Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac mini lento, lento...

safas

Posts Recomendados

Olá pessoal,

tenho um mac mini late 2012 i5 2,5ghz com 4gb de memoria, e a cada atualizaçao do mac Os o sistema vai ficando mais lento, demorando as vezes para abrir o safari (por exemplo) cerca de 3, 4 minutos, dá tempo de ir tomar um café e voltar para ele carregar o safari e abrir alguma pagina.

Sem contar outras coisas, tipo o spotlight que nesta ultima atualizaçao do El Capitan ficou lendo demais para buscar os arquivos indexados.

Ou seja, o computador está muito ruim visto que vai fazer 3 anos que o tenho (comprei em maio de 2013).

Comparando com meu antigo pc, um windows xp com core 2 duo e os mesmos 4gb, fazendo as mesmas atividades, meu antigo pc me atendeu bem por 5 anos, e só deixei de usar porque comecei a usar o mac.

A sensaçao que estou tendo é que o tempo de vida do mac devido essas atualizações obrigatorias e anuais da apple o forçam o aparelho a ter uma vida útil bem menor.

Diante disso, o que posso fazer para melhorar o desempenho dele? Aumentar as memorias resolveria o problema ou nao? Se sim, quanto eu iria gastar mais ou menos para colocar 8Gb?

Se na opiniao de voces o upgrade nao for o suficiente, o que acham de um Macbook 12 com 8gb de memoria e 512 de hd? Penso neste mac para ser meu próximo (isso hoje - o macbook pro nao gostaria de comprar pois achei o teclado e a portabilidade do mac de 12 muito bom quando testei, salvo se a apple atualizasse a linha do macbook pro com um novo layout de teclado). Logo, uma troca dessa resolveria os meus problemas ou estaria trocando seis por meia duzia?

O que posso fazer?
valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Já tentou uma instalação limpa? Se não, tente.

Upgrade de memórias é sempre bom, um SSD também daria outro fôlego no seu Mini.

Quanto gastaria? Difícil dizer ao certo. Mas eu gastei cerca de R$1100,00 pra upar meu MBP pra 16gb e SSD de 256gb. Se estiver disposto a fazer esse investimento, vai fundo que teu Mac vai ficar muito bom.

Sobre o macbook, acho ele uma máquina bacana. Só pude testar ele por alguns minutos em uma iPlace, não tive tempo suficiente para formar uma opinião sobre o teclado. Como também não tive como instalar minhas IDEs, ambientes de desenvolvimento e afins, não sei se atenderia bem o meu uso. A depender do teu uso, pode ser uma boa pedida. Mas eu ainda faria o upgrade no mini e teria o macbook como segunda máquina.

Link para o comentário

Tenho um mini/2012 i7 com 16gb, que roda muito bem, nunca apresentou problemas. Acredito que fazer uma instalação limpa via web do sistema pode resolver. Faça cópia de todos seus dados e inicie em modo de restauração (comand+R) e mande instalar via web.  Vai resolver.

Sobre o macbook, é uma senhora maquina tenho como portatil e funciona muito bem. Tome cuidado com os aplicativos tidos como limpadores, os utilitários já existentes dão conta do recado sem a necessidade de instalar outros que podem danificar sua maquina. Coloque também um anti virus na maquina portatil, pois via conectar em redes diversas e prevenção não é de mais. 

Link para o comentário

Tenho um mini/2012 i7 com 16gb, que roda muito bem, nunca apresentou problemas. Acredito que fazer uma instalação limpa via web do sistema pode resolver. Faça cópia de todos seus dados e inicie em modo de restauração (comand+R) e mande instalar via web.  Vai resolver.

Sobre o macbook, é uma senhora maquina tenho como portatil e funciona muito bem. Tome cuidado com os aplicativos tidos como limpadores, os utilitários já existentes dão conta do recado sem a necessidade de instalar outros que podem danificar sua maquina. Coloque também um anti virus na maquina portatil, pois via conectar em redes diversas e prevenção não é de mais. 

Essa cópia que voce diz seria o time machine?

O unico app que uso para limpeza aqui é o AppCleaner, ele serve para deletar totalmente um programa que se deseja deletar. Por exemplo, vc tem um navegador que mesmo deletando ele pra corrigir algum bug, quando voce reinstala, algum arquivo fica armazenado no mac e quando reinstalado o bug permanece. Com esse app aí ele limpa tudo, sem deixar rastros. Fora esse nao rodo mais nada.

E o macbook seria para o futuro, ainda nao o tenho. Apenas o mac mini. Aqui rodo sem nenhum antivirus. Será uma boa instalar algum? Sigo aquela lenda que mac nao tem virus....rs

Link para o comentário

Já tentou uma instalação limpa? Se não, tente.

Upgrade de memórias é sempre bom, um SSD também daria outro fôlego no seu Mini.

Quanto gastaria? Difícil dizer ao certo. Mas eu gastei cerca de R$1100,00 pra upar meu MBP pra 16gb e SSD de 256gb. Se estiver disposto a fazer esse investimento, vai fundo que teu Mac vai ficar muito bom.

Sobre o macbook, acho ele uma máquina bacana. Só pude testar ele por alguns minutos em uma iPlace, não tive tempo suficiente para formar uma opinião sobre o teclado. Como também não tive como instalar minhas IDEs, ambientes de desenvolvimento e afins, não sei se atenderia bem o meu uso. A depender do teu uso, pode ser uma boa pedida. Mas eu ainda faria o upgrade no mini e teria o macbook como segunda máquina.

Essa instalação limpa como comentei com o outro colega acima, teria que entender melhor. Eu tendo o time machine consigo recolocar todos arquivos novamente?

Nao sei até que ponto vale a pena investir no mac mini atual uma vez que já estou de olho em troca-lo por um macbook ano que vem ou em 2017.

Trocar a memoria é garantia que ele irá melhorar? Ou a melhora que ele irá ter pode me decepcionar?rs

Link para o comentário

Essa instalação limpa como comentei com o outro colega acima, teria que entender melhor. Eu tendo o time machine consigo recolocar todos arquivos novamente?

Nao sei até que ponto vale a pena investir no mac mini atual uma vez que já estou de olho em troca-lo por um macbook ano que vem ou em 2017.

Trocar a memoria é garantia que ele irá melhorar? Ou a melhora que ele irá ter pode me decepcionar?rs

A instalação limpa é uma formatação mesmo, à exemplo do que ocorre no Windows. O Time Machine, ao ser restaurado, pode trazer algum lixo de configuração que pode estar gerando a perda de desempenho. O ideal seria recuperar os arquivos manualmente.

Sobre o upgrade e a troca. Eu acho que esse mini é uma excelente máquina, e a menos que pretenda trocar ele em um futuro extremamente próximo, o upgrade vale sim a pena.

Trocar apenas a memória trará benefícios em questões como multi tarefa e afins, mas se houver algo gargalando no processador ou em I/O (HDD) o problema pode persistir.

Não recomendo que faça qualquer upgrade antes da instalação limpa. 

Link para o comentário

A instalação limpa é uma formatação mesmo, à exemplo do que ocorre no Windows. O Time Machine, ao ser restaurado, pode trazer algum lixo de configuração que pode estar gerando a perda de desempenho. O ideal seria recuperar os arquivos manualmente.

Sobre o upgrade e a troca. Eu acho que esse mini é uma excelente máquina, e a menos que pretenda trocar ele em um futuro extremamente próximo, o upgrade vale sim a pena.

Trocar apenas a memória trará benefícios em questões como multi tarefa e afins, mas se houver algo gargalando no processador ou em I/O (HDD) o problema pode persistir.

Não recomendo que faça qualquer upgrade antes da instalação limpa. 

Nossa, zerar ele pra instalar tudo manualmente será uma tarefa bem planejada, pois tenho muitos arquivos de trabalhos.

Terei que me planejar.

Sobre o Mac OS, como que eu conseguiria uma cópia legal para instalar nele novamente? A Apple fornece gratuitamente para quem já possui algum mac? Se sim, como faço?

valeu =)

Link para o comentário

Nossa, zerar ele pra instalar tudo manualmente será uma tarefa bem planejada, pois tenho muitos arquivos de trabalhos.

Terei que me planejar.

Sobre o Mac OS, como que eu conseguiria uma cópia legal para instalar nele novamente? A Apple fornece gratuitamente para quem já possui algum mac? Se sim, como faço?

valeu =)

Planeje-se bem. Recomendo que salve TODOS seus arquivos importantes em outro local (fora do TimeMachine) para facilitar a recuperação.

Na App Store você pode baixar a versão mais recente compatível com seu Mac, e à partir do "App de instalação", criar uma mídia de instalação.

Link para o comentário

Planeje-se bem. Recomendo que salve TODOS seus arquivos importantes em outro local (fora do TimeMachine) para facilitar a recuperação.

Na App Store você pode baixar a versão mais recente compatível com seu Mac, e à partir do "App de instalação", criar uma mídia de instalação.

Entendi. Valeu pelas explicações.

Vou entender melhor como proceder antes de fazer qualquer coisa.

Valeu!

Link para o comentário

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por rmodesto
      Olá.
      Meu MacBook Air M1 está encerrando o Apple Music sozinho por falta de memória para aplicativos, esteja ele rodando sozinho no Mac ou com outros aplicativos. Ele está configurado para tocar as músicas em Dolby Atmos automaticamente e as músicas não estão baixadas.
      Qual poderia ser o problema? Se baixar as músicas evita esse problema?

• Por lpz12
      Oi, pessoal! beleza?
      Tenho um mac mini late 2012 (comprado em 2014). em 2015 coloquei RAM da kingston, 2 slots de 8gb, totalizando 16gb, DDR3 1600.
      A questão é que eu trabalho com softwares de edição e exijo muito da memória, recentemente coloquei um SSD de 500gb da crucial que deu um novo fôlego, mas os 16gb de ram tão sempre ali no limite quando abro os softwares e acompanho pelo cleanmymac x.
      Queria saber se uma memória ram mais nova, da crucial ou corsair por exemplo, pode dar uma diferença de desempenho nele, ou se não vai fazer a menor diferença.
      Ah, eu fiz downgrade e uso o mojave!

Valeuuuu

• Por Diego Ferraz Monteiro
      Estou com problemas na resolução das letras, principalmente em PDF e Word. Uso monitor fullHD que em outros sistemas não apresenta esse problema.
      O uso do cabo,  MINI DISPLAYPORT MACHO PARA DISPLAYPORT MACHO V.1.2, poderia resolver esse problema ou isso é normal quando conecta Mac Mini em monitores de outras marcas (mesmo de qualidade)?
      Alguém uso esses cabos DisplayPort ? Muda alguma coisa na imagem no uso de um cabo HDMI de qualidade?

Obrigado.
    • Por WesleyID
      Pretendo programar para ios utilizando um aparelho de 2008/2010 seja ele mac mini, imac, macbook não tenho preferencias,
      gostaria de saber dos Dev's de plantão o que acham da ideia de upgrade de hardwares antigos apple para rodar Os recentes tal como catalina na utilização de desenvolvimento Ios/Mac OS
      é uma boa ideia ???????
    • Por tarlanbrunet
      Pessoal tudo bem? To precisando fazer um upgrade no meu Mac Mini Late 2012, trocar o o HD pra um SSD e minha duvida é quanto a compatibilidade principalmente de espaço. Nas especificações que achei na Apple informa a possibilidade de upgrade até 256GB de SSD, mas não fica claro se esta era a unica opção que a Apple dava na época, ou se trata de uma limitação do device em suportar SSD de até 256GB. Então pra quem já fez upgrade nessa maquina ou quem sabe do assunto, qual seria o limite?
    • Por salomao39
      Bom dia. Estou enfrentando um PROBLEMÃO. Preciso acrescentar 16 GB de memória e a Apple descreve o tipo assim:  
      PC4-2400 (19200) Sem buffer Sem paridade 260 pinos DDR4 SDRAM de 2.400 MHz. Mas procurando no mercado o que acho é isso: Frequência : 2400, Latência 17-17-17, Padrão : DDR4, Tensão 1,2, Pinagem: 260-pin DIMM, Interface: 1G x64-Bit PC4-2400, Marca Kingston, Modelo KVR24S17S8/8.
      A apple não vende e os revendedores querem que eu leve a máquina para eles fazerem o upgrade. Sem chance.
      O que posso fazer. Posso comprar a memória Kingston? Posso comprar 2 pentes de 8GB e simplesmente acrescentar nos espaços vazios? Agradeço a ajuda.
    • Por Bronet
      Olá, estou querendo comprar um MacBook, mas o processador dele é Intel core 2 duo. Compensa comprar e trocar o processador por um melhor (na verdade não sei se tem como fazer isso)? 
      Outra dúvida: placa de vídeo Intel HD graphics 3000 288MB ou 356MB serve para jogar jogos como Alien Isolation e the sims 4?
      Como dá pra ver, não entendo nada do assunto, sejam pacientes ksksks.
    • Por Gui Barbosa
      Olá, gostaria de instalar um ssd pcie no meu mac mini 2014, vi que é necessário uma espécie de adaptador. Gostaria de saber se alguém sabe onde encontrar esse adaptador? 

• Por Bemhidratada
      Possuo um iPhone SE 16gb, que estava sem memória. 
      baixei o Google Fotos, fiz backup, apaguei todas as fotos e vídeos da galeria. 
      Até aí ok, tudo deu certo. 
      Mas, vi que meu app fotos ainda ocupa mais de 3gb mesmo vazio. 
      O que fazer?

• Por Bruno Vasques
      Fala pessoal, beleza?
      Recentemente adquiri um Mac Mini 2010 com o intuito de entrar no mundo Apple.
      Como queria ver se me adaptaria, resolvi comprar um Mac Mini 2010 com 8gb de RAM e SSD de 120gb. Paguei R$1.200 nele.
      Até aí beleza, porque meu objetivo sempre foi uso leve, navegação na internet, youtube, edição de blog etc.
      O problema é que como eu sou totalmente leigo, estou enfrentando alguns problemas que, não sei se são devido ao hardware antigo ou se é alguma falta de configuração.
      1. Quando eu abro um vídeo no Youtube ele roda tranquilo em 720p, se eu coloco em 1080p ele trava, rodando só o áudio.
      Tentei atualizar a placa de video (GeForce 320M) mas não achei o driver.
      Detalhes: meu monitor é um LG Ultrawide de 25" - Ele tem somente 2 entradas HDMI.
      Vi no manual do Mac que ele não suporta a resolução desse monitor, somente se for conectado via DisplayPort, então fui lá e comprei um adaptador Mini DisplayPort para DVI.
      Como dito anteriormente, meu monitor não tem entrada DVI, então comprei MAIS UM adaptador DVI > HDMI, mas quando conecto tudo, não dá nem sinal de vídeo.

2. O airdrop não funciona. Eu deixo tudo habilitado, wifi, bluetooth etc... E quando abro o Finder não tem aquela opção pra deixar o Mac visível pra outros dispositivos poderem enviar os arquivos.
      Estou usando o High Sierra, S.O. mais atualizado que ele aceita nativamente.

De resto ele está funcionando muito bem. Não demora a iniciar, os programas abrem rápido, a navegação pelas pastas é fluida etc...

Alguém tem alguma ideia de solução? Valeu!

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      52,6k
    • Total de Posts
      440,1k
  • Criar Novo...