Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini novo travando muito


ZayonXY

Posts Recomendados

Recentemente comprei um Mac Mini novo, modelo de entrada para meus pais. Sei que o modelo de entrada é bem mais modesto servindo basicamente para rodar os programas nativos, meus pais não usam nenhum programa pesado, serviria basicamente para acessar a internet, digitar textos e guardar fotos e documentos. Após instalar as atualizações e liga-lo pela primeira vez já percebi a lentidão, pensei que fosse por estar baixando e sincronizando os arquivos e fotos da nuvem, esperei uma semana, mas o computador continua muito lento. Para abrir qualquer coisa, o notas por exemplo, o app fica pulando, aparece aquela maldita bola de praia, o app continua pulando e depois de mais um tempo o app abre...

O que eu devo fazer? Trouxe para eles de uma viagem recente aos Estados Unidos, comprei direto da loja... Estou muito decepcionado. Existe alguma chance de ser um problema no hardware e permitirem o recall?

 

Sim, já formatei o Mac duas vezes para ter certeza de que não era um simples problema de má instalação...

Por fim instalei hoje o Sierra para ver se melhorava um pouco ou piorava de vez, mas esta lento da mesma forma.

 

O mais estranho é que minha irmã tem um MacBook Air de 2013, com um processador um pouco mais fraco, e o desempenho é muito melhor. Ela usa programas como AutoCAD, KetchUp e praticamente toda a swift da Adobe sem nenhum problema.

Captura de Tela 2016-09-29 às 01.13.39.png

Imagem de Compartilhamento de Tela (29 de setembro de 2016 01.09.30 BRT).png

Editado por ZayonXY
Correção ortografica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte. O Macbook Air conta com um SSD enquanto que o Mac Mini de entrada trabalha com um HDD de 5400rpm. Só nisso aí já deve ter uma grande diferença entre ambos.

Não tenho como testar aqui e agora, amanhã verei como se comporta um mini que temos na agência. Mas garanto que ele não apresenta esse tipo de problema, eu mesmo formatei e instalei o macOS nele.   Esse Mini também utiliza um HDD, porém tem 8gb de RAM e um processador full voltage.

Mas posso arriscar dizer que esse processador mais simples combinado com um HDD pode estar sendo o problema de lentidão que está enfrentando.

Com 4gb de RAM o sistema precisa fazer SWAP (memória virtual no disco) com muito mais frequência que máquinas com 8gb ou mais. Aí que entra o problema do HDD. Geralmente, em sistemas com mais RAM, o SSD vai dar uma diferença maior na inicialização do sistema e abertura de programas. Já em sistemas com pouca RAM, ele acaba desempenhando um papel importante na gestão de memória virtual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Não tenho como testar aqui e agora, amanhã verei como se comporta um mini que temos na agência. Mas garanto que ele não apresenta esse tipo de problema, eu mesmo formatei e instalei o macOS nele.   Esse Mini também utiliza um HDD, porém tem 8gb de RAM e um processador full voltage.

Obrigado, vou ficar à espera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ZayonXY disse:

Então realmente comprei uma carroça e não há nada que possa ser feito?

Troque o HD por um SSD e seu problema vai estar resolvido.

Tenho um mesmo Mac mini late 2014 1.4Ghz com SSD HyperX 3k 120gb, melhorou muito a máquina flui perfeitamente mesmo sendo só 4GB de memoria, claro que uso somente para internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tive um mac mini e achei ele muito ruim em termos de desempenho.

hj estou com um macbook air.

realmente, o ssd, processador e placa de vídeo que fazem a vantagem. o sistema por si só não tem nada de mais rápido em relação aos outros. 

agora, seu modelo é o 2013. eu não tenho certeza se ainda é o que pode fazer o upgrade de ssd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ZayonXY disse:

Obrigado, vou ficar à espera.

Fiz uns testes aqui e, apesar de bem mais lento que meu Macbook, ainda não é tão lento. A bola de praia da morte só aparece quando abro algum programa mais pesado. Entretanto, tive um pequeno travamento ao tentar abrir o Notas, curiosamente isso aconteceu umas duas vezes, porém notei que no momento a internet havia dado uma engasgada. Desativei a sincronização do iCloud e não aconteceu novamente. 

5 horas atrás, ZayonXY disse:

Então realmente comprei uma carroça e não há nada que possa ser feito?

Não é possível substituir tanto processador quanto memória. Colocando um SSD você vai ter um ganho de performance incrível, provavelmente vai se aproximar muito do Macbook Air da sua irmã, perdendo pouca coisa pelo fato de o SSD dela ser PCI e o do Mini ser Sata. 

Claro que você pode instalar um SSD PCI-Express no seu Mini, porém esse SSD é mais caro e mais difícil de encontrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, depois de tudo que vocês falaram cheguei a duas alternativas:

 

Trocar o HDD por um SSD ou tentar vender pela internet por uns R$ 2.000 e comprar um outro com Fusion driver de 1T

 

Dei uma olhada rápida, mas um bom SSD de 240GB fica em torno de R$ 900, totalizando R$ 2.600 gastos nesse Mac. Caso eu consiga vender o Mac por R$ 2.000, com mais R$ 900 da para pegar um com 8GB de Raw e fusion drive de 1T.

 

Um Mac Mini com 8GB de ram e fusion drive de 1T me oferecerá uma experiência muito melhor?

Editado por ZayonXY
Correção ortografica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ZayonXY disse:

Então, depois de tudo que vocês falaram cheguei a duas alternativas:

 

Trocar o HDD por um SSD ou tentar vender pela internet por uns R$ 2.000 e comprar um outro com Fusion driver de 1T

 

Dei uma olhada rápida, mas um bom SSD de 240GB fica em torno de R$ 900, totalizando R$ 2.600 gastos nesse Mac. Caso eu consiga vender o Mac por R$ 2.000, com mais R$ 900 da para pegar um com 8GB de Raw e fusion drive de 1T.

 

Um Mac Mini com 8GB de ram e fusion drive de 1T me oferecerá uma experiência muito melhor?

 se eu fosse voce trocaria o hdd por um SSD simples mesmo , um Sandisk 240gb sai 300,00 no mercado livre com sedex ( no meu caso saiu isso) chegou no dia seguinte do envio

acredite vai melhorar e muito! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ZayonXY disse:

Então, depois de tudo que vocês falaram cheguei a duas alternativas:

 

Trocar o HDD por um SSD ou tentar vender pela internet por uns R$ 2.000 e comprar um outro com Fusion driver de 1T

 

Dei uma olhada rápida, mas um bom SSD de 240GB fica em torno de R$ 900, totalizando R$ 2.600 gastos nesse Mac. Caso eu consiga vender o Mac por R$ 2.000, com mais R$ 900 da para pegar um com 8GB de Raw e fusion drive de 1T.

 

Um Mac Mini com 8GB de ram e fusion drive de 1T me oferecerá uma experiência muito melhor?

Sua ideia não é de toda ruim. Mas acho que um EVO de 250gb já deve ser suficiente para melhorar bastante a experiência com esse Mini, e sem a dor de cabeça de vender e comprar outro.

De qualquer forma, 8gb com fusion drive vai dar um ganho absurdo sobre a atual experiência. Até porque, salvo engano, o Mini de 1.4ghz não é vendido com o fusion drive, ou seja, além o aumento de RAM, SSD no Fusion, ainda ganha em performance do processador.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712451966-hd-ssd-250gb-samsung-850-evo-sata3-6gbs-25-540mbs-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Amiko disse:

Se você colocar um SSD - qualquer um - o computador ficará incrivelmente melhor. Acredite. Ah, RAM acima de 4gb seus pais dificilmente vão precisar...

Complementando , meu mac mini deve chegar hoje , virá com 8gb ram porem com hdd , ja estou com o ssd em maos , o baratinho mesmo da sandisk (irei usar apenas para internet e pequenos trabalhos ) farei alguns testes e posto aqui pra voce ver a diferença da velocidade de escrita e leitura de ambos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Mastter disse:

Recomendo aumentar a memória para 8GB. Hoje em dia não dá mais para trabalhar com 4GB.

Os novos Minis têm RAM soldada à placa lógica, assim como os Macbooks recentes...

 

6 minutos atrás, Cesar Pereira disse:

Complementando , meu mac mini deve chegar hoje , virá com 8gb ram porem com hdd , ja estou com o ssd em maos , o baratinho mesmo da sandisk (irei usar apenas para internet e pequenos trabalhos ) farei alguns testes e posto aqui pra voce ver a diferença da velocidade de escrita e leitura de ambos.

 

Pra fazer um comparativo "apples to apples" seria bacana se fizesse o teste antes do upgrade. Assim daria mais subsídio ainda para a teoria de que o problema é o HDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Os novos Minis têm RAM soldada à placa lógica, assim como os Macbooks recentes...

 

Pra fazer um comparativo "apples to apples" seria bacana se fizesse o teste antes do upgrade. Assim daria mais subsídio ainda para a teoria de que o problema é o HDD.

Será exatamento isso que irei fazer Adalberto 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zanon , poderia postar aqui os testes do seu mac mini? , segue os testes do meu , realmente níveis baixíssimos , usei o software gratuito Blackmagic Disk Speed Test , não sei quando irei colocar o SSD , provavelmente amanha , e volto a postar aqui os resultados! 

 

Captura de Tela 2016-09-30 às 14.06.53.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Cesar Pereira disse:

Zayon , poderia postar aqui os testes do seu mac mini? , segue os testes do meu , realmente níveis baixíssimos , usei o software gratuito Blackmagic Disk Speed Test , não sei quando irei colocar o SSD , provavelmente amanha , e volto a postar aqui os resultados! 

 

Captura de Tela 2016-09-30 às 14.06.53.png

 

02.png

Em 30/09/2016 at 09:13, Amiko disse:

RAM acima de 4gb seus pais dificilmente vão precisar...

Penso da mesma forma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zayon que loucura esses resultados , tristes mesmo , segue o resultado do meu de hoje depois que troquei o HDD pelo SSD ( troquei ontem a noite)

Diferença absurda , ou seja está ai a resposta para seu problema!  

Abraços

SSD.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...