Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

FORMATAÇAO E REINSTALAÇAO AIR MEADOS 2009 SEM O CD DE FABRICA


Ivan Pereira

Posts Recomendados

Amigos, desculpem a minha ignorancia mais sou leigo no assunto novo no forum e ja fui na apple store que não me da suporte algum por minha maquina ja ser antiga de 2009 oque achei um absurdo enfim ....

 

Gostaria de formatar o meu macbook air meados de 2009, porem eles me passaram de que eu necessitaria da versão (10.5 ou a 10.6) do sistema operacional que veio com ele de fabrica na hora da reinstalaçao. o problema e que nao tenho mais este cd... e os mesmo nao existem mais disponiveis para venda no site da apple. então forma-se as seguintes duvidas.

 

- NUNCA MAIS PODEREI FORMATAR MEU  NOTE ?

- FUI EM UMA LOJA NAO AUTORIZADA E O CARA MOSTROU NA MINHA FRENTE DE QUE ISSO NAO ERA VERDADE, POIS ELE ESTAVA FORMATANDO UM MACBOOK PRO 2009 E APAGAVA E DE CARA A ENFIAVA O SO X YOSEMITE ... OQUE SEGUNDOS OS TECNICOS DA APPLE E IMPOSSIVEL ... SEGUNDOS ELES TODA VEZ Q SE FORMATA UM O 1 SISTEMA QUE DEVE SER INSERIDO É O QUE VEM COM ELE DE FABRICA E DEPOIS VAI SE ATUALIZANDO... POREM ELE PROVOU NA MINHA FRENTE QUE NAO ....

 

- ALGUEM ME SUGERE ALGO ARRISCA DIZER ALGUMA SOLUCAO ?

 

PS: QUERO FORMATAR ELE POREM NAO NECESSARIAMENTE BOTAR O EL CAPTAIN GOSTARIA DE BOTAR O SO X QUE RODASSE MELHOR DADA AS CONFIG DELE E ACHO QUE NA MINHA IGNORANCIA SERIA O MAVERICKS ... OQUE ACHAM ? É UM CORE 2 DUAL 

GRATO A TODOS ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

A formatação é possível usando uma pendrive ou o internet recovery, que creio eu, sua máquina não seja compatível.

 

Seu mac está funcionando? Se estiver, pode entrar na App Store e comprar a versão mais recente do OS X e criar um pendrive de instalação do mesmo.

 

Salvo engano, apenas Yosemite e El Capitan estão disponíveis para compra. Caso tenha comprado qualquer outra versão, poderá fazer o download pela aba "Comprado".

 

Como criar o pendrive de instalação.

https://support.apple.com/pt-br/HT201372

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ivan, bom dia!

 

Instalar o MacOS novo não é impossível direto, mas em alguns caso ele não permite. Exemplo tenho um Macmini server 2010, quando fui instalar a versão 10.9 sendo que ele estava com 10.5 ele não permitiu. Atualizei até a versão 10.7 onde tiveram algumas atualizações de firmware e outros permitindo a instalação do 10.9. Hoje consigo instalar qualquer versão do MacOS a partir do 10.7 depois destas atualizações de firmware.

 

Obs. Antes meu macmini não tinha suporte de recovery no servidor da apple, após estas atualizações passou a funcionar.

 

Você pode formatar desde que tenha a versão do MacOS em Pendrive. Seguindo as recomendações Adalberto Taylor

 

Caso após atualização habilitar a função recovery online post aqui, funcionando esta função não irá mais precisar do pendrive.

 

Tenho o MacOS 10.10 instalado no meu macmini funcionando bem 2Gb de memoria e HD externo USB 3. Quando estava com SSD e 16GB estava uma nave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado. Me esqueci completamente dessa questão das atualizações de firmware. 

 

Caso queira instalar a última versão do OSX, sem precisar passar por versões intermediárias, pode fazer os updates de firmware manualmente.

Lista de atualizações: https://support.apple.com/pt-br/HT201518

 

Sobre o internet recovery. Creio que sei mini, por ser um pouco mais novo, tem essa compatibilidade. O Air de 2009 não tem a possibilidade de upgrade para o Internet Recovery.

Lista de Macs compatíveis com o Internet Recovery: https://support.apple.com/pt-br/HT202313

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O DVD de instalação do Mac OS X Snow Leopard pode ser adquirido no site da Apple Brasil aqui. Custa R$ 60, nem vale a cópia pirata.

 

Uma vez instalado, basta atualizar ele para a versão 10.6.8 onde você terá acesso à Mac App Store (na verdade já tinha na 10.6.6, mas você não conseguirá instalar essa versão). Lá você poderá baixar a última versão homologada pela Apple para a sua máquina de forma gratuita. Após ter feito o download do OS X, basta baixar o Diskmaker X para criar um pendrive de inicialização e fazer a instalação limpa do OS X que você baixou iniciando pelo pendrive criado. A instalação limpa é opcional, você pode atualizar por cima do Snow Leopard, mas a performance não será igual à uma instalação limpa. No futuro você só precisará do pendrive caso queira formatar a máquina novamente.

 

Geralmente as versões homologadas pela Apple rodam bem, então pode usar a última versão que for liberado para o seu hardware que será tranquilo. Um upgrade de RAM é recomendado caso ainda esteja com o padrão. Instalar um SSD seria o estado da arte.

 

Aproveite e guarde tudo em local seguro para não perder novamente.

 

Outra dica: qualquer leitor de DVD externo funciona, não precisa ser o original Apple. Há de se observar somente que adaptadores SATA com unidades de DVD convencionais costumam dar problema na instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...