Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Downgrade é realmente impossível?


Posts Recomendados

Tem sim, o pessoal do Dev-Team tinha ferramenta pra isso, só não podia liberar para o público porque utilizava arquivos que pertencem a Apple, já que é necessária uma autenticação (assinatura) nos servidores da Apple para autorizar a instalação de uma versão do iOS.

Mas essa noticia é mais velha do que andar pra frente, cara. Ninguém nem fala mais em downgrade hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor França

Pessoal precisa atualizar um pouco, existem sim meios de fazer downgrade no iPhone 5 (em qualquer aparelho de 32 bits na verdade), usando uma ferramenta chamada kloader.

 

Com essa ferramenta é possível inclusive fazer dual boot. Sugiro uma pesquisa no subreddit /r/jailbreak para mais informações.

 

Em posse dos SHSH blobs e Bundles para seu aparelho, você pode voltar para qualquer versão disponível do iOS.

 

Inclusive, alguns aparelhos dispõe de blobs OTA, permitindo o downgrade sem Bundles ou SHSH. É o caso do iPhone 4S e iPad 2, que podem voltar para o iOS 6, bastando ter um jailbreak para realizar o processo.

 

--

 

Quanto à segunda parte da sua pergunta, deixo aqui um comentário meu do Disqus para explicar o porquê de não ter um cara com crânio suficiente para criar esse programa (um que fizesse o downgrade de todos os dispositivos), nesse caso, um usuário perguntou o por que de nos iPhones 3G e 2G o downgrade ser possível, e se no iPhone 4 era a mesma coisa:

"As versões são todas assinadas para os iPhones mais antigos (mas acredito que o 3GS não esteja incluído, apenas seja assinada a 4.1, que foi mantida para que pessoas com OS X Tiger pudessem restaurar seu iPhone com iTunes antigos).

O motivo disso é o fato da assinatura de firmware (o SHSH) não ter existido na época desses telefones. Ela foi implementada a partir do iPhone 3GS/iPod 2G. Antes disso, qualquer firmware que tivesse com o hash correto, a bootrom permitia a instalação. E não há nada que a Apple possa fazer a respeito, está a nível de hardware.

Quanto o iPhone 4, lamento que não. A Apple nunca autorizará outra versão a não ser a 7.1.2 nele. Duas explicações: a Apple quer manter você seguro e atualizado ou a Apple quer fazer você comprar o iPhone mais novo (acredito nessa).

Mas nem tudo está perdido. Você ainda pode realizar um downgrade tethered. Neste tipo de downgrade, você consegue voltar para qualquer versão do iOS (4, 5 ou 6). Tudo funciona, mas o celular não consegue ligar sozinho. Ele vai precisar de um computador. Por quê? A LLB faz uma verificação no software do iPhone toda vez que ele é ligado em busca de uma assinatura, se ele não achar uma assinatura válida (no caso do Downgrade Tethered) ele simplesmente joga seu iPhone em DFU para ser restaurado. Em DFU não conseguimos fazer nada, mas em recovery mode conseguimos. O downgrade tethered modifica a IPSW do firmware para que ele mantenha o bootloader do iOS 7 (o iBoot) e consiga pelo menos chegar ao segundo estágio de boot, e com isso ser mandado para o recovery mode ao invés do DFU. Estando com o bootloader corretamente assinado, podemos utilizar o exploit Limera1n para ignorar a verificação de assinatura da Apple e simplesmente ligar o sistema.

Tinha um jeito bem fácil de fazer o downgrade Tethered, com um tutorial e tudo. Mas a página saiu do ar, então se quiser que eu passe um tutorial, é só pedir.

Espero que tenha entendido um pouco de como funciona esse processo de validação de firmware da Apple. Recomendo ler a The iPhone Wiki, tem muito conteúdo interessante lá."

 

--

 

Você deve ter percebido que é um processo bem complexo. Resumidamente, não tem como fazer downgrade porque você não pode assinar a IPSW com a chave da Apple. O iPhone recusa a IPSW sem assinatura (ou com assinatura inválida) e cancela o processo de restauração, jogando você em Recovery ou DFU.

 

 

 

 

 

Editado por lucasamorim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...