Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pasta Térmica no MacBook Pro


Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚S

Posts Recomendados

Em 19/12/2016 at 12:19, Adalberto Taylor disse:

Compro no ML mesmo. O blister é a embalagem original.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700519163-pasta-termica-arctic-mx-4-4g-_JM

Ressuscitando o tópico, a Arctic MX-4 saiu de linha ou algo assim? Fui procurar no MercadoLivre hoje  e está bem escassa ou difícil de achar alguém vendendo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/11/2018 at 04:25, Shrine disse:

Conhecem a Deepcool Z5? Procurei pela internet e vi alguns indicando ela.

Nunca ouvi falar, mas pelo menos não é condutor elétrico.

Em 16/11/2018 at 06:41, rafarmoreira disse:

Detalhe que não mencionam se ela é condutora de eletricidade ou não. Isso é bastante importante devido ao tipo de processadores (exposed die) que equipam os Macs em geral...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/11/2018 at 18:34, Adalberto Taylor disse:

Nunca ouvi falar, mas pelo menos não é condutor elétrico.

Detalhe que não mencionam se ela é condutora de eletricidade ou não. Isso é bastante importante devido ao tipo de processadores (exposed die) que equipam os Macs em geral...

Fiz uma pesquisa sobre ambas e nenhuma delas são condutoras de eletricidade. Consegui comprar a Arctic MX-4.

Em 19/11/2018 at 18:52, Diego_K disse:

No caso seria bom um que não conduz eletricidade?

Exatamente. Se cair um pouco da pasta condutora elétrica num dos componentes do processador, pode causar um curto. Aprendi isso aqui. ✌️

Segue um comparativo de pastas térmicas de 2018:
https://www.gamingfactors.com/best-thermal-paste/

Editado por Shrine
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/11/2018 at 19:52, Diego_K disse:

No caso seria bom um que não conduz eletricidade?

Isso mesmo, existem processadores que têm componentes expostos, e algumas pastas térmicas como as tais "liquid metal" que prometem redução de até 20º, mas que podem causar curto circuito e afins.

Esse tipo de "pasta térmica" é mais indicada para processadores que contam com o IHS (Integrated Heat Spreader, ou dissipador de calor integrado), ou para usuários avançados que sabem como aplicar a pasta térmica sem que ela vaze para os componentes adjacentes.

Os processadores dos Macs são mais parecidos com o AMD (direita) da imagem abaixo, o IHS é o da esquerda.

heatspreader_and_coreexposed.jpg

11 minutos atrás, Shrine disse:

Fiz uma pesquisa sobre ambas e nenhuma delas são condutoras de eletricidade. Consegui comprar a Arctic MX-4.

Exatamente. Aprendi isso aqui.

A Artic MX-4 é a melhor que já usei. Tenho 2 blisters guardados, para o caso de não encontrar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Isso mesmo, existem processadores que têm componentes expostos, e algumas pastas térmicas como as tais "liquid metal" que prometem redução de até 20º, mas que podem causar curto circuito e afins.

Esse tipo de "pasta térmica" é mais indicada para processadores que contam com o IHS (Integrated Heat Spreader, ou dissipador de calor integrado), ou para usuários avançados que sabem como aplicar a pasta térmica sem que ela vaze para os componentes adjacentes.

Os processadores dos Macs são mais parecidos com o AMD (direita) da imagem abaixo, o IHS é o da esquerda.

heatspreader_and_coreexposed.jpg

A Artic MX-4 é a melhor que já usei. Tenho 2 blisters guardados, para o caso de não encontrar mais.

Concordo, eu só uso a Arctic MX-4. Acho excelente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Adalberto Taylor disse:

Isso mesmo, existem processadores que têm componentes expostos, e algumas pastas térmicas como as tais "liquid metal" que prometem redução de até 20º, mas que podem causar curto circuito e afins.

Esse tipo de "pasta térmica" é mais indicada para processadores que contam com o IHS (Integrated Heat Spreader, ou dissipador de calor integrado), ou para usuários avançados que sabem como aplicar a pasta térmica sem que ela vaze para os componentes adjacentes.

Os processadores dos Macs são mais parecidos com o AMD (direita) da imagem abaixo, o IHS é o da esquerda.

heatspreader_and_coreexposed.jpg

A Artic MX-4 é a melhor que já usei. Tenho 2 blisters guardados, para o caso de não encontrar mais.

Bom saber, a minha pasta térmica da cooler master ainda esta na caixa, nem usei no Mac. Sabendo disso vou me desfazer dela e comprar a Artic MX-4.  Nao tinha achado ela em lugar nenhum, por isso que comprei a cooler master.

E o preço dessa Artic é acima de 100 reais. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1048800601-pasta-termica-arctic-mx-4-4g-_JM 

Já passou da hora de trocar a pasta térmica do meu Mid 2012. Comprei usado no final de 2017 e até o momento não fiz a troca da pasta. A temperatura fica em 45 graus modo normal, 75 em stress. 

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, rafarmoreira disse:

Bom saber, a minha pasta térmica da cooler master ainda esta na caixa, nem usei no Mac. Sabendo disso vou me desfazer dela e comprar a Artic MX-4.  Nao tinha achado ela em lugar nenhum, por isso que comprei a cooler master.

E o preço dessa Artic é acima de 100 reais. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1048800601-pasta-termica-arctic-mx-4-4g-_JM 

Já passou da hora de trocar a pasta térmica do meu Mid 2012. Comprei usado no final de 2017 e até o momento não fiz a troca da pasta. A temperatura fica em 45 graus modo normal, 75 em stress. 

Comprei por R$ 50:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1072197673-pasta-termica-artic-mx4-4-gramas-_JM?quantity=1 

Editado por Shrine
Link
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2018 at 11:15, rafarmoreira disse:

Bom saber, a minha pasta térmica da cooler master ainda esta na caixa, nem usei no Mac. Sabendo disso vou me desfazer dela e comprar a Artic MX-4.  Nao tinha achado ela em lugar nenhum, por isso que comprei a cooler master.

E o preço dessa Artic é acima de 100 reais. 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1048800601-pasta-termica-arctic-mx-4-4g-_JM 

Já passou da hora de trocar a pasta térmica do meu Mid 2012. Comprei usado no final de 2017 e até o momento não fiz a troca da pasta. A temperatura fica em 45 graus modo normal, 75 em stress. 

45/75 é uma temperatura excelente. Se fizer a troca vai baixar pouca coisa, diria que nem vale a pena o esforço. Vale lembrar que o mid 2012 precisa ser desmontado inteiro pra trocar a pasta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 10 meses depois...
Em 08/12/2018 at 15:48, wellyngtonbb disse:

Eu troquei a thermal do meu MBP 2012 pela Gelid Extreme GC, bem superior a AC5 e MX-4. 

Porque é tao superior assim? 
Quantos graus de diferença a menos voce obteve?
A grande vantagem da MX-4 é ela ser livre de metais condutores, entao nao a risco de curto onde nao deve, e a duração dela que o fabricante diz que dura 8 anos de boa condução termica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Troquei esses dias a pasta térmica do meu MacBook Pro 13 retina 2015. Depois de muito pesquisar optei pela MasterGel Maker (paguei caro!), mas valeu muito a pena. O processo é bem simples, tem vários tutoriais no YouTube.

Desde que eu comprei esse computador sempre achei que a ventoinha trabalhava demais. De uns anos pra cá comecei a utilizar ele conectado a um monitor externo 4K e as ventoinhas zuniam até pra ver video no YouTube. Abrir o Photos então, parecia que o note ia decolar. Com a troca da pasta isso acabou. O ganho foi melhor do que eu esperava. Acompanho pelo iStats menu e a ventoinha agora nunca chega a 2000 rpm. Em vários momentos ela fica desligada, mesmo conectado no monitor externo (inédito pra mim). Rodei o Geekbench 5 antes e depois e não tive ganho de performance, só em temperatura mesmo.

Com relação à pasta que eu utilizei. Ela é realmente diferente. Muito mais densa (mais denso que uma pasta de dente) e um pouco complicada pra aplicar. Mas a própria seringa tem uma saída achatada, o que ajuda muito. Fiz questão de colocar um pouco de pasta em cima da GPU também (não sei se podia). Por padrão a Apple não coloca pasta lá. Fui ajeitando com uma espátula e ficou chuchu beleza.

Tava pensando em trocar de note, mas semanas atrás a bateria desse MacBook inchou e lá se foi 2 paus numa autorizada pra trocar a bateria com a top case. Depois dessa cacetada e de trocar a pasta térmica acho que vou ficar com esse note mais uns 3 anos (pelo menos) pra pagar o investimento.

Agora to maturando a ideia de trocar o SSD. Vamos ver...

Enfim, quem tem Macbook mais antigo, recomendo trocar a pasta térmica. Pequeno investimento com grande resultado.

IMG_4782.jpeg

IMG_4791.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Guilherme Lopes disse:

Tava pensando em trocar de note, mas semanas atrás a bateria desse MacBook inchou e lá se foi 2 paus numa autorizada pra trocar a bateria com a top case. Depois dessa cacetada e de trocar a pasta térmica acho que vou ficar com esse note mais uns 3 anos (pelo menos) pra pagar o investimento.

Faz 5 anos da compra do seu Macbook? Tenho um modelo igual ao seu e consegui trocar gratuitamente começo do ano na Apple Store.

Quanto ao SSD, sabe o modelo? Eu também estava pensando em trocar o meu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 horas atrás, Ramon disse:

Eu queria trocar a pasta do meu MacBook Pro 2018 pra ver se melhora o aquecimento, mas fora é arriscar a garantia.

Mas sobre a pasta, a Master Gel Maker é a melhor. Sempre que eu monto os PCs uso ela. O preço é alto mas a qualidade é incomparável. 

Eu não mexeria nele dentro da garantia. Espera mais um pouco...

 

2 horas atrás, Diego_K disse:

Faz 5 anos da compra do seu Macbook? Tenho um modelo igual ao seu e consegui trocar gratuitamente começo do ano na Apple Store.

Quanto ao SSD, sabe o modelo? Eu também estava pensando em trocar o meu. 

To pensando num EVO 970 de 1tb ou um FireCuda de 1tb. O mais crítico é o adaptador e pelo que pesquisei o único que não dá pau no sistema de hibernação do Mac é o adaptador da Sintech. O problema do SSD aqui no Brasil é o preço. Não sai por menos de 2 mil e aí não vale a pena. Esperar pra quando eu viajar ou alguém viajar pra trazer de fora onde sai por 150-200 dólares. Se vc trocar o seu posta um update aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...