Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por que os produtos Apple são tão caros no BR?


Posts Recomendados

Vejo esta discussão acontecer de forma bastante recorrente nos comentários do site, por isso gostaria de trazê-la para cá. Aproveitando o gancho da divulgação oficial dos preços do novo iPad e do iPhone SE, e que gerou descontentamento.

Culpa da Apple? da carga tributária? Da alta do dólar? Deixo o espaço para as análises e opiniões.

Uma vez, conversando com um vendedor de uma loja iPlace aqui no sul que sempre me atendia, e que tinha (segundo ele) contato com alguns vendedores da loja do Village Mall, eu fiz essa pergunta. Basicamente não há surpresas: a Apple cobra caro porque os Brasileiros compram. Ponto. As vendas não caem. Ele me disse que o volume de vendas de iPhones por exemplo no site oficial é absurdo.

Segundo ele, a empresa tem dois públicos: o principal (e é pra esse que ela trabalha e direciona os preços) que são pessoas de um nível financeiro bom, que não tem senso crítico e que compram iPhones e relógios de R$ 3.000,00 sem reclamar. E o segundo público é aquele que se mata para parcelar.

Acredito que o terceiro (a minoria) está aqui no fórum e nos demais grupos especializados: é o público mais consciente, que pesquisa, pega por fora, tem senso crítico, etc. Mas isso para a Apple não representa nada. Enquanto um compra o SE por 1.800 aqui, outros 100 estão comprando por 2600 no site ou nas lojas físicas. E os vendedores estão orientados a lidar e alienar ainda mais esse público. Ele me disse que é um público muito fácil, e que já viu de tudo. Por isso nós nunca vamos ver os produtos chegarem aqui por preços condizentes.

A Apple sabe que o Brasileiro é burro, ponto. Não fosse, ninguém pagaria mais de 30 mil reais em um carro popular, desses pé de boi por exemplo, que não tem nada.

Ela apenas segue o que essas montadoras fazem. Um GOL por R$ 35.000,00 ou um iPhone por R$ 3.999,00 equivale ao mesmo nível de burrice e alienação.

Editado por brn00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pegar o valor do iPhone SE de 64gb e fazer uma conta básica.

 

Valor aduaneiro $499,00 = R$1.766,31

 

Base de cálculo aliquota II (valor aduaneiro). *II = Imposto Importação

Aliquota II 16% = R$282,61

 

Base de cálculo IPI R$2.048,92 (valor aduaneiro + aliquota II)

Aliquota IPI 15% = R$307,34

 

Base de calculo PIS Cofins R$1.766,31 (valor aduaneiro)

Aliquota PIS 2,1% = R$37,09

Aliquota Cofins 9,65% = R$170,45

 

Somando tudo temos o valor de R$2.563,80 para o custo da importação do produto. Se levarmos em conta que, para comercializar o produto no Brasil a Apple tem custos de logística, infraestrutura local, custo de RH local, entre outras despesas de expediente. E considerarmos também que o lucro da Apple já está embutido no custo do produto. Sobram apenas R$435,00 para esses custos, MAIS os impostos incidentes sobre a venda. 

 

Pela conta, besta, podemos chegar à conclusão de que cerca de 15% do preço de um iPhone SE, no Brasil, é custo operacional. E cerca de 40%, são tributos.

 

Então, de quem é a culpa dos preços tão altos? Eu diria que em suma é do governo brasileiro, que além de impor impostos altíssimos, não tem boas políticas econômicas para tentar manter sob controle a alta do dólar, por exemplo.

 

Quem quiser fazer a conta, pode acessar esse link aqui. http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/BuscaNCM.jsp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um cenário desolador. E de quebra os Brasileiros imbecis ainda se sujeitam a comprar um produto que é imposto puro, como você mostrou. Brasileiro literalmente compra impostos e a grande parcela nem acha isso ruim.

Mas eu já havia largado de mão quando um conhecido pagou os R$ 4.000,00 no lançamento do PS4. Já nem me surpreendo quando alguém paga isso num iPhone, num Apple Watch, ou o dobro disso em um Macbook, por exemplo. Se a pessoa ainda pode, vá lá. É apenas um trouxa que ao menos pode ser trouxa.

Pior são estes que se matam para parcelar, sabendo que o valor é ultrajante e que isso vai pesar depois. Tem gente que não compra um ar condicionado split de menos de mil reais no verão, mas parcela um iPhone 6s para usar com um ventilador das casas bahia, passando calor. Chega a ser bizarro.

Excelente o teu post, Adalberto, mas como a Apple BR (que também não sai da sua zona de conforto) não coloca uma arma na cabeça de ninguém, continuo com a visão de que o maior culpado é o próprio consumidor que se submete a tudo isso. Sabe que é um roubo e ainda assim vai lá e compra. E acha bonito fazer papel de idiota.

Me desculpe, mas qualquer pessoa que compra um Macbook na loja da Apple do Brasil por exemplo, cujos preços são todos absurdos e até surreais, pagando três, quatro vezes o valor do produto lá fora, já pode solicitar o seu diploma de retardado mental nato.

Editado por brn00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No mercado livre escolhendo bons vendedores os valores caem até pela metade, dependendo da procura e oferta, mais mesmo fazendo a conversão direta sempre custa 30 a 40% mais caro que lá fora, mais levando em conta que a pessoa não vá viajar, mercado livre ajuda muito

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhuma empresa iria catalogar em seu site diversos produtos com preços absurdos, apenas para deixar de enfeite ou para vender uma imagem premium. Se os preços dos produtos continuam em patamares bizarros, e as vezes até são reajustados pra cima, é porque tem gente comprando. 

 

Esta é a questão principal, ao meu ver: quase todo mundo concorda que os preços são absurdos, mas as pessoas continuam comprando. Isto me deixa estarrecido. É fora de base. 

 

As pessoas entram no site e aceitam pagar estes valores:

 

post-91039-0-90041200-1462662789_thumb.ppost-91039-0-51803700-1462662792_thumb.p

 

Como atribuir culpa a empresa se o seu público se sujeita a isso? sem que haja qualquer tipo de boicote ou coisa do tipo? Como tirar a empresa (cujo objetivo principal é a obtenção de lucros) da sua zona de conforto se ela consegue vender seus produtos por esses preços? Não tem como culpa-la. Ela apenas se aproveita da falta de noção e senso crítico dos consumidores. Ao contrário do que muitos imaginam, estes produtos vendem bastante no site. Do contrário a empresa reajustaria os valores para patamares vendáveis. Como eu disse, a Applé não manteria em seu site estes preços fora do alcance das pessoas só para bonito, para vender uma imagem ou provar um ponto. Se os valores são estes, ainda que sejam exorbitantes, é porque tem pessoas que continuam comprando. 
 
Enquanto ela tiver nas mãos esse público burro e alienado, infelizmente nada irá mudar.
Editado por brn00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um cenário desolador. E de quebra os Brasileiros imbecis ainda se sujeitam a comprar um produto que é imposto puro, como você mostrou. Brasileiro literalmente compra impostos e a grande parcela nem acha isso ruim.

Mas eu já havia largado de mão quando um conhecido pagou os R$ 4.000,00 no lançamento do PS4. Já nem me surpreendo quando alguém paga isso num iPhone, num Apple Watch, ou o dobro disso em um Macbook, por exemplo. Se a pessoa ainda pode, vá lá. É apenas um trouxa que ao menos pode ser trouxa.

Pior são estes que se matam para parcelar, sabendo que o valor é ultrajante e que isso vai pesar depois. Tem gente que não compra um ar condicionado split de menos de mil reais no verão, mas parcela um iPhone 6s para usar com um ventilador das casas bahia, passando calor. Chega a ser bizarro.

Excelente o teu post, Adalberto, mas como a Apple BR (que também não sai da sua zona de conforto) não coloca uma arma na cabeça de ninguém, continuo com a visão de que o maior culpado é o próprio consumidor que se submete a tudo isso. Sabe que é um roubo e ainda assim vai lá e compra. E acha bonito fazer papel de idiota.

Me desculpe, mas qualquer pessoa que compra um Macbook na loja da Apple do Brasil por exemplo, cujos preços são todos absurdos e até surreais, pagando três, quatro vezes o valor do produto lá fora, já pode solicitar o seu diploma de retardado mental nato.

Cara, você é nojento. segundo post seu que vejo julgando as pessoas por suas escolhas. Como se você fosse o dono da razão e o que você acha que é certo tem que ser a verdade para todos.

Lendo e relendo as merdas que você escreve, dá a entender que na verdade, você tem inveja do 'retardado mental nato' que pode gastar 10.000 em um MacBook. E pasme, o cara que paga esse valor, é alguém ou filho de alguém que conseguiu ganhar na vida nesse Brasil e ter condições pra gastar.

Os preços são altos e absurdos? Sim, são. Mas quem tem condições pra pagar, tão pouco se fudendo para isso. E os que se matam pra pagar, é porque realmente querem usufruir daquele produto.

Você é um completo sem respeito e parece que não aprendeu nada depois de ser contrariado por todos no tópico sobre o Apple Watch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para finalizar, e não deixar de evidenciar também a forma risível como a empresa zomba da cara dos consumidores sem qualquer preocupação, gostaria que alguém - usando a mesma conta que o Adalberto fez, ou qualquer outra - me mostrasse como a Apple conseguiu chegar no incrível valor de R$ 30,000.00 para o Mac Pro de entrada, que lá fora custa U$ 2.999

 

Se alguém conseguir apresentar esta lógica, a moderação pode encerrar o tópico. 

 

Nem vou me ater as demais bizarrices como os valores da linha de Macbooks.

Editado por brn00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um cenário desolador. E de quebra os Brasileiros imbecis ainda se sujeitam a comprar um produto que é imposto puro, como você mostrou. Brasileiro literalmente compra impostos e a grande parcela nem acha isso ruim.

Mas eu já havia largado de mão quando um conhecido pagou os R$ 4.000,00 no lançamento do PS4. Já nem me surpreendo quando alguém paga isso num iPhone, num Apple Watch, ou o dobro disso em um Macbook, por exemplo. Se a pessoa ainda pode, vá lá. É apenas um trouxa que ao menos pode ser trouxa.

Pior são estes que se matam para parcelar, sabendo que o valor é ultrajante e que isso vai pesar depois. Tem gente que não compra um ar condicionado split de menos de mil reais no verão, mas parcela um iPhone 6s para usar com um ventilador das casas bahia, passando calor. Chega a ser bizarro.

Excelente o teu post, Adalberto, mas como a Apple BR (que também não sai da sua zona de conforto) não coloca uma arma na cabeça de ninguém, continuo com a visão de que o maior culpado é o próprio consumidor que se submete a tudo isso. Sabe que é um roubo e ainda assim vai lá e compra. E acha bonito fazer papel de idiota.

Me desculpe, mas qualquer pessoa que compra um Macbook na loja da Apple do Brasil por exemplo, cujos preços são todos absurdos e até surreais, pagando três, quatro vezes o valor do produto lá fora, já pode solicitar o seu diploma de retardado mental nato.

Concordo com parte do que você falou.

 

Sim, o brasileiro compra impostos e os hábitos de consumo brasileiros, onde ninguém deixa de comprar nada por estar caro.

 

Agora, dizer que a pessoa é trouxa é presunção demais. Muita gente compra porque quer ostentar, outros compram porque precisam, como vou programar pra iOS sem um Mac e um iPhone pra testar? Paguei caro, tanto no iPhone quanto no Mac, mesmo comprando o Mac usado e o iPhone de um vendedor aqui do forum (cerca de 65% do preço praticado pela Apple). O dia que eu precisar programar pra Apple Watch, vou ter que me sujeitar a pagar o preço, ou mudar de profissão.

 

Por mais absurdo que os preços praticados pela Apple possam parecer e ser, dizer que quem paga é retardado é, no mínimo, prova de recalque puro. Conheço pessoas que têm condições de comprar esse tipo de produto sem qualquer abalo no orçamento familiar. Essas pessoas são retardadas? Não, são publicitários, representantes comerciais, todos de sucesso. Por que pagar esse valor absurdo? Comodidade, segurança, entre outros fatores.

 

Se você acha que vai mudar o pensamento de alguém que consome produtos da Apple com esse seu comportamento, no mínimo, recalcado. Está muito enganado.

Se você acha que vai fazer a diferença com essa postura, está mais enganado ainda.

 

Pessoas compram àquilo que lhes agradam ou atendem de alguma forma. Tem gente que paga $75,00 em uma xícara de café Kopi Luwak, que nada mais é que um grão especial ingerido e defecado por uma espécie de mamífero que não me lembro o nome.

 

Se não gosta de Apple, não participe de um forum da Apple. Se gosta , mas não tem coragem, ou condições, de pagar o preço que custa, respeite os demais. Além de ser uma decisão de bom senso, é uma regra do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas quem tem condições pra pagar, tão pouco se fudendo para isso.

 

 

Com essa frase maravilhosa, quem sabe você consiga resolver a conta, Matheus. Ou não, pois pelo visto é apenas mais uma das marionetes da Apple. Provavelmente não tem nem para metade de um produto desses, mas é mais um daqueles que adora vir com essa conversinha furada de "quem pode paga, se você não pode respeite quem pode comprar". Como se você pudesse. Faz-me rir. 

 

Ou se pode, compra aí algum desses produtos e tira um print da NF de compra. Ou vais te vangloriar e me ofender as custas dos outros? Se eu desrespeitei sua suposta capacidade financeira, faça a compra de um Macbook destes de R$ 12,000.00 e mostra aqui no tópico. Se não pode, não tente passar lição de moral pelos que supostamente podem, pois aí fica muito fácil. 

 

E por um acaso precisa (ainda que você nem saiba disso) "não poder comprar" algo para defender algo que você considera que está errado? para defender uma causa que afeta a outras pessoas? Deixe de ser chorão, egoísta e alienado. No mínimo é outro que usa relógio de criança ou iPhone rosé.

Editado por brn00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas na boa, vocês merecem ser explorados mesmo. É sempre essa mesma conversinha batida. Se tu defende uma causa, é inveja, recalque. Que bela piada. 

 

Como se vocês tivessem acesso a esses produtos de forma tranquila, como se não fossem querer o próximo iPhone em setembro, e como se vocês tivessem cacife suficiente pra comprar vários pra distribuir. Faz favor. 

 

Lição de moral patética, passada as custas de pessoas que nem conhecem este fórum. 

 

E respondendo essas besteiras (de ambos) que levaram para o âmbito pessoal, tudo é questão de prioridade. Eu não gosto de usar Macs. Não gosto do sistema e acho que o custo benefício é ruim pelo que entrega, principalmente comprando no Brasil. Comprando lá fora ou de algum outro vendedor, pode até ser que valha a pena, para quem faz muita questão de usar a plataforma. Não é o meu caso. Meu Notebook é um Asus Taichi que eu nem comprei aqui. Eu prefiro usar Windows. Meus devices Apple são apenas o iPhone 6 e o Apple Watch. Este último, já que não sou um alienado sem senso crítico que aceita tudo, foi talvez a pior compra que eu já tenha feito no mundo Apple até hoje. Não serve pra nada. Meu único consolo é não ter pego por um meio oficial, gastando o dobro ou o triplo do que vale. Eu pesquisei antes. 

 

Ser antenado e consciente, ou valorizar o suor do próprio trabalho não é uma questão de inveja ou recalque, nobres colegas. Muito menos defender uma causa que atinge a outras pessoas também. 

 

Estão escutando muito beijinho no ombro pro meu gosto. 

Editado por brn00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao tópico, recomendo este excelente Podcast do pessoal do Loop Infinito, em que eles discutem essa questão dos preços abusivos:

https://m.soundcloud.com/marchwill/iphone-5s-no-brasil-e-os-pre

Lembrando que não é só o pessoal do Loop que compra absolutamente todos os produtos Apple em viagens, como também o pessoal aqui do MacMagazine. Todos, sem exceção, compraram os iPhones 6s na Flórida em Setembro, quando o Breno e o Eduardo viajaram para fazer a cobertura. Dificilmente alguém que é mais ligado no assunto compra em meios oficiais no Brasil. Pelo menos não quando se trata de Macs ou itens bem mais caros que o normal. Ninguém quer passar esse atestado.

Reitero: tem que fazer um esforço enorme de burrice e preguiça pra comprar esses produtos pelo dobro ou pelo triplo do valor no site oficial da Apple. Quem manja mesmo dificilmente faz isso. Pelo contrário, geralmente é a massa alienada a qual me referi. Qualquer pessoa que pesquise um pouquinho e seja mais ligada descobre outros meios.

Editado por brn00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Deus... a cada letra que você defeca pelo teclado aumenta mais o seu nível de ser humano nojento.

 

Nem adianta discutir com uma pessoa assim. Não é a toa que vários opinaram contra você lá no tópico do Watch e aqui e ninguém te defendeu.
Continue com seu pensamento preconceituoso achando que só porque você descorda os outros são burros. Pessoas assim não vão longe.

Editado por matheusconst
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Deus... a cada letra que você defeca pelo teclado aumenta mais o seu nível de ser humano nojento.

Nem adianta discutir com uma pessoa assim. Não é a toa que vários opinaram contra você lá no tópico do Watch e aqui e ninguém te defendeu.

Continue com seu pensamento preconceituoso achando que só porque você descorda os outros são burros. Pessoas assim não vão longe.

Sim. "Descordar". Quem vai longe é tu com esse belo português, seu débil mental. Discordar, com i. Não com e, seu acéfalo alienado. Pelo visto você quem foi defecado em um colégio para retardados.

Segunda ofensa gratuita sua que eu tolero, enquanto eu não direcionei as críticas a nenhum usuário específico, e sim a um suposto tipo de público que compra e não colabora para que a empresa pratique valores mais coerentes. Ponto. Enquanto você me ofendeu duas vezes de graça. Espero que não me tirem este direito de resposta.

Pelo visto você se mordeu mesmo. O que houve, parcelou em duzentas vezes algo que não podias pagar? Qual é o teu problema? Por acaso eu preciso que alguém venha me "defender"? Que idade tu tens?

Estou esperando até agora tu postares a NF de compra de um desses produtos caros, dos quais disseste que eu tinha inveja. Qualquer um serve. Já que criticar os preços abusivos da Apple (3 mil dólares que viram 30 mim reais) é inveja pra você, e isso não te afeta, deves ter cacife pra comprar qualquer um deles aqui no Brasil. Não?

No mais, nojento é você que não pensa na causa como um todo, é burro, não sabe escrever, não tem argumentos, capacidade nenhuma para refutar e xinga como uma criança que escuta beijinho no ombro. "Ai, nojento, recalque, preconceituoso". Está mordido desde o tópico das pulseiras coloridas e a minha crítica a iPhones rosé para homens. Ainda por cima conclamando "ajudinha" dos outros sem parar aqui. Típico. Bem que eu desconfiava que essa fruta era das boas. Vá parcelar o seu iPhone rosinha e pare de se vitimizar aqui seu fracassado.

Editado por brn00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ui, ele é gênio do português. O Dic. Aurélio ambulante.

E ainda conhece todos os palavrões e xingamentos, que legal. Deve estudar bastante isso né, porque é a única coisa que sabe falar para pessoas que não concordam com suas posições.

 

Cada palavra sua mostra o quanto você é um ser humano nojento. Que dó das pessoas que tem que conviver com um cara com esse pensamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, matheusconst disse:

Ui, ele é gênio do português. O Dic. Aurélio ambulante.

E ainda conhece todos os palavrões e xingamentos, que legal. Deve estudar bastante isso né, porque é a única coisa que sabe falar para pessoas que não concordam com suas posições.

 

Cada palavra sua mostra o quanto você é um ser humano nojento. Que dó das pessoas que tem que conviver com um cara com esse pensamento.

Então imagina conviver com uma mocinha chiliquenta igual a você, que se mordeu porque alguém emitiu uma opinião (que jamais invalida outra, logo, não há motivos para sua irritação e seu ataque gratuito) porque falei sobre combinações coloridas (que pra mim tiram a seriedade do relógio) consumidores alienados que se submetem a tudo que a empresa faz (prejudicando aqueles que gostariam de pagar um valor mais condizente, caso as pessoas tivessem mais senso crítico na hora da compra e boicotassem a mesma) ou homens usando iPhone rosa, o que acho completamente patético. E é um direito que me cabe. Nada disso faz um ser humano ser nojento. Você que é complexado demais para lidar com visões contrárias. 

Mas vou parar, pois daqui há pouco é capaz de você me dar uma voadora de cu. E enquanto me atacares de graça vou retrucar, pois essa ordem (você primeiro sem motivos) ainda não se inverteu. Critiquei um público específico que na minha visão prejudica ainda mais o cenário. Não foi nada direcionado a ninguém. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retomando o assunto, deixo registrado para posteridade em 09/05/2016 alguns dos maiores absurdos na hora da conversão de Macs, com os dois sites abertos. Para que qualquer pessoa que defenda os valores que essa empresa ladra pratica em nosso país leia antes de se tornar mais um alienado.

 

Mac Pro (USA) - U$ 2.999,00

Mac Pro (BR) - R$ 30.000,00

 

Macbook 12 (USA) - U$ 1.299,00

Macbook 12 (BR) - R$ 11.399,00

 

Macbook Air 11 (USA) - U$ 899,00

Macbook Air 11 (BR) - R$ 7.799,00

 

Macbook Air 13 (USA) - U$ 999,00

Macbook Air 13 (BR) - R$ 8.599,00

 

Macbook Pro 13 (USA) - U$ 1.299,00

Macbook Pro 13 (BR)  - R$ 11.399,00

 

Macbook Pro 15 (USA) - U$ 1.999,00

Macbook Pro 15 (BR) - R$ 16.999,00

 

iMac 4k Retina (USA) - U$ 1.499,00

iMac 4k Retina (BR) - R$ 12.999,00

 

iMac 5k Retina (USA) - U$ 2.299,00

iMac 5k Retina (BR) - R$ 19.999,00

 

Nem vou fazer dos iPads, iPhones, etc. porque a situação só piora. É deprimente. 

 

Não há qualquer tipo de conta mirabolante que justifique esses roubos. Triste saber que tem gente que os defende e os tolera numa boa. Pelo visto o cenário permanecerá assim por muito tempo, enquanto os nobres tupiniquins acharem bonito fazer papel de idiota em nível executivo. 

 

Vocês são uns iluminados mesmo. Parabéns. 

Editado por brn00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 7 de maio de 2016 at 15:49, Adalberto Taylor disse:

Se você pegar o valor do iPhone SE de 64gb e fazer uma conta básica.

 

Valor aduaneiro $499,00 = R$1.766,31

 

Base de cálculo aliquota II (valor aduaneiro). *II = Imposto Importação

Aliquota II 16% = R$282,61

 

Base de cálculo IPI R$2.048,92 (valor aduaneiro + aliquota II)

Aliquota IPI 15% = R$307,34

 

Base de calculo PIS Cofins R$1.766,31 (valor aduaneiro)

Aliquota PIS 2,1% = R$37,09

Aliquota Cofins 9,65% = R$170,45

 

Somando tudo temos o valor de R$2.563,80 para o custo da importação do produto. Se levarmos em conta que, para comercializar o produto no Brasil a Apple tem custos de logística, infraestrutura local, custo de RH local, entre outras despesas de expediente. E considerarmos também que o lucro da Apple já está embutido no custo do produto. Sobram apenas R$435,00 para esses custos, MAIS os impostos incidentes sobre a venda. 

 

Pela conta, besta, podemos chegar à conclusão de que cerca de 15% do preço de um iPhone SE, no Brasil, é custo operacional. E cerca de 40%, são tributos.

 

Então, de quem é a culpa dos preços tão altos? Eu diria que em suma é do governo brasileiro, que além de impor impostos altíssimos, não tem boas políticas econômicas para tentar manter sob controle a alta do dólar, por exemplo.

 

Quem quiser fazer a conta, pode acessar esse link aqui. http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/BuscaNCM.jsp

Até interessante sua conta porém a Apple não gasta 499 dólares para fazer um iPhone sendo assim o lucro por aparelho hoje como já discutimos no fórum do tecnoblog, está na média de 220 dólares por aparelho um ótimo valor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, joao.pereira disse:

Até interessante sua conta porém a Apple não gasta 499 dólares para fazer um iPhone sendo assim o lucro por aparelho hoje como já discutimos no fórum do tecnoblog, está na média de 220 dólares por aparelho um ótimo valor

Até que enfim um comentário construtivo.

Essa conta que fiz utiliza um modelo de centralização de lucros adotado por grandes empresas. Não sei se o termo é realmente esse.

A "ideia" nesse caso é que o lucro fique na matriz e as demais despesas inerentes à operação internacional são "apenas" acrescentadas. Observe que todos os custos que adicionei não englobam lucros, apenas tributos e despesas. Esse modelo é bastante utilizado para manter uma margem de lucros homogênea. Assim não existe um "prejuízo" na operação em outros países, indiferente o mercado, o lucro será sempre o mesmo.

Não tenho como afirmar que a Apple faz o cálculo dessa forma. Mas vamos combinar que tem bem a cara dela. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...