fseixasleal Postado 30 de março de 2016 Denunciar Postado 30 de março de 2016 Olá, pessoal! Gostaria de relatar um problema que tenho com meu macbook pro há cerca de 3 meses e ver se, talvez, vocês consigam me ajudar em algo! Meu macbook pro (adquirido em Jan/2012) tem as configurações de fábrica e nunca foi alterado (intel core i5 2.4ghz, 4gb ram, 500gb HDD). No final do ano passado atualizei para o Mac OS X El Capitan. Dias após a instalação, comecei a perceber meu macbook extremamente lento. Notem que não é aquela lentidão por utilizar um OS X que demanda mais hardware do que o computador possui! Era uma lentidão realmente insuportável! Abrir aplicativos, ou até mesmo encerrá-los era tarefa de longos minutos e até mesmo a conexão com a internet (transferência de dados, acesso a qualquer site) ficava inviável. A primeira coisa que veio a minha cabeça foi realizar uma instalação limpa. Foi o que tentei fazer, mas o download do sistema operacional (El Cap) no processo chegou a levar 20h, quando desisti de continuar. Como precisava do meu computador para atividades acadêmicas, recorri a tentar instalar o Windows 7, já que não seria necessário baixar nada (eu já tinha o CD). Para minha surpresa, tudo correu bem e o sistema rodou perfeitamente. Assim que encontrei tempo, pedi um amigo, que também possui um macbook pro para criar um pendrive de instalação. Novamente tentei instalar e notei que encontrava o mesmo problema de lentidão. Demoramos cerca de 10h para instalar o mac os X (tentei versões mais antigas, como Mavericks) e o mesmo estava EXTREMAMENTE lerdo para realizar qualquer ação. Foi quando resolvemos tentar mudar algo. Tentei trocar a memória RAM e o HDD do meu macbook pro "defeituoso" com a do dele. Meus componentes funcionaram bem nele e os dele não fizeram diferença no meu. Instalei novamente o Windows (agora o Windows 10) e estou escrevendo a vocês através dele. Tudo funciona bem (tirando algumas incompatibilidades naturais de touchpad, etc). Já não sei o que tentar mais e não encontrei ninguém que tenha tido o mesmo problema que eu. Alguém tem alguma ideia? Me desculpem pelo enorme texto, mas precisava relatar os passos que tomei! Valeu galera!
rafael701 Postado 31 de março de 2016 Denunciar Postado 31 de março de 2016 Olá amigo. Irei acompanhar o seu tópico, pois o meu irmão está com o mesmo problema no MacBook Pro dele. O dele tb é um i5 de 2012. E não tenho ideia de como ajudá-lo.
webg3brasil Postado 3 de abril de 2016 Denunciar Postado 3 de abril de 2016 Vi algo assim em fóruns internacionais (MacRumors), e pelo que entendi algum sensor deve estar apresentando problemas, isso faz com que o Mac reduza o desempenho a fim de não estragar componentes, se tiver como medir a temperatura, recomendo fazer e verificar. Instalando o Windows não ocorre lentidão pq a Microsoft não tem a mesma precisão de controles que a Apple no seu OS X.
Thiago Airton Pereira Postado 3 de abril de 2016 Denunciar Postado 3 de abril de 2016 Olá, pessoal! Gostaria de relatar um problema que tenho com meu macbook pro há cerca de 3 meses e ver se, talvez, vocês consigam me ajudar em algo! Meu macbook pro (adquirido em Jan/2012) tem as configurações de fábrica e nunca foi alterado (intel core i5 2.4ghz, 4gb ram, 500gb HDD). No final do ano passado atualizei para o Mac OS X El Capitan. Dias após a instalação, comecei a perceber meu macbook extremamente lento. Notem que não é aquela lentidão por utilizar um OS X que demanda mais hardware do que o computador possui! Era uma lentidão realmente insuportável! Abrir aplicativos, ou até mesmo encerrá-los era tarefa de longos minutos e até mesmo a conexão com a internet (transferência de dados, acesso a qualquer site) ficava inviável. A primeira coisa que veio a minha cabeça foi realizar uma instalação limpa. Foi o que tentei fazer, mas o download do sistema operacional (El Cap) no processo chegou a levar 20h, quando desisti de continuar. Como precisava do meu computador para atividades acadêmicas, recorri a tentar instalar o Windows 7, já que não seria necessário baixar nada (eu já tinha o CD). Para minha surpresa, tudo correu bem e o sistema rodou perfeitamente. Assim que encontrei tempo, pedi um amigo, que também possui um macbook pro para criar um pendrive de instalação. Novamente tentei instalar e notei que encontrava o mesmo problema de lentidão. Demoramos cerca de 10h para instalar o mac os X (tentei versões mais antigas, como Mavericks) e o mesmo estava EXTREMAMENTE lerdo para realizar qualquer ação. Foi quando resolvemos tentar mudar algo. Tentei trocar a memória RAM e o HDD do meu macbook pro "defeituoso" com a do dele. Meus componentes funcionaram bem nele e os dele não fizeram diferença no meu. Instalei novamente o Windows (agora o Windows 10) e estou escrevendo a vocês através dele. Tudo funciona bem (tirando algumas incompatibilidades naturais de touchpad, etc). Já não sei o que tentar mais e não encontrei ninguém que tenha tido o mesmo problema que eu. Alguém tem alguma ideia? Me desculpem pelo enorme texto, mas precisava relatar os passos que tomei! Valeu galera! Boa tarde amigo, No caso você tentou ai fazer um boot de instalação pelo pendrive ou em dvd já que não deu certo fazer a instação pela net ?
fseixasleal Postado 3 de abril de 2016 Autor Denunciar Postado 3 de abril de 2016 Boa tarde amigo, No caso você tentou ai fazer um boot de instalação pelo pendrive ou em dvd já que não deu certo fazer a instação pela net ? Opa, Thiago! Tentei sim! Das duas formas (instalação por pendrive e pela net) o problema persistiu! =S
Thiago Airton Pereira Postado 4 de abril de 2016 Denunciar Postado 4 de abril de 2016 Opa, Thiago! Tentei sim! Das duas formas (instalação por pendrive e pela net) o problema persistiu! =S ja tentou instalar uma versão antiga para fazer um teste ?
fseixasleal Postado 5 de abril de 2016 Autor Denunciar Postado 5 de abril de 2016 ja tentou instalar uma versão antiga para fazer um teste ? Instalei o Yosemite e Mavericks, além do El Cap. Nada!
Thiago Airton Pereira Postado 5 de abril de 2016 Denunciar Postado 5 de abril de 2016 Instalei o Yosemite e Mavericks, além do El Cap. Nada! Cara a ultima alternativa ai então é a hd tire ela ai coloca outra e instala e veja se da certo, muito estranho isso !!
fseixasleal Postado 5 de abril de 2016 Autor Denunciar Postado 5 de abril de 2016 Cara a ultima alternativa ai então é a hd tire ela ai coloca outra e instala e veja se da certo, muito estranho isso !! Conforme disse no post original, Thiago, já realizei todos estes procedimentos. Além das versões instaladas, tentei trocar o HD e a memória RAM por outras que estão sendo utilizadas no macbook pro de um amigo. Foi umas das primeiras coisas que fiz. Infelizmente, o problema não está nestas peças.
fseixasleal Postado 5 de abril de 2016 Autor Denunciar Postado 5 de abril de 2016 (editado) Vi algo assim em fóruns internacionais (MacRumors), e pelo que entendi algum sensor deve estar apresentando problemas, isso faz com que o Mac reduza o desempenho a fim de não estragar componentes, se tiver como medir a temperatura, recomendo fazer e verificar. Instalando o Windows não ocorre lentidão pq a Microsoft não tem a mesma precisão de controles que a Apple no seu OS X. Opa! Por algum motivo eu não tinha visto sua mensagem! Bom saber dessa opção relacionada ao sensor! Quando você viu, existia alguma solução clara? Como eu "substituo" este sensor? (caso seja um sensor físico) Dei uma monitorada na temperatura, pois realmente ele tem esquentado mais, desde que encontrei o problema e estou rodando o windows. A temperatura do processador tem variado entre 68 e 80 graus celsius, em uso normal (apenas o Google Chrome aberto, com 15 abas, diga-se de passagem.. hahaha). Editado 5 de abril de 2016 por fseixasleal
Alan Leitão Postado 9 de abril de 2016 Denunciar Postado 9 de abril de 2016 Minha sugestão seria executar o Apple Hardware Test e verificar se há algo errado com seu hardware. Já presenciei situais esdrúxulas como essa que eram defeitos de hardware mais específicos.
fseixasleal Postado 9 de abril de 2016 Autor Denunciar Postado 9 de abril de 2016 Minha sugestão seria executar o Apple Hardware Test e verificar se há algo errado com seu hardware. Já presenciei situais esdrúxulas como essa que eram defeitos de hardware mais específicos. Pô, valeu! Vou tentar fazer isso, quando tiver um tempinho para reinstalar o mac os aturar a lentidão extrema.. =S
João M P Silva Postado 10 de abril de 2016 Denunciar Postado 10 de abril de 2016 eu tenho verificado nos últimos sistemas (Yosemite e agora o El Capitan) que ele mudou o sistema de arquivos... passando a usar o CS basicamente... ele cria um novo esquema de estrutura de discos lógicos e tal.. o processo para reverter é rápido... também observei que pro algum motivo [ panama paper ?!?!? ] estão sugerindo numa das primeiras telas de instalação ativar o FileVault... nada contra... mas esse sistema de criptografia, deixa o sistema muuuuuuuuuuuuuito lento... será q isso lhe ajudou ????
Alan Leitão Postado 11 de abril de 2016 Denunciar Postado 11 de abril de 2016 Pô, valeu! Vou tentar fazer isso, quando tiver um tempinho para reinstalar o mac os aturar a lentidão extrema.. =S Você pode executar o AHT pela internet, sem reinstalar o sistema. eu tenho verificado nos últimos sistemas (Yosemite e agora o El Capitan) que ele mudou o sistema de arquivos... passando a usar o CS basicamente... ele cria um novo esquema de estrutura de discos lógicos e tal.. o processo para reverter é rápido... também observei que pro algum motivo [ panama paper ?!?!? ] estão sugerindo numa das primeiras telas de instalação ativar o FileVault... nada contra... mas esse sistema de criptografia, deixa o sistema muuuuuuuuuuuuuito lento... será q isso lhe ajudou ???? O sistema de arquivos continua o mesmo, o que mudou foi a estrutura lógica para acomodar a partição criptografada do FileVault. Inclusive é por esse motivo que o recurso é sugerido na instalação ou atualização do sistema. Aqui, com SSD, na máquina da assinatura não percebi queda de performance.
rafael701 Postado 11 de abril de 2016 Denunciar Postado 11 de abril de 2016 Olá amigo para executar o AHT pela internet é só deixar pressionado os botões Option + D ao ligar o micro. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
fseixasleal Postado 11 de abril de 2016 Autor Denunciar Postado 11 de abril de 2016 @Alan Leitão e rafalei701 Realmente tentei essa opção de executar o AHT pela internet, mas ele sempre me informa um erro (me esqueci o número, qualquer coisa depois coloco ele aqui!). Por isso falei de tentar ao reinstalar o Mac OS.. Eu já estou bem descrente de uma solução para este meu problema... Já tentei de tudo!
Thiago Airton Pereira Postado 11 de abril de 2016 Denunciar Postado 11 de abril de 2016 Cara leve para uma autorizada levando lá ele que se virem em consertar então !!
fseixasleal Postado 12 de abril de 2016 Autor Denunciar Postado 12 de abril de 2016 @Alan Leitão e rafalei701 Realmente tentei essa opção de executar o AHT pela internet, mas ele sempre me informa um erro (me esqueci o número, qualquer coisa depois coloco ele aqui!). Por isso falei de tentar ao reinstalar o Mac OS.. Eu já estou bem descrente de uma solução para este meu problema... Já tentei de tudo! Cara leve para uma autorizada levando lá ele que se virem em consertar então !! @Alan Leitão, rafael701 e Thiago Pesquisei sobre o erro que estava dando e vi que era erro no servidor da Apple. Logo tentei novamente e consegui fazer o AHT! Realizei tanto o teste simples quanto o ampliado e nenhum problema em hardware foi detectado! Bizarro!
rafael701 Postado 12 de abril de 2016 Denunciar Postado 12 de abril de 2016 Bizarro mesmo. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Thiago Airton Pereira Postado 12 de abril de 2016 Denunciar Postado 12 de abril de 2016 Poxa cara que legal que deu certo !!!
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