Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD Híbrido vs SDD e 8GB vs 10GB


gustavopi

Posts Recomendados

É o seguinte, vou fazer um upgrade no meu MacBook 2012 HD 500GB, 4GB de RAM (todo original!). O El Capitan está batendo cabeça na configuração original...

 

Meu primeiro impulso é o SSD. Mas o custo é alto, tenho que reservar algo para a memória. Um SSD Kingston de 480GB está na faixa dos R$ 800,00. Resta a opção de se apertar num 250GB ou pegar um híbrido 500GB + 8GB SSD, mas tenho poucas informações a respeito do desempenho diário dele. Sei que é mais rápido, mas quanto?

 

Já no caso da memória, há os kits 4 + 4 = 8 ou a opção de pegar um pente de 8GB e tentar combinar com o outro de 2GB. As dúvidas são: o MacBook vai aceitar 2 + 8 = 10? Se aceitar, vai haver prejuízo da velocidade? Ou ainda, melhor deixar um slot vazio para tempos melhores?

 

Fala aí !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

O HDD híbrido é mais rápido que o HDD comum, mas ele trabalha com um cache, ele mantém na memória mais rápida aquilo que ele usa com mais frequência, mas você não consegue controlar isso.

 

Minha dica nesse caso. 

1. Não compre SSD da Kingston. Compre um Samsung, Corsair, Intel e afins.

2. Compre um SSD de 128gb e um data doubler (também conhecido como caddy) para colocar o HDD no lugar no super drive. Assim você fica com 128gb de memória rápida que você pode escolher o que vai salvar nela, e 500gb de memória mais lenta mas que ainda tem velocidade suficiente pra trabalhar com praticamente qualquer tipo de arquivo de vídeo e afins.

 

Sobre as memórias. Sim, seu Mac vai reconhecer os 10gb (8+2), porém ele não vai tirar o máximo de desempenho do dual channel. Eu recomendaria o seguinte.

 

1. Compre uma memória adequada de 8gb, coloque no Mac e veja como ele se comporta por um tempo com os 10gb.

2. Tire a memória de 2gb e veja como o Mac se comporta por um tempo com os 8gb.

3. Volte ao setup que achou que teve melhor desempenho.

 

Eu tenho um rMBP com 8gb de memória e esse me atende muito bem. Duvido muito que esses 2gb a mais vão fazer alguma diferença. Claro que vai depender muito do teu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu primeiro impulso é o SSD. Mas o custo é alto, tenho que reservar algo para a memória. Um SSD Kingston de 480GB está na faixa dos R$ 800,00. Resta a opção de se apertar num 250GB ou pegar um híbrido 500GB + 8GB SSD, mas tenho poucas informações a respeito do desempenho diário dele. Sei que é mais rápido, mas quanto?

Não sei qual o seu uso, mas meu mbp antigo ssd era de 250 e sobrava espaço (trabalho com criação de materiais gráfico, ai terminando eu deixo no dropbox e retiro da minha maquina). Eu acho esses híbridos pouco confiáveis. Minha recomendação: ssd de 128 + seu hd atual no caddy (retira o leitor de dvd).

 

 

Já no caso da memória, há os kits 4 + 4 = 8 ou a opção de pegar um pente de 8GB e tentar combinar com o outro de 2GB. As dúvidas são: o MacBook vai aceitar 2 + 8 = 10? Se aceitar, vai haver prejuízo da velocidade? Ou ainda, melhor deixar um slot vazio para tempos melhores?

Melhor é trabalhar com memorias iguais (4+4. 8+8, 2+2, 16+16....) pois elas melhoram a transição. Seu mbp aceita até 16gb tranquilamente.

Editado por William Flor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei em alguns locais e não consegui descobrir, um MBP mid 2010 tem suporte ao SuperDrive? Caso eu instale um SSD + caddy?

Compatível com os seguintes computadores:
MacBook Pro com tela Retina
MacBook Air
iMac (final de 2012) e posterior
Mac mini (final de 2009) e posterior
Mac Pro (final de 2013)
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei em alguns locais e não consegui descobrir, um MBP mid 2010 tem suporte ao SuperDrive? Caso eu instale um SSD + caddy?

O SuperDrive USB, é um drive óptico externo, como qualquer outro do tipo, é um dispositivo Plug And Play. Sendo assim, basta conectar e usar.

 

Inclusive é possível comprar uma case USB para colocar o SuperDrive que retirar do Mac, existem várias cases do tipo no ML. Eu cheguei a fazer isso quando retirei meu drive do meu mac antigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SuperDrive USB, é um drive óptico externo, como qualquer outro do tipo, é um dispositivo Plug And Play. Sendo assim, basta conectar e usar.

 

Inclusive é possível comprar uma case USB para colocar o SuperDrive que retirar do Mac, existem várias cases do tipo no ML. Eu cheguei a fazer isso quando retirei meu drive do meu mac antigo.

 

Não vou afirmar, mas por tudo que li, o superdrive que a Apple vende só funciona PnP com os equipamentos listados antes. Nos demais precisa inserir uma linha no com.apple.Boot.plist

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou afirmar, mas por tudo que li, o superdrive que a Apple vende só funciona PnP com os equipamentos listados antes. Nos demais precisa inserir uma linha no com.apple.Boot.plist

Pode ser que a Apple tenha travado isso, pelos motivos que ela costuma fazer. 

 

Minha afirmação foi baseada na crença de que a Apple teria feito algo compatível com padrões e tal. Mas pelo jeito eu estava enganado. Imaginei que, se fosse pra não funcionar, seria com Macs mais antigos, talvez anteriores aos primeiros Air.

 

Claro que, uma case, além de ser muito mais barata que um super drive, funcionaria até mesmo em PCs. Pelo menos foi a experiência que eu tive com a case que eu usei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico, eu estou em duvida, pois tem 2 anuncios no mercado livre (adaptador hd caddy), um de 9.5mm e um de 12.7mm, o meu é MBP 13 Late 2011, qual modelo eu compro o de 9.5mm ou o de 12.7mm, alguem sabe me dizer ??

Editado por mvieiracg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o topico, eu estou em duvida, pois tem 2 anuncios no mercado livre (adaptador hd caddy), um de 9.5mm e um de 12.7mm, o meu é MBP 13 Late 2011, qual modelo eu compro o de 9.5mm ou o de 12.7mm, alguem sabe me dizer ??

9.5mm, foi o que coloquei no meu mid 2012, que tem a mesma carcaça do seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A discussão rendeu, beleza! Acho que no caso das memórias vou colocar a de 8GB sozinha, de fato a de 2GB não vai ajudar e ainda pode atrapalhar.

 

No caso dos HDs, tirar o superdrive e colocar numa caixa externa para colocar um HD no lugar é uma opção, mas encarece porque está tudo caro atualmente, tem que comprar a caddy e a case USB 3. Por sinal, não achei case para superdrive no Mercado Livre, só no eBay, mas são as "unbranded". Complicado porque queimar um DVD demanda pelo menos um cabo USB 3 decente.

 

Eu fiz isso no Mac Mini 2,1 2008, está com um HD Kingston 128GB no lugar do combo drive e o Mini ficou irreconhecível. Tive um probleminha uma vez mas recuperei o volume. Isso é em função do HD Kingston? Sempre tive um conceito bom dessa marca, se vocês tem restrições, talvez gastar um pouco mais (tipo o dobro) seja necessário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado porque queimar um DVD demanda pelo menos um cabo USB 3 decente.

O superdrive usb Apple é 2.0.

 

Caddy+case usb tu vai gastar uns 200.

 

Quanto ao problema com o HD da Kingston, não vejo como sendo um problema da marca, deve ter sido algo mais como problema isolado. 

Editado por William Flor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O superdrive usb Apple é 2.0.

 

Caddy+case usb tu vai gastar uns 200.

 

Quanto ao problema com o HD da Kingston, não vejo como sendo um problema da marca, deve ter sido algo mais como problema isolado. 

Não é tão isolado assim, não. Aconteceu que a Kingston lançou o V300 com uma NAND super rápida e depois de todos os reviews, trocou por uma NAND bastante inferior. 

 

http://www.anandtech.com/show/7763/an-update-to-kingston-ssdnow-v300-a-switch-to-slower-micron-nand

 

Claro que o V300 é apenas um modelo da Kingston, se pegar o HyperX ele funciona tão bem quanto um Samsung EVO, mas custa tanto quanto também.

Editado por Adalberto Taylor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que chinelagem a empresa trocar um componente interno e manter o modelo na embalagem! Nesse caso, então é melhor partir para o híbrido, não deverá dar tanta diferença assim.

 

Neste site tem uma porção de SDDs testados e recursos legas para comparar. Os Samsung realmente estão entre os melhores. Me chamou a atenção o relativo baixo desempenho dos Intel, e a presença de marcas como OCZ e Crucial que não conhecia e que são competitivas. De fato o Kingston é competitivo com a primeira linha, assim como a SanDisk, mas essa sim eu tenho ressalvas...

http://ssd.userbenchmark.com

 

Quanto ao superdrive, eu tenho um LG em uma caixa (é uma caixa mesmo) com USB 2 e dá pra gravar legal, só é uma pena perder velocidade do drive SATA 3. Um DVD DL leva algum tempo. Mas não é fácil de achar um case in slot, achei só no eBay mesmo:

http://www.ebay.com/itm/Slot-in-USB-3-0-SATA-External-DVD-RW-Optical-Drive-for-iMac-Macbook-Mini-Case-/301639938328?hash=item463b243118:g:YZQAAOSwpdpVXUTm

 

Achei boas ofertas de SDD no Pontofrio, até o "caddy" para o HD extra no lugar do superdrive. Não é vendido por eles, mas tem a vantagem do parcelamento no cartão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você puder detalhar melhor o seu uso, talvez fique mais fácil te ajudar, mas posso te dar meu relato.

Tenho exatamente a mesma maquina que você, Macbook Pro 2012. A mais ou menos 1 ano e meio, quando eu também tinha essa dúvida entre SSD e memória, resolvi fazer em 2 etapas. Primeiro o SSD e depois se necessário mais memória.

 

Comprei um SDD Crucial de 250gb, e tirei o que tinha no Macbook e coloquei em um case USB, que uso pra colocar arquivos maiores. Nunca faltou espaço no meu SSD. Tenho 50 gb livres no momento, mas com certeza tenho muito lixo que não precisaria estar no SSD e sim no HD externo.

O ganho de desempenho foi tão absurdo que até hoje não coloquei mas memória, estou com os 4gb originais e nem penso em colocar mais, isso que no momento estou com umas 30 abas abertas no chrome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @jefiklein, valeu o depoimento. Eu tenho a sensação de que seria mais ou menos por aí. Eu normalmente uso para programação e design. Mas tenho também uns trabalhos em AI que pesam, ainda mais quando preciso abrir outros acessórios enquanto diagramo no AI. Alguns arquivos batem os 500MB (muitas fotos) e aí é lento para abrir e fica dando travadinhas na edição. Também pretendo trabalhar um pouco com 3D, será inevitável, e já fiz edição de vídeo no passado, coisa que pode voltar eventualmente.

 

O fato de combinar a troca do HD com a memória visa abrir apenas uma vez o mac e usar uma vez apenas o cartão de crédito, já que provavelmente terei que parcelar, fica mais organizado, não quero correr o risco de ter que me envolver em outro upgrade porque isso também toma tempo.

 

Um fator que eu esqueci de mencionar é o backup. Hoje eu uso um "scheduler" que faz um backup diário via Time Machine em uma unidade externa, o que limita o notebook - tem que ficar plugado. Então a idéia de tirar o superdrive e colocar o HD antigo lá é algo que eu já vi por aí: usar o HD antigo como backup e um espaço extra. Provavelmente eu vou particionar o HD de 500 em um de 400 para o backup e um de 100 para coisas que não precisam de backup (filminhos, etc.). Assim a unidade externa fica de backup do backup onde faço uma cópia rápida para se acaso meu note for roubado, incendiado, hackeado, etc..

 

O SSD de 250GB, a memória de 8GB e o caddy/case são minha opção mais provável, e com a ajuda do Carbon Copy Cloner que está ótimo para essas coisas. Devo gastar aí uns R$ 1000,00 garimpando bem - o que não é muito, pelo menos eu não acho. Se tivesse mais, se o motor do meu carro não tivesse estourado e me tirado 3500, tudo seria mais fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...