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Macbook Pro incompatível com Mac OS? Problema estranho!


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Olá, pessoal!

 

Gostaria de relatar um problema que tenho com meu macbook pro há cerca de 3 meses e ver se, talvez, vocês consigam me ajudar em algo!

Meu macbook pro (adquirido em Jan/2012) tem as configurações de fábrica e nunca foi alterado (intel core i5 2.4ghz, 4gb ram, 500gb HDD). No final do ano passado atualizei para o Mac OS X El Capitan. Dias após a instalação, comecei a perceber meu macbook extremamente lento. Notem que não é aquela lentidão por utilizar um OS X que demanda mais hardware do que o computador possui! Era uma lentidão realmente insuportável! Abrir aplicativos, ou até mesmo encerrá-los era tarefa de longos minutos e até mesmo a conexão com a internet (transferência de dados, acesso a qualquer site) ficava inviável.

A primeira coisa que veio a minha cabeça foi realizar uma instalação limpa. Foi o que tentei fazer, mas o download do sistema operacional (El Cap) no processo chegou a levar 20h, quando desisti de continuar. Como precisava do meu computador para atividades acadêmicas, recorri a tentar instalar o Windows 7, já que não seria necessário baixar nada (eu já tinha o CD). Para minha surpresa, tudo correu bem e o sistema rodou perfeitamente. Assim que encontrei tempo, pedi um amigo, que também possui um macbook pro para criar um pendrive de instalação. Novamente tentei instalar e notei que encontrava o mesmo problema de lentidão. Demoramos cerca de 10h para instalar o mac os X (tentei versões mais antigas, como Mavericks) e o mesmo estava EXTREMAMENTE lerdo para realizar qualquer ação.

Foi quando resolvemos tentar mudar algo. Tentei trocar a memória RAM e o HDD do meu macbook pro "defeituoso" com a do dele. Meus componentes funcionaram bem nele e os dele não fizeram diferença no meu. Instalei novamente o Windows (agora o Windows 10) e estou escrevendo a vocês através dele. Tudo funciona bem (tirando algumas incompatibilidades naturais de touchpad, etc). Já não sei o que tentar mais e não encontrei ninguém que tenha tido o mesmo problema que eu.

 

Alguém tem alguma ideia?

 

Me desculpem pelo enorme texto, mas precisava relatar os passos que tomei!

 

Valeu galera!

 

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Vi algo assim em fóruns internacionais (MacRumors), e pelo que entendi algum sensor deve estar apresentando problemas, isso faz com que o Mac reduza o desempenho a fim de não estragar componentes, se tiver como medir a temperatura, recomendo fazer e verificar. Instalando o Windows não ocorre lentidão pq a Microsoft não tem a mesma precisão de controles que a Apple no seu OS X.

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Olá, pessoal!

 

Gostaria de relatar um problema que tenho com meu macbook pro há cerca de 3 meses e ver se, talvez, vocês consigam me ajudar em algo!

Meu macbook pro (adquirido em Jan/2012) tem as configurações de fábrica e nunca foi alterado (intel core i5 2.4ghz, 4gb ram, 500gb HDD). No final do ano passado atualizei para o Mac OS X El Capitan. Dias após a instalação, comecei a perceber meu macbook extremamente lento. Notem que não é aquela lentidão por utilizar um OS X que demanda mais hardware do que o computador possui! Era uma lentidão realmente insuportável! Abrir aplicativos, ou até mesmo encerrá-los era tarefa de longos minutos e até mesmo a conexão com a internet (transferência de dados, acesso a qualquer site) ficava inviável.

A primeira coisa que veio a minha cabeça foi realizar uma instalação limpa. Foi o que tentei fazer, mas o download do sistema operacional (El Cap) no processo chegou a levar 20h, quando desisti de continuar. Como precisava do meu computador para atividades acadêmicas, recorri a tentar instalar o Windows 7, já que não seria necessário baixar nada (eu já tinha o CD). Para minha surpresa, tudo correu bem e o sistema rodou perfeitamente. Assim que encontrei tempo, pedi um amigo, que também possui um macbook pro para criar um pendrive de instalação. Novamente tentei instalar e notei que encontrava o mesmo problema de lentidão. Demoramos cerca de 10h para instalar o mac os X (tentei versões mais antigas, como Mavericks) e o mesmo estava EXTREMAMENTE lerdo para realizar qualquer ação.

Foi quando resolvemos tentar mudar algo. Tentei trocar a memória RAM e o HDD do meu macbook pro "defeituoso" com a do dele. Meus componentes funcionaram bem nele e os dele não fizeram diferença no meu. Instalei novamente o Windows (agora o Windows 10) e estou escrevendo a vocês através dele. Tudo funciona bem (tirando algumas incompatibilidades naturais de touchpad, etc). Já não sei o que tentar mais e não encontrei ninguém que tenha tido o mesmo problema que eu.

 

Alguém tem alguma ideia?

 

Me desculpem pelo enorme texto, mas precisava relatar os passos que tomei!

 

Valeu galera!

Boa tarde amigo,

 

 

 

No caso você tentou ai fazer um boot de instalação pelo pendrive ou em dvd já que não deu certo fazer a instação pela net ? 

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Boa tarde amigo,

 

 

 

No caso você tentou ai fazer um boot de instalação pelo pendrive ou em dvd já que não deu certo fazer a instação pela net ? 

 

Opa, Thiago!

 

Tentei sim! Das duas formas (instalação por pendrive e pela net) o problema persistiu! =S

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Cara a ultima alternativa ai então é a hd tire ela ai coloca outra e instala e veja se da certo, muito estranho isso !!

 

Conforme disse no post original, Thiago, já realizei todos estes procedimentos. Além das versões instaladas, tentei trocar o HD e a memória RAM por outras que estão sendo utilizadas no macbook pro de um amigo. Foi umas das primeiras coisas que fiz. Infelizmente, o problema não está nestas peças.

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Vi algo assim em fóruns internacionais (MacRumors), e pelo que entendi algum sensor deve estar apresentando problemas, isso faz com que o Mac reduza o desempenho a fim de não estragar componentes, se tiver como medir a temperatura, recomendo fazer e verificar. Instalando o Windows não ocorre lentidão pq a Microsoft não tem a mesma precisão de controles que a Apple no seu OS X.

 

Opa! Por algum motivo eu não tinha visto sua mensagem! Bom saber dessa opção relacionada ao sensor! Quando você viu, existia alguma solução clara? Como eu "substituo" este sensor? (caso seja um sensor físico)

Dei uma monitorada na temperatura, pois realmente ele tem esquentado mais, desde que encontrei o problema e estou rodando o windows. A temperatura do processador tem variado entre 68 e 80 graus celsius, em uso normal (apenas o Google Chrome aberto, com 15 abas, diga-se de passagem.. hahaha).

Editado por fseixasleal
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Minha sugestão seria executar o Apple Hardware Test e verificar se há algo errado com seu hardware.

Já presenciei situais esdrúxulas como essa que eram defeitos de hardware mais específicos.

 

Pô, valeu! Vou tentar fazer isso, quando tiver um tempinho para reinstalar o mac os aturar a lentidão extrema.. =S

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eu tenho verificado nos últimos sistemas (Yosemite e agora o El Capitan) que ele mudou o sistema de arquivos... passando a usar o CS

basicamente... ele cria um novo esquema de estrutura de discos lógicos e tal..

o processo para reverter é rápido... 

também observei que pro algum motivo [ panama paper ?!?!? ] estão sugerindo numa das primeiras telas de instalação ativar o FileVault...

nada contra... mas esse sistema de criptografia, deixa o sistema muuuuuuuuuuuuuito lento...

será q isso lhe ajudou ????

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Pô, valeu! Vou tentar fazer isso, quando tiver um tempinho para reinstalar o mac os aturar a lentidão extrema.. =S

Você pode executar o AHT pela internet, sem reinstalar o sistema.

eu tenho verificado nos últimos sistemas (Yosemite e agora o El Capitan) que ele mudou o sistema de arquivos... passando a usar o CS

basicamente... ele cria um novo esquema de estrutura de discos lógicos e tal..

o processo para reverter é rápido... 

também observei que pro algum motivo [ panama paper ?!?!? ] estão sugerindo numa das primeiras telas de instalação ativar o FileVault...

nada contra... mas esse sistema de criptografia, deixa o sistema muuuuuuuuuuuuuito lento...

será q isso lhe ajudou ????

O sistema de arquivos continua o mesmo, o que mudou foi a estrutura lógica para acomodar a partição criptografada do FileVault. Inclusive é por esse motivo que o recurso é sugerido na instalação ou atualização do sistema.

Aqui, com SSD, na máquina da assinatura não percebi queda de performance.

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@Alan Leitão e rafalei701

 

Realmente tentei essa opção de executar o AHT pela internet, mas ele sempre me informa um erro (me esqueci o número, qualquer coisa depois coloco ele aqui!). Por isso falei de tentar ao reinstalar o Mac OS.. Eu já estou bem descrente de uma solução para este meu problema... Já tentei de tudo!  -_-

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@Alan Leitão e rafalei701

 

Realmente tentei essa opção de executar o AHT pela internet, mas ele sempre me informa um erro (me esqueci o número, qualquer coisa depois coloco ele aqui!). Por isso falei de tentar ao reinstalar o Mac OS.. Eu já estou bem descrente de uma solução para este meu problema... Já tentei de tudo!  -_-

 

Cara leve para uma autorizada levando lá ele que se virem em consertar então !!

 

@Alan Leitão, rafael701 e Thiago

Pesquisei sobre o erro que estava dando e vi que era erro no servidor da Apple. Logo tentei novamente e consegui fazer o AHT!

Realizei tanto o teste simples quanto o ampliado e nenhum problema em hardware foi detectado! Bizarro!

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    • Por Raul Duelis
      Pessoal, meu MacBook da assinatura, o qual utilizo no dia-a-dia, deixou de abrir no macOS. Não teve atualização (nem dele e nem do sistema) e já reinstalei o app diversas vezes e nada. Ele só fica nessa tela preta e nada. Alguém sabe como resolver?

    • Por Diogo Moreira
      Maquina ainda na garantia Apple Care
      Em Fortaleza. Sem Caixa.
      Sem nenhum detalhe que desabone.
      R$ 29.000





    • Por Douglas Carvalho
      Pessoal,
      Compartilho aqui uma experiência que tive com o iPad Air 4, devidamente devolvido para Apple.
      Comprei o iPad no início de janeiro/2021. Após 20 dias de espera eis que é chegada a hora de receber o dito cujo e aproveitar tudo que o mesmo poderia me oferecer.
      Pausa aqui para dizer que fui early adopter do 1º iPad lançado ainda por Steve Jobs. Posteriormente tive o Air de 1ª geração e o Pro 12" 2019.
      Assim que liguei percebi de cara algo que jamais observara num iPad. 
      O canto esquerdo da tela apresentava laminação irregular, destacando uma leve "sombra". Como havia acabado de receber, telefonei para o pós-venda e prontamente fui informado de que haveria substituição por nova unidade.
      Durante as semanas de espera por um novo, fui pesquisar para saber se era só comigo e tive a surpresa de encontrar poucos relatos, mas não por se tratar de poucas unidades com defeito e sim porque poucos usuários estão percebendo. Por isso, tive a ideia de compartilhar aqui com vocês, pois recebi a segunda unidade com o mesmo defeito e resolvi pedir o reembolso da Apple.
      Seguem as imagens das duas unidades e print de fórum da gringa com o mesmo problema.
      Sinto ter me alongado, mas queria deixar o relato detalhado.
      Se o mesmo acontece com vocês, compartilhem aqui, por favor.
      Até!
      Lado esquerdo (com defeito):



       
      Lado direito, como esperado (sem defeito):


       
      Relato que encontrei em outro fórum e review de vídeo no YouTube:



       
    • Por Marcelo Juliao
      Após três dias do upgrade para o Big Sur meu MacBook Pro Touch Bar 2017 (4 portas Thunderbolt 3) desligou e só funciona plugado o carregador. No ícone da bateria aparece um ponto de exclamação e quando clica aparece Battery Service Required!
      Fiz uma pesquisa no Google em inglês e encontrei vários casos semelhantes, pessoas que após instalarem o Big Sur tiveram suas baterias danificadas!
      Minha bateria era nova ainda, tinha apenas 74 ciclos! Levei na Apple Store do Shopping Morumbi em São Paulo e eles trocaram a bateria sem custo através do programa de recall do teclado butterfly destes MacBooks Pro. Na verdade é trocado todo o Top Case da máquina (teclado, trackpad e bateria, pois a bateria vem colada ao teclado).
      Fui feliz da vida pra casa com um Top Case novo e em função disso uma bateria nova. Dois meses depois da troca, o mesmo problema acontece novamente, desta vez a bateria tinha apenas 5 ciclos e foi pro saco!!! Levei novamente na Apple e como ainda estava na garantia de 3 meses da troca do Top Case, foi trocado novamente o Top Case sem nenhum custo!
      Meu medo é que aconteça novamente, afinal não é um problema de bateria, e sim alho no Big Sur que está danificando a bateria!
      Alguém com um problema semelhante?
    • Por Gabrielbraned
      Olá galera!
      Comprei meu Macbook Air no fim de 2018 (Macbook Air 2017). Sempre tomei muito cuidado, usando case protetor, capa pra transporte, não transportando ligando etc etc.
      Um dia, do nada, a tela ligou e ficou assim. Desliguei, liguei de novo, e continuou lá. Mexi um pouco a tela e tive a impressão de que piorou. 
      Fiquei uns dias sem usar, mas precisei voltar a usar para trabalho. Com o tempo, essa barra horizontal que cobre a tela foi ficando mais grossa, e vem dificultando ainda mais o meu trabalho.
      Levei em uma assistência autorizada (não era uma loja Apple), e eles queriam cobrar um preço bem caro só pra ver qual era o problema (segundo o cara de la, aparentemente era problema na tela - ele perguntou se eu tinha deixado cair, mas nunca deixei).
       
      Alguma ideia do que pode ser? Alguém ja teve um problema similar?
      Em anexo colocarei uma foto do primeiro dia, uma dias depois, e outra de hoje. (todas as fotos no período de 2 semanas)
      Obrigado desde já!



    • Por Guilherme Zapparoli
      Tenho um Macbook Pro Late 2013 (eu sei, eu sei, tá bem velhinho, mas ainda tá dando pro gasto, rs).
      Nessa semana eu reparei que ele estava esquentando bastante, e pra força-lo a baixar a temperatura eu joguei um ventilador na "cara" dele. Hoje me dei conta de que a ventoinha não estava funcionando (pelo tempo de uso, até achei que ela tivesse pifado). Mas antes de decretar a falência da mesma, resolvi testar o Mac Fans Control e para minha surpresa a danada tá funcionando sim. O problema é que ela não está sendo acionada automaticamente pelo sistema. Quando eu a forço a trabalhar ela chega no máximo RPM e baixa a temperatura rapidinho.
      Eu resetei o SMC mas mesmo assim ela só funciona quando o Mac Fans está aberto.
      Alguém tem ideia do que seja? Como ela pode voltar a funcionar pelo sistema (sem ser por um app de 3º)?
       
      P.S.: Eu não entendo muito, mas vi que se forçá-la demais, pode acabar danificando o macbook todo. Por isso deixei o ventilador na cara dela, por enquanto, pra ele controlar a temperatura sem ter que forçar nada.
      P.S.2: Caso não consiga resolver, fazendo-a atuar pelo sistema, tem alguém que entenda bem do Mac Fans Control? qual configuração ideal para ele trabalhar sem forçar nada e sem levá-la a um defeito sem necessidade?
    • Por Raul Duelis
      Fala galera! Blz?
      Pessoal, tenho um MacBook Pro 13 retina do final de 2012 que comprei de um amigo meu. Recentemente, descobri que o notebook está com uma senha de firmware, o que me impede de fazer qualquer atualização no notebook, seja de hardware ou de software. Duas coisas que eu gostaria de fazer nesse Mac, é instalar um SSD de 512Gb e instalar o MacOS Big Sur de forma não oficial, já que este modelo de Mac já não o suporta de maneira oficial. Meu amigo não se recorda da senha e me passou uma série de possíveis combinações (que tenho medo de ficar tentando e gerar um bloqueio, pois já fiz umas 5 tentativas) e já não possui mais a nota fiscal e, sem ela, acredito ser quase impossível que eu consiga que a Apple realize o desbloqueio para mim, mesmo que o Mac esteja funcionando normalmente e o iCloud dele em meu nome, certo?
      Alguém tem alguma ideia do que eu possa fazer para remover ou recuperar a senha? Ou sabe de alguma assistência na região de Campinas capaz de fazer isso?
      Agradeço já a qualquer ajuda.
      Abraços!
    • Por Thiago Cavalcanti
      Estou tendo problemas para conectar meus AirPods Pro no meu iPhone 11 Pro. Ele até conecta, mas não direciona o áudio para os fones automaticamente. Tenho que ir até os ajustes e mandar fazer um teste das pontas para que o áudio seja direcionado para os fones. Também não consigo alternar a conexão entre o iPhone e o iPad. Alguém que já tenha tido esse problema pode me ajudar?
      PS.: Percebi que se o Apple Watch (uso um série 3) não estiver pareado o problema não acontece.
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