Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 2010 - Hardware ou Software? OSXWIN


JulianoOleniki

Posts Recomendados

Caros, boa tarde.

 

Sou novo aqui pelo fórum e gostaria muito da ajuda de vocês para resolver um probleminha bem peculiar que estou enfrentando com minha máquina, que se trata de um Macbook Pro (7.1) C2DUO com 4 GB ram.

 

Ocorre que a partir de um determinado momento de uso, o mac começou a ficar lento dentro do IOS. Desde então, sua velocidade nunca mais voltou ao normal. Trata-se de um LAG que trava logo que o IOS é colocado em operação pela máquina, deixando o cursor do mouse lento (com rastro de lentidão ao arrastar) e além disso, influencia no carregamento dos aplicativos e sua exibição na tela, inclusive quando se maximiza ou minimiza uma janela. É aquele travamento peculiar, que não faz parar, mas deixa as coisas com atraso. Atualmente estou com o Snow Leopard (10.6.8).

 

Ai então pensei em atualizar o sistema, colocando direto o El Capitan para ver se resolveria o problema. Todavia, quando tento reinstalar o sistema do IOS sempre trava o procedimento e simplesmente não anda mais. A recuperação pelo Command + R é a mesma coisa, começa a reinstalação mas sempre trava na metade. Assim, não consigo trocar o IOS da máquina de jeito nenhum, nem ao menos resetar de fábrica.

 

Pensei que poderia ser HD ou memória, mas foram realizados testes com outro HD e outras memórias, mas o problema persiste! Então resolvi tirar da sina, instalei o WINDOWS 7, e pra minha surpresa, rodou liso, normal, sem travamento algum! Com isso descartei a hipótese de ser problema de hardware, pois se fosse, rodaria o windows travado também.

 

Já tentei resetar o SMC, NVRAM, mas nada funcionou.

 

É importante ressaltar que o cooler gira sempre fazendo barulho, em alta rotação, o que me fez pensar que talvez houvesse sobreaquecimento, mas as temperaturas dos componentes estão perfeitamente normais, vide o monitoramento que fiz.

 

Assim, resto sem saber o que acontece, estou preso no Snow Leopard com um sistema a ritmo lento.

 

Aceito todas as sugestões de quem por acaso acredite que algum procedimento pode me ajudar nesse caso. Ainda, quem tiver passado por uma situação parecida ou semelhante, peço a gentileza de que poste alguma palavra amiga.

 

Desde já o meu muito obrigado a todos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer coisa, iOS é o sistema operacional móvel da Apple, os Macs (portáteis ou não) rodam OS X, ou outro sistema operacional desktop (windows, linux e afins). rsrsr

 

Qual o método de instalação tentou para o OS X? Salvo engano, Macs que saíram de fábrica com o SL precisam passar pelo Lion antes de atualizar para versões posteriores. Algo relacionado a upgrades de FW e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer coisa, iOS é o sistema operacional móvel da Apple, os Macs (portáteis ou não) rodam OS X, ou outro sistema operacional desktop (windows, linux e afins). rsrsr

 

Qual o método de instalação tentou para o OS X? Salvo engano, Macs que saíram de fábrica com o SL precisam passar pelo Lion antes de atualizar para versões posteriores. Algo relacionado a upgrades de FW e tal.

 

Olá Adalberto. 

 

Perdoe-me pelos erros de dicção quanto as siglas. Agora ficou bem fixado para mim, obrigado.

 

Quanto ao método de instalação, utilizei a recuperação via Command + R e CD. Ambos com extrema lentidão no processo de instalação, que perdurou por horas, sem nenhum sucesso.

 

O que significa SL? Olha, é uma tentativa válida, vou tentar realizar a instalação do Lion via pen drive. Acha que o FW pode ser o responsável pelo LAG contínuo? 

 

Repriso que com o windows roda muito bem, o problema é mesmo instalar qualquer OS X na máquina. Outro fato interessante é que no momento do boot, via "OPTION" o cursor do mouse roda legalzinho, perfeito, sem lag nenhum. É selecionar o OS X ou a instalação dele que pronto, começa o cursor do mouse a travar.

 

Muito obrigado pela dica meu caro, vou tentar novamente, e tendo resultados ou não volto a comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Adalberto. 

 

Perdoe-me pelos erros de dicção quanto as siglas. Agora ficou bem fixado para mim, obrigado.

 

Quanto ao método de instalação, utilizei a recuperação via Command + R e CD. Ambos com extrema lentidão no processo de instalação, que perdurou por horas, sem nenhum sucesso.

 

O que significa SL? Olha, é uma tentativa válida, vou tentar realizar a instalação do Lion via pen drive. Acha que o FW pode ser o responsável pelo LAG contínuo? 

 

Repriso que com o windows roda muito bem, o problema é mesmo instalar qualquer OS X na máquina. Outro fato interessante é que no momento do boot, via "OPTION" o cursor do mouse roda legalzinho, perfeito, sem lag nenhum. É selecionar o OS X ou a instalação dele que pronto, começa o cursor do mouse a travar.

 

Muito obrigado pela dica meu caro, vou tentar novamente, e tendo resultados ou não volto a comentar.

As siglas foi só pra dar uma descontraída. rsrsr

 

SL = Snow Leopard. 

 

Não creio que o problema esteja relacionado ao FW. Apenas citei esse detalhe porque pode ter sido isso o motivo de não conseguir atualizar direto para o El Capitan.

 

Sobre o método de instalação. Creio que esse CD/DVD pode estar com problemas, ou talvez o leitor. Creio que via pendrive terá como testar / validar o problema.

 

Sobre o update de FW, caso queria, pode fazer ele manualmente para que possa atualizar instalar uma versão mais recente que o Lion diretamente.

https://support.apple.com/pt-br/HT201518

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Consegui subir o El Capitan nele, depois de muitas horas de instalação (ao menos 16hs).

 

Todavia, infelizmente continua lento, aliás, extremamente lento. Por isso estou usando tão somente o Windows nele, que roda muito bem.

 

Resolvi fazer alguns testes pelo Apple Hardware Test, e constatei o seguinte:

 

 

post-90878-0-65785100-1454374026_thumb.j

 

 

Alguém sabe me dizer o que seria isso?

 

Pela breve pesquisa que fiz tem a ver com sensor de temperatura.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, é sensor de temperatura. Não acho que isso seja o problema, talvez o AHT pare de analisar o restante do hardware quando encontra um problema, isso faria com que o problema de verdade só apareça após resolver o problema do sensor de temperatura.

 

O que eu imagino é que o Windows não dá a mínima pra esse sensor e continua rodando, enquanto que o OS X pode estar "cortando o desempenho" para evitar problemas maiores.

 

Vale lembrar que o sensor com problemas pode ser interpretado como um problema de superaquecimento, mesmo que não haja superaquecimento, para evitar maiores perdas. Pelo que pesquisei, pode ser inclusive que o sensor tenha apenas se desconectado.

 

Em um forum do iFixit (https://www.ifixit.com/Answers/View/118910/MBP+A1278+Error+4SNS-1-c0000008%3A+TsOP--124) disseram que o sensor fica sob o trackpad, e que algo como derramar água sobre o trackpad ou teclado pode ter causado o problema.

 

Nesse mesmo forum, um usuário com um problema bastante semelhante ao seu, disse que não encontra problemas ao iniciar o sistema em modo seguro. Tente iniciar dessa forma para ver como o sistema se comporta. Para iniciar em modo seguro, desligue o Mac e ligue segurando a tecla Shift até a logo da Apple aparecer na tela. Vai demorar mais do que o normal para iniciar nesse modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, é sensor de temperatura. Não acho que isso seja o problema, talvez o AHT pare de analisar o restante do hardware quando encontra um problema, isso faria com que o problema de verdade só apareça após resolver o problema do sensor de temperatura.

 

O que eu imagino é que o Windows não dá a mínima pra esse sensor e continua rodando, enquanto que o OS X pode estar "cortando o desempenho" para evitar problemas maiores.

 

Vale lembrar que o sensor com problemas pode ser interpretado como um problema de superaquecimento, mesmo que não haja superaquecimento, para evitar maiores perdas. Pelo que pesquisei, pode ser inclusive que o sensor tenha apenas se desconectado.

 

Em um forum do iFixit (https://www.ifixit.com/Answers/View/118910/MBP+A1278+Error+4SNS-1-c0000008%3A+TsOP--124) disseram que o sensor fica sob o trackpad, e que algo como derramar água sobre o trackpad ou teclado pode ter causado o problema.

 

Nesse mesmo forum, um usuário com um problema bastante semelhante ao seu, disse que não encontra problemas ao iniciar o sistema em modo seguro. Tente iniciar dessa forma para ver como o sistema se comporta. Para iniciar em modo seguro, desligue o Mac e ligue segurando a tecla Shift até a logo da Apple aparecer na tela. Vai demorar mais do que o normal para iniciar nesse modo.

 

Caro Adalberto, vou seguir as dicas que trouxe.

 

Já realizei basicamente o teste do trackpad. Desliguei o flat e iniciei a máquina. O problema infelizmente persiste! Será que o sensor de temperatura fica mesmo no trackpad?

 

Vou tentar acessar via modo seguro e verificar como ele se comporta. 

 

Pensando por esse lado faz todo sentido, tirar o desempenho por conta de um eventual "super aquecimento" condiz com um sistema inteligente tal qual é o do Apple.

 

Estou pensando em realizar outros testes. Logo posto os resultados.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, PROBLEMA RESOLVIDO parcialmente.

 

Reinstalei o Mountain Lion via pen-drive (o que demorou cerca de 16 horas), e após feito isso, tentei inicializar o OS X via modo seguro. Pronto, rodou liso.

 

Então resolvi pesquisar um pouco mais para descobrir como eu faria para rodar liso sem estar no modo de segurança. A solução foi seguir o procedimento colocado por este usuário neste site: https://under-linux.org/entry.php?b=3090

 

Pois bem, logo que exclui o arquivo .plist do modelo do meu macbook, reiniciei o OS X e PRONTO, rodou liso como novo. Todavia ainda a ventoinha estava acelerada. Resolvi rapidamente esse problema baixando o programa SSD FAN CONTROL, que diminuiu a rotação da ventoinha com um clique. Vale ressaltar que as temperaturas estão normais!

 

Como estava com o OS X desatualizado, resolvi atualiza-lo para o EL Capitan a partir do próprio sistema. Pois bem, demoraram 18 horas para fazer a instalação e ocorreu o mesmo problema de lentidão. Ai cacei novamente o arquivo .plist para exclui-lo, e deu certo novamente. Contudo, antes de tentar excluir o arquivo, precisei seguir outro procedimento, eis que o EL Capitan veio como restrição a exclusão de arquivos de sistema. Para liberar o poder de controle sobre os arquivos de sistema, é preciso reiniciar em modo de recuperação (Command + R) e no utilitários de disco abrir o terminal, para digitar o seguinte comando: csrutil disable

 

Bom, é isso, se alguém tiver o mesmo problema e enfrentar dificuldades para seguir os procedimentos que acima mencionei pode entrar em contato diretamente comigo, através do e-mail juliano.oleniki@gmail.com

 

Um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, PROBLEMA RESOLVIDO parcialmente.

 

Reinstalei o Mountain Lion via pen-drive (o que demorou cerca de 16 horas), e após feito isso, tentei inicializar o OS X via modo seguro. Pronto, rodou liso.

 

Então resolvi pesquisar um pouco mais para descobrir como eu faria para rodar liso sem estar no modo de segurança. A solução foi seguir o procedimento colocado por este usuário neste site: https://under-linux.org/entry.php?b=3090

 

Pois bem, logo que exclui o arquivo .plist do modelo do meu macbook, reiniciei o OS X e PRONTO, rodou liso como novo. Todavia ainda a ventoinha estava acelerada. Resolvi rapidamente esse problema baixando o programa SSD FAN CONTROL, que diminuiu a rotação da ventoinha com um clique. Vale ressaltar que as temperaturas estão normais!

 

Como estava com o OS X desatualizado, resolvi atualiza-lo para o EL Capitan a partir do próprio sistema. Pois bem, demoraram 18 horas para fazer a instalação e ocorreu o mesmo problema de lentidão. Ai cacei novamente o arquivo .plist para exclui-lo, e deu certo novamente. Contudo, antes de tentar excluir o arquivo, precisei seguir outro procedimento, eis que o EL Capitan veio como restrição a exclusão de arquivos de sistema. Para liberar o poder de controle sobre os arquivos de sistema, é preciso reiniciar em modo de recuperação (Command + R) e no utilitários de disco abrir o terminal, para digitar o seguinte comando: csrutil disable

 

Bom, é isso, se alguém tiver o mesmo problema e enfrentar dificuldades para seguir os procedimentos que acima mencionei pode entrar em contato diretamente comigo, através do e-mail juliano.oleniki@gmail.com

 

Um abraço a todos!

Cara, eu tomaria cuidado com essa solução. Essa kext, claramente, é responsável por coisas como o gerenciamento de energia do teu Mac. Ela carrega informações sobre seu hardware para o OS X saber até onde ele pode ou não ir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tomaria cuidado com essa solução. Essa kext, claramente, é responsável por coisas como o gerenciamento de energia do teu Mac. Ela carrega informações sobre seu hardware para o OS X saber até onde ele pode ou não ir.

 

Neste caso, quais os piores danos que ele poderia sofrer? 

 

Estou sempre monitorando as temperaturas, que a princípio estão ok. Com a bateria também tenho tomado os devidos cuidados.

 

Alguma sugestão?

 

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso, quais os piores danos que ele poderia sofrer? 

 

Estou sempre monitorando as temperaturas, que a princípio estão ok. Com a bateria também tenho tomado os devidos cuidados.

 

Alguma sugestão?

 

abc

Bem, eu não conheço a fundo o funcionamento do SMC, mas o que entendo é o seguinte.

 

• Responsável por informar o sistema operacional parâmetros como temperatura máxima do CPU.

• Responsável por efetuar o gerenciamento de energia. Pode causar consumo excessivo de energia.

• Responsável por mapear sensores da máquina.

 

Essas são 3 funções que eu me lembro que eram diretamente afetadas sempre que mexia no FakeSMC, na época que curtia hackintosh.

 

Como a pesquisa resultou em um problema com um sensor próximo ao trackpad, eu tentaria me certificar que o problema seja com esse sensor. Como?

 

Fazendo um teste, use o HW Monitor no seu Mac, do jeito que está hoje e tire alguns prints. Depois restaure o arquivo plis e refaça o reste. Assim seria possível notar as diferenças dos dados dos sensores com e sem o plist. Isso pode ajudar a descobrir de fato qual é o sensor que está com problemas.

 

https://github.com/kozlek/HWSensors

 

CUIDADO. Durante a instalação, clique em personalizar e tenha certeza que de que o item FakeSMC esteja desmarcado. Embora esse item possa dar mais informações sobre sensores, pode também causar problemas no sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu não conheço a fundo o funcionamento do SMC, mas o que entendo é o seguinte.

 

• Responsável por informar o sistema operacional parâmetros como temperatura máxima do CPU.

• Responsável por efetuar o gerenciamento de energia. Pode causar consumo excessivo de energia.

• Responsável por mapear sensores da máquina.

 

Essas são 3 funções que eu me lembro que eram diretamente afetadas sempre que mexia no FakeSMC, na época que curtia hackintosh.

 

Como a pesquisa resultou em um problema com um sensor próximo ao trackpad, eu tentaria me certificar que o problema seja com esse sensor. Como?

 

Fazendo um teste, use o HW Monitor no seu Mac, do jeito que está hoje e tire alguns prints. Depois restaure o arquivo plis e refaça o reste. Assim seria possível notar as diferenças dos dados dos sensores com e sem o plist. Isso pode ajudar a descobrir de fato qual é o sensor que está com problemas.

 

https://github.com/kozlek/HWSensors

 

CUIDADO. Durante a instalação, clique em personalizar e tenha certeza que de que o item FakeSMC esteja desmarcado. Embora esse item possa dar mais informações sobre sensores, pode também causar problemas no sistema.

 

 

Boa noite caro Adalberto.

 

Fiz os testes como havia falado, sem e com o arquivo .plist.

 

As fotos não demonstram muita diferença, tudo ficou praticamente igual.

 

post-90878-0-56795700-1455240774_thumb.j

post-90878-0-94642100-1455240811_thumb.j

 

Em analise as  imagens acha que pode me dar uma luz?

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite caro Adalberto.

 

Fiz os testes como havia falado, sem e com o arquivo .plist.

 

As fotos não demonstram muita diferença, tudo ficou praticamente igual.

 

attachicon.gifSEM PLIST.jpg

attachicon.gifCOM PLIST.jpg

 

Em analise as  imagens acha que pode me dar uma luz?

 

abraço

Cara, arrisco dizer que aqueles sensores heatpipe incoming e outcoming não estão muito bons não. 128º? É muito alto, e esse valor com certeza indica uma falha nos sensores. Até porque o próprio heatpipe está em 38º, o que parece bom.

 

Infelizmente não existe muito material falando do reparo de sensores pela net a fora. Em uma pesquisa encontrei inclusive alguém no Github do kozlek com um problema muito semelhante ao seu, mas sem nenhuma solução também.

 

Por mais que eu ache que não seja a melhor das soluções, esse workaround do plist pode ser a única saída. O problema é que, ao enganar o sistema para que ele não veja um sensor com defeito, pode ser que amanhã ele não veja um sensor em bom funcionamento indicando algum problema real. :-/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem

 

Cara, arrisco dizer que aqueles sensores heatpipe incoming e outcoming não estão muito bons não. 128º? É muito alto, e esse valor com certeza indica uma falha nos sensores. Até porque o próprio heatpipe está em 38º, o que parece bom.

 

Infelizmente não existe muito material falando do reparo de sensores pela net a fora. Em uma pesquisa encontrei inclusive alguém no Github do kozlek com um problema muito semelhante ao seu, mas sem nenhuma solução também.

 

Por mais que eu ache que não seja a melhor das soluções, esse workaround do plist pode ser a única saída. O problema é que, ao enganar o sistema para que ele não veja um sensor com defeito, pode ser que amanhã ele não veja um sensor em bom funcionamento indicando algum problema real. :-/

 

Tem razão. Infelizmente parece ser a única saída a momento.

 

Estarei avaliando a possibilidade de aquisição de um novo mac logo logo, portanto vou usando ele assim.

 

De todo modo agradeço por toda a ajuda Adalberto, um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...