CARDINA Postado 24 de maio de 2016 Denunciar Compartilhar Postado 24 de maio de 2016 Fala Pessoal, Comprei um macbook pro e troquei o hd original por um ssd. Como faço para instalar o EL CAPITAN neste novo hd virgem? desde já obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 24 de maio de 2016 Denunciar Compartilhar Postado 24 de maio de 2016 A maneira mais rápida seria criar um pendrive de instalação à partir de outro Mac. Existem diversos tutoriais sobre o assunto na interwebs. Caso não tenha acesso a outro Mac para realizar o processo, pode fazer a instalação pelo Internet Recovery. https://support.apple.com/pt-br/HT201314 Ou então você pode colocar o HDD original de volta (presumo que ainda tenha o OSX instalado nele) e criar a pendrive à partir dele. Eu poderia citar uma dezena de meios para fazer essa instalação, mas todas são um pouco mais complexas ou exigem hardwares adicionais como cases USB 2.5". CARDINA e JvDaP 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 24 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 24 de maio de 2016 Fala Adalberto Taylor, Muito obrigado pela dica. Vou testar aqui. Vlw! Adalberto Taylor 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
JvDaP Postado 25 de maio de 2016 Denunciar Compartilhar Postado 25 de maio de 2016 E ai conseguiu? CARDINA 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 26 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 26 de maio de 2016 fala JvDaP, to aqui tentando exatamente agora... fiz o procedimento: ligar o mbp deixando apertado o option, escolhe uma rede wifi e reinstala o OS...mas deu erro no suporte apple e mandava repetir a operação de instalação... Vou ler a dica queo Adalberto me passo e tentar.... Obrigado por entrar em contato. ****comprei mbp ano 2010 e percebi que está esquentando o lado esquerdo do teclado. Será que precisa trocar a pasta do processador ou é normal esquentar???? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 26 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 26 de maio de 2016 aparece esse erro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 26 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 26 de maio de 2016 acabo de testar a dica do Adalberto e aconteceu a mesma coisa.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 26 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 26 de maio de 2016 Alguem tem o link para baixar El Capitan? porque assim posso instalar via usb. Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 27 de maio de 2016 Denunciar Compartilhar Postado 27 de maio de 2016 Em 26 de maio de 2016 at 00:07, CARDINA disse: Alguem tem o link para baixar El Capitan? porque assim posso instalar via usb. Obrigado! Se você tiver acesso a um Mac, pode baixar pela App Store. Se não tiver acesso a um Mac, nem adianta baixar, o OSX não vem em formato ISO e precisa de um utilitário do Mac pra poder criar a pendrive. A menos que exista algum outro método hoje em dia. A segunda opção que te dei, voltar o HDD original no Mac e criar por ele, não é possível? Antes de prosseguir com a instalação, foi até o utilitário de disco e mandou "apagar" o SSD? Esse procedimento cria a tabela de partições no formato GPT e o sistema de arquivos em HFS+, sem isso a instalação vai falhar mesmo. CARDINA 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 27 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 27 de maio de 2016 (editado) Fala Adalberto, O tecnico que tirou, formatou o hd ." segundo ele, o hd está zerado". realmente, baixei a imagem do El Capitan e veio com extensão ".raw"...passei para o pendrive e vou testar. em relação a "apagar o ssd", eu nao fiz, pq ele é virgem. mas vou vê se tem essa opção e fazer. vlw pelas dicas! ?????????? Editado 27 de maio de 2016 por CARDINA Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 27 de maio de 2016 Denunciar Compartilhar Postado 27 de maio de 2016 1 hora atrás, CARDINA disse: Fala Adalberto, O tecnico que tirou, formatou o hd ." segundo ele, o hd está zerado". realmente, baixei a imagem do El Capitan e veio com extensão ".raw"...passei para o pendrive e vou testar. em relação a "apagar o ssd", eu nao fiz, pq ele é virgem. mas vou vê se tem essa opção e fazer. vlw pelas dicas! ?????????? Ele não vem "virgem", vem com uma tabela de partições padrão do Windows. Esse processo de "apagar" é a forma mais simples de se (re)construir a tabela de partições padrão do Mac. Em outras palavras, deixar o SSD como um SSD novo do Mac. CARDINA 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 27 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 27 de maio de 2016 Fala Adalberto, fiz o processo de apagamento do ssd e mesmo assim nada.. fui na loja da apple e para instalação me cobraram 200,00 reais.... daí num dá né... voltei com note para assistência onde comprei. vou aguardar. agradeço pela sua colaboração!!! abraço.?????????? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
lucasamorim Postado 28 de maio de 2016 Denunciar Compartilhar Postado 28 de maio de 2016 Bom dia @CARDINA, Se você está precisando de uma imagem do El Capitan, tem um torresmo para isso aqui: http://www.mac-torrent-download.net/application/utility/mac-os-x-el-capitan-10-11-1-15b42-installesd/ Esse eu já sei que funciona, dois cliques no DMG para abrir. Não que seja diferente do que está na App Store, se você tem acesso a um Mac, nem faz sentido baixar esse torrent. -- Dando uma pesquisada a respeito do seu erro, vários lugares falavam que a causa dele poderia ser o horário incorreto no computador. Para ajustar, você precisa entrar no terminal (está na barra superior). No terminal, digite "date" sem as aspas para conferir a data. Se estiver errada digite "date MMDDHHMMAAAA" (substitua pelos valores corretos, na ordem: mês, dia, hora, minuto, ano). Depois disso, digite "date" novamente para ver se o horário foi alterado. Se foi, tente prosseguir com a instalação. CARDINA 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 28 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 28 de maio de 2016 fala Lucas Amorim, primeiramente quero agradecer pela sua ajuda... agora tenho que pegar o mbp na assistência ou entao enviar as dicas para ele, mais uma vez obrigado. Assim que tiver resposta eu posto aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Junior Arteiro Postado 28 de maio de 2016 Denunciar Compartilhar Postado 28 de maio de 2016 Fala ai! posso afirmar que este problema na instalação é arquivo corrompido, sempre criei o pendrive botável, mas no El capitan aconteceu 2x esse problema comigo, quando criei no El Capitan. Não quis testar se o problema estava ao fazer o download ou na hora de criar o pendriver botável pelo terminal. Dava este erro, fazia o download novamente, dava o comando no terminal, e tentava novamente instalar, somente na terceira vez repetida o problema não apareceu mais. E toda vez antes de refazer o procedimento, tentava várias vezes instalar antes de recomeçar tudo novamente. Sempre gostei da instalação limpa, que pra mim, sempre foi melhor, e sempre criei pendriver butável dos 3 OSX anteriores, mas o El Capitan foi o único que deu este problema de corrompido, não só esse como também de parar no meio da instalação. Na terceira tentativa, tudo funcionou, tanto que já formatei 3 macs com ele. Refaça o download e faça o comando no terminal com o novo arquivo, é dó deletar o instalador e fazer novamente o download. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 29 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 29 de maio de 2016 Fala Junior Arteiro, valeu pela dica???????? vou repassar para o tecnico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 30 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 30 de maio de 2016 Em 28 de maio de 2016 at 10:08, lucasamorim disse: Bom dia @CARDINA, Se você está precisando de uma imagem do El Capitan, tem um torresmo para isso aqui: http://www.mac-torrent-download.net/application/utility/mac-os-x-el-capitan-10-11-1-15b42-installesd/ Esse eu já sei que funciona, dois cliques no DMG para abrir. Não que seja diferente do que está na App Store, se você tem acesso a um Mac, nem faz sentido baixar esse torrent. -- Dando uma pesquisada a respeito do seu erro, vários lugares falavam que a causa dele poderia ser o horário incorreto no computador. Para ajustar, você precisa entrar no terminal (está na barra superior). No terminal, digite "date" sem as aspas para conferir a data. Se estiver errada digite "date MMDDHHMMAAAA" (substitua pelos valores corretos, na ordem: mês, dia, hora, minuto, ano). Depois disso, digite "date" novamente para ver se o horário foi alterado. Se foi, tente prosseguir com a instalação. fala LucasAmorim, agora com o mbp em casa, fiz o que vc falou e consegui, ou seja, tinha inompatibilidade com data/hora.... fiz o processo de instalação...tudo certo, até que o note reiniciou durante o processo, achei q fosse normal, porem ele reiniciou e voltou tudo a zero, tendo que refazer todo o processo.. e nao consigo finalizar a instalaçao... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
lucasamorim Postado 30 de maio de 2016 Denunciar Compartilhar Postado 30 de maio de 2016 24 minutos atrás, CARDINA disse: fala LucasAmorim, agora com o mbp em casa, fiz o que vc falou e consegui, ou seja, tinha inompatibilidade com data/hora.... fiz o processo de instalação...tudo certo, até que o note reiniciou durante o processo, achei q fosse normal, porem ele reiniciou e voltou tudo a zero, tendo que refazer todo o processo.. e nao consigo finalizar a instalaçao... Você abriu o Disk Utility (Utilitário de Disco) para formatar o SSD novo? Se ele copiou os arquivos pode não ser esse problema, mas é sempre bom tentar. Formate com o sistema de arquivos Mac os expandido (registro cronológico) e tente novamente. -- Além disso, essa recuperação online pode apresentar alguns problemas durante a restauração do sistema mesmo, o melhor seria tentar instalar o sistema através de um pendrive com o OS X. Se você tiver um Mac funcional de fácil acesso, baixe o El Capitan pela App Store e use essa ferramenta (http://diskmakerx.com/) para criar um pendrive bootável com o OS X. Depois disso, só conectar o pendrive, ligar o Mac, rapidamente pressionar e segurar a tecla Option, selecionar o pendrive na lista e prosseguir com a instalação. Com um PC também dá para fazer, embora não com a mesma facilidade (afinal não são métodos oficiais): 1) Baixe o DMG do El Capitan: https://drive.google.com/open?id=0Bx3Nxhv_oTrTZ2hvZVZhTl9OMkE (torrent) 2) Obtenha um pendrive de uns 8GB ou mais e conecte no PC. 3) Abra um prompt de comando como administrador e digite os seguintes comandos: diskpart list disk select disk x (substitua x pelo número do pendrive) clean convert gpt create partition primary A cada comando digitando, é necessário apertar ENTER. 4) Baixe o programa Transmac em http://www.acutesystems.com/scrtm.htm (é pago, mas tem 15 dias de testes que vão servir para nosso propósito) 5) Abra o TransMac. No painel da esquerda tem uma lista com os discos conectados ao computador, clique com o botão direito e selecione a opção "Restore With Disk Image". 6) Na Janela que abrir, selecione o DMG que foi baixado anteriormente pelo torrent, clique no botão "Abrir" (ou "Open" dependendo do idioma) e aguarde enquanto o TransMac transfere a imagem para o pendrive. 7) Assim que terminar, remova o pendrive do PC e coloque-o no mac. 8) Ligue o Mac e imediatamente pressione e segure a tecla Option, na tela de boot, selecione o pendrive e prossiga com a instalação. -- Ficou grande, mas acho que está com um bom nível de detalhe. Espero que consiga instalar o sistema no seu mac, boa sorte. CARDINA 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
CARDINA Postado 31 de maio de 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado 31 de maio de 2016 8 horas atrás, lucasamorim disse: Você abriu o Disk Utility (Utilitário de Disco) para formatar o SSD novo? Se ele copiou os arquivos pode não ser esse problema, mas é sempre bom tentar. Formate com o sistema de arquivos Mac os expandido (registro cronológico) e tente novamente. -- Além disso, essa recuperação online pode apresentar alguns problemas durante a restauração do sistema mesmo, o melhor seria tentar instalar o sistema através de um pendrive com o OS X. Se você tiver um Mac funcional de fácil acesso, baixe o El Capitan pela App Store e use essa ferramenta (http://diskmakerx.com/) para criar um pendrive bootável com o OS X. Depois disso, só conectar o pendrive, ligar o Mac, rapidamente pressionar e segurar a tecla Option, selecionar o pendrive na lista e prosseguir com a instalação. Com um PC também dá para fazer, embora não com a mesma facilidade (afinal não são métodos oficiais): 1) Baixe o DMG do El Capitan: https://drive.google.com/open?id=0Bx3Nxhv_oTrTZ2hvZVZhTl9OMkE (torrent) 2) Obtenha um pendrive de uns 8GB ou mais e conecte no PC. 3) Abra um prompt de comando como administrador e digite os seguintes comandos: diskpart list disk select disk x (substitua x pelo número do pendrive) clean convert gpt create partition primary A cada comando digitando, é necessário apertar ENTER. 4) Baixe o programa Transmac em http://www.acutesystems.com/scrtm.htm (é pago, mas tem 15 dias de testes que vão servir para nosso propósito) 5) Abra o TransMac. No painel da esquerda tem uma lista com os discos conectados ao computador, clique com o botão direito e selecione a opção "Restore With Disk Image". 6) Na Janela que abrir, selecione o DMG que foi baixado anteriormente pelo torrent, clique no botão "Abrir" (ou "Open" dependendo do idioma) e aguarde enquanto o TransMac transfere a imagem para o pendrive. 7) Assim que terminar, remova o pendrive do PC e coloque-o no mac. 8) Ligue o Mac e imediatamente pressione e segure a tecla Option, na tela de boot, selecione o pendrive e prossiga com a instalação. -- Ficou grande, mas acho que está com um bom nível de detalhe. Espero que consiga instalar o sistema no seu mac, boa sorte. fala Lucas Amorim, fiz o procedimento atraves do meu pc e criei o pendrive bootável, até aí ok.. pluguei o pendrive no mbp, apertei e segurei option e não apareceu a tela de boot... ( só aparece a opção de se conectar e ir para recovery ) ... tentei a tecla " c " ( para iniciar o pen drive ) e nada... ***quando eu ligo o mbp e nao aperto nenhum botão, aparece uma pasta piscando com sinal de interrogação *** *** nao encontrei nenhum disco de inicializacao*** *** formatei o ssd e nada tmb *** Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Adalberto Taylor Postado 31 de maio de 2016 Denunciar Compartilhar Postado 31 de maio de 2016 9 horas atrás, CARDINA disse: fala Lucas Amorim, fiz o procedimento atraves do meu pc e criei o pendrive bootável, até aí ok.. pluguei o pendrive no mbp, apertei e segurei option e não apareceu a tela de boot... ( só aparece a opção de se conectar e ir para recovery ) ... tentei a tecla " c " ( para iniciar o pen drive ) e nada... ***quando eu ligo o mbp e nao aperto nenhum botão, aparece uma pasta piscando com sinal de interrogação *** *** nao encontrei nenhum disco de inicializacao*** *** formatei o ssd e nada tmb *** Isso provavelmente aconteceu porque nem o diskpart nem o transmac escreveram a trilha de boot no pendrive. Se o internet recovery não consegue resolver o problema, provavelmente por problema com o download do arquivo, a solução será utilizar um Mac funcional pra criar o pendrive. Nesse tópico você consegue instruções claras e confiáveis de como fazer. https://forum.macmagazine.com.br/index.php?/topic/148619-os-x-el-capitan/ CARDINA 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.