Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD EXterno x MacBook Air: não se comunicam.


Posts Recomendados

Não consigo copiar e colar (nem arrastar) do MacBook Air arquivos para meu HD externo Samsung (não me lembro de que fosse assim no início quando comprei a máquina, em 2012..parece que passou a acontecer) e, sim, só através de pendrive, o que é mais trabalhoso, porque meu HD externo é para backup que sempre estou fazendo.

Só eu uso a máquina e o HD externo, não pus trava e nem sei como isso é feito, então o que acontece?

Obrigada antecipadamente.

Sandra

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sandra, esse HDD seu não está em NTFS? Rode o comando abaixo no terminal com o HDD plugado e veja se mostra ele como FAT, exFAT, HFS e afins.

diskutil list

Pela saída do comando você pode identificar seu HDD externo pela capacidade (coluna Size) e então verificar o sistema de arquivos pelo tipo (coluna Type). Caso tenha alguma dificuldade, cole a saída aqui e eu analiso pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um comando que aprendi. Fiz o que vc pediu, Adalberto. É NTFS, um deles (o que uso desde sempre).
O que eu aprender num, faço nos outros, se é que há algo a fazer..rs.

Estou quase dando como certo que, quando comprei este MacBook Air, 2012, sempre usei o acesso normal deste mesmo HD externo e a máquina... Não me lembro disso acontecendo antes. Fiquei muito tempo usando outra máquina, então me deu um branco quanto a isso, o que está me incomodando bastante, porque já travei uma luta com a minha memória e tenho quase certeza que não estava assim. Como falei, só eu mexo com eles todos.

Aguardo orientação. Muito obrigada novamente.

Sandra

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi , voce quer copiar/mover arquivos do seu macbook para o hd externo e em vice versa ? se for isso é muito simples , execute os comandos abaixo 

Com o hd espetado faça o comando abaixo 

df -h 

veja se ele esta montado , caso sim , so voce entrar no diretorio que quer e copiar os arquivos ou mover 

cp -p * /Volume/HDexterno ou mover mesmo , mv * /Volume/Hdexterno 

Qualquer duvida me avise ok 

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, San Bsb disse:

Mais um comando que aprendi. Fiz o que vc pediu, Adalberto. É NTFS, um deles (o que uso desde sempre).
O que eu aprender num, faço nos outros, se é que há algo a fazer..rs.

Estou quase dando como certo que, quando comprei este MacBook Air, 2012, sempre usei o acesso normal deste mesmo HD externo e a máquina... Não me lembro disso acontecendo antes. Fiquei muito tempo usando outra máquina, então me deu um branco quanto a isso, o que está me incomodando bastante, porque já travei uma luta com a minha memória e tenho quase certeza que não estava assim. Como falei, só eu mexo com eles todos.

Aguardo orientação. Muito obrigada novamente.

Sandra

Então é isso. O OS X não suporta NTFS nativamente. É preciso instalar o paragorn ou o tuxera para isso. Pode ser que, se comprou a máquina usada, ela já veio com esses programas instalados.

Eu recomendo que, a menos que use esse HDD externo com máquinas Windows, faça um backup dele e formate para HFS+ que é o padrão do Mac. Se precisar usar ele em máquinas Windows, pode recorrer a esses programas, ou formatar pra exFAT que é perfeitamente suportado em ambos.

2 minutos atrás, clandestine disse:

Deixa eu ver se entendi , voce quer copiar/mover arquivos do seu macbook para o hd externo e em vice versa ? se for isso é muito simples , execute os comandos abaixo 

Com o hd espetado faça o comando abaixo 

df -h 

veja se ele esta montado , caso sim , so voce entrar no diretorio que quer e copiar os arquivos ou mover 

cp -p * /Volume/HDexterno ou mover mesmo , mv * /Volume/Hdexterno 

Qualquer duvida me avise ok 

 

Bjs

Não vai adiantar porque o HDD está formatado como NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, clandestine disse:

Deixa eu ver se entendi , voce quer copiar/mover arquivos do seu macbook para o hd externo e em vice versa ? se for isso é muito simples , execute os comandos abaixo 

Com o hd espetado faça o comando abaixo 

df -h 

veja se ele esta montado , caso sim , so voce entrar no diretorio que quer e copiar os arquivos ou mover 

cp -p * /Volume/HDexterno ou mover mesmo , mv * /Volume/Hdexterno 

Qualquer duvida me avise ok 

 

Bjs

Clandestine, o comando df -h traz uma lista, mas não abre uma tela de onde eu poderia copiar e/ou colar (sim, vice-versa) arquivos entre o HD externo e o MacBook, como imaginei iria acontecer.
Vou copiar (cp -p) como? Detalhe melhor, please? Obrigada!!!!

Sandra

 

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Adalberto Taylor disse:

Então é isso. O OS X não suporta NTFS nativamente. É preciso instalar o paragorn ou o tuxera para isso. Pode ser que, se comprou a máquina usada, ela já veio com esses programas instalados.

Eu recomendo que, a menos que use esse HDD externo com máquinas Windows, faça um backup dele e formate para HFS+ que é o padrão do Mac. Se precisar usar ele em máquinas Windows, pode recorrer a esses programas, ou formatar pra exFAT que é perfeitamente suportado em ambos.

Não vai adiantar porque o HDD está formatado como NTFS.

Adalberto, perdão. Só vi sua resposta agora. Pensei tinha vindo só a do Clandestine. Uso muito no Windows 7 tb. Não considero formatá-lo p/ isso, porque seria um trabalho que não compensaria, então talvez seja melhor instalar um dos 2 programas, certo? Comprei esta máquina na própria loja da Apple, portanto nova.

Clandestine, estão no MacBook (depois, vou querer copiar do HD externo para o MacBook, quando eu precisar) e quero fazer o que acho sempre fiz e não estou entendendo por que mudou. Mudou, senão eu não teria estranhado isso ano passado, quando comecei a buscar resposta p/ resolver esse problema.

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/07/2016 at 16:57, San Bsb disse:

Adalberto, perdão. Só vi sua resposta agora. Pensei tinha vindo só a do Clandestine. Uso muito no Windows 7 tb. Não considero formatá-lo p/ isso, porque seria um trabalho que não compensaria, então talvez seja melhor instalar um dos 2 programas, certo? Comprei esta máquina na própria loja da Apple, portanto nova.

Clandestine, estão no MacBook (depois, vou querer copiar do HD externo para o MacBook, quando eu precisar) e quero fazer o que acho sempre fiz e não estou entendendo por que mudou. Mudou, senão eu não teria estranhado isso ano passado, quando comecei a buscar resposta p/ resolver esse problema.

Sem problemas Sandra. Se comprou a máquina nova só sobram duas possibilidades, ou você (ou alguém) instalou um desses programas no seu Mac, ou então ele estava formatado em um formato suportado. Mac NÃO grava nativamente em discos NTFS, não adianta tentar qualquer comando, é suporte do sistema mesmo.

Sobre os programas. Existe um outro tópico, que eu não consigo localizar, onde discutimos bastante sobre o assunto. Fato é que, tanto Paragon quanto o Tuxera fazem, e muito bem, o seu trabalho, mas eles não utilizam de meios digamos que oficiais para tanto. Isso pode ser um problema se levado em consideração que um update (do OS X macOS) pode impedir que eles funcionem no futuro. A Apple não disponibiliza meios oficiais para que se possa adicionar esse tipo de suporte ao OS X.

Vale lembrar que ambos são pagos. R$35,00 no Paragon e R$100,00 no Tuxera. Acho desnecessário pagar por algo que pode parar de funcionar no futuro.

Acho que a melhor opção seria o backup e a formatação desse HDD para exFAT, que é suportado nativamente em ambos os sistemas e não vai requerer qualquer software adicional em nenhum dos sistemas, portanto funcionando sem maiores problemas por um longo período de tempo.

Editando.

Foi só enviar a resposta que encontrei o tópico onde discutimos o melhor formato. Se quiser dar uma lida, sobretudo às excelentes dicas do Alan Leitão.

 

Editado por Adalberto Taylor
Achei o tópico. :-)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto e demais

Explanação perfeita. Vou ler, mas já digo que farei a formatação que vc aconselhou frente ao que expôs. Nem tenho o que refutar. Muito bom.

Ninguém instalou nada neste MacBook que não fosse eu. Só eu mexo, mas, neste ano, após eu perceber (ano passado) que não havia a comunicação entre ambos, há quase 3 meses, é que foi feita a 1ª formatação nele, portanto alguém, que não eu, mexeu nele.
Estranho eu ter tido quase que certeza que, antes, eu tinha essa comunicação entre os 2 desde que comprei a máquina e o periférico.... Tenho ele há alguns anos e só percebi isso ano passado? Uso muito também o Windows (hoje, ainda o 7), também sempre nos backups, talvez isso tenha "me distraído", porque fiquei longo tempo sem poder usar este MacBook (fiquei sem umas teclas e depois sem wi-fi).....enfim, de qualquer forma, não sei o que houve c/ meu cérebro..rss. Estou meio "chocada" c/ a surpresa....

Alguma sugestão quanto ao processo de passar tudo p/ meu Windows para copiar o conteúdo dos 3 HDs externos antes de formatá-los que não o básico p/ facilitar o processo? Foi por isso que eu não queria cogitar a formatação.

Há alguma desvantagem nesse outro sistema de arquivos a saber?

Sandra

Obs.: qto à minha observação em relação ao Yosemite, já que vc perguntou, digito mto rapidamente e estou notando um retardamento para as palavras aparecerem. Paro e fico esperando aparecerem. Vou observar se e porque estou com 2 navegadores e várias abas em ambos abertas.
 

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o processo de backup e formatação é o mais simples possível mesmo. Copia todo o conteúdo do HDD para o Pc/Mac, formata e depois devolve tudo. Como se tratam de 3 HDDs vai ser um processo consideravelmente lento, não creio que haja algo para simplificar.

Sobre desvantagem no exFAT. No outro tópico eu comentei que tive problemas com o formato, mas depois fui descobrir que o problema era no HDD, depois tive problemas com HFS+ nesse mesmo HDD, ou seja, não creio que haja qualquer problema com o sistema de arquivos.

Sobre esse atraso na digitação, eu tive algo parecido no meu antigo Mac, na época a solução foi desativar a correção ortográfica. Preferências do sistema -> Teclado -> Texto

No meu caso eu posso afirmar que era algum problema com o software, afinal meu Mac era um i5 com 16gb de ram e SSD, desempenho sobraria. No seu caso, acho que vale à pena tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é possível passar o conteúdo do HD externo, para esvaziá-lo antes da formatação, ou só mesmo copiá-lo, porque eles não se comunicam, se esqueceu? Ok, então é o mesmo p/ todos...obrigada.

Não está mais ativada a correção da ortografia, porque desativei isso há um tempo. Quando eu reiniciar os 2 navegadores ou usar este fórum sem tantas abas abertas, testarei a diferença. Agora, isso ainda não ocorreu. Devia estar havendo algum processo no momento que nem desconfio qual seja, porque, voluntariamente, eu não mandei fazer nada.

Não comentei nada do post que você indicou sobre o assunto, porque deixo isso p/ momento mais calmo e por enquanto ainda não tive paz para ler com a atenção devida.

Sandra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, San Bsb disse:

Não é possível passar o conteúdo do HD externo, para esvaziá-lo antes da formatação, ou só mesmo copiá-lo, porque eles não se comunicam, se esqueceu? Ok, então é o mesmo p/ todos...obrigada.

Não está mais ativada a correção da ortografia, porque desativei isso há um tempo. Quando eu reiniciar os 2 navegadores ou usar este fórum sem tantas abas abertas, testarei a diferença. Agora, isso ainda não ocorreu. Devia estar havendo algum processo no momento que nem desconfio qual seja, porque, voluntariamente, eu não mandei fazer nada.

Não comentei nada do post que você indicou sobre o assunto, porque deixo isso p/ momento mais calmo e por enquanto ainda não tive paz para ler com a atenção devida.

Sandra

Não me esqueci não. rsrsr O Mac consegue ler os arquivos em NTFS, o que ele não consegue é escrever, portanto você consegue copiar o conteúdo do HDD para o Mac. Ou então, realizar o procedimento à partir de uma máquina em Windows, onde alias, é recomendável que você faça a formatação para evitar problemas de compatibilidade com tamanhos de clusters do Windows com os do Mac.

Sobre a correção ortográfica, era mais uma tentativa relacionada à um problema que eu tive anteriormente. 

De qualquer forma, eu ainda considero o gerenciamento de memória do El Capitan melhor que do Yosemite, portanto, se a sua experiência com o Yosemite for satisfatória, creio que também será com o El Capitan. Baseando-me, claro, na minha experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui testar (nossa, me esqueci tudo..rs), consegui mandar colar uma pasta inteira (interrompi, porque ainda não comecei a fazer a transferência p/ a formatar e mudar o sistema de arquivo), ele obedeceu, mas colar ou arrastar uma foto do HD no MacBook e vice-versa, ele não deixou. Por que a pasta, eu pude e um arquivo, não?

A sua experiência é exatamente qual, para eu comparar c/ a minha?

Estou aguardando voltar a internet p/ ativar o Windows 7 original que foi reinstalado ao ser colocado um HD SSD na máquina de 2006 que era top na época, excetuando-se a placa de vídeo que deixei um pouco menos potente, porque não precisava de tanta bala na agulha p/ isso. Montei minha máquina c/ o vendedor.

Obrigada!

Sandra

Editado por San Bsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho ele não deixar você copiar arquivos do HDD para o Mac, acabei de testar aqui e funcionou normalmente. Não tenho nenhum dos programas que citei antes. 

Acho que o mais seguro seria você fazer esse processo todo pelo Windows, backup e formatação nele mesmo...

Sobre o problema que eu relatei com a correção ortográfica, se é a essa experiência a que se refere. Eu tinha uns atrasos entre a digitação e as palavras 'se formarem' na tela, desativei a correção e o problema acabou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto, retificando que informei, ele não deixa copiar arquivos do Mac no HD, mas o inverso, ele deixa: copiar arquivo do HD no MacBook.

Perguntei da sua experiência com o Yosemite no que se refere ao seu uso (o que você acessa: programas de que tipo p/ eu deduzir consumo de memória?) e quantidade de memória p/ eu comprar com o meu e poder começar a avaliar isso de que estamos tratando (possível futuro uso do El Capitan neste MacBook).

Sandra
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, me uso com o Yosemite era exatamente o mesmo que eu tenho hoje com o El Capitan. Sou analista de sistemas e uso programas relativamente pesados, combinados com outros mais leves.

Netbeans, Sublime, Atom, Docker, Terminal (SSH, Git, Mongo, Shell Scripting), Workbench, Chrome (MUITAS ABAS), Telegram, Whatsapp Web, Slack, VMs.

Meu antigo Mac tinha 16gb, no Yosemite essa combinação ficava sempre acima dos 6gb, quando não passava dos 10gb. No El Capitan, nesse mesmo Mac, ficava na casa dos 4gb e, que eu me lembre, nunca passou dos 8gb.

Meu Mac atual tem 8gb, quando peguei ele já foi na época do El Capitan. Nesse momento ele está com exatos 2gb de uso.

Confesso que quando troquei de Mac, fiquei com receio por estar passando para um Mac com metade da memória e sem possibilidade de expansão. Mas confesso que, até o momento, não tive qualquer problema relacionado a memória.

O gerenciamento de memória do Mac é simplesmente surpreendente. No caso do El Capitan, melhorou ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto, por favor, me ensina a visualizar no MacBook o uso de memória, como vc citou na sua avaliação. Assim, saberei comparar seu uso c/ o meu e poder, um dia, decidir pelo que me motivou a criar este post.

Em 20/07/2016 at 13:17, Adalberto Taylor disse:

Meu antigo Mac tinha 16gb, no Yosemite essa combinação ficava sempre acima dos 6gb, quando não passava dos 10gb. No El Capitan, nesse mesmo Mac, ficava na casa dos 4gb e, que eu me lembre, nunca passou dos 8gb.

Obrigada!

Sandra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, San Bsb disse:

Adalberto, por favor, me ensina a visualizar no MacBook o uso de memória, como vc citou na sua avaliação. Assim, saberei comparar seu uso c/ o meu e poder, um dia, decidir pelo que me motivou a criar este post.

Obrigada!

Sandra

Você consegue ver isso no monitor de atividades... Na aba memória você pode ter essas informações mais abaixo. Note que no momento meu consumo está um pouco alto, mas isso é porque eu resolvi jogar um pouco... rsrs

[img=http://puu.sh/qdqqq.png]

Você também pode usar aplicativos como o iStats (que eu uso e recomendo) e alguns outros aplicativos disponíveis na App Store.

Editado por Adalberto Taylor
Double post
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2016 at 00:28, Adalberto Taylor disse:

Você consegue ver isso no monitor de atividades... Na aba memória você pode ter essas informações mais abaixo. Note que no momento meu consumo está um pouco alto, mas isso é porque eu resolvi jogar um pouco... rsrs

[img=http://puu.sh/qdqqq.png]

Você também pode usar aplicativos como o iStats (que eu uso e recomendo) e alguns outros aplicativos disponíveis na App Store.

Certo....quero saber usar estas informações aqui, vejam:

ESTAS => Clique no topo da coluna “% CPU” para ordenar pela porcentagem da capacidade da CPU usada em cada processo. Essas informações e as do painel Energia podem ajudar a identificar processos que afetam o desempenho do Mac, o tempo de utilização da bateria, a temperatura e a atividade da ventoinha.

Mais informações estão disponíveis na parte inferior do painel CPU:

E ESTAS => Sistema: a porcentagem da capacidade da CPU usada atualmente pelos processos do sistema que pertencem ao OS X.
Usuário: a porcentagem da capacidade da CPU usada atualmente por apps abertos ou processos abertos por esses apps.
Ocioso: a porcentagem da capacidade da CPU que não é utilizada.
Carga da CPU: a porcentagem da capacidade da CPU usada atualmente por todos os processos de Sistema e Usuário. O gráfico se move da direita para a esquerda e é atualizado nos intervalos definidos em Visualizar > Frequência de Atualização. A cor azul mostra a porcentagem da capacidade total da CPU usada atualmente pelos processos do usuário. A cor vermelha mostra a porcentagem da capacidade total da CPU usada atualmente pelos processos do sistema.
Threads: o número total de threads usados por todos os processos combinados.
Processos: o número total de processos executados atualmente.

Estou c/ 11 abas abertas no FF e 4 no Safari, só o Skype aberto e tentando entender como usar corretamente o iCloud, então espetei o celular (Z3) p/ fazer cópias de segurança c/ ele e com o Dropbox, mas apanhando ainda, porque há uns detalhes não muito intuitivos, como quanto tempo leva p/ sincronizar (subir arquivos) e e tê-los disponíveis via celular, dúvida que ainda carrego do uso do Google Photos, Google Drive (ainda é grego como funcionam juntos, pq acho há alguma integração nativa, mas nunca encontrei explicação sobre) e agora o Dropbox. É assunto p/ meu  outro post, só contando o que expus de dúvida sobre essa tarefa em que estou agora, enquanto escrevo a vocês. Agora, a propósito, o que escrevo tem de novo um atraso p/ aparecer.

Obrigada a todos.

Sandra

Captura de Tela 2016-07-26 às 9.51.38 AM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...