Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac mini lento, lento...


safas

Posts Recomendados

Olá pessoal,

tenho um mac mini late 2012 i5 2,5ghz com 4gb de memoria, e a cada atualizaçao do mac Os o sistema vai ficando mais lento, demorando as vezes para abrir o safari (por exemplo) cerca de 3, 4 minutos, dá tempo de ir tomar um café e voltar para ele carregar o safari e abrir alguma pagina.

 

Sem contar outras coisas, tipo o spotlight que nesta ultima atualizaçao do El Capitan ficou lendo demais para buscar os arquivos indexados.

 

Ou seja, o computador está muito ruim visto que vai fazer 3 anos que o tenho (comprei em maio de 2013).

Comparando com meu antigo pc, um windows xp com core 2 duo e os mesmos 4gb, fazendo as mesmas atividades, meu antigo pc me atendeu bem por 5 anos, e só deixei de usar porque comecei a usar o mac.

 

A sensaçao que estou tendo é que o tempo de vida do mac devido essas atualizações obrigatorias e anuais da apple o forçam o aparelho a ter uma vida útil bem menor.

 

Diante disso, o que posso fazer para melhorar o desempenho dele? Aumentar as memorias resolveria o problema ou nao? Se sim, quanto eu iria gastar mais ou menos para colocar 8Gb?

 

Se na opiniao de voces o upgrade nao for o suficiente, o que acham de um Macbook 12 com 8gb de memoria e 512 de hd? Penso neste mac para ser meu próximo (isso hoje - o macbook pro nao gostaria de comprar pois achei o teclado e a portabilidade do mac de 12 muito bom quando testei, salvo se a apple atualizasse a linha do macbook pro com um novo layout de teclado). Logo, uma troca dessa resolveria os meus problemas ou estaria trocando seis por meia duzia?

 

O que posso fazer?
valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Já tentou uma instalação limpa? Se não, tente.

 

Upgrade de memórias é sempre bom, um SSD também daria outro fôlego no seu Mini.

 

Quanto gastaria? Difícil dizer ao certo. Mas eu gastei cerca de R$1100,00 pra upar meu MBP pra 16gb e SSD de 256gb. Se estiver disposto a fazer esse investimento, vai fundo que teu Mac vai ficar muito bom.

 

Sobre o macbook, acho ele uma máquina bacana. Só pude testar ele por alguns minutos em uma iPlace, não tive tempo suficiente para formar uma opinião sobre o teclado. Como também não tive como instalar minhas IDEs, ambientes de desenvolvimento e afins, não sei se atenderia bem o meu uso. A depender do teu uso, pode ser uma boa pedida. Mas eu ainda faria o upgrade no mini e teria o macbook como segunda máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um mini/2012 i7 com 16gb, que roda muito bem, nunca apresentou problemas. Acredito que fazer uma instalação limpa via web do sistema pode resolver. Faça cópia de todos seus dados e inicie em modo de restauração (comand+R) e mande instalar via web.  Vai resolver.

Sobre o macbook, é uma senhora maquina tenho como portatil e funciona muito bem. Tome cuidado com os aplicativos tidos como limpadores, os utilitários já existentes dão conta do recado sem a necessidade de instalar outros que podem danificar sua maquina. Coloque também um anti virus na maquina portatil, pois via conectar em redes diversas e prevenção não é de mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um mini/2012 i7 com 16gb, que roda muito bem, nunca apresentou problemas. Acredito que fazer uma instalação limpa via web do sistema pode resolver. Faça cópia de todos seus dados e inicie em modo de restauração (comand+R) e mande instalar via web.  Vai resolver.

Sobre o macbook, é uma senhora maquina tenho como portatil e funciona muito bem. Tome cuidado com os aplicativos tidos como limpadores, os utilitários já existentes dão conta do recado sem a necessidade de instalar outros que podem danificar sua maquina. Coloque também um anti virus na maquina portatil, pois via conectar em redes diversas e prevenção não é de mais. 

 

Essa cópia que voce diz seria o time machine?

O unico app que uso para limpeza aqui é o AppCleaner, ele serve para deletar totalmente um programa que se deseja deletar. Por exemplo, vc tem um navegador que mesmo deletando ele pra corrigir algum bug, quando voce reinstala, algum arquivo fica armazenado no mac e quando reinstalado o bug permanece. Com esse app aí ele limpa tudo, sem deixar rastros. Fora esse nao rodo mais nada.

 

E o macbook seria para o futuro, ainda nao o tenho. Apenas o mac mini. Aqui rodo sem nenhum antivirus. Será uma boa instalar algum? Sigo aquela lenda que mac nao tem virus....rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou uma instalação limpa? Se não, tente.

 

Upgrade de memórias é sempre bom, um SSD também daria outro fôlego no seu Mini.

 

Quanto gastaria? Difícil dizer ao certo. Mas eu gastei cerca de R$1100,00 pra upar meu MBP pra 16gb e SSD de 256gb. Se estiver disposto a fazer esse investimento, vai fundo que teu Mac vai ficar muito bom.

 

Sobre o macbook, acho ele uma máquina bacana. Só pude testar ele por alguns minutos em uma iPlace, não tive tempo suficiente para formar uma opinião sobre o teclado. Como também não tive como instalar minhas IDEs, ambientes de desenvolvimento e afins, não sei se atenderia bem o meu uso. A depender do teu uso, pode ser uma boa pedida. Mas eu ainda faria o upgrade no mini e teria o macbook como segunda máquina.

 

Essa instalação limpa como comentei com o outro colega acima, teria que entender melhor. Eu tendo o time machine consigo recolocar todos arquivos novamente?

 

Nao sei até que ponto vale a pena investir no mac mini atual uma vez que já estou de olho em troca-lo por um macbook ano que vem ou em 2017.

Trocar a memoria é garantia que ele irá melhorar? Ou a melhora que ele irá ter pode me decepcionar?rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa instalação limpa como comentei com o outro colega acima, teria que entender melhor. Eu tendo o time machine consigo recolocar todos arquivos novamente?

 

Nao sei até que ponto vale a pena investir no mac mini atual uma vez que já estou de olho em troca-lo por um macbook ano que vem ou em 2017.

Trocar a memoria é garantia que ele irá melhorar? Ou a melhora que ele irá ter pode me decepcionar?rs

A instalação limpa é uma formatação mesmo, à exemplo do que ocorre no Windows. O Time Machine, ao ser restaurado, pode trazer algum lixo de configuração que pode estar gerando a perda de desempenho. O ideal seria recuperar os arquivos manualmente.

 

Sobre o upgrade e a troca. Eu acho que esse mini é uma excelente máquina, e a menos que pretenda trocar ele em um futuro extremamente próximo, o upgrade vale sim a pena.

Trocar apenas a memória trará benefícios em questões como multi tarefa e afins, mas se houver algo gargalando no processador ou em I/O (HDD) o problema pode persistir.

 

Não recomendo que faça qualquer upgrade antes da instalação limpa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A instalação limpa é uma formatação mesmo, à exemplo do que ocorre no Windows. O Time Machine, ao ser restaurado, pode trazer algum lixo de configuração que pode estar gerando a perda de desempenho. O ideal seria recuperar os arquivos manualmente.

 

Sobre o upgrade e a troca. Eu acho que esse mini é uma excelente máquina, e a menos que pretenda trocar ele em um futuro extremamente próximo, o upgrade vale sim a pena.

Trocar apenas a memória trará benefícios em questões como multi tarefa e afins, mas se houver algo gargalando no processador ou em I/O (HDD) o problema pode persistir.

 

Não recomendo que faça qualquer upgrade antes da instalação limpa. 

 

Nossa, zerar ele pra instalar tudo manualmente será uma tarefa bem planejada, pois tenho muitos arquivos de trabalhos.

Terei que me planejar.

 

Sobre o Mac OS, como que eu conseguiria uma cópia legal para instalar nele novamente? A Apple fornece gratuitamente para quem já possui algum mac? Se sim, como faço?

valeu =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, zerar ele pra instalar tudo manualmente será uma tarefa bem planejada, pois tenho muitos arquivos de trabalhos.

Terei que me planejar.

 

Sobre o Mac OS, como que eu conseguiria uma cópia legal para instalar nele novamente? A Apple fornece gratuitamente para quem já possui algum mac? Se sim, como faço?

valeu =)

Planeje-se bem. Recomendo que salve TODOS seus arquivos importantes em outro local (fora do TimeMachine) para facilitar a recuperação.

 

Na App Store você pode baixar a versão mais recente compatível com seu Mac, e à partir do "App de instalação", criar uma mídia de instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Planeje-se bem. Recomendo que salve TODOS seus arquivos importantes em outro local (fora do TimeMachine) para facilitar a recuperação.

 

Na App Store você pode baixar a versão mais recente compatível com seu Mac, e à partir do "App de instalação", criar uma mídia de instalação.

 

Entendi. Valeu pelas explicações.

Vou entender melhor como proceder antes de fazer qualquer coisa.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...