Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro com provável problema no HD


MissVi1977

Posts Recomendados

Olá, preciso de uma grande ajuda, pois não sei mais o que fazer com o meu MacBook Pro que está com problema há mais de uma semana.

Não tenho como enviar a configuração completa da máquina, pois não é possível fazer nada com ele, mas segundo o número de série registrado no iTunes o modelo é o seguinte:

MacBook Pro 13 polegadas 2012

Intel Core i5 dual core, 2,5GHz (Turbo Boost até 3,1GHz) com 3MB de cache L3

Memória 2,5GHz

4GB de memória DDR3, 1600MHz

Disco rígido de 500GB, 5400 rpm 2,5GHz

OS X original: OS X Mountain Lion

Bem, vamos ao problema.

Ele começou a ficar extremamente lento e os apps travavam direto. Nem o Safari eu conseguia usar. Estava com a última versão do El Capitan. O problema persistiu quando fiz uns testes em modo de segurança.

Resolvi fazer uma instalação limpa do El Capitan, mas o Macbook continuou extremamente lento e com os apps travando. Ou seja, nada mudou.

Recorri ao Apple Hardware Test, que detectou um erro:

4HDD/11/40000000: SATA (0,0)

Bem, depois disso, ele nunca mais inicializou, nem em modo de segurança. Travava na tela com logo da Apple, depois de carregada a barra de status.

Entrei pelo utilitário de disco, pedi para reparar HD, mas não indicou nenhum problema. Tentei reinstalar o OS X, mas não consegui. Acusou erro. Também não consegui apagar o HD para fazer uma instalação limpa. Travou no utilitário.

Quando reiniciei, ele entrou no Internet Recovery. Entrei no Disc Utility e demorou muitas horas para apagar o HD. Após apagar, verifiquei os discos novamente pelo Disc Utility, mas não acusou problemas. Demorou quase a madrugada inteira para baixar OS X Mountain Lion. Na instalação, ele passou um dia inteiro com a barra de progresso parada em "tempo restante: cerca de 19 minutos".

Pedi uma ajuda ao Suporte da Apple e o atendimento me informou que provavelmente terei que trocar o HD. Me aconselharam marcar uma hora na Genius Bar.

Fiz muitas pesquisas em alguns fóruns, e as discussões sugerem que o Apple Hardware Test não testa o HD, mas a conexão a este. Ou seja, pode ser tanto problema no HD, como no cabo SATA.

Recorri à medida extrema de abrir o MacBook, retirar o HD e colocá-lo novamente no seu lugar, verificando se a conexão com o cabo estava ok. Depois disso, ele reconheceu que instalei um "novo" HD, entrou no Disc Utility pelo Internet Recovery, mas não é possível formatar o Macintosh HD, nem instalar o OS X. As operações travam.

Alguém já teve um problema parecido?

Lembrando, o erro detectado pelo Apple Hardware Teste é o seguinte:

4HDD/11/40000000: SATA (0,0)

Fico muito grata se alguém puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Já que agora sabes retirar o HD, coloca ele em uma case externa e refaça o procedimento de instalação do sistema, tudo semelhante ao que já fizeste. Se instalar legal e rodar bem, é problema na conexão.

 

Hoje em dia se encontram cases externas bem baratas, tenho uma que custou R$18 e funciona muito bem. Sobre o sistema em HD externo, pode instalar sem problemas e vai rodar legal - claro, desde que o HD esteja bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tenho um Mac da mesma configuração.

Passei pelos mesmos sintomas de lentidão e ao fazer o teste de hardware deu erro (que não achei

minha anotação se é o mesmo) e depois não conseguia fazer nada com o hd.

Levei na AT e trocaram o HD. Restaurei os dados depois no novo pelo time machine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada, rapazes!

Vou fazer esse teste, então, com a case externa. Tomara que seja só a conexão. Mas ser for do Hd, fazer o quê? O importante é fazer ele voltar a funcionar.

Depois posto a solução aqui, caso mais alguém tenha problema semelhante.

Muito grata pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...