem se a ativação no keychain no iCloud efetivamente resolveu o problema.

Aliás lembro que todo novo SO sempre tem alguma coisinha, não lembro qual agora (afinal foram tantos que usei desde o System 7 kkkkkk) que tinha um problema semelhante mas com a indexação do Spotlight que após alguns minutos ou horas dependendo da quantidade de dados no disco o sistema tinha exatamente o mesmo comportamento, aquecimento e lentidão mas logo após terminar a indexação tudo voltava ao normal.

Att !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pollaris disse:

Aliás lembro que todo novo SO sempre tem alguma coisinha, não lembro qual agora (afinal foram tantos que usei desde o System 7 kkkkkk) que tinha um problema semelhante mas com a indexação do Spotlight que após alguns minutos ou horas dependendo da quantidade de dados no disco o sistema tinha exatamente o mesmo comportamento, aquecimento e lentidão mas logo após terminar a indexação tudo voltava ao normal.

Att !

Isso aconteceu no LION

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3/1/2017 at 10:36, Adalberto Taylor disse:

Me desculpe, mas eu discordo.

Meu Macbook não tem placa dedicada e não apresenta esse tipo de "comportamento", principalmente em se tratando da reprodução de vídeos. Acabei de reproduzir um vídeo em 4k no Youtube e meu Mac subiu apenas 3º, de 48º para 51º...

A placa dedicada deveria ser ativada apenas quando há alguma necessidade de processamento gráfico intenso, como jogos e afins, um vídeo do Youtube deveria ser executado na placa integrada e em temperatura razoável.

Em resposta ao assunto do tópico. Várias coisas podem estar causando esse comportamento do seu Mac.

• Temperatura ambiente elevada.
• Fluxo de ar, você disse que estava com ele no colo, pode ser que tenha obstruído alguma das saídas de ar.
• Plugins e extensões de navegador, recomendo desabilitar todas e testar novamente, incluído com outro navegador.
• SMC e NVRAM pedindo um reset, às vezes essas coisas precisam ser resetadas mesmo...
• Algum outro aplicativo pode estar elevando o processamento em segundo plano.

Mesmo que seu Mas não tenha dedicada, como é o caso do meu... ele esquenta mais por usar o video, flash ou qualquer plugin de video e etc..

O Sierra pode sim estar colaborando, mas um dos culpados é o Video. Neste exato momento, estou usando o meu Retina e ele está em 60º apenas com o Spotify,

WhatsApp, Chrome e Mail abertos. Se abrir um video no youtube ou no netflix, ele voa. 

Indico a voces um app chamado SMCFan Control, aqui eu coloquei as duas ventoinhas em 3000rpm e deu uma melhorada na temperatura. Não, não estraga o Mac. Já uso esse app, desde o primeiro MacBook lançado pela Apple em 2007 e até agora NENHUM Mac q eu usei deu problema. Uso no Retina e no iMac.

 

Editado por macrulez
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, pollaris disse:

Fala Anderson,

Trabalheira né meu amigo....rsssss, mas confirmado, problema no Sierra mesmo. Caso queira fazer o upgrade novamente e verificar a questão do secd tá aí a dica do keychain.

Para outros que estejam enfrentando esse problema, confirmem se a ativação no keychain no iCloud efetivamente resolveu o problema.

Aliás lembro que todo novo SO sempre tem alguma coisinha, não lembro qual agora (afinal foram tantos que usei desde o System 7 kkkkkk) que tinha um problema semelhante mas com a indexação do Spotlight que após alguns minutos ou horas dependendo da quantidade de dados no disco o sistema tinha exatamente o mesmo comportamento, aquecimento e lentidão mas logo após terminar a indexação tudo voltava ao normal.

Att !

No meu caso o Keychain está ativado desde que fiz a instalação limpa do Sierra e meu MB continua trabalhando com temperaturas elevadas e não aparece consumo alto do processo secd!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...