Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MBP + El Capitan, em sleep consumindo muita bateria, alguém passa por isso?

Posts Recomendados

Postado

Amigos, desde que instalei o El Capitan estou tendo problemas com meu MBP.. lentidão, consumo de memória, consumo de bateria e etc...

Queria ver se algum amigo está passando por isso, ou se tem alguma idéia de como eu posso melhorar isso, porque veja só...  fechei a tampa dele ontem a noite, e hoje de manhã ao ligar, consumiu nada menos que 10% da bateria... a só estava com os programas que eu sempre usei e nunca tive problemas: chrome, terminal, calendar e itunes...

Alguém passa por isso? pergunto porque antes do El Capitan, não tinha esses problemas...

Obrigado.

Postado

Cara, você pode estar com algum processo impedindo ele de entrar no modo de "sono profundo".

Isso pode acontecer por diversos motivos:

• Unidade de armazenamento externa conectada. (HDD externo, pendrive, SD card).

• Processo de backup TimeMachine, que pode ser pela rede ou por armazenamento externo.

• Exclusão da imagem de hibernação / safe sleep do sistema para liberar espaço.

Para o último caso, rode o comando abaixo e veja se o modo de hibernação está setado para 3.

pmset -g | grep hibernatemode
Postado (editado)

Olá Adalberto, obrigado pela resposta... vamos por partes :)

- Não existe armazenamento conectado, nem no momento antes de "fechar a tampa" e nem depois, dificilmente eu uso HD Externo (exceto para backup).

- O TimeMachine está configurado para fazer backup num HD Externo que eu tenho, teoricamente deveria funcionar apenas quando eu conectasse ele.. acabei de verificar no Preferences e não mostra que ele esteja funcionando, existe como eu verificar se ele está rodando "escondido"?

Sobre a hibernação, o resultado do comando foi:

# pmset -g | grep hibernatemode
 hibernatemode        3

Obrigado e abraços...
Editado por Fellipe
Postado

O modo de hibernação está correto. Sobre o TimeMachine, o problema poderia ocorrer caso utilizasse um TimeCapsule ou outra unidade de rede pra backup.

Já tentou fazer o reset de SMC e NVRAM?

Você usa ou já usou algum programa como o Caffeine ou Nosleep? As vezes, mesmo depois de removido, eles podem deixar algum rastro que prejudique o sistema nesse sentido.

Postado

Vou tentar resetar o SMC NVRAM...  eu não cheguei a usar nenhum programa desses, mas oproblema é que realmente o mac entre em modo sleep, inclusive fica com o led piscando lá... mas o problema, é que em modo sleep que consome energia d+...

Postado

Vou tentar resetar o SMC NVRAM...  eu não cheguei a usar nenhum programa desses, mas oproblema é que realmente o mac entre em modo sleep, inclusive fica com o led piscando lá... mas o problema, é que em modo sleep que consome energia d+...

Seu Mac não é dos modelos retina, isso é bom, porque você consegue saber se ele está em sleep ou hibernado.

O led pulsando significa que ele está em Sleep, portanto, consumindo muito pouca energia, sim, 10% a noite toda é muito pouco.

Depois de um tempo em sleep, ele deveria entrar no que a Apple chama de SafeSleep, que nada mais é do que a clássica hibernação. Quando isso acontecer, o led vai parar de pulsar.

Tenta postar a saída do comando abaixo. Mas rode ele com o Mac desconectado, do contrário ele exibirá as configurações que o Mac segue quando conectado.

pmset -g

*DICA*

Para postar a saída, use as tags CODE.

[code]Copie a saída do comando aqui[/code]
Postado (editado)

Hum.. realmente led fica pulsando, de tempo em tempo, ele não para... ah.. só pra deixar logado aqui, o tempo de bateria em uso, ao que eu percebi não foi influenciado.. o que estou realmente achando estranho é o consumo quando ele supostamente não deveria estar fazendo nada... sei lá, pode ser paranóia minha.. rsrssr

Segue o resultado do comando:

$ pmset -g
Active Profiles:
Battery Power 1*
AC Power -1
Currently in use:
 standbydelay         4200
 standby              0
 halfdim              1
 sms                  1
 hibernatefile        /var/vm/sleepimage
 disksleep            10
 sleep                10
 hibernatemode        3
 ttyskeepawake        1
 displaysleep         2
 acwake               0
 lidwake              1
Editado por Fellipe
Postado

As configurações estão estranhas.

Olha as diferenças do seu para o meu (padrão):

• standby 0 -> 1

• sleep 10 -> 1

O seu não tem:

• autopoweroff 1

• autopoweroffdelay 14400

Veja a saída do meu comando. Algumas diferenças se devem à diferença entre os modelos.

$ pmset -g
Active Profiles:
Battery Power  1*
AC Power  -1
Currently in use:
 standbydelay         10800
 standby              1
 halfdim              1
 hibernatefile        /var/vm/sleepimage
 gpuswitch            2
 powernap             0
 disksleep            10
 sleep                1 (sleep prevented by Finder)
 autopoweroffdelay    14400
 hibernatemode        3
 autopoweroff         1
 ttyskeepawake        1
 displaysleep         2
 acwake               0
 lidwake              1

Não tenho certeza, mas creio que o reset da NVRAM redefina esses parâmetros ao padrão.

Postado

Felipe, depois de postar aqui fiquei com a pulga atras da orelha. Uma vez eu brinquei com essas configurações e algumas das minhas saídas estavam estranhas.

Resolvi buscar sobre como redefinir isso para o padrão e descobri que a NVRAM NÃO redefine esses valores para o padrão. Para fazer isso rode o comando abaixo.

pmset -c 2 -b 1 -u 1 | pmset -g

Isso vai redefinir os valores para o padrão do seu Mac.

Postado

Olá, fiz o comando e continuou assim:

Battery Power 1*
AC Power 2
Currently in use:
 standbydelay         4200
 standby              0
 halfdim              1
 sms                  1
 hibernatefile        /var/vm/sleepimage
 disksleep            10
 sleep                10
 hibernatemode        3
 ttyskeepawake        1
 displaysleep         2
 acwake               0
 lidwake              1

Acredito que esse seja o padrão do meu mac... :D

O meu é um 13" Late 2011...

Postado (editado)

Pergunta besta: o vilão aí não seria o PowerNap? Aqui, com o recurso ativado, ele ainda verifica atualizações em e-mails e itens do iCloud, então às vezes percebo uma queda na bateria em torno de 10% durante uma noite inteira. Quando desativo o PowerNap não consome nem 1%. Verifica se sua máquina é compatível com esse recurso e desabilita ele para testar.

Edit: como está a saúde da sua bateria? Pode verificar com o CoconutBattery.

Editado por Alan Leitão
Postado

Como eu faço para saber esse PowerNap? E para desabilitar?

Minha bateria tá como max 88%.. com 191 ciclos

Essa bateria está muito degradada para apenas 191 ciclos. Para você ter uma idéia, a minha tem 245 ciclos e tem uma saúde de 97%.

Enfim, para ver se seu Mac é compatível com o PowerNap, vá em "Preferências do Sistema", "Economizador de energia" e veja se existe um checkbox com o texto "Ativar o PowerNap durante o uso da bateria" dentro da aba "Bateria". Se houver e estiver ativado, pode ser o motivo do alto consumo de energia enquanto em stand by.

Porém, há de se observar que sua bateria tem "somente" 88% da saúde preservada, então ela cair 12% de carga de forma muito rápida logo ao tirar da tomada seria algo esperado no seu caso. E por favor, não confunda isso com efeito memória, não tem nada haver.

Postado

Comigo acontece o mesmo... Mas não tanto.. cai somente de 3 a 5%.. Mas me incomoda... PowerNap desativado.. 

Tenho um MacBook Pro 13'Retina Mid-2014. Comprado novo em Dezembro de 2014.

No começo chegava a durar 7-9horas de uso na bateria... Hoje não consigo atingir 6horas..

post-71482-0-84195100-1454270951_thumb.p

Postado

Essa bateria está muito degradada para apenas 191 ciclos. Para você ter uma idéia, a minha tem 245 ciclos e tem uma saúde de 97%.

Enfim, para ver se seu Mac é compatível com o PowerNap, vá em "Preferências do Sistema", "Economizador de energia" e veja se existe um checkbox com o texto "Ativar o PowerNap durante o uso da bateria" dentro da aba "Bateria". Se houver e estiver ativado, pode ser o motivo do alto consumo de energia enquanto em stand by.

Porém, há de se observar que sua bateria tem "somente" 88% da saúde preservada, então ela cair 12% de carga de forma muito rápida logo ao tirar da tomada seria algo esperado no seu caso. E por favor, não confunda isso com efeito memória, não tem nada haver.

Entendi... essa degradação pode indicar problemas na bateria? por ter perdido muito em pouco tempo?

É que eu pouco uso na bateria, somente no carregador...

Postado (editado)

Entendi... essa degradação pode indicar problemas na bateria? por ter perdido muito em pouco tempo?

É que eu pouco uso na bateria, somente no carregador...

Rapaz, o que mantém a saúde da bateria é a mesma coisa que danifica ela: uso. Manter a bateria o tempo todo carregada não é bom. É por isso que, quando sua bateria atinge 100% de carga o sistema inicia um processo em que ela descarrega um pouco e volta a carregar novamente. Não chega a 1% dela, mas isso acontece. O ideal é usar o aparelho na bateria também.

Não existe mais esse negócio de calibrar baterias, como na época em que os notebooks da Apple tinham baterias removíveis, mas é bom fazer os elétrons malharem, movimentando eles pelas células da bateria, então um ciclo de carga completo em intervalos programados não faz mal a ninguém.

A descrição do que é um ciclo de bateria você pode encontrar aqui.

Editado por Alan Leitão
Postado

Comigo acontece o mesmo... Mas não tanto.. cai somente de 3 a 5%.. Mas me incomoda... PowerNap desativado.. 

Tenho um MacBook Pro 13'Retina Mid-2014. Comprado novo em Dezembro de 2014.

No começo chegava a durar 7-9horas de uso na bateria... Hoje não consigo atingir 6horas..

Meu retina 15" mid 2014, modelo com GPU dedicada, dura, atualmente, em torno de 8 horas, usando o método Apple de medição: brilho da tela em 50%, sem áudio, brilho do teclado em 50%, bluetooth desligado, wifi conectado, navegando na web com o Safari em sites sem flash ou java. Qualquer coisa diferente disso será um pênalti de bateria. Se o seu está durando em torno de 6 horas em uso normal pode considerar que o está tudo dentro do esperado.

Postado

Pergunta besta: o vilão aí não seria o PowerNap?

Pelo que ele descreveu o Mac dele tem o led indicador de estado. Esse led está presente nos modelos não retina. 

Salvo engano, o power nap não é compatível com essas máquinas.

Não tinha olhado por esse lado da vida útil da bateria. Mas me tira uma dúvida, essa barra do maximum que o coconut mostra não seria a carga atual relativa à carga máxima suportada pela bateria? 

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...