Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac com barulho de ventuinha


Joca Vidal

Posts Recomendados

Prezados, tenho um iMac de 2012 e resolvi levá-lo na assistência técnica antes que virasse 'vintage'. Apesar dele estar perfeito, eu nunca fiz nenhuma manutenção e como ia viajar resolvi deixar para uma revisão na Mac Store de Copacabana (RJ).

Um dos motivos para eu deixá-lo lá seria um barulho de ventuinha/ventilador constante assim que eu ligava o mesmo e que continuava até eu desligá-lo.

O diagnóstico da assistência disse que eu teria que trocar a fonte de alimentação por R$ 1.090,00.

Para não ter problemas, já que trabalho com ele, resolvi pagar e trouxe o computador de volta para casa enquanto aguardo a peça chegar.

Liguei o computador novamente, em outra tomada, e o barulho sumiu... Fico pensando se eu não estava ligando ele de forma errada em uma extensão/tomada mais 'fraca' e que estava ocasionando este problema.

Voltei a entrar em contato com a loja, pois só queria gastar este valor se fosse REALMENTE necessário e não trocar 6 por meia dúzia.

Alguém pode me ajudar e confirmar se essa minha teoria poderia estar correta? Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Já tive o mesmo problema no iMac 21.5" 2011.  

Ao liga lo ele girava a velocidade total a ventoinha. 

Eu troquei de tomada e ao liga lo novamente dei um reset na SMC e na PRAM do mac. Depois disso ficou normal e funciona até hoje sem problema. 

Não gaste dinheiro ainda.   Testa o seu por mais 2 dias .  

O barulho pode ser apenas sujeira, veja se consegue bater um ar por dentro do iMAc. 

Se o seu iMAc não esta desligando sozinho, ou mesmo com dificuldades para ligar , creio que não seja necessário trocar nada.   No caso se não parar o barulho, troque apenas o coller. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aconteceu isso comigo e de repente ele não ligava mais. Levei na assistência técnica autorizada e consertaram e era problema de placa mãe e fonte. Após o conserto, ficou zero bala e estou com ele até hoje, sem problema nenhum. É melhor consertar rápido, do que deixar para o amanhã e o problema fica pior, afetando outros componentes internos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 30/12/2016 at 15:43, Joca Vidal disse:

troquei a fonte, mas não adiantou, ele continua fazendo barulho da ventuinha, vou ter que voltar na autorizada...

 

Joca,

O barulho é típico de "raspagem" em algum objeto, ou apenas de ventoinha em velocidade máxima?

Vi feedbacks já que o sistema que controla a velocidade do cooler, as vezes da problema, se caso for a ventoinha no máximo, o barulho, pode ser este problema. E não relacionado a fonte de energia do mesmo, visto que não é a fonte que gerencia a velocidade dos fans

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Tive exatamente o mesmo problema, instalei um aplicativo chamado Macs Fan Control 1.4.12. Alterei o valor da ventoínha do ODD e a ventoínha do HD, e pronto. Automaticamente o barulho parou. Obviamente que eu não deixei desse jeito, configurei para que a ventoinha disparasse de acordo com a temperatura do ambiente. Espero ter ajudado.

Link de Tutorial do App: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/03/aprenda-evitar-que-seu-mac-esquente-controlando-velocidade-do-cooler.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o HD do meu iMac por um SSD e instalam o Macs Fan Control, que serve pra controlar as ventoinhas, né? Só que o meu fica girando forte, faz um barulho alto e meio que direto. Já aconteceu de eu deixar o computador em repouso durante a noite e às vezes as ventoinhas começam a girar a todo vapor, um barulho que quase incomoda. O técnico até me falou que qualquer coisa eu poderia diminuir, é só modificar os valores no app. Será que tem necessidade de ficar girando a toda velocidade assim? Agora tô preocupado se tem alguma coisa a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o HD do meu iMac por um SSD e instalam o Macs Fan Control, que serve pra controlar as ventoinhas, né? Só que o meu fica girando forte, faz um barulho alto e meio que direto. Já aconteceu de eu deixar o computador em repouso durante a noite e às vezes as ventoinhas começam a girar a todo vapor, um barulho que quase incomoda. O técnico até me falou que qualquer coisa eu poderia diminuir, é só modificar os valores no app. Será que tem necessidade de ficar girando a toda velocidade assim? Agora tô preocupado se tem alguma coisa a mais.


O cooler já dispara logo assim que vc liga o Mac?

Se você deixar algum sensor desconectado, ele irá trabalhar sempre com cooler referente ao sensor no máximo!


Diego Palhano

www.facebook.com/pratik.informatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 31/01/2017 at 09:03, Willers disse:

Joca,

O barulho é típico de "raspagem" em algum objeto, ou apenas de ventoinha em velocidade máxima?

Vi feedbacks já que o sistema que controla a velocidade do cooler, as vezes da problema, se caso for a ventoinha no máximo, o barulho, pode ser este problema. E não relacionado a fonte de energia do mesmo, visto que não é a fonte que gerencia a velocidade dos fans

Boa tarde, Palhano
O que pode ser esse barulho de raspagem? Acabei por baixar o SSD Fan Control pra ver se conseguia diminuir o barulho, aumentei e diminui pra ver se rolava alguma alteração nesse ruído e a impressão que me deu foi de que não tinha nem a ver com o cooler. Tem ideia do que possa ser? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Palhano
O que pode ser esse barulho de raspagem? Acabei por baixar o SSD Fan Control pra ver se conseguia diminuir o barulho, aumentei e diminui pra ver se rolava alguma alteração nesse ruído e a impressão que me deu foi de que não tinha nem a ver com o cooler. Tem ideia do que possa ser? 

Qual o modelo do seu Mac? iMac ou MacBook? Dependendo do modelo de iMac pode ter 1 ou 3 coolers, MacBook 1 ou 2!

Baixe o programa Mac fan control, ele lhe mostrará todos os coolers e velocidades! Se puder postar uma foto aqui de como está os coolers nesse programa, fica mais fácil de ajudar!




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um iMac de 2011, 21.5.
Eu farei isso assim que ele terminar de executar o diagnóstico de possíveis problemas. Já faz HORAS que está fazendo isso, não sei nem se vai terminar, mas irei aguardar.

Então, esse modelo tem 3 coolers, com esse software que citei, conseguirá vê a rotação dos 3 e vê quem é o barulhento.

Sobre o software de diagnóstico, você está fazendo aquele que ao ligar o Mac, pressiona a tecla D? Se for, tem algo mesmo de errado, pois não demora horas.




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, palhano disse:


Então, esse modelo tem 3 coolers, com esse software que citei, conseguirá vê a rotação dos 3 e vê quem é o barulhento.

Sobre o software de diagnóstico, você está fazendo aquele que ao ligar o Mac, pressiona a tecla D? Se for, tem algo mesmo de errado, pois não demora horas.




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Palhano!

Segue a foto! Algo que notei também foi que ao reiniciar o iMac, o barulho não interrompe, ficou direto, diferente das outras ventoinhas (não sei ao certo se o problema é com uma ventoinha) que eu aumentei a velocidade até elas, de fato, fazerem barulho.

9C9FD926-4B45-486B-82F3-1C2319D08572.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Palhano!
Segue a foto! Algo que notei também foi que ao reiniciar o iMac, o barulho não interrompe, ficou direto, diferente das outras ventoinhas (não sei ao certo se o problema é com uma ventoinha) que eu aumentei a velocidade até elas, de fato, fazerem barulho.
9C9FD926-4B45-486B-82F3-1C2319D08572.jpeg.15bd088248655695ef22a03d22e3f847.jpeg

Com certeza não é a velocidade do cooler, os três estão em velocidades baixas! Realmente é complexo dar um auxílio sem ouvir o barulho rs!

Conseguiu rodar o software de diagnóstico? Encontrou algo?

Pode tentar fazer um teste no HD, baixa um software chama smart utility, ele é pago, mas a versão de teste já consegue verificar a saúde do HD




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, palhano disse:


Com certeza não é a velocidade do cooler, os três estão em velocidades baixas! Realmente é complexo dar um auxílio sem ouvir o barulho rs!

Conseguiu rodar o software de diagnóstico? Encontrou algo?

Pode tentar fazer um teste no HD, baixa um software chama smart utility, ele é pago, mas a versão de teste já consegue verificar a saúde do HD




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Apareceu FAILING aqui, seria o HD, então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...