Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Colocar SSD no Macbook Pro no lugar do HD ou no Drive Óptico?


Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚S

Posts Recomendados

Salve Salve pessoal,

Poderiam me ajudar em uma dúvida?

Logo mais colocarei um SSD em Macbook Pro mid 2012. Mas queria um feedback de vocês quanto em qual local colocar: no lugar do HD ou no lugar do drive óptico. Pergunto isso porque já vi em alguns locais na internet que o melhor é colocar no lugar do HD, porque a leitura é mais rápida. Mas já vi relatos de pessoas que colocaram no lugar do drive óptico, mas não sei se a leitura é mesma que do HD. Isso influencia? As velocidades de ambas são diferentes ou é a mesma?

Desde já agradeço a ajuda de vocês. Boa noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, JvDaP disse:

Coloca no lugar do HD. Ali é SATA III

Opa, aproveitando, uma outra dúvida JvdaP: para eu colocar o HD já existente do Macbook Pro no lugar do drive óptico, preciso de um "Caddy", correto? Você sabe onde posso comprar o que é compatível para o Macbook Pro? Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚S disse:

Opa, aproveitando, uma outra dúvida JvdaP: para eu colocar o HD já existente do Macbook Pro no lugar do drive óptico, preciso de um "Caddy", correto? Você sabe onde posso comprar o que é compatível para o Macbook Pro? Obrigado novamente!

http://informatica.mercadolivre.com.br/adaptador-caddy-macbook_OtherFilterID_MEJVEN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns MacBook Pro possuiam interface Sata III apenas no conector do HDD, na baia do Drive Óptico eram limitados ao IDE/Sata II/USB 1.1, por esse motivo a recomendação de se instalar o SSD no lugar do HDD.

À partir dos modelos 2011, se não me engano, a conexão do Drive Óptico também passou a ser Sata III, daí tanto faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2016 at 09:23, Anderson Siqueira disse:

Alguns MacBook Pro possuiam interface Sata III apenas no conector do HDD, na baia do Drive Óptico eram limitados ao IDE/Sata II/USB 1.1, por esse motivo a recomendação de se instalar o SSD no lugar do HDD.

À partir dos modelos 2011, se não me engano, a conexão do Drive Óptico também passou a ser Sata III, daí tanto faz.

Anderson, eu não sei se estou verificando certo, mas eu dei uma olhada no "Relatório do Sistema" e me parece que a velocidade do drive óptico realmente é menor que o do HD. O meu Macbook Pro é de 2012. Dê uma olhada na imagem abaixo que enviei para ver se está correto:

Drive-Sata.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2016 at 09:58, Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚S disse:

Anderson, eu não sei se estou verificando certo, mas eu dei uma olhada no "Relatório do Sistema" e me parece que a velocidade do drive óptico realmente é menor que o do HD. O meu Macbook Pro é de 2012. Dê uma olhada na imagem abaixo que enviei para ver se está correto:

Drive-Sata.png

O importante é verificar a "velocidade do link", que informa a velocidade máxima da porta, no caso, 6 Gbps, ou seja, SATA3. A velocidade negociada mostra a taxa atual de funcionamento. A limitação aí é do seu SuperDrive, que é SATA, ou seja, limitado a 1,5 Gbps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Carlos, tudo beleza? 

Cara eu fiz isso no meu MBP Mid 2012, por fim acabei deixando só o Ssd e removendo o drive e o cady também.  Tive melhoras na bateria. Deixo tudo externo. Recomento o SSD vai ter uma máquina nova por mais alguns anos.  Fica top. O cady no ML como citaram acima.  Se precisar de ajuda para desmontar dá um toque. Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha um Macbook 2011 que coloquei o SSD no lugar do Drive Óptico, e não senti diferença de quando usava no lugar do HD. O motive que tive de fazer isto foi pq o cabo flat do HD deu problema pela segunda vez, o que é comum nestes Macbook, e a Apple até fez um recall disto nos de 2012.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Alan Leitão disse:

O importante é verificar a "velocidade do link", que informa a velocidade máxima da porta, no caso, 6 Gbps, ou seja, SATA3. A velocidade negociada mostra a taxa atual de funcionamento. A limitação aí é do seu SuperDrive, que é SATA, ou seja, limitado a 1,5 Gbps.

Alan, então neste caso, seria melhor instalar o SSD no lugar do HD mesmo, é isso?

12 horas atrás, batboy disse:

Tinha um Macbook 2011 que coloquei o SSD no lugar do Drive Óptico, e não senti diferença de quando usava no lugar do HD. O motive que tive de fazer isto foi pq o cabo flat do HD deu problema pela segunda vez, o que é comum nestes Macbook, e a Apple até fez um recall disto nos de 2012.

Eu troquei o cabo flat faz algumas semanas tb. Mas de vez em quando ele ainda aparece o ícon de "Proibido". Será q o problema é do cabo Flat novo?

13 horas atrás, Felipe Barrionuevo disse:

Fala Carlos, tudo beleza? 

Cara eu fiz isso no meu MBP Mid 2012, por fim acabei deixando só o Ssd e removendo o drive e o cady também.  Tive melhoras na bateria. Deixo tudo externo. Recomento o SSD vai ter uma máquina nova por mais alguns anos.  Fica top. O cady no ML como citaram acima.  Se precisar de ajuda para desmontar dá um toque. Abraços. 

Então Felipe, pretendo em breve  colocar SSD tb, mas confesso q não confio deixar o HD como externo. Penso mesmo em manter um SSD e o HD antigo no interior do Macbook mesmo, para aquivos, e o SSD para o sistema. o Drive Óptico que penso em transformá-lo em externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Carlos R̅ͯͮ̓̈́̚S disse:

Eu troquei o cabo flat faz algumas semanas tb. Mas de vez em quando ele ainda aparece o ícon de "Proibido". Será q o problema é do cabo Flat novo?

É bem possível, visto que não se acha desses cabos originais com facilidade.

Editado por batboy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2016 at 09:45, Felipe Barrionuevo disse:

Fala Carlos, tudo beleza? 

Cara eu fiz isso no meu MBP Mid 2012, por fim acabei deixando só o Ssd e removendo o drive e o cady também.  Tive melhoras na bateria. Deixo tudo externo. Recomento o SSD vai ter uma máquina nova por mais alguns anos.  Fica top. O cady no ML como citaram acima.  Se precisar de ajuda para desmontar dá um toque. Abraços. 

Teve muita diferença na performance da bateria depois de por o caddy+hd? Estou pensando seriamente em por, mas não gostaria de perder a mobilidade do meu Mac hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, thiagobuccos disse:

Teve muita diferença na performance da bateria depois de por o caddy+hd? Estou pensando seriamente em por, mas não gostaria de perder a mobilidade do meu Mac hehe.

Não diria muita mas como passou a ter duas fontes consumindo energia caiu bastante, outro ponto negativo é que faço visitas com o note e a possibilidade de roubo associado a perder todo trabalho salvo no note me fez manter todo conteúdo produzido fora da máquina. Mas cada caso é um caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2016 at 09:45, Felipe Barrionuevo disse:

Fala Carlos, tudo beleza? 

Cara eu fiz isso no meu MBP Mid 2012, por fim acabei deixando só o Ssd e removendo o drive e o cady também.  Tive melhoras na bateria. Deixo tudo externo. Recomento o SSD vai ter uma máquina nova por mais alguns anos.  Fica top. O cady no ML como citaram acima.  Se precisar de ajuda para desmontar dá um toque. Abraços. 

Felipe, para o HD ficar externo, eu preciso comprar uma case USB para ele, correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos, exatamente, pode comprar cases a partir de 15 reais USB 2.0 e a partir de 50 USB 3.0 muito mais veloz, caso haja necessidade.

Em 11/23/2016 at 05:23, thiagobuccos disse:

Teve muita diferença na performance da bateria depois de por o caddy+hd? Estou pensando seriamente em por, mas não gostaria de perder a mobilidade do meu Mac hehe.

O problema que encontrei alem da durabilidade da bateria foi a preocupação de sair para reuniões com todo meu acervo de arquivos, trabalhos executados, em execução e alem da minha coletânea de MP3. Se me roubam perco literalmente tudo!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/11/2016 at 08:23, Anderson Siqueira disse:

Alguns MacBook Pro possuiam interface Sata III apenas no conector do HDD, na baia do Drive Óptico eram limitados ao IDE/Sata II/USB 1.1, por esse motivo a recomendação de se instalar o SSD no lugar do HDD.

À partir dos modelos 2011, se não me engano, a conexão do Drive Óptico também passou a ser Sata III, daí tanto faz.

Sabe me informar se o MBP Mid 2010 é SATA III no lugar do HD? Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...