Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP + El Capitan, em sleep consumindo muita bateria, alguém passa por isso?


Fellipe

Posts Recomendados

Amigos, vou tentar explicar melhor meu caso... realmente é só uma preocupação de nerd... queria saber se é normal essa perda durante o sleep... atualmente eu uso meu mac da seguinte forma: 90% carregador e 10% bateria.. ou quase não uso bateria.. só quando preciso dar aulas (datashow e etc..) pois quando eu preciso usar máquina virtual nas aulas, eu plugo na bateria... Na bateria ele indica umas 6h de uso... para o meu uso... claro que, usando VM isso diminui drasticamente, mas aí a culpa não é da bateria, rsrsrsr...

 

Eu chegava a fazer um ciclo completo por mês, mas comecei a esquecer.. esquecer... e agora, realmente nem lembro do último dia.. rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, vou tentar explicar melhor meu caso... realmente é só uma preocupação de nerd... queria saber se é normal essa perda durante o sleep... atualmente eu uso meu mac da seguinte forma: 90% carregador e 10% bateria.. ou quase não uso bateria.. só quando preciso dar aulas (datashow e etc..) pois quando eu preciso usar máquina virtual nas aulas, eu plugo na bateria... Na bateria ele indica umas 6h de uso... para o meu uso... claro que, usando VM isso diminui drasticamente, mas aí a culpa não é da bateria, rsrsrsr...

 

Eu chegava a fazer um ciclo completo por mês, mas comecei a esquecer.. esquecer... e agora, realmente nem lembro do último dia.. 

Eu tento fazer pelo menos um ciclo por semana. Durante período de aulas fica mais difícil, meu Mac nem sai da agência direito, tenho que me policiar.

 

Acho que tirando o fato de que seu Mac não entra em repouso profundo (led desligado), está tudo dentro dos conformes com ele.

 

Alias, chegou a testar depois de mudar aquela configuração do standby?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que ele descreveu o Mac dele tem o led indicador de estado. Esse led está presente nos modelos não retina. 

Salvo engano, o power nap não é compatível com essas máquinas.

 

Não tinha olhado por esse lado da vida útil da bateria. Mas me tira uma dúvida, essa barra do maximum que o coconut mostra não seria a carga atual relativa à carga máxima suportada pela bateria? 

Rapaz, tudo é possível nessa indústria vital. Como houve atualização de firmware em várias máquinas antigas vai que em alguma delas o PowerNap foi disponibilizado...

Sim, no Coconut a barra de carga leva em consideração o "desgaste" da bateria, mas o OS X não leva isso em consideração. O sistema exibe a carga como se a bateria estivesse com a capacidade máxima, por isso que a carga cai rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, tudo é possível nessa indústria vital. Como houve atualização de firmware em várias máquinas antigas vai que em alguma delas o PowerNap foi disponibilizado...

Sim, no Coconut a barra de carga leva em consideração o "desgaste" da bateria, mas o OS X não leva isso em consideração. O sistema exibe a carga como se a bateria estivesse com a capacidade máxima, por isso que a carga cai rápido.

Até umas 2 semanas atras, meu antigo MBP mid 2012 não tinha. Mas como você mesmo disse, vai saber...

 

Sobre o coconut, o que eu quis dizer é que se eu pegar ele agora, após usar meu Mac por várias horas na bateria, ele mostra 45,2% na barra abaixo do maximum charge. Creio que a informação a se observar seria o "Design Capacity", correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sim, mas a dúvida era se o led apagou ou continuou pulsando. rsrsrs

 

Desculpa a demora, é que eu realmente não tinha chegado a prestar atenção, então deixei de ontem pra hoje, e realmente o LED não está mais piscando.... :D

 

E eu reparei o seguinte:

 

De ontem das 16h até hoje.. 9h.. ele foi apenas pra 97%... e ele demora mais pra "acordar" quando eu abro a tampa..o que para mim está ótimo...

 

problema resolvido!! :D

Editado por Fellipe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora, é que eu realmente não tinha chegado a prestar atenção, então deixei de ontem pra hoje, e realmente o LED não está mais piscando.... :D

 

E eu reparei o seguinte:

 

De ontem das 16h até hoje.. 9h.. ele foi apenas pra 97%... e ele demora mais pra "acordar" quando eu abro a tampa..o que para mim está ótimo...

 

problema resolvido!! :D

Maravilha! Então provavelmente era o standby mesmo.

 

É normal ele demorar um pouco pra acordar desse estado. Após um tempo o sistema salva uma cópia da RAM para o disco e recuperar essa informação do disco leva um certo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até umas 2 semanas atras, meu antigo MBP mid 2012 não tinha. Mas como você mesmo disse, vai saber...

 

Sobre o coconut, o que eu quis dizer é que se eu pegar ele agora, após usar meu Mac por várias horas na bateria, ele mostra 45,2% na barra abaixo do maximum charge. Creio que a informação a se observar seria o "Design Capacity", correto?

O "Design Capacity" mostra o que seria a real "potência" da bateria. Conforme o uso (ou não uso) essa capacidade cai, o que seria a queda da "saúde" da bateria. Essa é a informação que importa quando se avalia somente o estado da bateria.

Para entender a queda da carga, é preciso observar a saúde e a "Maximum Charge". A diferença entre os dois pode explicar uma queda "brusca" na carga dessa bateria. Por exemplo, uma bateria com saúde de 90% apresenta uma diferença entre a "Design Capacity" e a "Maximum Charge" de 10%. Isso quer dizer que uma bateria dessas "baixar" 10% de carga muito rapidamente no mostrador do OS X (como no stand by por exemplo) não seria um comportamento anormal uma vez que o sistema operacional conta a carga a partir da "Design Capacity", quando o correto seria ele compensar o desgaste da bateria. No caso do exemplo, a "Current Charge" no CoconutBattery será diferente (e marcando para menos) da carga mostrada no sistema operacional.

Não sei se eu entendi o que você comentou. Espero que eu tenha respondido a sua pergunta.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha! Então provavelmente era o standby mesmo.

 

É normal ele demorar um pouco pra acordar desse estado. Após um tempo o sistema salva uma cópia da RAM para o disco e recuperar essa informação do disco leva um certo tempo.

Minha vez de perguntar: o normal não seria ele entrar nesse estado de "hibernação" somente quando a bateria fosse totalmente drenada? Pelo que lembro dos meus MacBooks eles nunca entravam em hibernação enquanto houvesse carga na bateria para o sistema operar. Ficavam apenas em stand by, com acionamento instantâneo logo quando abria a tela.

No estado de hibernação o sistema literalmente desliga, então não deveria ter uma queda de bateria nesse caso uma vez que o consumo seria irrisório: somente alimentar a NVRAM e o relógio (em um computador não Apple seria o equivalente a manter os dados da BIOS e o relógio). Uma queda de 1% nesse caso somente poderia ser observado após vários dias sem uso nesse estado.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha vez de perguntar: o normal não seria ele entrar nesse estado de "hibernação" somente quando a bateria fosse totalmente drenada? Pelo que lembro dos meus MacBooks eles nunca entravam em hibernação enquanto houvesse carga na bateria para o sistema operar. Ficavam apenas em stand by, com acionamento instantâneo logo quando abria a tela.

No estado de hibernação o sistema literalmente desliga, então não deveria ter uma queda de bateria nesse caso uma vez que o consumo seria irrisório: somente alimentar a NVRAM e o relógio (em um computador não Apple seria o equivalente a manter os dados da BIOS e o relógio). Uma queda de 1% nesse caso somente poderia ser observado após vários dias sem uso nesse estado.

Então, nas configurações padrão, meu antigo Mac de 13 entrava em hibernação após aproximadamente 4 horas em sleep. O que acontecia era o seguinte, se eu deixasse ele em sleep, na bateria, com um SD card inserido, ele não hibernava nunca, a menos que a bateria zerasse. 

 

Nos Macs air/retina não dá pra saber se ele está dormindo ou hibernado, pela falta do led de estado. Pelo menos eu não conheço uma forma de identificar esse estado.

 

O "Design Capacity" mostra o que seria a real "potência" da bateria. Conforme o uso (ou não uso) essa capacidade cai, o que seria a queda da "saúde" da bateria. Essa é a informação que importa quando se avalia somente o estado da bateria.

Para entender a queda da carga, é preciso observar a saúde e a "Maximum Charge". A diferença entre os dois pode explicar uma queda "brusca" na carga dessa bateria. Por exemplo, uma bateria com saúde de 90% apresenta uma diferença entre a "Design Capacity" e a "Maximum Charge" de 10%. Isso quer dizer que uma bateria dessas "baixar" 10% de carga muito rapidamente no mostrador do OS X (como no stand by por exemplo) não seria um comportamento anormal uma vez que o sistema operacional conta a carga a partir da "Design Capacity", quando o correto seria ele compensar o desgaste da bateria. No caso do exemplo, a "Current Charge" no CoconutBattery será diferente (e marcando para menos) da carga mostrada no sistema operacional.

Não sei se eu entendi o que você comentou. Espero que eu tenha respondido a sua pergunta.

A minha dúvida é que pelo comentário do Felipe, entendi que ele pode ter olhado na barra do maximum charge ao invés do design capacity.

 

No meu caso, a bateria sai de fábrica com 8440mAH e atualmente tem carga máxima de aproximadamente 8237mAH, correto?

 

mUdmr.png=

 

Fiquei com a pulga atras da orelha porque meu primo tem um MBP com 907 ciclos e 90% de saúde, esses 80% com cerca de 250 ciclos não são nada normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O LED de estado era muito útil nas máquinas que tinham HDD. Para mover o notebook era ideal esperar que o LED ficasse pulsando. Era a garantia de que o HDD estava desligado. Nos Macs mais atuais, com SSD, essa função do LED de estado ficou sem sentido. Acredito que por isso ele foi removido.

 

Aqui, no meu retina, com o sistema formatado e instalado o El Capitan direto ele somente hiberna se a bateria for totalmente drenada. Nos anteriores que eu tive também acontecia dessa forma. Eu só observo queda de bateria no atual, quando o PowerNap está ativado no modo de bateria.

 

Concordo com você e já até tinha citado isso: a saúde dessa bateria do colega forista não está nada normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

Usei meu MBP ontem para ministrar uma disciplina, e acabei de ligar ele... e tirei essa screenshot do programa, para ver como está a bateria...

 

post-16318-0-76298400-1454587031_thumb.p

 

Desculpe, mas apesar de ler, e ter relido todo o post, ainda não consegui "decifrar" as informações deste programa corretamente...

 

P.s.: Acho que acabei me esquecendo de uma coisa: Quando eu usava o Yosemite, não tinha problema algum com bateria... começou com o El Capitan... na verdade estou tendo vários problemas com ele... lentidão, conexao com datashow, bateria.. estou realmente tendendo a voltar pro Yosemite... rsrssr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

 

Usei meu MBP ontem para ministrar uma disciplina, e acabei de ligar ele... e tirei essa screenshot do programa, para ver como está a bateria...

 

attachicon.gifScreen Shot 2016-02-04 at 09.56.16.png

 

Desculpe, mas apesar de ler, e ter relido todo o post, ainda não consegui "decifrar" as informações deste programa corretamente...

 

P.s.: Acho que acabei me esquecendo de uma coisa: Quando eu usava o Yosemite, não tinha problema algum com bateria... começou com o El Capitan... na verdade estou tendo vários problemas com ele... lentidão, conexao com datashow, bateria.. estou realmente tendendo a voltar pro Yosemite... rsrssr

De todas as informações desse programa, a mais importante é a "Design Capacity". Ele mede a saúde da bateria, no seu caso, 88% da capacidade original. Estranho para uma bateria com apenas 192 ciclos, mas se olhar para o tempo, dá pra ver que ela tem 4 anos já, então não acho tão estranho assim. rsrsrs

Sobre o debate El Capitan. Você atualizou por cima ou fez uma instalação limpa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De todas as informações desse programa, a mais importante é a "Design Capacity". Ele mede a saúde da bateria, no seu caso, 88% da capacidade original. Estranho para uma bateria com apenas 192 ciclos, mas se olhar para o tempo, dá pra ver que ela tem 4 anos já, então não acho tão estranho assim. rsrsrs

Sobre o debate El Capitan. Você atualizou por cima ou fez uma instalação limpa?

 

Sempre faço instalação limpa.. e nem volto backup do Time Machine.. sempre, instalo do zero.. e como meu trabalho fica no Github, só instalo os app novamente e baixo tudo da net, ou copio de um HD Externo pelo finder mesmo.. nunca volto backup...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...