Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro incompatível com Mac OS? Problema estranho!


fseixasleal

Posts Recomendados

Olá, pessoal!

 

Gostaria de relatar um problema que tenho com meu macbook pro há cerca de 3 meses e ver se, talvez, vocês consigam me ajudar em algo!

Meu macbook pro (adquirido em Jan/2012) tem as configurações de fábrica e nunca foi alterado (intel core i5 2.4ghz, 4gb ram, 500gb HDD). No final do ano passado atualizei para o Mac OS X El Capitan. Dias após a instalação, comecei a perceber meu macbook extremamente lento. Notem que não é aquela lentidão por utilizar um OS X que demanda mais hardware do que o computador possui! Era uma lentidão realmente insuportável! Abrir aplicativos, ou até mesmo encerrá-los era tarefa de longos minutos e até mesmo a conexão com a internet (transferência de dados, acesso a qualquer site) ficava inviável.

A primeira coisa que veio a minha cabeça foi realizar uma instalação limpa. Foi o que tentei fazer, mas o download do sistema operacional (El Cap) no processo chegou a levar 20h, quando desisti de continuar. Como precisava do meu computador para atividades acadêmicas, recorri a tentar instalar o Windows 7, já que não seria necessário baixar nada (eu já tinha o CD). Para minha surpresa, tudo correu bem e o sistema rodou perfeitamente. Assim que encontrei tempo, pedi um amigo, que também possui um macbook pro para criar um pendrive de instalação. Novamente tentei instalar e notei que encontrava o mesmo problema de lentidão. Demoramos cerca de 10h para instalar o mac os X (tentei versões mais antigas, como Mavericks) e o mesmo estava EXTREMAMENTE lerdo para realizar qualquer ação.

Foi quando resolvemos tentar mudar algo. Tentei trocar a memória RAM e o HDD do meu macbook pro "defeituoso" com a do dele. Meus componentes funcionaram bem nele e os dele não fizeram diferença no meu. Instalei novamente o Windows (agora o Windows 10) e estou escrevendo a vocês através dele. Tudo funciona bem (tirando algumas incompatibilidades naturais de touchpad, etc). Já não sei o que tentar mais e não encontrei ninguém que tenha tido o mesmo problema que eu.

 

Alguém tem alguma ideia?

 

Me desculpem pelo enorme texto, mas precisava relatar os passos que tomei!

 

Valeu galera!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Vi algo assim em fóruns internacionais (MacRumors), e pelo que entendi algum sensor deve estar apresentando problemas, isso faz com que o Mac reduza o desempenho a fim de não estragar componentes, se tiver como medir a temperatura, recomendo fazer e verificar. Instalando o Windows não ocorre lentidão pq a Microsoft não tem a mesma precisão de controles que a Apple no seu OS X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal!

 

Gostaria de relatar um problema que tenho com meu macbook pro há cerca de 3 meses e ver se, talvez, vocês consigam me ajudar em algo!

Meu macbook pro (adquirido em Jan/2012) tem as configurações de fábrica e nunca foi alterado (intel core i5 2.4ghz, 4gb ram, 500gb HDD). No final do ano passado atualizei para o Mac OS X El Capitan. Dias após a instalação, comecei a perceber meu macbook extremamente lento. Notem que não é aquela lentidão por utilizar um OS X que demanda mais hardware do que o computador possui! Era uma lentidão realmente insuportável! Abrir aplicativos, ou até mesmo encerrá-los era tarefa de longos minutos e até mesmo a conexão com a internet (transferência de dados, acesso a qualquer site) ficava inviável.

A primeira coisa que veio a minha cabeça foi realizar uma instalação limpa. Foi o que tentei fazer, mas o download do sistema operacional (El Cap) no processo chegou a levar 20h, quando desisti de continuar. Como precisava do meu computador para atividades acadêmicas, recorri a tentar instalar o Windows 7, já que não seria necessário baixar nada (eu já tinha o CD). Para minha surpresa, tudo correu bem e o sistema rodou perfeitamente. Assim que encontrei tempo, pedi um amigo, que também possui um macbook pro para criar um pendrive de instalação. Novamente tentei instalar e notei que encontrava o mesmo problema de lentidão. Demoramos cerca de 10h para instalar o mac os X (tentei versões mais antigas, como Mavericks) e o mesmo estava EXTREMAMENTE lerdo para realizar qualquer ação.

Foi quando resolvemos tentar mudar algo. Tentei trocar a memória RAM e o HDD do meu macbook pro "defeituoso" com a do dele. Meus componentes funcionaram bem nele e os dele não fizeram diferença no meu. Instalei novamente o Windows (agora o Windows 10) e estou escrevendo a vocês através dele. Tudo funciona bem (tirando algumas incompatibilidades naturais de touchpad, etc). Já não sei o que tentar mais e não encontrei ninguém que tenha tido o mesmo problema que eu.

 

Alguém tem alguma ideia?

 

Me desculpem pelo enorme texto, mas precisava relatar os passos que tomei!

 

Valeu galera!

Boa tarde amigo,

 

 

 

No caso você tentou ai fazer um boot de instalação pelo pendrive ou em dvd já que não deu certo fazer a instação pela net ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo,

 

 

 

No caso você tentou ai fazer um boot de instalação pelo pendrive ou em dvd já que não deu certo fazer a instação pela net ? 

 

Opa, Thiago!

 

Tentei sim! Das duas formas (instalação por pendrive e pela net) o problema persistiu! =S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a ultima alternativa ai então é a hd tire ela ai coloca outra e instala e veja se da certo, muito estranho isso !!

 

Conforme disse no post original, Thiago, já realizei todos estes procedimentos. Além das versões instaladas, tentei trocar o HD e a memória RAM por outras que estão sendo utilizadas no macbook pro de um amigo. Foi umas das primeiras coisas que fiz. Infelizmente, o problema não está nestas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi algo assim em fóruns internacionais (MacRumors), e pelo que entendi algum sensor deve estar apresentando problemas, isso faz com que o Mac reduza o desempenho a fim de não estragar componentes, se tiver como medir a temperatura, recomendo fazer e verificar. Instalando o Windows não ocorre lentidão pq a Microsoft não tem a mesma precisão de controles que a Apple no seu OS X.

 

Opa! Por algum motivo eu não tinha visto sua mensagem! Bom saber dessa opção relacionada ao sensor! Quando você viu, existia alguma solução clara? Como eu "substituo" este sensor? (caso seja um sensor físico)

Dei uma monitorada na temperatura, pois realmente ele tem esquentado mais, desde que encontrei o problema e estou rodando o windows. A temperatura do processador tem variado entre 68 e 80 graus celsius, em uso normal (apenas o Google Chrome aberto, com 15 abas, diga-se de passagem.. hahaha).

Editado por fseixasleal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão seria executar o Apple Hardware Test e verificar se há algo errado com seu hardware.

Já presenciei situais esdrúxulas como essa que eram defeitos de hardware mais específicos.

 

Pô, valeu! Vou tentar fazer isso, quando tiver um tempinho para reinstalar o mac os aturar a lentidão extrema.. =S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho verificado nos últimos sistemas (Yosemite e agora o El Capitan) que ele mudou o sistema de arquivos... passando a usar o CS

basicamente... ele cria um novo esquema de estrutura de discos lógicos e tal..

o processo para reverter é rápido... 

também observei que pro algum motivo [ panama paper ?!?!? ] estão sugerindo numa das primeiras telas de instalação ativar o FileVault...

nada contra... mas esse sistema de criptografia, deixa o sistema muuuuuuuuuuuuuito lento...

será q isso lhe ajudou ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, valeu! Vou tentar fazer isso, quando tiver um tempinho para reinstalar o mac os aturar a lentidão extrema.. =S

Você pode executar o AHT pela internet, sem reinstalar o sistema.

eu tenho verificado nos últimos sistemas (Yosemite e agora o El Capitan) que ele mudou o sistema de arquivos... passando a usar o CS

basicamente... ele cria um novo esquema de estrutura de discos lógicos e tal..

o processo para reverter é rápido... 

também observei que pro algum motivo [ panama paper ?!?!? ] estão sugerindo numa das primeiras telas de instalação ativar o FileVault...

nada contra... mas esse sistema de criptografia, deixa o sistema muuuuuuuuuuuuuito lento...

será q isso lhe ajudou ????

O sistema de arquivos continua o mesmo, o que mudou foi a estrutura lógica para acomodar a partição criptografada do FileVault. Inclusive é por esse motivo que o recurso é sugerido na instalação ou atualização do sistema.

Aqui, com SSD, na máquina da assinatura não percebi queda de performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alan Leitão e rafalei701

 

Realmente tentei essa opção de executar o AHT pela internet, mas ele sempre me informa um erro (me esqueci o número, qualquer coisa depois coloco ele aqui!). Por isso falei de tentar ao reinstalar o Mac OS.. Eu já estou bem descrente de uma solução para este meu problema... Já tentei de tudo!  -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alan Leitão e rafalei701

 

Realmente tentei essa opção de executar o AHT pela internet, mas ele sempre me informa um erro (me esqueci o número, qualquer coisa depois coloco ele aqui!). Por isso falei de tentar ao reinstalar o Mac OS.. Eu já estou bem descrente de uma solução para este meu problema... Já tentei de tudo!  -_-

 

Cara leve para uma autorizada levando lá ele que se virem em consertar então !!

 

@Alan Leitão, rafael701 e Thiago

Pesquisei sobre o erro que estava dando e vi que era erro no servidor da Apple. Logo tentei novamente e consegui fazer o AHT!

Realizei tanto o teste simples quanto o ampliado e nenhum problema em hardware foi detectado! Bizarro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...