Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[SOCORRO] Não consigo formatar o HD do meu MBP


brunildoo

Posts Recomendados

Tudo começou comigo, navegando normalmente pela internet até que o app Mail apresentou uma mensagem de erro e não queria abrir de jeito nenhum. Então, resolvi reiniciar o computador. Liguei, botei a senha e fui na cozinha. Ele costuma ligar em segundos mas uns dois minutos depois quando voltei ainda faltava um pedaço da barrinha pra carregar, o que estranhei. Esperei mais alguns minutos então tive a brilhante ideia de desligar e ligar de novo. Foram várias tentativas até que ele finalmente ligou. Mas ele voltou estranho: não conseguia baixar nada e toda vez que eu tentava salvar ou mover um arquivo não conseguia. Tentei então entrar no modo de recuperação e restaurar um backup que eu havia feito antes. Tudo aparentemente certo, apareceu a barrinha dizendo estar apagando o disco e de repente ele reinicia. achei normal mas ele não continuou o processo, pelo contrário, ele voltou ao modo de recuperação. Então tentei apagar a partição eu mesmo e depois tentar reinstalar o sistema eu mesmo (já havia clicado no botão restaurar antes, mas sempre dava erro), mas nada, sempre uma mensagem de erro. Enfim, estou desesperado e não sei o que fazer. Por favor me ajudem se puderem.

 

Informações: É um MacBook Pro Mid-2012 13¨ com um HDD de 500gb e um SSD de 120gb em Fusin Drive (pelo menos estavam).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se tu tiver um backup fora do Mac em outro HD, tenta usar o Ssd sem o fusion drive. E vê se tu consegue testar o HD de 500 fora do Mac.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Eu tenho sim backup de tudo num hd externo. Então, numa dessas tentativas de apagar tudo, parece que o fusion drive se "desfez", mas mesmo assim continua com problema pra formatar, uma hora dizendo que deu erro na hora de montar ou de desmontar a unidade...b72fc394f5c9c9774548fc9afaf069aa.jpgb49c4c4af6842ae2fd2d781e84107b33.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22 de setembro de 2016 at 12:58, JvDaP disse:

Cara tenta assim.

Em outro pc ou Mac, baixa o Gparted Magic, cria um pendrive bootavel com o unebootin, dá o boot no Mac pelo pendrive e tenta pelo Gparted formatar os dois HDs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara, fiz tudo só que na hora de formatar pra hfs+ pra instalar o OS X no SSD começou a dar um erro macabro com o "disk0s2", só que quando ia pra tentar outro formato (fat32 por exemplo), o negócio ia que era uma beleza. Traduzindo: Pra não ficar sem computador enquanto não descubro como resolver isso, instalei o sistema no HD original mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/09/2016 at 07:05, JvDaP disse:

Saquei, com o sistema no HD antigo coloca o Ssd no lugar que estava o outro HD e tente formata-lo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Cara, nossa, muito obrigado mesmo, vc salvou a minha vida de verdade. Fiz isso de trocar de lugar e formatar e deu super certo. Depois de restaurado o backup o bichinho tá igual antes. Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Amigos, tem como me ajudar numa dúvida?

Tenho MAC mini 2.1 antigo e ele tá meio zuado, não inicia o sistema, já fiz de tudo para formatar ele, mas da erro na desmontagem, é um único Hd de 120gb.

Consigo formatar o HD do MAC em um PC, como se fosse um HD externo e depois voltar ele para o MAC e com o pendrive instalar o sistema novamente?

Tentei conectar ela como hd externo no notebook com win10, mas não reconhece o HD do MAC. Com esse programa que vcs falaram aí em cima, ele reconhece?

Pois no Mac ele não formata, da esse erro que não pode desmontar.

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, luizbotter disse:

Amigos, tem como me ajudar numa dúvida?

Tenho MAC mini 2.1 antigo e ele tá meio zuado, não inicia o sistema, já fiz de tudo para formatar ele, mas da erro na desmontagem, é um único Hd de 120gb.

Consigo formatar o HD do MAC em um PC, como se fosse um HD externo e depois voltar ele para o MAC e com o pendrive instalar o sistema novamente?

Tentei conectar ela como hd externo no notebook com win10, mas não reconhece o HD do MAC. Com esse programa que vcs falaram aí em cima, ele reconhece?

Pois no Mac ele não formata, da esse erro que não pode desmontar.

Obrigado.

 

Pelo que vi, essa máquina suporta até o OS X Lion. Qual versão você estava usando? Qual versão está tentando instalar?

Vc por acaso tem o CD de instalação original dele? Tenta com esse disco subir o instalador e fazer a formatação do HD, ao menos apagar as partições, para a aí bootar com pendrive do OS que você quer instalar, recriar as partições e instalar.

Sim, vc consegue colocar o HD em uma máquina com windows, e deixar ele em branco, apagar as partições. Isso talvez te ajude a conseguir continuar a instalação do OS quando colocar o HD novamente no Mac. Deixá-lo formatado para o Mac você não consegue pois são sistemas de arquivos diferentes e o Windows não tem licença pra operar ele.

Quando colocou no notebook, você não consegue operá-lo pelo Gerenciador de Disco ou ele sequer aparece no Windows? Alguma informação dele identificada na BIOS do laptop?

Por não conseguir acessá-lo corretamente nem no Mac nem no PC, começo a achar que o HD pode ter seus problemas também, mas falemos primeiro das possibilidades de formatação hehe.

Editado por Rafael Scheid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, ele tem a versão 10.5.8 instalada, a mesma que estou tentando instalar, pelo pendrive, pois não tenho mais o CD original. Com o pendrive ele abriu o gerenciador, coisa que não estava fazendo com as teclas apertadas na hora de ligar, ele ficava rodando e não subia sistema, nem nada.....ficava na tela inicial da maçã ou na tela azul. com pendrive ele abriu e me deu todas opções de formatar, reinstalar e etc....

tentei até uma versão mais nova do Lion, 10.6, mas a mesma coisa, o problema não é o sistema, o problema é na hora de formatar o hd.....ele abriu a instalação do novo sistema e estava instalando, mas parou com erro na desmontagem.

Eu tenho um case de hd externo, abri o MAC tirei o HD coloquei ele no case, e espetei na usb do notebook, mas ele não aparece.....ele aparece só no ícone que fica na direta baixa, informando que tem algo ligado na USB, aí se eu for nas propriedades dele, ele me mostar que é um HD  e tal, mas não aparece no gerenciador para poder formatar, por isso a minha pergunta, se tem alguma forma de formatar ele no notebook com win10 em vez do MAC.....pois lá não tá rolando... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, luizbotter disse:

Então, ele tem a versão 10.5.8 instalada, a mesma que estou tentando instalar, pelo pendrive, pois não tenho mais o CD original. Com o pendrive ele abriu o gerenciador, coisa que não estava fazendo com as teclas apertadas na hora de ligar, ele ficava rodando e não subia sistema, nem nada.....ficava na tela inicial da maçã ou na tela azul. com pendrive ele abriu e me deu todas opções de formatar, reinstalar e etc....

tentei até uma versão mais nova do Lion, 10.6, mas a mesma coisa, o problema não é o sistema, o problema é na hora de formatar o hd.....ele abriu a instalação do novo sistema e estava instalando, mas parou com erro na desmontagem.

Eu tenho um case de hd externo, abri o MAC tirei o HD coloquei ele no case, e espetei na usb do notebook, mas ele não aparece.....ele aparece só no ícone que fica na direta baixa, informando que tem algo ligado na USB, aí se eu for nas propriedades dele, ele me mostar que é um HD  e tal, mas não aparece no gerenciador para poder formatar, por isso a minha pergunta, se tem alguma forma de formatar ele no notebook com win10 em vez do MAC.....pois lá não tá rolando... 

Ao invés de apenas começar a instalar o sistema no Mac você consegue, com o Disk Utility, apagar as partições do HD e criar novamente?

Ou então tentar fazer o processo colocando o HD pela case externa no Mac mesmo e tentar fazer o processo de apagar e recriar partições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, luizbotter disse:

Tentei criar uma nova partição, mas ele da erro também.

Mas pela case sem HD dentro? Em vez de mande formatar o HD da máquina mando ele formatar o HD do case é isso?

Se eu colocar um outro HD sem o sistema e o do Mac no case é isso? Aí formato o case. Vamos ver se dá certo.

 

Nem precisa colocar outro HD, é só pegar o HD do Mac, colocar no case e conectar na USB do Mac, aí bootar pelo pendrive e ver se ele reconhece o HD e se formata. Se não der, acho que o HD tá na UTI.

Fora isso é ver se num PC full vc consegue algo com ele, ao menos pra deletar as partições e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Agradeço a ajuda de vocês, fazendo dessa forma de outro hd, consegui formatar........baixei o sistema, instalei, mas ele não estava subindo, travava.....fiz formatação umas 5x.....

Fiz uma pesquisa e descobri que internet vivo fibra, da um bug no Mac, aí entrei com modo safe e consegui desligar a configuração, agora funciona, mas como é OS antigo não da pra fazer praticamente nada.

Vale a pena mudar alguma coisa para melhorar a configuração?  Qual configuração máxima consigo nele?  Originalmente ele é um Mac Mini 2.1 de core 2 duo de 2ghz, consegui melhorar para 2gb de memória rame o HD de 120, mas tenho um outro aqui de 320gb, ele tem placa de vídeo de 64mb......

 

Obrigado a todos pela ajuda.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2020 at 17:45, luizbotter disse:

Agradeço a ajuda de vocês, fazendo dessa forma de outro hd, consegui formatar........baixei o sistema, instalei, mas ele não estava subindo, travava.....fiz formatação umas 5x.....

Fiz uma pesquisa e descobri que internet vivo fibra, da um bug no Mac, aí entrei com modo safe e consegui desligar a configuração, agora funciona, mas como é OS antigo não da pra fazer praticamente nada.

Vale a pena mudar alguma coisa para melhorar a configuração?  Qual configuração máxima consigo nele?  Originalmente ele é um Mac Mini 2.1 de core 2 duo de 2ghz, consegui melhorar para 2gb de memória rame o HD de 120, mas tenho um outro aqui de 320gb, ele tem placa de vídeo de 64mb......

 

Obrigado a todos pela ajuda.

Abraços.

melhor que isso só SSD e até 4GB de RAM que ele suporta, mas em SO ficará limitado ao Lion pela idade da máquina, não conseguirá colocar sistemas mais novos. Nem com o Patcher do Dosdude conseguirá algo mais novo como Sierra e posteriores, que exige mínimo o Mini 3,1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, luizbotter disse:

Agradeço pela ajuda e as informações.

Será que alguém compra mac mini desses? Quanto será que vale?

Obrigado,

Abraços.

Poutz, bro... acho que algum saudosista, que queria colecionar as máquinas ou algo assim. Preço acho que uns 600, 700, vi no ML por 1000 e pouco, mas já com SSD e 4GB de RAM. Dá uma pesquisada melhor e posta ele pra venda ali nos classificados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 29/07/2020 at 00:44, Rafael Scheid disse:

Nem precisa colocar outro HD, é só pegar o HD do Mac, colocar no case e conectar na USB do Mac, aí bootar pelo pendrive e ver se ele reconhece o HD e se formata. Se não der, acho que o HD tá na UTI.

Fora isso é ver se num PC full vc consegue algo com ele, ao menos pra deletar as partições e tal.

Oi Rafael, vi que você está ajudando muita gente nesse tópico e preciso de uma ajuda urgente! 

Tenho um macbook pro 13’ late 2011 e ontem liguei para apple pedindo uma alternativa para ele ficar mais rápido, me indicaram a restauração! A atendente foi me guiando passo a passo mas na hora de baixar o OS X (o meu é o El Capitan 10.11.6) da erro!! Aparece escrito “Está faltando uma transferencia necessária”. Estou desesperada, é meu computador de trabalho e estudos e ninguém consegue me ajudar! Ja tentei levar na assistência, ligar para Deus e o mundo e ninguém consegue me ajudar. 

Eu ainda tenho todos os cds que vieram na caixa, preciso muito de uma ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...