Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Será mesmo impossível baratear os produtos da Apple no Brasil?


Posts Recomendados

Ontem em sala de aula estavamos discutindo sobre impostos, que faz dos produtos importados muito mais caros do que o normal. Seria difícil imaginar uma fábrica da Apple na Zona Franca de Manaus, mas chegamos a umas idéias que poderiam baratear.

No sistema atual, o produto é manufaturado na Ásia, exportado para os EUA e de lá apra o resto do mundo, o que no nosso caso adiciona 60% de impostos ao preço do produto + frete. Queria discutir aqui se, importando da Ásia a preço de custo, impondo sobre esse o imposto e após isso adicionar o lucro da Apple e do vendedor, teriamos um produto mais barato. Se for possível, por que a Apple insiste em manter seu sistema atual, dificultando sua entrada oficial no mercado brasileiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

eu acho que se tivesse uma fabrica da Apple no Brasil, sem importaçao de produtos, sendo fabricado diretamente aqui, so iria ter a sobretaxa dos impostos que ha em qualquer produto, (so por curiosidade, 60% do preço de um brinquedo de uma loja de brinquedos eh imposto) entao iria baratear um pouco mas so se a fabrica fosse no Brasil e tivesse Apple Retail Stores. Por exemplo, eu nao sei mas acho que o preço do iPod touch 2G (R$ 949,00) iria abaixar uns 200 reais pelo menos, mas isso eh so uma hipotese, nem sei se iria abaixar mas acho que iria nem se fosse um pouquinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não muda muita coisa....

Pois a Apple apenas montaria os computadores aqui. Sendo que a grande maioria dos equipamentos eletronicos seriam importados e pagariam impostos de importação da mesma forma.

Ué, mas os produtos "montados" na Zona Franca contém em quase sua totalidade, componentes importados da Ásia. Quer uma prova, abre, sei lá, um celular que se gabe de ter sido "Produzido na Zona Franca de Manaus. Aqui é só montado, é tudo importado!

Todos os componentes são importados, aqui é só uma montadora destes componentes. Simples.

Uma fábrica no BraZil ia muito bem, mas a mão-de-obra chinesa é "grátis". O funcionário brasileiro tem o direito de fazer greves e tudo o que puder por melhora no salário. Agora pergunta para um funcionário chinês se ele já ouviu a palavra "GREVE"?

Simples Assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Vai sonhando rapazeada... somos brasileiros, e vida de brasileiro é PAGAR IMPOSTO.

Pagamos os maiores tributos do mundo... o governo aproveita qualquer oportunidade para morder o nosso bolso e administrar isso aqui que nem a casa da mão joana, e enchendo os próprios bolsos...

E francamente (tristemente) somos apenas um "mercadinho" para Apple... Nem teclado em português tem para nós pobres mortais... machintosh por aqui é artigo de luxo!!! Só quem usa é o pessoal de P&M, quem trabalha com criação digital (o pessoal que jah usa a muito tempo e realmente não quer saber do Ruindows para não perder tempo com b0$t@) e entusiastas que tem grana para bancar um equipamento muito superior (principalmente o SO).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Nós sempre culpamos os impostos por aqui. Sim, eles são altos, mas não é o único vilão, pois as margens de lucro no Brasil são BEM altas em qualquer ramo. A alíquota de 60% é para as pessoas físicas importarem direto de uma loja; a Apple BR vai importar com base em outro preço e vai pagar II, IPI etc...

Daí pergunto: A Apple quer crescer no Brasil? Na América Latina inteira (exceto México), a estratégia é bem parecida com a daqui, sem loja on-line, alguns representantes/varejistas... e o preço bem superior aos PC's... No Chile, eletrônicos são muito mais baratos do que aqui, mas nos Mac's o preço é próximo: um MacBook M240 sai por USD 1460 e aqui USD 1746... contra USD 999 dos EUA... Só pra comparar tem note PC no Chile por USD 550...

Agora imagine a Apple vendendo 100 mil Mac's no Brasil por R$ 1000 cada. Imagina a mesma Apple vendendo 10 mil a R$ 3000 cada... ela pode vender menos a 3 mil, mas atinge o publico-alvo dela com uma estrutura bem menor e garante uma boa lucratividade... a mesma lógica é utilizada por montadoras como BMW e Mercedes que vendem aqui os mesmos carros da europa mas 4,6,10 vezes mais caro... é tudo imposto? Não, é uma gorda margem de lucro... vender 1 carro vale mais a pena que 10, pois tenho menos autorizadas, estoque de peças, equipe, etc. do que pra 100 e ainda lucro tão bem quanto.

Por isso, ao meu ver a Apple atua no Brasil como nicho e coloca os preços lá em cima de propósito, assim garante a margem de lucro com uma estrutura pequena. Mas provavelmente vai chegar o dia que ela precisará de um grande mercado para crescer e quem sabe, toma uma atitude e parte pra cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

imagine a Apple vendendo 100 mil Mac's no Brasil por R$ 1000 cada. Imagina a mesma Apple vendendo 10 mil a R$ 3000 cada... ela pode vender menos a 3 mil, mas atinge o publico-alvo dela com uma estrutura bem menor e garante uma boa lucratividade...

E por que a Apple venderia um Mac aqui a R$ 1000 cada quando nos EUA o Mac mais barato está por volta de $ 1000 dólares?

Estou no Brasil a somente pouco mais de um ano e quando precisei que meu filho me mandasse meu cartão de crédito pelo

correio, a Receita Federal me cobrou R$ 65.00 de imposto de importação sobre o meu cartão de crédito.

Espere... imposto de importação sobre um cartão de crédito? quanto custa um cartão de crédito?

Então se o Brasil não é um país sério, como você quer que uma companhia tão bem sucedida e inovadora queira se estabelecer

aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o exemplo de 1000 R$ tenha sido apenas 'ilustrativo', Gilbert.

Pode ter sido realmente ilustrativo Wafi (desculpem mas meu entendimento de portugues e limitado).

Porem, não é minha opinião mas um fato é que o brasileiro paga mais por causa de impostos brasileiros.

É so observar os seguintes fatos tirados do preço de um MacBook modelo básico

Preço de MacBook na Apple dos EUA - 999.00 dolares

Preço de MacBook na Apple do Canada - 1,149 dolares canadenses - Equivalente a 988.55 dolares americanos

Preço de MacBook na Apple do Japão - 108,800 yens - Equivalente a 1,177.22 dolares americanos

Preço de MacBook na Apple da França - 949,00 euros - Equivalente a 1,395.28 dolares americanos

Preço do MacBook no Brasil - 4,133.25 Reais (em média) - Equivalente a 2,055.53 dolares americanos

Na verdade, 60% é só a taxa de importação, que se fosse cobrada em cima de 999.00 seria 1,593.00.

Então como se chega a 2,055.53? Por que será que é mais caro no Brasil? Será a "cúpula" da Apple se reúne todos

os meses para analisar como podem cobrar mais caro no Brasil? Essa teoria vai de contra a qualquer empresa

capitalista que quer expandir suas vendas e tomar conta do mercado.

Nos Estados Unidos nós usamos um adesivo muito verdadeiro nos carros que diz:

NÃO ROUBE, O GOVERNO DETESTA COMPETIÇÃO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora o MacBook White já está mais barato, por volta de 3499 R$, por causa de uma lei de que produtos de menos de 4000R$ tem algumas isenções de impostos...

Mas nos modelos mais caros a diferença de preços daqui para o exterior é nítida.

Mas não é só na Apple que isso acontece...

A Sony faz a mesma coisa com as suas televisões que custam muito mais que as da concorrência e os notebooks Vaio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ter sido realmente ilustrativo Wafi (desculpem mas meu entendimento de portugues e limitado).

Porem, não é minha opinião mas um fato é que o brasileiro paga mais por causa de impostos brasileiros.

É so observar os seguintes fatos tirados do preço de um MacBook modelo básico

Preço de MacBook na Apple dos EUA - 999.00 dolares

Preço de MacBook na Apple do Canada - 1,149 dolares canadenses - Equivalente a 988.55 dolares americanos

Preço de MacBook na Apple do Japão - 108,800 yens - Equivalente a 1,177.22 dolares americanos

Preço de MacBook na Apple da França - 949,00 euros - Equivalente a 1,395.28 dolares americanos

Preço do MacBook no Brasil - 4,133.25 Reais (em média) - Equivalente a 2,055.53 dolares americanos

Na verdade, 60% é só a taxa de importação, que se fosse cobrada em cima de 999.00 seria 1,593.00.

Então como se chega a 2,055.53? Por que será que é mais caro no Brasil? Será a "cúpula" da Apple se reúne todos

os meses para analisar como podem cobrar mais caro no Brasil? Essa teoria vai de contra a qualquer empresa

capitalista que quer expandir suas vendas e tomar conta do mercado.

Nos Estados Unidos nós usamos um adesivo muito verdadeiro nos carros que diz:

NÃO ROUBE, O GOVERNO DETESTA COMPETIÇÃO!

O exemplo que dei foi hipotético. Evidentemente que qualquer produto da Apple aqui jamais irá custar o mesmo ou algo próximo dos EUA pois a carga tributária de ambos os países são diferentes. O que quis dizer é que o alto preço daqui não é culpa exclusivamente dos impostos; a Apple posiciona os produtos dela aqui num patamar superior de propósito, pois os Mac's sempre foram produtos de nicho e atendiam primariamente um público específico... a marca hoje em dia está bem mais popular no Brasil graças a iPod e IPhone e há até uma facilidade maior de encontar Mac nas lojas (Fnac, Saraiva, Fast Shop, etc...); mas o preço, aliado a "mudança cultural" de trocar Windows por Mac afasta muita gente. Ano passado paguei R$ 1599 pelo meu Mac Mini... hoje o modelo novo tá pelo menos uns R$ 1000 mais caro... já o preço do MacBook mais barato, R$3499; tá parelho com Sony Vaio, HP, etc...

Vou dar outro exemplo do posicionamento de preços... o Ford Fusion custa aqui R$ 82 mil, o que dá USD 41 mil num cambio simplificado. Esse carro é importado do México com 0% de imposto de importação (mas vai pagar IPI normalmente)... quanto custa esse mesmo carro no México ou nos EUA? Se eu levar em conta o preço ao consumidor final lá uns U$ 18 mil x 2 do câmbio, são R$ 36 mil + IPI, ICMS no final esse carro deveria custar aqui uns R$ 55-60 mil no máximo; mais aí ele concorria com outros modelos mais baratos da Ford... por isso o carro custa tão caro e pode ter certeza que a margem de lucro dele é bem alta....

Os impostos são altos sim, mas dizem que as magens de lucro dos produtos são em torno de 40%... ai o produto fica caro mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Ontem em sala de aula estavamos discutindo sobre impostos, que faz dos produtos importados muito mais caros do que o normal. Seria difícil imaginar uma fábrica da Apple na Zona Franca de Manaus, mas chegamos a umas idéias que poderiam baratear.

No sistema atual, o produto é manufaturado na Ásia, exportado para os EUA e de lá apra o resto do mundo, o que no nosso caso adiciona 60% de impostos ao preço do produto + frete. Queria discutir aqui se, importando da Ásia a preço de custo, impondo sobre esse o imposto e após isso adicionar o lucro da Apple e do vendedor, teriamos um produto mais barato. Se for possível, por que a Apple insiste em manter seu sistema atual, dificultando sua entrada oficial no mercado brasileiro?

Eu acredito que não é a Apple que dificulta a entrada de seus produtos no mercado brasileiro, mas sim o nosso sistema tributário, com taxas absurdamente altas.

Para baratear os preços, existem 2 maneiras:

- Redução de alíquota de importação

- Redução de margem de lucros

Qual das duas você acredita que possa acontecer ?

Pois é, so sorry

Abs

Marcio Negrini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...