Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria não é detectada após reset de SMC - Macbook Air Early 2014

tazzio

Posts Recomendados

Olá

Tenho um Macbook Air i5, 8gb com 2 anos de uso e muito bem conservado. Em 2015 precisei mandá-lo para assistência em Curitiba devido à uma falha na placa lógica que foi trocada dentro da garantia de um ano da Apple. O serviço, aparentemente, foi bem feito e meu Mac voltou funcionando como esperado. Na época, percebi que perdi algumas horas de bateria mas como já usava a máquina por um ano pensei que fosse normal, de acordo com a contagem de ciclos e tudo mais (cerca de 400, por aí). Meses depois, ja em 2016 a máquina funcionava normalmente até que um belo dia o flash card (ssd 128gb) pifou e eu perdi todo o trabalho que produzi durante os últimos anos. Ao levá-lo na assistência - ciente que custaria uma fortuna para trocar essa simples peça - deixei a máquina para fazer orçamento e decidi, após o resultado, que faria eu mesmo o conserto. Resolvi então comprar uma peça nova e abrir a máquina, coisa que tenho experiência em fazer. 

Assim que tirei a tampa do Macbook percebi que uma pecinha preta de plástico havia se soltado do seu lugar no centro da bateria - uma cavidade que supostamente prende a tampa do Mac através de um encaixe - e apesar de ficar preocupado com aquilo percebi que não fazia diferença no funcionamento da máquina em geral... percebi também que o encaixe do parafuso inferior esquerdo da bateria estava quebrado na ponta como se o parafuso tivesse sido muito apertado e forçado o case embaixo dele; novamente fiquei intrigado mas desconsiderei por não apresentar nenhuma mudança no uso. Segui para a troca do SSD e ao tentar tirar o parafuso percebi que este também estava gasto e sem tinta na parte de cima, dificultando bastante o processo. Após algumas tentativas sem sucesso consegui finalmente com a ajuda de um alicate de bico remover o SSD original e formatar o novo e seguir a vida com meu Mac. 

Isto foi até que na semana passada, enquanto usava o computador normalmente no Netflix, o computador simplesmente desligou. Reiniciei a máquina ainda na bateria (que estava com 66% na hora) e segui usando... minutos depois a mesma coisa voltou a acontecer, só que desta vez a máquina não ligava. Conectei o carregador e o mesmo não indicava nenhuma luz verde ou vermelha ou nada. Tentei de todas as formas alguma resposta da máquina, desde comandos de início como reset de PRAM E SMC e nada acontecia. Foi então que decidi mais uma vez abrir a máquina e tentar achar alguma solução. Após pesquisar bastante aqui no fórum, descobri que se desconectasse a bateria da placa lógica enquanto desligado do carregador por alguns segundos e depois conectasse novamente e efetuar o reset de SMC o computador deveria voltar a funcionar como esperado. Fiz o processo e para meu alívio a máquina reiniciou sem apresentar nenhum problema. Foi até quando fiz o login no sistema que percebi que o indicador da bateria apresentava um X no lugar da porcentagem e fiquei preocupado com o que pudesse ter acontecido.

Repeti o processo na esperança de que alguma coisa tivesse ficado fora do lugar mas sabia que não era possível e como era esperado, nada mudou. Insisti mais algumas vezes até que desisti e aceitei trabalhar com meu Macbook sem bateria, rodando metade de sua capacidade de processamento dois dias antes de me apresentar em outra cidade com meu Live. Viajei e toquei com o Mac da minha namorada, um Pro de 2011 que teoricamente apanha do meu mas que me deu uma aula de estabilidade e potência nos últimos dias. Até o momento não consegui descobrir o que pode ter acontecido com minha bateria. O Sistema continua sem detecta-la, a máquina funciona normalmente (pela metade, mas normal) e nenhum dado foi afetado, porém não serve para trabalhar ou me apresentar com em nenhuma hipótese. 

A minha pergunta é: o que houve? 

É estúpido pensar que alguma má fé possa ter acontecido e que ao longo prazo eu fui prejudicado? Independente do motivo, agora que a garantia se foi e que qualquer ação judicial necessite de provas e mais tempo e paciência ($$$) do que posso dispor; sei que eventualmente terei que trocar a bateria e que o mais indicado a se fazer é mandá-lo para assistência autorizada. Bom, eu Não confio mais nessa loja de Curitiba e sei que o custo para fazê-lo será alto para mim considerando apenas o preço de baterias usadas no Mercado Livre. 

Um amigo sugeriu que a minha máquina pudesse fazer parte de um Recall devido à quantidade de problemas que apresentou em apenas dois anos e isso me deixou com alguma esperança. Confesso que não sei como descobrir ou por onde começar a pesquisar sobre isso mas sei que não faria mal dividir minha história aqui no fórum com vocês.

Gostaria muito da ajuda da comunidade, uma vez que me considero um ~apoiador~ da Apple desde criança. 

Desde já agradeço, um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por FabioRochaJr
      Pessoal, estou vendendo Bateria Magsafe Powercore Magnetic 5K da Anker para a linha iPhone 12.
      Produto lacrado, sem uso e já no Brasil com envio imediato.
      Para cálculo do frete favor mandar o CEP por aqui, MP ou campo de Perguntas do ML.
      Valor - 599,00
      Link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2019585971-bateria-magsafe-anker-powercore-magnetic-5k-linha-iphone12-_JM

• Por Johann Roos
      Gostaria de saber se alguém pode me indicar alguma assistência técnica confiável em São Paulo que realize reparos na placa lógica do Macbook Air modelo A1466 e que não cobre um absurdo.
      Moro no interior de SP e não tem muitas pessoas que mexem em mexam em Macbooks, e os que tem cobram muito caro, autorizada então, nem se fala.
      O Macbook parou de ligar de repente uns meses atrás, tentei de tudo que da pra tentar em casa, reset de smc, nvram, pram, abri para desconectar e reconectar a bateria e nada funcionou.
      Ele ficou guardado mais de um mês na gaveta e um dia por brincadeira tentei ligar ele e ele ligou, voltou a funcionar normalmente como se nada tivesse acontecido, isso durou uns 2 meses até dar o mesmo problema de novo. 
      Não dá sinal nenhum de vida a não ser a luz do conector magsafe que acende quando é conectado, verde e depois laranja. 
      Levei em uma assistência aqui falaram que é problema na placa e que da pra fazer o reparo, mas querem cobrar praticamente o valor do próprio macbook. 
    • Por Ian
      Fala pessoal! 
      Tive que trazer um tópico aqui que vi e particularmente achei absurdo de sinistro. Infelizmente hoje em dia na rede nós escutamos tudo quanto é tipo de coisa... Eu geralmente quando tenho algo a esclarecer que considero relevante, busco entrar em contato direto com o fabricante e esclarecer alguma duvida ou solicitar alguma instrução que nao esteja clara no site deles.
      Pois bem, acabei de ver alguns videos de uma galera dizendo sobre os malefícios do carregamento de iPhone dos 80 aos 100%, achei bizarro. E olha que to falando de uma galera pesada ein? Influencers mesmo... e geral nos comentários apoiando e de acordo com o conteúdo. 
      Eu tenho um aparelho que me rende o dia inteiro de carga tranquilo, já existe uma função de carregamento otimizado, por qual razão eu iria me privar de ter uma bateria 100% a ter 20% a menos? Em prol do que? Nao é possível que os engenheiros do fabricante projetaram algo que dure X horas e o melhor uso desse equipamento é utilizando apenas Y horas.
      Does it make sense?
      Dei uma pesquisada com uma galera técnica aqui da Europa que são expert na maça, e única coisa que escuto é, apenas faça um uso racional do seu aparelho. Caso voce tenha uma rotina de carrega-lo todos os dias a noite toda e utiliza-lo o dia inteiro, assim o faça. A constância ajuda na vida util. Caso consiga manter por um ano essa rotina de 1 carregamento norturno para 1 uso diurno sem queda, significa que após 1 ano voce estará com a bateria pouquíssimo degradada. 
      Mas e ai, qual é dessa galera que diz que se deve carregar a bagaça apenas ate os 80% ?

• Por Ian
      Fala pessoal! Espero que consigam me ajudar nessa. 😃
      Vamos lá! 
      Partindo do ponto de princípio que nossos aparelhos funcionam com bateria íons e tenham uma vida por ciclos, e haja um limite de vida útil de bateria, pensei em tentar preserva-lo usando ele com 100% de carga no PowerBank (tipo o que acontece com o uso do smartcase apple). Tenho um PowerBank da GorilaShield nano, a bateria é autêntica, nada “vagabundo”ou pirata, bastante confortável e comecei hoje a por em prática essa ideia. Já adianto que meu aparelho não esquenta, meu uso também não é tão intenso relacionado a jogos e vídeos, sou bastante sensato, e, caso esquente irei parar imediatamente de usá-lo enquanto conectado na bateria. Mas a ideia é seguindo a seguinte teoria: se meu aparelho está 100% carregado e passa o dia no PowerBank, logo ele estará consumindo a bateria do PowerBank e não do aparelho, preservando assim a quantidade de ciclos. Seria mais ou menos como funciona o smartcase da própria Apple. Tenho um iPhone XS, garantia até fevereiro 2022, hoje com 204 ciclos de bateria. Minha bateria dura o dia inteiro mas estou disposto a começar essa experiência com o PowerBank.
      Isso faz sentido pra vocês? Tem lógica?
      Alguém sabe me dar uma informação precisa sobre isso? 
    • Por miguelnuno
      R$ 5.800,00
      Comprado em maio/2020.
      Envio na caixa, com carregador e cabo originais.
      MacBook Air (Retina, 13 polegadas, 2019) - Modelo a1932 - Armazenamento de 128gb SSD - Memória 8 GB 2133 MHz LPDDR3 - Processador 1,6 GHz Intel Core i5 Dual-Core - Gráficos Intel UHD Graphics 617 1536 MB - 143 ciclos da bateria.
      Estou em Brasília, se vc for daqui, levo até vc de graça. Resto do Brasil e do mundo, frete por conta do comprador.
      Com pressa de fechar negócio? 61.98535-4889
      Abraços!!
      Miguel Nuno

• Por rafsguedes
      Bom dia/Boa tarde/Boa noite! Como vocês estão? Espero que bem. 

Depois de completar mais de uma década no Windows estou decidido de migrar para um Mac Air, por conta da portabilidade.
      Visto em conta os chips M1, e respectivamente sua eficiência, me questionei se deveria partir para um modelo de 8gb ou 16gb. 
      Pensei muito no de 8gb por conta do valor, porque é praticamente 1/3 a menos do valor de 16gb. Porém, como usuário Windows sei a importância dos 16gb rs

Hoje em dia meu trabalho se concentra em escrever no notion, utilizar o photoshop para fazer trabalhos sem muito efeito e camadas e também o illustrator para uns vetores básicos. Em casos bem raros faço algumas edições de vídeo no Filmora. Não pretendo trocar de computador tão cedo, queria um que durasse no mínimo 5 anos tranquilamente.
      A questão é: 8gb aguenta tranquilo esses trabalhos, ou terei que tirar o escorpião do bolso para comprar um modelo de 16gb? :')

Desde já, fica aqui meu agradecimento por você ter a vontade de ajudar!
    • Por Pedro Henrique da Silva
      Boa noite!
      Estou há pouco tempo com um MacBook Air M1, meu primeiro por sinal, desde que chegou já precisei comprar uma daquelas entradas bico de pato para que funcionassem nas tomadas de casa, uma vez que ele veio dos EUA com aquele encaixe padrão de lá. Comprei no internet mesmo, nada oficial, afinal nem sei se eles vendem apenas o encaixe da tomada sem a fonte inteira.
      Desde o início eu já sentia uma vibração na carcaça do garoto, mas achei que era alguma coisa do relativamente normal, ou apenas impressão. Hoje eu notei que quando ele está fora da tomada, ele não tem essas sensação de vibração na carcaça. E observando isso, eu passei a ficar incomodado... Agora estou no dilema, gastar ciclos da bateria, trocar a entrada/achar alguém com encaixe de três pinos. 
      Existe alguma explicação para isso??? Por favor ajudem o novato com os notebooks da maçã.
    • Por GrohmannFelipe
      MacBook Air de 13" 256GB SSD e M1 da Apple Prateado com apenas 4 meses de uso, ainda na garantia e com caixa. Comprado na Magalu em Abril de 2021. APENAS 24 CICLOS DE BATERIA.
      R$ 9.200,00

iPhone 11 Pro 64 GB Midnight Green com caixa e nota fiscal, acompanha uma case de silicone original da Apple na cor cinza, uma case transparente da iPlace e película 3D. Aparelho de uso pessoal e sem trincos ou marcas na carcaça, impecável.
      R$ 5.300,00

Motivo da venda: recebi da empresa celular e notebook corporativo.
      Pagamento somente por PIX e entrega em mãos em São Paulo - região de Pinheiros.
      WhatsApp: (11) 98224-0077

Abs

• Por Desirée Oliveira
      No início do ano, a tela do meu computador MacBook Pro deu um problema e apareceram glitches incontroláveis. O aparelho é o modelo MacBook Pro 15” i7/ 2.6 Ghz/ 512 GB ssd/ 16 gb/ Touch Bar / Cinza Espacial e então decidi procurar uma Assistência Autorizada da marca no Brasil/SP. Fui até a empresa STI Tecnologia, deixei para orçamento e eles me instruíram a realizar a troca do display inteiro. O valor desse serviço era de R$ 5.475,00. O que se espera de um investimento desses é o máximo de qualidade e eficiência. Na época, entenderam que o problema existia a partir de negligência de uso - modus operandi da assistência. Acreditando no que me disseram, aceitei a proposta e seguimos com a troca do display.
      No dia 05 de Março, retirei o equipamento da loja e, naquele momento, me disseram que a garantia do serviço/peça era de 3 meses. No dia, questionei porque de ser tão pouco tempo, já que são peças originais, e a atendente me informou que era procedimento da Apple.
      O computador é a minha ferramenta de trabalho e é com ele que eu consigo sobreviver financeiramente. Os aparelhos da Apple não são nem um pouco acessíveis, assim como seus serviços. Ter essa ferramenta e realizar um serviço autorizado, com peças originais, não foi simples. Demandou muito investimento, suor e horas trabalhadas. Esse aparelho é meu patrimônio.
      Para minha surpresa, no dia 14 de Junho, alguns glitches voltaram a aparecer no meu equipamento e no dia 15 de Junho liguei para a STI agendando um horário para mostrar o que estava acontecendo. A empresa marcou horário para o dia 18 de Junho, pela manhã. Chegando lá, contei minha história para um novo atendente e ele chamou sua superior para entender como proceder. Após cerca de 20min de espera a resposta chegou: me informaram que a garantia havia vencido no dia 05 de Junho e não poderiam fazer nada sobre isso. O PROBLEMA VOLTOU A ACONTECER 9 DIAS DEPOIS DA GARANTIA DELES. A solução que me deram era de deixar meu computador novamente, realizar um novo orçamento e, provavelmente, ter que desembolsar um valor semelhante ou maior que o serviço anterior. Mas me deram uma alternativa: deixar o equipamento e, se eu não autorizasse o serviço, pagar uma taxa de R$100,00. Engraçado, pra não dizer trágico, é que o mesmo problema aconteceu com a máquina, mas dessa vez a negligência de uso não existia. Ou seja: será que não foi, desde o início, um problema de fabricação? Pedi para falar com o técnico responsável pela troca do display para me explicar um pouco mais do diagnóstico que ele tinha dado, mas ele se recusou a conversar comigo. 
      No momento, fiquei indignada! Como é possível 9 dias depois da garantia o equipamento original que eles trocaram não estar mais funcionando? O serviço deles foi tratado como alimento perecível. Os atendentes da loja disseram pra eu entrar em contato com o 0800 da própria Apple e então liguei, dali mesmo, para o número. E, após 30 minutos em espera, o call center me retornou com a mesma resposta. Aí eu fiquei ainda mais frustrada. Me senti roubada.
      O meu questionamento é: como pode uma empresa multinacional e uma representante de serviços da mesma reagir com tanto descaso ao consumidor? Me senti, e ainda me sinto, impotente por ter seguido as orientações e ter conduzido meu problema da maneira mais correta possível.
      Pra piorar a situação, levei em outra assistência técnica autorizada e eles me deram como diagnóstico "substituir o display completo que está danificado, não há como repará-lo". Palavras da própria assistência. E o valor do orçamento foi ainda mais caro que da primeira vez: R$6.565,00. Claro que não deixei lá, então tive que pagar uma taxa de R$180,00 dessa vez. 
      Estou sendo extremamente ridicularizada. Completamente impotente. Desesperada para que a Apple olhe para o meu problema. Confiei e investi na marca e estou passando por uma grande decepção. 
      Tentei contato em outros canais com a Apple e eles só me responderam via consumidor.org.br, no dia 21 de Junho. Até agora, dia 29 de Junho, nenhum outro update. 

Mais alguém passou ou está passando por essa frustração? 

• Por Camila Ramos
      Olá !

Estou pensando em vender meu Macbook Air/19.
      é meu primeiro notebook da Apple e não sei como avaliar ele.

Infos: Acabei de checar e ele está com 309 ciclos. Foi comprado em agosto de 2019.
      8GB

Está em em perfeitas condições.
      Quanto mais ou menos eu poderia pedir por ele?

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      52,9k
    • Total de Posts
      441,9k
  • Criar Novo...