Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade do cooler mac mini


Danipru3

Posts Recomendados

Boa noite

Como está fazendo muito calor por aqui, meu mac mini esta sofrendo bastante.

No momento estou rodando o MacOS Sierra num Core i5 com 16 GB de RAM.

Li por aí que o gerenciamento da velocidade de rotação do cooler é feito de forma automatica mas isso não parecia funcionar pois o sistema estava chegando, em uso normal (uso normal = 1 VM aberta no parallells, kodi, plex, torrent, virtualbox... excutando o tempo todo, alem de software de backup offsite) a 72°C constantes.

Baixei o software smcFanControl para gerenciar a velocidade de operação do cooler e agora ele está a ~3800 RPM (melhor relação temperatura/ruído) e mantendo a temperatura, no momento, entre 48°C e 54°C; o que me parece bem melhor.

Se não me engano, a velocidade inicial do cooler estava em 1500 RPM. Sendo assim, eu mais que dobrei essa velocidade.

Pergunto: Quais os problemas que posso ter fazendo o cooler rodar sempre a essa velocidade?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danipru3 também sempre estou preocupado com essa questão de temperatura no Mac. Primeiro que moramos num País tropical, segundo que os relatos de defeitos em placas de video em Macs geralmente estão relacionado ao uso intenso, e que num primeiro momento não deveríamos nos preocupar pois computadores são projetados para serem utilizados em uso baixo, moderado e intenso, mas que no caso de alguns modelos de Macs, pelos relatos que leio de fóruns daqui e de fora, pecam em erros de projetos do sistema de arrefecimento juntamente com falhas de sensores de temperatura, provocando o aumento excessivo da temperatura interna e queimando componentes da CPU ou da GPU. Em terceiro lugar fico bastante preocupado pelo fato de gostar e estar acostumado com a arquitetura da Apple, e se por acaso meu Mac der pau fica a dúvida de quanto seria um conserto de uma placa de video ou de uma lógic board, pois pelo que lemos de problemas simples de defeitos de teclas em teclados de um MacBook, por exemplo, podem custar uns R$ 2.100,00.

Mas indo direto ao ponto do funcionamento dos colores, certa vez fiz uma pesquisa e descobri a empresa fabricante dos coolers do meu Mac e li que são feitos para rodar por muito tempo até porque o eixo da turbina do cooler é apoiado num mancal de bronze feito para deslizar num ciclo bastante grande e o mesmo é auto lubrificável. A grande questão que me preocupa é se há bastante poeira encrustada na parte interna. Como nunca abri meu Mac, e já estou com ele há 5 anos, não tenho idéia de como ele está internamente. E sabe-se que um sistema de arrefecimento obstruído provoca um comprometimento na troca de calor dos coolers da CPU e da GPU.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que varia muito pela operação feita no Mac, e do hardware.

É importante ver que a operação de trabalho que está nas especificações é a temperatura ambiente que normalmente precisa estar na faixa de 10 ºC a 35 ºC e da armazenamento de -40 ºC a 47 ºC.

A temperatura interna de trabalho que precisamos observar é da CPU e da GPU.

No meu procuro não deixar passar dos 40 ºC tanto na CPU quanto na GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2016 at 23:35, Danipru3 disse:

Boa noite

Como está fazendo muito calor por aqui, meu mac mini esta sofrendo bastante.

No momento estou rodando o MacOS Sierra num Core i5 com 16 GB de RAM.

Li por aí que o gerenciamento da velocidade de rotação do cooler é feito de forma automatica mas isso não parecia funcionar pois o sistema estava chegando, em uso normal (uso normal = 1 VM aberta no parallells, kodi, plex, torrent, virtualbox... excutando o tempo todo, alem de software de backup offsite) a 72°C constantes.

Baixei o software smcFanControl para gerenciar a velocidade de operação do cooler e agora ele está a ~3800 RPM (melhor relação temperatura/ruído) e mantendo a temperatura, no momento, entre 48°C e 54°C; o que me parece bem melhor.

Se não me engano, a velocidade inicial do cooler estava em 1500 RPM. Sendo assim, eu mais que dobrei essa velocidade.

Pergunto: Quais os problemas que posso ter fazendo o cooler rodar sempre a essa velocidade?

Obrigado

A velocidade dos ventiladores do sistema só aumentam quando a temperatura da CPU/GPU atingem uma determinada temperatura. Quando você força uma velocidade fixa com um aplicativo, esse ajuste deixa de funcionar. Quando o sistema ficar muito quente, a velocidade fixa em valor abaixo do que deveria ser pode prejudicar seu sistema.

Como comparação, meu Macbook Pro Retina (da assinatura), quando está trabalhando a 100% chega em 95 graus e isso não me incomoda. Nessa temperatura os ventiladores do sistema estão acima de 6000 RPM e o computador nem toma conhecimento disso, funcionando normalmente. Há dois anos completos...

Como comentado acima, o maior vilão é a poeira e o segundo maior vilão é a pasta térmica usada pela Apple. Uma boa limpeza e uma pasta térmica boa (sugiro a Arctic Silver 5) garantem a longevidade dos componentes quanto ao quesito temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de ler aqui e em outros fóruns vários relatos de placas de vídeos, lógic board e fontes queimadas passei monitorar a velocidade das 3 ventoinhas do meu Mac, e não a toa que meu Mac 2011 vai para 6 anos sem nenhum problema, repito, nenhum problema !

Da mesma forma que pastas térmicas podem secar e podem deixar de efetuar a troca de calor correta dos processadores (CPU e GPU) com seus respectivos dissipadores, termistores também podem falhar e alterarem seus valores a ponto de não acionar a velocidade correta das ventoinhas na hora necessária de calor intenso.

Esse relato do Alan que no MacBook dele as ventoinhas são acionadas de forma mais intensa quando a temperatura chega a 95 ºC é assustador para mim. Eu nunca arriscaria minha máquina a 95 ºC, por isso não abro mão de ter o controle da temperatura na minha frente.

Vejo na barra de tarefas as temperaturas de entrada do ar, da CPU e da GPU, assim posso mudar somente duas configurações quando necessário. Não é nenhum sacrifício ou passível de esquecimento pois quando me preocupo não esqueço.

Sobre a troca de pasta térmica eu vejo um ótimo benefício se não fosse por um simples detalhe:

É muito difícil trocar pastas térmicas de Macs veja:  https://pt.ifixit.com/Guide/Mac+Mini+Mid+2011+Heat+Sink+Replacement/6418

https://pt.ifixit.com/Guide/iMac+Intel+21.5-Inch+EMC+2428+GPU+Heat+Sink+Replacement/5979

Se fosse que nem um Desktop PC Windows onde é só desconectar o cooler, beleza, já troquei diversas pastas de vários PCs, mas Macs !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Armando Fonseca disse:

Meu MacMini só funciona direito com um ventiladorzinho USB ligado pra cima dele, senão esquenta muito e trava.

É por isso que você mesmo é que precisa ter o controle das ventoinhas, no caso do Mac mini dá única ventoinha. 

Se deixar a cargo do controle automático do Mac, já era. 

Pelo menos no Macs antigos.

Antigos que digo os não atualíssimos do ano corrente que estamos, 2016.

Eu ainda tenho quase certeza que a Apple não dá a mínima para a compatibilidade dos hardwares antigos com os SO novos, no caso atual, o Sierra, no que tange ao controle automático das ventoinhas em relação a exigência de arrefecimento da CPU e GPU.

 

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem acho não saber a temperatura da máquina meio incômodo.

Da sempre aquele medo de fritar tudo

Antes de rodar o aplicativo, a carcaça do meu mac ficava quente; agora, não mais...

Apenas quando assisto um filme, série, no kodi, é que ele sobe a uns 70°

Sei que não é ideal mas não sei como melhorar isso pois mesmo subindo mais a velocidade da ventoinha, o minimo de temperatura estabiliza em 48°~49°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2016 at 15:41, Alan Leitão disse:

A velocidade dos ventiladores do sistema só aumentam quando a temperatura da CPU/GPU atingem uma determinada temperatura. Quando você força uma velocidade fixa com um aplicativo, esse ajuste deixa de funcionar. Quando o sistema ficar muito quente, a velocidade fixa em valor abaixo do que deveria ser pode prejudicar seu sistema.

Como comparação, meu Macbook Pro Retina (da assinatura), quando está trabalhando a 100% chega em 95 graus e isso não me incomoda. Nessa temperatura os ventiladores do sistema estão acima de 6000 RPM e o computador nem toma conhecimento disso, funcionando normalmente. Há dois anos completos...

Como comentado acima, o maior vilão é a poeira e o segundo maior vilão é a pasta térmica usada pela Apple. Uma boa limpeza e uma pasta térmica boa (sugiro a Arctic Silver 5) garantem a longevidade dos componentes quanto ao quesito temperatura.

Muito boa resposta. Apenas acrescentando, eu não sou muito fã da Artic Silver X porque dizem que ela conduz eletricidade, e como os processadores dos Macs atuais tem o chip exposto prefiro a Artic MX4, que não conduz. Isso, pra mim, pode significar a proteção do processador em caso de navalhada na aplicação da pasta. rsrsrs

Sobre o assunto do tópico. Já fui desses que se preocupam demais com temperatura do Mac, mas hoje estou curado.

Como mencionado pelo Alan, fixar a velocidade do cooler é a mesma coisa que trazer a responsabilidade do gerenciamento para o usuário, você corre o risco de se distrair e não subir, ainda mais, caso seja necessário. Processadores mais recentes são feitos para suportar temperaturas de até 100º sem maiores problemas, quando chega perto disso que o Mac vai subir o giro dos coolers. 

Vale lembrar também que um cooler girando o tempo todo em velocidade mais alta, pode prejudicar a sua vida útil. Imagine que o cooler em rotações mais elevadas o tempo todo é como manter o giro do motor de um carro/moto na zona vermelha, a menos que você seja um CGzeiro, duvido que você dirija cortando o giro o tempo todo. Por mais que um cooler seja mais barato que uma placa lógica, encontrar coolers de Macs não é uma tarefa assim tão simples.

Vejo uma galera com a mesma preocupação que eu tinha quando vim do Windows, pra mim a temperatura ideal era em torno de 50º. E vejo também uma galera que quer manter abaixo disso. Hoje vejo que isso é obsessão.

@Danipru3, seu uso descrito como normal não é tão normal assim. Você está fazendo um uso mais intenso da sua máquina, VM é um processo que consome mais da máquina, afinal são duas máquinas rodando em uma. Kodi e Plex são dois programas que fazem acesso intenso ao disco, mesmo quando não se assiste nada. Não vejo motivo para a sua preocupação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto

Entendi o que quis dizer e, olhando por esse lado, faz sentido

É que me acostumei a manter o sistema sempre com esses serviços no ar e isso passou a ser normal para mim.

Pergunto a todos: Deixando a velocidade da ventoinha ser controlada pelo osx, e fazendo o sistema executar a 72° constantes, não corro risco de, lentamente, cozinhar meu mac?

Obigado por toda ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Danipru3 disse:

Adalberto

Entendi o que quis dizer e, olhando por esse lado, faz sentido

É que me acostumei a manter o sistema sempre com esses serviços no ar e isso passou a ser normal para mim.

Pergunto a todos: Deixando a velocidade da ventoinha ser controlada pelo osx, e fazendo o sistema executar a 72° constantes, não corro risco de, lentamente, cozinhar meu mac?

Obigado por toda ajuda

A meu ver não tem com o que se preocupar. Como disse acima, esses processadores foram feitos para suportar temperaturas de até 100º. Deixe o gerenciamento por conta do sistema, se achar que está esquentando demais, faça um reset de SMC e NVRAM. Você pode analisar também a situação de limpeza interna, isso pode atrapalhar o resfriamento do Mac.

Você pode manter o smcfancontrol rodando, apenas para monitorar temperaturas e velocidades das ventoinhas, mas sem mexer nas velocidades. Caso note que ele está chegando, muito facilmente, à casa dos 90º e as ventoinhas não subirem, aí pode ser que seja o caso de se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Danipru3 disse:

Adalberto

Entendi o que quis dizer e, olhando por esse lado, faz sentido

É que me acostumei a manter o sistema sempre com esses serviços no ar e isso passou a ser normal para mim.

Pergunto a todos: Deixando a velocidade da ventoinha ser controlada pelo osx, e fazendo o sistema executar a 72° constantes, não corro risco de, lentamente, cozinhar meu mac?

Obigado por toda ajuda

Danipru3,

Eu acho que corre risco sim, pois pelos inúmeros relatos de defeitos em MacBooks, e a maioria é por queima de GPU, e se é por queima de GPU é por falta de arrefecimento do cooler, ou seja a troca de calor do cooler com o ar renovado não estaria sendo feita com eficiência provocando essas queimas.

Relatos como os que li antes do seu são complicados de se sustentar pelos fatos já ditos por mim em comentários anteriores a esse. 

Só faço uma pergunta simples:

Se o controle de temperatura automático dos MacBooks ou mesmo iMacs da Apple são perfeitos, ou seja, entram na velocidade de arrefecimento adequadas quando necessário, porque há milhares de placas de vídeos queimadas e que inclusive tiveram que fazer recalls de placas de vídeos ??????

Vai dizer que é a pasta térmica seca ou é só a pasta térmica seca !!!

Outra questão é comparar o número de horas de rotação de um cooler com uma moto ????? Não faz o menor sentido.

Eu não posso dizer se os coolers (ventiladores) dos MacBooks ou Mac minis ou iMacs duram "XIS" horas ou "XIS" anos, pois são dados do fabricante dos coolers e não os tenho, mas posso dizer com 100% de certeza que os rolamentos dos coolers são de ball bearing, ou seja, são rolamentos de esferas que duram muito mais do que rolamentos deslizantes, e não falo isso pois sou eng. mecânico, apesar de ser, mais de buscar a informação correta no lugar correto.

Outra coisa que li anteriormente é sobre o controle de temperatura via software. Afirmo que quando controlado pelo usuário, através de softwares como o iStat Menus, não é 100% manual, ele, o software, somente te dá uma faixa de controle mais conservador na velocidade adequada e desejada.

Não é a toa que meu iMac tem 5 anos e vai para 6 sem nenhum problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma simples "GOOGADA" já dá a dimensão do que estou falando.

 

https://discussions.apple.com/thread/4337149?tstart=0

 

Vai acreditando no "controle automático de temperatura da Apple para TODOS os hardwares", que quem acreditar fritará seu Mac !

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Pitz Espindola meu Mac vai tem 4 anos e sempre rodando no controle automático. Já até joguei nele, e nunca me preocupei com a temperatura, que batia a casa dos 90º durante o jogo.

A gestão do SMC não é perfeita e pode, sim, falhar. Mas ela geralmente é mais eficiente do que uma gestão manual. Para os casos em que ela falha é que existem processos de reset de SMC e NVRAM, além de limpezas físicas que se façam necessárias.

Os casos em que Macs 'fritam', geralmente estão ligados a temperaturas extremas, próximas ou acima da temperatura máxima para as quais os processadores foram projetados. Há também os casos em que uma solda mal feita, que também acontece no mundo Apple, se solta e provoca problemas.

Afirmo quantas vezes forem necessárias, 72º NÃO é temperatura extrema, e não apresenta riscos.

Sobre comparar a rotação de um cooler com um motor a combustão, é uma analogia. Em ambos os casos, se trabalhar constantemente próximo do limite, a vida útil é reduzida.

4 minutos atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

Uma simples "GOOGADA" já dá a dimensão do que estou falando.

 

https://discussions.apple.com/thread/4337149?tstart=0

 

Vai acreditando no "controle automático de temperatura da Apple para TODOS os hardwares", que quem acreditar fritará seu Mac !

Tenho acreditado a 4 anos e vai muito bem obrigado.

Esses casos de overheat, em que o cooler não sobe, geralmente estão ligados a sensores falhos ou problemas com SMC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

@Marcelo Pitz Espindola meu Mac vai tem 4 anos e sempre rodando no controle automático. Já até joguei nele, e nunca me preocupei com a temperatura, que batia a casa dos 90º durante o jogo.

A gestão do SMC não é perfeita e pode, sim, falhar. Mas ela geralmente é mais eficiente do que uma gestão manual. Para os casos em que ela falha é que existem processos de reset de SMC e NVRAM, além de limpezas físicas que se façam necessárias.

Os casos em que Macs 'fritam', geralmente estão ligados a temperaturas extremas, próximas ou acima da temperatura máxima para as quais os processadores foram projetados. Há também os casos em que uma solda mal feita, que também acontece no mundo Apple, se solta e provoca problemas.

Afirmo quantas vezes forem necessárias, 72º NÃO é temperatura extrema, e não apresenta riscos.

Sobre comparar a rotação de um cooler com um motor a combustão, é uma analogia. Em ambos os casos, se trabalhar constantemente próximo do limite, a vida útil é reduzida.

Tenho acreditado a 4 anos e vai muito bem obrigado.

Esses casos de overheat, em que o cooler não sobe, geralmente estão ligados a sensores falhos ou problemas com SMC.

Proceda da forma que você acha melhor que eu procedo na minha forma, mas por enquanto estou ganhando pois meu Mac vai para 6 anos sem nenhuma falha.

A grande questão dessa sua convicção com a minha é se você, diante de inúmeros fatos concretos que já relatei de defeitos em placas de vídeos queimadas e de problemas de sensores de temperaturas originais dos hardwares da Apple, iria vir aqui no fórum dizer que seu Mac queimou devido a queima de algum componente interno pelo superaquecimento do mesmo.

Fica impossível acreditar !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Marcelo Pitz Espindola disse:

Proceda da forma que você acha melhor que eu procedo na minha forma, mas por enquanto estou ganhando pois meu Mac vai para 6 anos sem nenhuma falha.

A grande questão dessa sua convicção com a minha é se você, diante de inúmeros fatos concretos que já relatei de defeitos em placas de vídeos queimadas e de problemas de sensores de temperaturas originais dos hardwares da Apple, iria vir aqui no fórum dizer que seu Mac queimou devido a queima de algum componente interno pelo superaquecimento do mesmo.

Fica impossível acreditar !

Não é uma competição, entretanto, enquanto ambos estiverem funcionando, estaríamos no mínimo empatado. Se fosse um endurance, o resultado só seria conhecido quando ambos estivessem mortos.

E também não estou tentando te fazer mudar, apenas respondendo à dúvida do autor do tópico, com o meu parecer como técnico e como usuário. Parecer construído ao longo de quase 20 anos no mundo da TI. Vish, to velho mesmo.

Minha convicção se baseia em especificações e experiências. Nunca esqueça que o processador ou gpu que queima em um Mac, é o mesmo que queima em um PC, ou seja, Intel/AMD/Nvidia. Veja as especificações do primeiro I5 a equipar um Mac Mini. Link

Sobre os inúmeros fatos. Pense numa coisa, quantas pessoas abrem tópicos de suporte para dizer que seus Macs estão funcionando perfeitamente? Geralmente as pessoas só vão à esses canais para reclamar de algum problema. Qual a porcentagem de Macs que 'fritaram' por deixar o gerenciamento de temperatura da Apple trabalhar? Macs não teriam a fama que têm se a grande maioria fritasse.

Aqui na agência mesmo, o Mac mais recente é o meu, e nenhum dos demais jamais usou esse tipo de software de controle. Entretanto, o Mac do meu primo apresentou problemas no cooler por forçar rotações mais altas.

Sobre o funcionamento de softwares de controle, realmente, alguns deles são mais inteligentes que outros. O iStats, que eu tenho, é o melhor nesse sentido, o problema é que ele custa relativamente caro, graças ao câmbio atual. Mas note que o autor do tópico está usando o smcfancontrol, que trabalha com uma rotação fixa, ou seja, ele serve pra forçar a rotação, tanto pra cima quanto pra baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Não é uma competição, entretanto, enquanto ambos estiverem funcionando, estaríamos no mínimo empatado. Se fosse um endurance, o resultado só seria conhecido quando ambos estivessem mortos.

E também não estou tentando te fazer mudar, apenas respondendo à dúvida do autor do tópico, com o meu parecer como técnico e como usuário. Parecer construído ao longo de quase 20 anos no mundo da TI. Vish, to velho mesmo.

Minha convicção se baseia em especificações e experiências. Nunca esqueça que o processador ou gpu que queima em um Mac, é o mesmo que queima em um PC, ou seja, Intel/AMD/Nvidia. Veja as especificações do primeiro I5 a equipar um Mac Mini. Link

Sobre os inúmeros fatos. Pense numa coisa, quantas pessoas abrem tópicos de suporte para dizer que seus Macs estão funcionando perfeitamente? Geralmente as pessoas só vão à esses canais para reclamar de algum problema. Qual a porcentagem de Macs que 'fritaram' por deixar o gerenciamento de temperatura da Apple trabalhar? Macs não teriam a fama que têm se a grande maioria fritasse.

Aqui na agência mesmo, o Mac mais recente é o meu, e nenhum dos demais jamais usou esse tipo de software de controle. Entretanto, o Mac do meu primo apresentou problemas no cooler por forçar rotações mais altas.

Sobre o funcionamento de softwares de controle, realmente, alguns deles são mais inteligentes que outros. O iStats, que eu tenho, é o melhor nesse sentido, o problema é que ele custa relativamente caro, graças ao câmbio atual. Mas note que o autor do tópico está usando o smcfancontrol, que trabalha com uma rotação fixa, ou seja, ele serve pra forçar a rotação, tanto pra cima quanto pra baixo.

Também acho que não é uma competição, mas quem começou a dizer que "meu Mac tem 4 anos e nunca deu problema" foi você.

Mas minha convicção de que estou certo vem da física e da estatística e não somente de relatos de pessoas, fóruns, amigos ou primos.

Tenho certeza que utilizando meu método de controle da temperatura da CPU e GPU ela é muito mais apurada do que o automático, pois vejo na minha frente a temperatura de entrada do ar, temperatura da CPU e GPU, controlando-as quando necessário, principalmente ao editar videos, rodar aplicações "pesadas" na nossa temperatura tropical. 

Fisicamente se minhas CPU e GPU ficam constantemente "frias" ela duram mais, e a probabilidade de queimarem é infinitamente menor que as suas que estão no automático podendo chegar a 100 ºC conforme você relata, e não se preocupar com isso pois foram feitas para isso, segundo suas palavras.

Agora nesse momento é só olhar para minha barra de tarefas que vejo a temperatura de entrada do ar externo em 27 ºC, a CPU à 34 ºC e a GPU a 36 ºC.

Quem tem um melhor controle e estatisticamente seria menos propenso a ter surpresas de defeitos no Mac, eu ou você ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...